Bem lembrado, FreePascal, mas teço comentário.
Na verdade, o Pascal em si não pertence a Borland. Como linguagem, originalmente o Pascal fora desenvolvido, advindo de não sei qual linguagem, por Niklaus Wirth para o ensino de estrutura de objetos, dando o nome de Pascal em homenagem a Blaise Pascal, matemático e filósofo.
Alguns anos após, devido a inumeros utilizadores de sua linguagem e por ser esta de facil aprendizado, a Borland, em meados de 80 se nao me engano, reescreveu parte do Pascal de uma outra reescrita e criou o Turbo Pascal, trazendo muitas melhorias e beneficios do que a pura linguagem Pascal, obviamente vindo a cobrar por isso. Em suma, Pascal, por ser uma linguagem, mas não que toda a linguagem assim o seja, pertence a Niklaus, mas é regida por licença de distribuição e utilização, nao sei se cabe aqui GPL, mas enfim, apenas o TurboPascal é de propriedade da Borland.
Quanto ao Zeos, Robson, gostaria de saber se qual versao do MySql vc usa. Usando a versão 4.1.1 aqui, nao obtive sucesso com os componentes, até chegam a conectar, mas as opções avançadas dos componentes de acesso como Query sempre teimavam em dar erro, pra vc não? Utilizei o fpc via cvs, lazarus via rpm e zeos via instalaçao de pacote no lazarus de forma normal.
Na questão de topico de programação, se possivel, posta la nas sugestões para que futuramente possamos agrupá-las e disponibilizarmos esta sua sugestão tbem.
Abs