Caro Rockz,
- FiFa2005 original rodando muito Susse (rsrsrs). Apenas consegui roda-lo através do cedega, pelo wine não rolou (o motivo não sei)
O grande problema que encontrei, e este se deu tanto no jogo baixado como no comprado (sim, baixei ele antes de comprar pra ver se iria funcionar) foi em relação a instalação.
Apesar do cedega prover um argumento de linha de comando para instalações que necessitem de mais de 1 cd, no caso do fifa 2, o mesmo teimava ao final do 1 em não encontrar o 2 cd. Tentei até colocar um cd em um drive e o 2 em outro mais sem jeito. A solução que encontrei foi montar uma copia dos cds no disco e entao trabalhar nestas copias. Instalou.
Outro problema é que em determinado ponto da instalação, logo após o serial se não me engano, uma janela (creio que se utilize de shockwave) abre sem conteudo, paralisando a instalação. Obtive sucesso na continuidade da instalação após, atraves de terminal, com o comando "ps ax | grep cedega" observando o numero pid relativo a um dos processos que tem algo como Reg no final do nome do mesmo, e com este numero pid, matando o processo, "kill -KILL XXXX", a instalação continua sem problemas.
Creio que boa parte dos graficos internos do Fifa 2005 seja em shockwave, pois quase desisti na inicialização do jogo pois apenas uma janela branca se mostrava. Insistindo, descobri que apos a tela branca aparecer, sucessivos (nao cheguei a contar quantos) "enters" fazem com que a tela se "minimize" (eu acho) e entao a tela de opções do jogo aparece.
Tirando que algumas camisas não possuem o numero, nem o patrocinador (ficam em branco) a jogabilidade é perfeita, sons perfeitos, replays, save games e tudo mais perfeito. Um porém fica a alguns menus mais avançados em que as imagens não são exibidas corretamente (shockwave novamente eu acho) mas que nao impedem o divertimento. Obste-se se faz ao menu de configuração das teclas do jogo, se eu entro nesta nao consigo mais sair, somente encerrrando o jogo através de outro console (ctrl+alt+f2), pegando os processos do cedega e matando-o.
- MedalOfHonor - roda bem, de vez em quando ele congela (cerca de 1 em cada 20 execuções do jogo). Graficos perfeitos, som razoavel, tudo sendo executado através do Cedega.
- Battlefield - roda muito bem, inclusive multiplayer, através do cedega, porém ja o havia testado com o wine, apos aplicação de directx e mais alguns itens do IE.
- Hopkins FBI - jogo portado para Linux, muito bom pra quem gosta de jogos no estilo, leve seu personagem até a mesa e veja o que tem la.
- Americas Army, sem problemas, pois é proprio da plataforma linux.
- Soldier Of Fortune - gostei muito deste jogo, com versão Linux, mas quase tive um ataque cardiaco em alguns momentos, o som ficava muito realista. Tive problemas com a execução inicial como usuario comum. Iniciando como root, e apos, saindo e executando como usuario comum, nada de mais complicado.
- Racer - jogo muito bom mesmo! graficos e dirigibilidade muito realistas e detalhados. A unica coisa chata é configurar seus controles e adicionar carros e pistas, e ainda a falta de um modo corrida.
- EPSXE - emulador de playstation, muito bom e rodou todos os jogos que inseri, tanto baixados como locados. O porém fica a cargo dos graficos em tela cheia que nao chegam nem aos pés de qualquer plataforma, mas em seu tamanho normal, sao bem realistas. Creio que possa ser melhor adaptado utilizando-se dos inumeros plugins existentes.
espero ter contribuido, qualquer coisa posta ai...
Abs