Autor Tópico: Driver N-vidia  (Lida 13312 vezes)

RodrigoDias

• Membro Jr.
  • **
Driver N-vidia
« Online: Outubro 17, 2005, 02:41:59 am »
Ola pessoal, estou com uma duvida, meu processador é um athlon 64 3000+ e minha placa de video uma FX 5200, era usuario do Kurumin, mais por opção de querer uma distro mais estavel mudei pro SUSE 10, queria saber qual driver tenho que pegar no site da N-vidia, um amigo me falou pra pegar o Ia32, mais estou achando que esse é para plataformas de 32 bits, queria a ajuda de vocês se possivel, pois preciso urgente instlar esses drives.

Obrigado Rodrigo Dias

Comunidade de Usuários do openSUSE

Driver N-vidia
« Online: Outubro 17, 2005, 02:41:59 am »

Guest

• Visitante
Re: Driver N-vidia
« Responder #1 Online: Outubro 17, 2005, 03:01:07 am »
Tem que pegar IA64
No meu caso, fiz a atualização on-Line e o próprio Suse instalou a versão correta, sem nem eu dizer nada, veja isso, vá no Yast e peça para atualizar Suse on-Line, se não der certo ae você busca instalar pelo site da nvidia...

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Outubro 17, 2005, 10:10:47 am »
Lembrem-se que há uma enorme diferença em instalar o driver da Nvidia constante na atualização do SuSe e na instalação do driver do site da Nvidia. Em suma, o primeiro é apenas uma camada de abstração, jogos 3D podem reclamar, não executar, ou ficarem muito lentos com ele. Ainda cabe ressaltar que se vc instalar o driver do update, para instalar o do site nvidia vai ter que desinstalar o primeiro, e que instalando o segundo, a cada atualização do kernel será necessário reinstala-lo novamente.

Procure aqui no forum outros posts que lhe auxiliem.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #3 Online: Outubro 17, 2005, 12:48:05 pm »
Olá Icoslau,

Quanto a configuração (jogos ficarem lentos), me lembro quando instalei o drive da nvidia no Kurum*, eu li a documentação e vi que bastava acrescentar uns comandos antes de jogar, eu fiz isso e cheguei a jogar Americas Army e cia....
Aqui no Suse, no Yast tem uma configuração de vídeo do nvidia que contém os comandos que eu vi + uma cacetada deles que eu nem tinha conhecimento, basta marcar estas opções para fazer os jogos ficarem rápido, creio que o drive daqui do Suse é o mesmo do nvidia, portanto não é necessário reinventar a roda e reinstalar novamente. Vale a pena ver isso!

Falowww

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Outubro 17, 2005, 01:22:22 pm »
Caro Robson-PB,

Não é questão de reinventar a roda, apenas de LER as fontes e documentações existentes.

Se vc tiver ao menos paciência, verá na descrição do SuSe Update relativo ao driver da nvidia, que por questões de licensa eles não incluem o driver proprietario da nvidia na distribuição. O update em si, aqui melhor colocado como patch, é um script para baixar o driver do site da nvidia.

Porém, algumas placas mais antigas não são bem suportadas pelos drivers mais recentes, que o script tenta por padrão instalar.

Assim, para uma melhor utilização, ir até o site da Nvidia e baixar o driver correto, lendo as changelogs de cada release é a melhor forma de tirar o máximo de sua placa.

Quanto a vc não ter conhecimento dos recursos existentes através do YasT, creio que na verdade vc esteja se refereindo ao Sax2, modulo de configuração do SuSe para video, monitor e demais recursos externos. É bem verdade que o mesmo pode ser acessado pelo YasT, mas vc estará sendo encaminhado para outro aplicativo. As configurações existentes, e que vc diz desconhecer, são descritas nos arquivos constantes na pasta /usr/share/docs/Nvidia ou similar.

Quanto a eu falar que o driver do SuSe seja abstrato, isso se deve ao fato que ele é em tese genérico (pega o ultimo ou mais recente e instala). Isto pode ser observado em placas que possuam o chipset NV17 que requer uma versao especial do driver da nvidia para rodar em sua maxima performace, não aceitando, para fins de configuração avançada, as instruções contidas nos ultimos releases (se nao me engano de 6xxx para cima).

Por fim, se para rodar jogos vc esta utilizando alguns "comandos" antes de jogar, sugiro que leia a documentação de sua placa, pois estes "comandos", em tese, não devem ser executados antes da execução de jogos, visto que as configurações do driver de video são relativas ao sistema e não a nivel de aplicativo, salvo em casos de jogos que exigem resolução e quantidade de cores diferentes dos mais padrões, cores reais ou não e ainda casos de emulação como o wine.

