Autor Tópico: Lazarus e Kylix  (Lida 3122 vezes)

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Lazarus e Kylix
« Online: Outubro 19, 2005, 11:01:31 am »
Bem como leio todos os post aqui do forum, vi falando sobre o Lazarus e não sabia o que era até então, fiz uma procura na grande rede e vi alguns screenshots e senão me engano é um ambiente de desenvolvimento para programas Delphi, correto?
Bom, se for eu só sabia da existencia do Kylix (acho que é assim que se escreve).
Primeiro, acho isso fantástico se eu estiver correto sobre o Lazarus, ter variedades opções de escolha é legal.
Segundo, dos dois ambientes qual que vcs consideram melhor?

Vlws

Enviado em: Today 10:31:43
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta

Bem, por experiência propria, ja utilizei o Kylix bem como o Lazarus, passo a algumas considerações.

Na verdade, apesar de haver um certa compatibilidade com Delphi, o Lazarus é uma IDE de desenvolvimento para a linguagem PASCAL, que é a mesma do Delphi, mas nao vamos confundir ok?

O Kylix era uma aposta da Borland para não perder os desenvolvedores Delphi que mudassem de sistema operacional, mas tanto nadou que hj em dia podemos dizer que morreu na praia. Sua intenção era muito boa, mas devido às inumeras incompatibilidades e ajustes necessários no sistema ele acabou por cair no limbo.
É uma otima ferramenta, muito similar pra nao dizer copia (em termos de interface) do Delphi, mas que é tão trabalhosa e, em certos termos, demorada que causa desanimo, minha opinião.

O Projeto Lazarus por si, foi em certa medida um fork do Delphi feito por desenvolvedores fora da Borland, tendo como base não o Delphi, mas o compilador PASCAL cru. É uma ferramenta poderosa, simples e rápida, apesar de tambem requerer uma certa paciencia na alteração de algumas coisas no sistema, mas muito mais produtiva eu diria.
O unico problema que encontrei no Lazarus foi a conexão a banco de dados MySql. É coisa do além fazer funcionar, e quando funciona, os componentes não tem uma maturidade necessária aos programadores que acabaram de sair do Delphi. Alguns recursos nos componentes de acesso aos dados costumam não retornarem o esperado.

Mas não desanime, dependendo, faz uns 3 meses que não atualizo o Lazarus nem seus componentes, uma nova versão pode ter saido corrigindo estes problemas.

Em minha opinião, fica com o Lazarus, pequeno em relação ao Kylix, mas que na pratica se torna um gigante.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Lazarus e Kylix
« Online: Outubro 19, 2005, 11:01:31 am »

Guest

• Visitante
Re: Lazarus e Kylix
« Responder #1 Online: Outubro 19, 2005, 11:41:12 am »
Só corrigindo um pouco :) É o FreePascal, o Pascal pertence a Borland.
Eu programo em Delphi e já programei em Lazarus, Banco de Dados não é o problema, usa-se o Zeos e tudo é resolvido, tudo mesmo! O problema são os relatórios que não existia componentes nem frontends para se fazer, tinha que salvar em .pdf ou .html para depois mandar imprimir. Mas agora tem um componente para isso, ainda não testei e não sei onde encontrar, mas já vi o papo com os amigos. Seria importante um tópico para programação também, creio que vai valer a pena. Eu estou para instalar o Lazarus aqui na máquina nestes dias.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Outubro 19, 2005, 12:13:24 pm »
Bem lembrado, FreePascal, mas teço comentário.

Na verdade, o Pascal em si não pertence a Borland. Como linguagem, originalmente o Pascal fora desenvolvido, advindo de não sei qual linguagem, por Niklaus Wirth para o ensino de estrutura de objetos, dando o nome de Pascal em homenagem a Blaise Pascal, matemático e filósofo.

Alguns anos após, devido a inumeros utilizadores de sua linguagem e por ser esta de facil aprendizado, a Borland, em meados de 80 se nao me engano, reescreveu parte do Pascal de uma outra reescrita e criou o Turbo Pascal, trazendo muitas melhorias e beneficios do que a pura linguagem Pascal, obviamente  vindo a cobrar por isso. Em suma, Pascal, por ser uma linguagem, mas não que toda a linguagem assim o seja, pertence a Niklaus, mas é regida por licença de distribuição e utilização, nao sei se cabe aqui GPL, mas enfim, apenas o TurboPascal é de propriedade da Borland.

Quanto ao Zeos, Robson, gostaria de saber se qual versao do MySql vc usa. Usando a versão 4.1.1 aqui, nao obtive sucesso com os componentes, até chegam a conectar, mas as opções avançadas dos componentes de acesso como Query sempre teimavam em dar erro, pra vc não? Utilizei o fpc via cvs, lazarus via rpm e zeos via instalaçao de pacote no lazarus de forma normal.

Na questão de topico de programação, se possivel, posta la nas sugestões para que futuramente possamos agrupá-las e disponibilizarmos esta sua sugestão tbem.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

black_angell

• Sr. Member
« Responder #3 Online: Outubro 19, 2005, 09:10:51 pm »
Primeiramente me desculpe por te colocado o post em lugar errado :)

E, como é bom aprender viu, com uma pergunta fiquei sabendo quase de toda a história do pascal, demais viu icoslau :)
E quem sabe um dia eu chego ao potencial de vcs dois em programação, acho que to no caminho certo com pessoas competentes :)

Vlws
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Outubro 19, 2005, 09:17:32 pm »
Nao, no mesmo potencial que eu nao, seja melhor, eu apenas sei me virar com pascal, qualquer cursinho o cara aprende muito mais que eu sei, mas no ambito de um autodidata, acho que dá pro gasto.

Coloca como sugestão, se achar pertinente black, a criação de um forum de programação, quem sabe no futuro nao se abre algum canal de tutoriais.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison