Autor Tópico: OpenSuse OSS 10.0 visões  (Lida 1468 vezes)

Thiago Roberto do Prado

• Membro Jr.
  • **
OpenSuse OSS 10.0 visões
« Online: Outubro 20, 2005, 02:37:33 am »
OpenSuse OSS 10.0 visões

Bom tenho uma seria mania de fazer materiais falando o que acho de programas que uso, e principalmente de sistemas operacionais ou dicas avançadas., não posso dizer que todos gostarão mas tento escrever algo neutro.
   Um dos pontos fortes do OpenSuse foi sua iniciativa em trazer como um dos primeiros uma grande gama de programas atualizados , entre eles o meu favorito o Gnome que esta em sua versão 2,12, não irei falar do KDE pois não o instalei então não tive como testa-lo.

A instalação:
   A instalação pode ser dita simples, mas um pouco bagunça-da por motivos de tempo devera melhorar mas para uma primeira versão feita pela comunidade já e algo de se elogiar. Um dos problemas que eu verifiquei foi a partição avançada, um pouco confuso de se mexer por uma primeira vez mas nada de mais, talvez se colocando um modo gráfico para verificar a partição ficaria mais fácil para usuários menos experientes. Outra parte e na configuração de aplicativos, estão tentando deixar algo parecido ao Mandriva 2005 o que e bom pois de tal e e simples para qualquer usuário, mas ainda esta confuso de se utilizar , um dos fatos e a configuração de modem ADSL, no Mandriva ou distribuições Debian* que onde e preciso apenas colocar nome de usuário e senha ou no caso do Mandriva escolher o Brasil e a operadora de banda larga (graças ao Conectiva). Mas o resto foi simples, algo difícil de ocorrer como achar automaticamente o monitor e a impressora correta foi encontrado sem problemas.
   Outro ponto fraco foi que a instalação basicamente necessitou dos 3 primeiros Cds para um sistema dito como completo, entre alguns programas que deveriam ser instalados desde o primeiro Cd., como o Flash o Java e o próprio driver 3D das placas de vídeo,  talvez pelo fato de não ser comercial , mas esta incluídos nas últimas medias do sistema. Visto estes problemas outra confusão foi que a instalação acaba instalando itens que estão muito distribuídos entre os Cds, seria mais fácil  colocar os principais entre os primeiros Cds de instalação. Espero ver melhorias em futuras versões.

Primeira visão:
   Com uma boa aparência relativamente simples, menus com itens bem organizados (ate de mais), logo no começo já mostra que deve atualizar a segurança do sistema, talvez um dos problemas que verifiquei foi o fato de que estava um pouco pesado, em um computador basicamente novo como o que uso razoável para utilizar minimizar uma tela chegava a demorar um segundo ate aparecer os ícones do desktop novamente, fora algumas travadas sem motivos. O OpenSuse como já conta com o OOo 2,0 ( OpenOffice.org ) em português, achei excelente , mas um pecado foi cometido , muitos itens do KDE fora instalados por tabela, alguns inúteis para quem utiliza o Gnome, entre eles a instalação de quatro navegadores Web ( Firefox [principal, Mozlla [Suite completa], Konqueror [usado no KDE], Epiphany [navegador padrão do projeto Gnome] ), apenas o Firefox seria o suficiente, outros programas também estão instalados que não são considerados necessários mas não devo especificar cada um deles.
   Alguns programas uteis como ditos antes também não fora instalados, entre eles o flash, mas bastou entrar em um site que precisa-se de flash o firefox já mostrava a instalação automática do plug-in. O java já foi instalado pelo repositórios do Yast2 que falarei adiante.

