Autor Tópico: Suse 9.3 não toca mp3  (Lida 4840 vezes)

black_angell

• Sr. Member
Suse 9.3 não toca mp3
« Online: Maio 19, 2005, 05:48:40 am »
Ola gente to aqui mais uma vez incomodando vcs..

O problema agora é que o Suse 9.3 nao toca mp3 no xmms e nem em outro player somente com o real... o q odeio :)

Vcs poderiam me ajudar pesquisei um pouco e so descobrir em páginas ingles lingua q sou pessimo sobre esse patches Multimedia-Option-Pack-1-52079 que acho nao sei bem se tem q instalar.
Mas ele nao tem nem tipo se é .rpm ou algo vcs poderiam me ajudar a fazer algo ... e pq o suse nao toca mp3..Foi algo que fiz na instalação?

Desculpa por tanta pergunta sou mt curioso e adora aprender ainda mais se tratando de linux e a distribuição suse.
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Suse 9.3 não toca mp3
« Online: Maio 19, 2005, 05:48:40 am »

black_angell

• Sr. Member
Re: Suse 9.3 não toca mp3
« Responder #1 Online: Maio 19, 2005, 09:10:54 pm »
Bom gente eu encontrei a resposta e ja arrumei agora ta funcionando perfeitamente e agora vou aqui compartilhar com vcs...

Com pesquisas pela internet e mt tradução on-line (pois so tinha algo parecido em outra ligua, ingles e espanhol), foi que encontrei algumas pistas e fui juntando ate solucionar o problema.

Parece que o Suse nao vem com os pacotes de suporte ao mp3, onde no caso tem q ser atualizado... o motivo nao ficou mt claro pra mim nao mas tem algo ha ver que o mp3 é pago um negocio assim (me corrijam eu algo que eu falar errado aqui)...

Para solucionar o problema vcs terão que atualizar atraves do menu k (inicar) >>> Sistema >>> YaST. (para fazer vcs terao q informar a senha do root).

Continuando, ira abrir Centro de controle do suse... na tela que se abre click no icone Atualização do CD de Patch, e logo em seguida ira abrir ou janela como essa:
fig 1

Agora vc ira mudar a fonte de intalação onde vem no padrao cd:///... troque para Local definido-pelo-usuario.
e em localização que é o endereço onde estara a fonte da instação vc coloca esse endereço que foi o qual usei para fazer a atualização... ftp://ftp.gwdg.de/pub/suse/   (lembrando que existe outros sites para isso que tem essa atualização mas fiz com esse q foi o que fiz a atualização, onde nao tenho nenhuma ligação tb :), mas funcionou :))
Agora a sua tela deve esta parecido com a figura:
Fig 2

E agora é so clikar em proximo e ele se conectara no site e mostrara as atualizações disponiveis....
Irá aparecer muitas, se vc marcar todas ira demorar mt mas é tera o seu sisteas atualizado, senao vc escolhe os patches que servira para rodar o mp3 no suse 9.3.
No qual é o:

Multimedia Option Pack 1

Também aparecerá esses:

Multimedia Option Pack 2
Multimedia Option Pack 3
Multimedia Option Pack 4

(Lembrando que eles irao aparecer como opcionais quase no final da lista), estava nos sites e ingles que nao precisa os quatro patches nao somente o primeiro mas como nao sei mt o ingles e nem espanhol instalei os quatro. E deu certo :)

Olha essa figura mostra parecido como vc ira ver no seu pc:
Fig 3

Agora o resto é fácil, vc escolhe qual patches queria instalar e atualiza. (Não esquecendo dos opcionais Multimedia Option Pack 1
Multimedia Option Pack 2
Multimedia Option Pack 3
Multimedia Option Pack 4

que sao fundamentais para rodar o mp3 no Suse 9.3.