Em caso de duvidas, tente por conta e risco, instalar o driver do SuSe, em tese o mesmo da nvidia, ir nas opções de configuração e anotar quais são estas. Após, tente rsrs, desinstalar este e instalar o driver que vc pode baixar no site da Nvidia (conforme sua placa e especificações) e em seguida repita o mesmo procedimento. Para mim, GForce 4 MMX 440 há uma quantidade significante de modificações em relação a versao do SuSe.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #5 Online: Outubro 17, 2005, 02:28:55 pm »
Ok companheiro, agradeço pelas observações, quando citei "criar a roda", não queria ofender você, vejo que seu conhecimento ultrapassa os meus e eu não tenho intenção de passar a frente de ninguém. É que eu pensei uma coisa sem ver o que dizia na instalação ou no update. Não costumo ler estes avisos, vou ser mais inteligente da próxima vez.
Vou instalar o programa do Jogo Americas Army e ver se consigo jogar como joguei no Kurum* (não hoje, é claro).
Os comandos que eu usava era colocados na pasta Init.d para iniciar junto com o sistema, as opções faziam com que a placa colocasse o trilinear (mais ou menos isso), pois na documentação dizia que não era habilitado automaticamente, tanto estes e outros comandos. Depois que eu coloquei isto, o jogo ficou bem mais rápido, sem legue e a visão da fumaça (no jogo America's Army, há fumaças de bombas, gás ou sei lá o que :D ) ficou bem mais nítida, a imagem melhorou muito, simplesmente, quando estas opções não são colocadas os jogos pesados não ficam bons...

Falowww

Espero que vocês possam ter paciência comigo, espero ser ajudado e também a ajudar também...

T+

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Outubro 17, 2005, 05:03:13 pm »
Ofendido, magina...hehehe

Cara, to grilado com essa historia dos comandos.
Ok, trilinear, beleza, mas isso é conf. da placa de video, vai no arquivo de conf do servidor X, para nos (9.3) xorg.conf. Não vejo sentido nisso, mas tudo bem.

Em vez do Americas Army, tente o RTCW-ET, bem mais exigente pelo que sei.

Ah, aproveitando, gostei de ver a descrição das configs, ajuda em muito isso.

Em tempo, parece que os procedimentos da instalação da Nvidia podem não servir para vc, sua placa é relativamente nova. Agora concordo com suas afirmações.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Outubro 17, 2005, 05:03:13 pm »

RodrigoDias

• Membro Jr.
  • **
« Responder #7 Online: Outubro 18, 2005, 04:03:42 am »
Ola galera,

Sewra que alguem poderia postar tipo um passo-a-passo a instalação do drive pelo site da n-vidia, meu suse é o 10.0 64, e meu processador é um amd athlon 64 3000+, ja tentei instalar e não consegui, por favor galera deem uma ajuda ai...

Obrigado Rodrigo Dias

Guest

• Visitante
« Responder #8 Online: Outubro 18, 2005, 11:09:49 am »
Já instalou os compiladores C e os fontes do Kernel? o nVidia usa os dois para poder instalar.

RodrigoDias

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Outubro 18, 2005, 12:00:30 pm »
ola, po cara como é que faz pra instalar isso, tem como você me ensinar???

Vlw Rodrigo.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Outubro 18, 2005, 12:09:27 pm »
Va no YasT, em Software, Instalar e Remover Software, na guia de pesquisa coloque primeiro "make" sem aspas e selecione nos resultados o pacote make. Faça o mesmo para gcc e para kernel-source, tomando o cuidado neste ultimo para selecionar o kernel-source que correponda ao seu kernel, que pode ser obtido em um terminal como o konsole através de "uname -r" sem aspas.

Após a selecção dos pacotes, clique em instalar e caso seja aberta uma janela indicando que dependencias serão instaladas, caso não haja nenhuma quebrada ou conflitante, manda bala.
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Outubro 18, 2005, 12:10:22 pm »
Va no YasT, em Software, Instalar e Remover Software, na guia de pesquisa coloque primeiro "make" sem aspas e selecione nos resultados o pacote make. Faça o mesmo para gcc e para kernel-source, tomando o cuidado neste ultimo para selecionar o kernel-source que correponda ao seu kernel, que pode ser obtido em um terminal como o konsole através de "uname -r" sem aspas.

Após a selecção dos pacotes, clique em instalar e caso seja aberta uma janela indicando que dependencias serão instaladas, caso não haja nenhuma quebrada ou conflitante, manda bala.
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #12 Online: Outubro 18, 2005, 12:10:52 pm »

1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #13 Online: Outubro 18, 2005, 12:13:04 pm »
Putz foi mal pessoal, acabou indo tres vezes.
Desculpa ai, aproveitando, como posso deleta-los?

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

RodrigoDias

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Outubro 18, 2005, 01:17:06 pm »
Ola icoslou.

Cara fiz tudo o que me mandou e mesmo assim não foi, ele me da um erro quando começa a carregar o arquivo, nesse erro ele me manda ler o readme no site da n-vidia, mas não fala mais nada, to ficando maluco com isso, ja não sei mais o que fazer, alguma dica a mais...???

Obrigado Rodrigo Dias.