Utilizando o Yast2:
   O Yast2 e um sistema bem interessante similar ao do Mandriva e fácil de utilizar, nada de extravagante mas sutil e com localização facilita-da. Itens bem localizado, um das falhas e que as áreas e menus do Yast2 não são integradas o que tem a vantagem de abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo, mas atrapalha e bagunça um pouco o sistema. Não falarei muito de cada aplicativo pois não é meu propósito, mas a procura e instalação de novo hardware e simples e fácil, os serviços de rede não tive ainda como fazer um teste mas na parte de conexão a internet que verifiquei ser um pouco complicada a novatos. de resto tudo simples e bem especifico.
   Uma das grandes falhas e na adição de repositório pelo sistema do Yast2, nada simples e um pouco chato, talvez a falta de locais simplificando a instalação deles seria um bom ato, mas depois de instalado ainda não conseguir tudo o que imaginava , pois mesmo com o repositório oficial a instalação do kernel-source para instalar o driver de vídeo não foi achado, talvez algum erro meu.
   De todos o resto o Yast2 e muito bom , e um painel inteligente e que vai ajudar muito a resolver pepinos famosos por todo bom usuário do linux iniciaste.

Central de Controle do Gnome e o Gnome:
   Mesmo sendo parte integral do Gnome 2,12, achei que e uma pedida interessante citar um pouco sobre ele, os programas já são conhecidos a todos mas neste painel as coisas ficarão faceis e simples de se achar e configurar o Gnome , falta ainda a tradução de todos os aplicativos pois alguns novos estão em inglês mas nada de mais que não seja compreendido por que utiliza.
   Talvez a integração do sistema não seja igual ao do KDE, mas esta chegando próxima e sem muita maquilagem que chega a ser extremamente irritante, o que você necessita esta fácil e ao alcance de quem precisa.
   Outro problema que ainda tem é o fato de que a captura de imagem e do tipo simples onde apenas pega todo o desktop e se salva no formato PNG, não permitindo outros formatos compressor como JPG ou GIF, também não e possível retirar capturas de janelas únicas sem usar comandos, você deve apertar alt+prin screen (ou tecla configurada para fazer a captura) para conseguir tirar de apenas uma única janela.

Término esta minha analise do OpenSuse feliz pelo fato de ser um sistema operacional realmente magnífico e muito bem elaborado, alguns ajustes devem ser tomados traduções feitas e por este caminho vai, mas um usuário que precisa de um sistema 100% funcional para escritórios e empresas conseguir-a aqui algo realmente de qualidade.
   Espero a partir desta versão no Brasil conseguir encontrar um maior conteúdo de material, e traduções em português brasileiro, pois a maior falha da Novell dona do Suse e das comunidades e a falta de conteúdo em linguagens de cada país.

por: Thiago Roberto do Prado
email: thiago.prado@gmail.com
=====>>> Let's RöK <<<=====

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

OpenSuse OSS 10.0 visões
« Online: Outubro 20, 2005, 02:37:33 am »

walter.mudesto

• Newbie
  • *
Re: OpenSuse OSS 10.0 visões
« Responder #1 Online: Março 09, 2007, 03:00:21 pm »
Thiago

Me desculpe estar enviando este email sem vc me conhecer, vi um artigo seu no site susebr e estou com um problema.
Se voce puder me ajudar agradeco.

Estou montando 2 maquinas com linux suse 10.1 em cada um delas coloquei um ip  entao fiz um IP virutal de um software que eu tenho
Ex :  maquina1     172.23.36.21
       maquina2     172.23.36.22
maquina IP.virtual 172.23.36.23

Para estas duas maquinas criei um Ip virtial   172.23.36.23  e gostaria de colocar estas maquinas na internet um como backup da outra, mas assim se eu tiro o Cabo de rede da maquina 2 eu enxerbo o ip virutal pela net, mas se eu coloco o cabo na maquina 2 e tiro o da maquina um eu nao consigo enxergar mas a maquina na web oq podeira ser isto, ?Seria algum tipo de problema no meu linux ou seria configuracao, no roteador na hora que foi feito o Nat para o IP virtual , pois ele so esta enxergando este ip virutal somente qdo a maquina 1 esta no Ar,

Agradeco sua ajuda

Walter