E quando terminar a atualização é so rodar seus mp3 a vontade :)

Espero ter ajudado alguém :)

black_angell_BA
black_angell_BA
Clécio Oliveira

Kleyton N Santos

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Julho 18, 2005, 08:39:26 am »
Só falando a respeito, o SuSE Linux não implementa reprodução MP3 de áudio e outras como DivX pois em algums paises isso é considerado ato contra os direitos autorais. Com o Fedora Core acontece a mesma coisa só que com ele você tem que recorer a pacotes de terceiros para abilitar essas funcionabilidades. A SuSE por outro lado disponibiliza os pacotes para aqueles que residem em paises onde isso não acontece.

Kleyton N Santos
Linux Professional Institute Certified
Kleyton N Santos
Linux Professional Institute Certified Level 2

fchevitarese

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Agosto 25, 2005, 09:13:18 am »
da uma olhada, pq eu tava com um problema parecido e já postei uma resposta... na realidade meu xmms não aceitava uma lista e sim uma música que arrastava pra dentro dele.. mais já está resolvido... abraços
Fred Chevitarese - GNU/Linux

michelcar

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Outubro 24, 2005, 10:49:08 am »
Olá Pessoal...
Bom o tive o mesmo problema quando estava usando o SuSe 9.3.. e essa solução funcionou muito bem...
Bom agora estou usando o SuSe 10.0 e estou tentando fazer o mesmo... só que quando vou em atulização automaticas não aparece na lista de atualização os patches Multimedia Option Pack... eu não nem sei o que está acontecendo... já tentei todos os mirrors que o sistema aprenseta e nada...

Aguardo resposta..
Obrigado.

Vicente Igor

• Newbie
  • *
    • http://www.v2i.rg3.net
« Responder #5 Online: Novembro 01, 2005, 07:31:57 am »
Show de bola a dica...
Estou usando o SUSE e ingressando no mundo Linux agora...

Estou igual a menino novo quando se apaixona... Quero ficar toda hora na frente do PC!!!!

Valeu!!!
Vicente Igor
Consultor de Informática
Vendas - Projetos - Manutenção

black_angell

• Sr. Member
« Responder #6 Online: Novembro 01, 2005, 12:49:11 pm »
Bem vindo a comunidade blackmanCE

E bem vindo ao mundo linux, q bom que vc resolveu seu problema com as mp3, e no caso acho que vc ainda vai perceber acontece a mesma coisa com alguns tipos de videos, mas esse problema tb já foi resolvido aqui no forum :)
Só da uma pesquisada ai vc encontra.

Bem vindo abraços
black_angell_BA
Clécio Oliveira

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Novembro 01, 2005, 12:49:11 pm »

julioclc

• Membro
« Responder #7 Online: Dezembro 13, 2005, 09:38:26 pm »
Eu tambem nao consegui encontrar esses pacotes. Estou com o suse 10.0 e meu xmms fica com um chiado e um som horrivel!! ja instalei varis plugins do xmms mas nao resolveu... quais saos os plugins certos pra evitar esse problema?

Orbigado!!

João Marcelo

• Sr. Member
« Responder #8 Online: Dezembro 29, 2005, 12:32:42 pm »
Bom dia a todos,

Sou um usuário iniciante do linux, e já havia testado o Debian e o Kurumin, e através de um colega de trabalho soube do SUSE, ele baixou os cinco cd's e eu copiei. Instalei em casa e quando fui ouvir os meus mp3's, não tocou nada no xmms e no amarok, que tem um visual muito bonito. Pesquisei no google e cheguei aqui, porém como falou o juliocic acima, o YOU não mostrou os pacotes multimídia. Fiz mais pesquisas e fiz o que foi pedido:
(conteúdo em inglês, desculpem mas caso não saibam, tentem um tradutor on-line)

http://www.thejemreport.com/mambo/content/view/178/42/

Flash, Acrobat, Windows Media, MP3, and RealMedia support

Go back into the YaST software manager. In the Search box, type in w32codec-all and click on Search. A single package should appear in the right-hand pane. Click the checkbox next to it.

Erase your previous search term in the Search box, type in acroread and click on Search. Click the checkbox next to the acroread package in the right-hand pane. You'll have to accept a software license agreement to continue.

Now search for flash and click Search. Select that package for installation by clicking its checkbox and agreeing to its license.

