Autor Tópico: Jogos - Todas as duvidas e possiveis soluçoes - postem aqui  (Lida 24857 vezes)

rockz

• Membro Jr.
  • **
Jogos - Todas as duvidas e possiveis soluçoes - postem aqui
« Online: Outubro 18, 2005, 12:07:04 pm »
Eu jah vi muita gente perguntando sobre jogos, tanto nesse forum quanto em outros e a ideia e reunir tudo aqui e se esse post ficar grande demais quem sabe criar uma sala especifica para jogos como eu já vi por aí. Muita gente, assim como eu, tem o linux e windows instalado muitas vezes por que nao consegue rodar um joguinho ou tambem pela macromedia (lancem logo programas pro linux!) e etc. Mas aqui vamos discutir como rodar os jogos do windows no linux, rodar emuladores de video-game e tambem falar sobre jogos nativos que tambem tem uns legais. Um bom link com varios jogos é http://tuxresources.org/portal/modules/mydownloads/viewcat.php?cid=12

Alem dos jogos que ja vem no linux eu ja consegui rodar o enemy territory (que é nativo) e o emulador de playstation epsxe, minha grande duvida é como usar wine ou cedega pra rodar jogos do windows no linux, e se só roda jogos originais, pois um dos motivos de eu ir para o windows é jogar winning eleven que é muito 10!

Comunidade de Usuários do openSUSE

Jogos - Todas as duvidas e possiveis soluçoes - postem aqui
« Online: Outubro 18, 2005, 12:07:04 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Jogos - Todas as duvidas e possiveis soluçoes - postem aqui
« Responder #1 Online: Outubro 18, 2005, 12:36:55 pm »
Caro Rockz,

- FiFa2005 original rodando muito Susse (rsrsrs). Apenas consegui roda-lo através do cedega, pelo wine não rolou (o motivo não sei)

O grande problema que encontrei, e este se deu tanto no jogo baixado como no comprado (sim, baixei ele antes de comprar pra ver se iria funcionar) foi em relação a instalação.

Apesar do cedega prover um argumento de linha de comando para instalações que necessitem de mais de 1 cd, no caso do fifa 2, o mesmo teimava ao final do 1 em não encontrar o 2 cd. Tentei até colocar um cd em um drive e o 2 em outro mais sem jeito. A solução que encontrei foi montar uma copia dos cds no disco e entao trabalhar nestas copias. Instalou.

Outro problema é que em determinado ponto da instalação, logo após o serial se não me engano, uma janela (creio que se utilize de shockwave) abre sem conteudo, paralisando a instalação. Obtive sucesso na continuidade da instalação após, atraves de terminal, com o comando "ps ax | grep cedega" observando o numero pid relativo a um dos processos que tem algo como Reg no final do nome do mesmo, e com este numero pid, matando o processo, "kill -KILL XXXX", a instalação continua sem problemas.

Creio que boa parte dos graficos internos do Fifa 2005 seja em shockwave, pois quase desisti na inicialização do jogo pois apenas uma janela branca se mostrava. Insistindo, descobri que apos a tela branca aparecer, sucessivos (nao cheguei a contar quantos) "enters" fazem com que a tela se "minimize" (eu acho) e entao a tela de opções do jogo aparece.

Tirando que algumas camisas não possuem o numero, nem o patrocinador (ficam em branco) a jogabilidade é perfeita, sons perfeitos, replays, save games e tudo mais perfeito. Um porém fica a alguns menus mais avançados em que as imagens não são exibidas corretamente (shockwave novamente eu acho) mas que nao impedem o divertimento. Obste-se se faz ao menu de configuração das teclas do jogo, se eu entro nesta nao consigo mais sair, somente encerrrando o jogo através de outro console (ctrl+alt+f2), pegando os processos do cedega e matando-o.

- MedalOfHonor - roda bem, de vez em quando ele congela (cerca de 1 em cada 20 execuções do jogo). Graficos perfeitos, som razoavel, tudo sendo executado através do Cedega.

- Battlefield - roda muito bem, inclusive multiplayer, através do cedega, porém ja o havia testado com o wine, apos aplicação de directx e mais alguns itens do IE.

- Hopkins FBI - jogo portado para Linux, muito bom pra quem gosta de jogos no estilo, leve seu personagem até a mesa e veja o que tem la.

- Americas Army, sem problemas, pois é proprio da plataforma linux.

- Soldier Of Fortune - gostei muito deste jogo, com versão Linux, mas quase tive um ataque cardiaco em alguns momentos, o som ficava muito realista. Tive problemas com a execução inicial como usuario comum. Iniciando como root, e apos, saindo e executando como usuario comum, nada de mais complicado.

- Racer - jogo muito bom mesmo! graficos e dirigibilidade muito realistas e detalhados. A unica coisa chata é configurar seus controles e adicionar carros e pistas, e ainda a falta de um modo corrida.

- EPSXE - emulador de playstation, muito bom e rodou todos os jogos que inseri, tanto baixados como locados. O porém fica a cargo dos graficos em tela cheia que nao chegam nem aos pés de qualquer plataforma, mas em seu tamanho normal, sao bem realistas. Creio que possa ser melhor adaptado utilizando-se dos inumeros plugins existentes.

espero ter contribuido, qualquer coisa posta ai...

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #2 Online: Outubro 18, 2005, 01:47:01 pm »
Seria melhor um tópico para Jogos, um para BUG, e futuramente um para os ícones mágicos, eu entrei em contato com o Administrador e disse algumas coisas, mas não recebi nenhuma resposta, nem mesmo vi um post dele atual. Acho que ele sumiu :lol:

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #3 Online: Outubro 18, 2005, 06:35:38 pm »
Olá Robson,

O Carlos anda muito ocupado, e por isso ele pensou em mudar a estrutura do site. Mas vc viu o resultado da pesquisa. Ele me deu privilégios admnistrativos. Dependendo do que for, posso fazer. Mas realmente depende... pois não gostaria de fazer algo que ele não concordasse.

Vc e icoslau tem alguma proposta?

cabr
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Outubro 18, 2005, 09:42:00 pm »
Olha Cabr,

A minha proposta seria um pouco semelhante a do Robson.

Seria interessante, e esta é minha posição, que topicos que fossem ganhando complexidade, passassem a categoria de um sei la o que exclusivo. Mas claro que isso envolve muitas mudanças e controles sobre as discussões, mas creio que desta forma, manteriamos a dinamica do site e ainda aproveitariamos os grandes temas e colocariamos estes em destaque.

Vejo que hj em dia, os topicos antigos, e até mesmo grandes, acabam por ficar no limbo, eu mesmo, apesar que isto se justifica por meu vicio em abrir o susebr toda a vez que venho a internet, esqueço de verificar os topicos que não são exibidos na 1° pagina.

Creio que se pudessemos monitorar os topicos, analisar sua tempestividade e gama de usuarios que podem vir a precisar desta informação, e entao passassemos este topico para uma categoria, vamos supor, de artigo, ou um grupo de topicos relacionados pelo assunto, facilitaria em muito a nossa vida, bem como a dos usuarios.

Fico a disposição para contribuir.

Por falar nisso que nivel é necessario para se tornar adminsitrador????
rsrsrsrsrs
Como perco HP? é por dano? tem alguma poção mágica pra revitalizar?
Posso comprar experiencia? há alguma taverna aberta após a meia-noite?...rsrsrs

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #5 Online: Outubro 18, 2005, 09:50:24 pm »
Kra!?!?!

Muito boa!!!!!!! rsrsrs

Acho que enchi um pouco o saco do Carlos, o moderador. Tenho certeza que ele concordaria em colocar vc como admistrador. Vou enviar uma mensagem pra ele sobre o assunto, pois acho que vc poderia contribuir muito e o objetivo é achar pessoas sérias que gostem e usem o Suse para desenvolvermos nossa comunidade.

Amigão, sinceramente não sei o que são estas classificações aí não! HP!?! Não seria Horse-Power?!?!

cabr
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Outubro 18, 2005, 09:56:15 pm »
Valeu pela indicação.

Bem no tempo que eu jogava RPG, mais precisamente GURPS, HP era algo relacionado aos pontos de vida, se nao me engano, EX era esperiencia, o MP nao lembro, e Level servia pra vc decepar os Orcs com uma cacetada só....hehehe...bons tempos, cara fazem quase 10 anos....to ficando velho....hehehehe

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Outubro 18, 2005, 09:56:15 pm »

Carlos Henrique

• Administrator
  • Sr. Member
    • openSUSE Brasil
« Responder #7 Online: Outubro 18, 2005, 10:32:26 pm »
heeheh

Não sumiu... anotadas as sugestões.. :-)

Carlos Henrique

• Administrator
  • Sr. Member
    • openSUSE Brasil
« Responder #8 Online: Outubro 18, 2005, 10:39:11 pm »

icoslau escreveu:
Olha Cabr,
Fico a disposição para contribuir.