Search for realplayer and click Search. Click its checkbox. You only need the RealPlayer package itself -- the other search results are not necessary.

Search for mplayer and click Search. Click its checkbox. You don't need the other package that appears in the search results.

Search for kaffeine-mozilla and click Search. Click its checkbox.

When you've done all of this, click on Accept. Other packages will be dependent on some of these, so you'll have to click Continue in the Automatic Changes screen that comes up. After that, all of the packages you just selected will be installed and your Firefox Web browser will have all of the plugins it needs. You'll also have the ability to play MP3 music files. A popup window will appear when it's done -- just click on Finish and you'll be brought back to YaST.

A princípio não funcionou, mas o interessante foi a questão de adicionar os servidores que estão mencionados no site. Consegui ver mais alguns pacotes a serem intalados. O Amarok, só passou a funcionar quando selecionei na aba applications/mutimidia/ os pacotes lame, toollame, e xvid4conf. Não sei o que fez funcionar, mas acho que é por aí.

Espero ter ajudado nesta minha primeira contribuição no SUSEBR.Org

Um abraço a todos

Marcelo Fontenele
Fortaleza - CE - Brasil
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil
Linux Registered User #385981

Linux: Where Don't We Want To Go Today?

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Dezembro 29, 2005, 12:53:30 pm »
Pessoal, vamos colaborar no sentido de não gerarmos confusões.

A dúvida do julioclc que se refere a não encontrar os pacotes Multimedia Option Pack, ocorre porque só existem pacotes com estes nomes para o SuSE 9.3 e inferiores (nao sei até que versão).

Sua contribuição é muito válida joao_marcelo, porém, caberia uma edição para indicar que se aplica somente ao SuSE 10.

Cabe lembrar ainda que no SuSE 9.3 o procedimento era iniciado pelo YOU (Yast Online Update - Atualização Online), já no SuSE 10.0, após configurados os repositorios adicionais, o procedimento se realiza pelo Gerenciador de Software do YaST.

Em relação aos problemas enfrentados, existe esse, dentre outros, topico, em tupiniquim, que dão boas noções sobre o assunto.
Musicas e videos não funcionam, mas os sons funcionam

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Felipe Ferreira de Lima

• Membro Jr.
  • **
  • "Eu transformo, logo existo"
« Responder #10 Online: Janeiro 15, 2006, 03:24:37 pm »
Cara meu Suse é o 10.0 e nao apareceu esses Pack pa baixa nao....

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Janeiro 15, 2006, 03:37:43 pm »
Olá Renick,

Se por acaso vc esta se referindo, quando cita apenas "Pack"?? aos pacotes Multimedia Option Pack 1,2,3,4, é por óbvio que não irão aparecer para sua versão pois estes são apenas para SuSE 9.3 ou inferiores, leia o tópico inteiro nao apenas parte dele.

Agora, se com "Pack"?? vc quiz se referir aos pacotes citados em um dos posts anteriores, mais precisamente aquele do joao_marcelo, em inglês, vc deve primeiramente se certificar que possui os repositorios (no futuro pretendo chama-los de supositórios) necessários apara tanto, para isso, leia este tópico Lista de Repositórios SuSE

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Fabinhoch

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Setembro 08, 2007, 10:12:36 pm »
Oieee....
kero baixa o drive mas nau konsio o ke eO fasso??

marcelo-passos

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Novembro 23, 2010, 09:40:59 am »
Ola, gente , estava usando o Ubuntu, mais gostei mesmo do Suse sua área  de trabalho é muito boa, achei leve aqui no meu notebook  estalei ele com o Windows Xp, na outra partição estou gostando até o momento achei o melhor distro...
a minha bronca é o seguinte tocar as minhas musicas mp3, já li esse tópico e peço desculpa caso não tenha entendido,mais anda não conseguir baixar esse pacote que possa executar minhas musicas em mp3, peço a ajuda de vocês
Abraços

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #14 Online: Novembro 23, 2010, 10:03:26 am »
Olá,

Não ressucite tópicos antigos, ainda mais fazendo a mesma pergunta que já havia feito em outro tópico!!!!!

abraços ;)