Por falar nisso que nivel é necessario para se tornar adminsitrador????
rsrsrsrsrs
Como perco HP? é por dano? tem alguma poção mágica pra revitalizar?
Posso comprar experiencia? há alguma taverna aberta após a meia-noite?...rsrsrs

Abs

Acho que um pré requisito seria ser corintiano..mas vou deixar isso pra la.. heheehe

Então a lista de fóruns atuais foi pensada em alguns minutos ao montar o site..
Uma idéia ja dada seria seguir a exata distribuição de tópicos do site do kurumim.

Para ser administrador basta querer ajudar e ter paciência.. lidar com comunidade não é facil nem sempre conseguimos manter o bom senso  mesmo com idéias das quais não concordamos..

Não digo isso sobre aqui mas das outras comunidades das quais ja participei.  :-)

Mas que tal abrir um topico no forum Susebr para sugestões?

http://www.susebr.org/newbb+viewforum.forum+7.htm

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Outubro 18, 2005, 11:30:04 pm »
Creio que o topico das sugestões ficou satisfatório, da uma olhada, se tiver ruim deleta.

Me ocorreu porém, ao ler seu post, e redigir o topico, qual seria a sigla (se é que este é o termo, oficial da Comunidade SuSe Brasil. Seria SuSeBR? CSBR? Sei que a questão é meio boba, mas enfim, meus neuronios se rebelaram há alguns anos e agora sigo suas ordens..rsrsrs.

Quanto a seguir a exata distribuição de tópicos, apesar de considera-la muito eficiente, não sou muito fã. Na minha opinião, a inovação, mesmo que venha a tornar o caminho mais longo, ou mesmo que haja alguns problemas, é de fundamental importancia para representar a identidade, no caso do site. Sei la, acho que cada comunidade deve ter uma cara, mesmo que para isso tenha que se trocar os nomes dos objetos.

Em relação a ser Corinthiano, esse sou desde criancinha, atleticano (pr) apenas na adolescencia, hehehe, todos os meus trabalhos de desenho geométrico eram o brasão do timão!

Bem, pra fecha, em relação as ideias que não concordamos, acho que isso é susse (oh trocadilho maldito), o pior é administrar quando não concordam com nossa ideia....hehehehe

No que precisar tamos ai....

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #10 Online: Outubro 18, 2005, 11:37:41 pm »
Opa, sou Corintiano, mas não quero ser administrador, heheheh!

Thiago Roberto do Prado

• Membro Jr.
  • **
« Responder #11 Online: Outubro 20, 2005, 12:54:51 am »
Opá,
  Andei lendo este topico, bom eu uso muito jogos em linux des dos portados aos emulados.
 Se necessitar de algo falando como configurar aguma coisa pode contar com a minha pessoa, se bem que sou um pouco oculpado.
  Se precisarem rodar o EPSXE posso ensinar a configurar para rodar a um bom modo ou ajudar a instalar ate o Ragnarok que e mania nacional, mas os bugs são de mais ainda!
Icoslau,
  Sobre o que vc falou de RPG
HP = healing point > ponto de vida
MP = mana point ou magic point > pontos de magia ou mana que não existem uma tradução.
Isso aqui e só um script que estava sendo criado para jogar RPG no fórum, mas nunca terminarão tem uns outros mais completos mas também nunca cheguei a verificar muito sobre ele.
=====>>> Let's RöK <<<=====

rockz

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Outubro 20, 2005, 09:41:10 pm »
Uma duvida... é a respeito do emulador xmame, eu já instalei tudo beleza ja rodei até street fighter zero 3 aqui, mas eu nao to conseguindo configurar os controles no teclado, eu instalei tambem o kxmame que eh muito parecido com o gxmame sendo que é pro kde... se alguem souber como configurar da um toque e ajuda =P valeuz!

rockz

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Outubro 22, 2005, 09:30:53 pm »
Consegui resolver o problema... vc tem que configurar o teclado pra cada jogo, é soh teclar TAB depois que a rom eh carregada. Agora eu estou com outro problema, eu nao consigo rodar a maioria dos jogos que em sites de roms dizem que eh pra mame, ateh agora soh rodei roms de cps2

Samuel Krugner

• Newbie
  • *
    • http://www.krugner.com.br
« Responder #14 Online: Novembro 13, 2005, 01:40:30 am »
Excelente tópico.
Também quero jogar em Linux, porém os jogos para ele mesmo.
Vou tentar colocar o Enemy Territory do qual gosto muito!
Obrigado!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Existem pessoas e existem pessoas! Vê a diferença ?
www.krugner.com.br
SUSE 10.0