Autor Tópico: Ativar suporte a 3D  (Lida 3327 vezes)

Cesar Garcia

• Newbie
  • *
Ativar suporte a 3D
« Online: Junho 01, 2006, 12:37:13 pm »
Ola pessoa :D, tenho um placa de video GeForce Fx 5500 256mb, esta bem instalada mas nao sei ou nao consigo ativar o suprte 3D. :-(
Ja fui no YAST e dei uma vasculhada mas nas configuração da placa de video nao achei nada para ativa-lo.
Alguem poderi postar um passo a passo como fazer isto ? Sou bem novato em linux ainda mais SuSE e estou tento dificuldades. Obrigado   :lol:

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Ativar suporte a 3D
« Online: Junho 01, 2006, 12:37:13 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Ativar suporte a 3D
« Responder #1 Online: Junho 01, 2006, 12:46:03 pm »
Use a pesquisa ao lado, o assunto já foi bastante discutido.

Com relação ao passo a passo, na seção de Artigos vc pode encontrar um Guia

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Cesar Garcia

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Junho 01, 2006, 03:53:38 pm »
Opa muito obrigado pela dica realmente na seção guia tem um otimo tutorial de como instalar o drive, mas mesmo assim não achei como ativer o modo 3D, eu ja tenho o driver instalado atraves do yast. Precisava somente ativar ...  
Ñ tem algum lugar do yast onde eu posso clickar e mandar ativar ou algum comando q ative ?
Obrigado pela paciencia :)

hector2006

• Membro
« Responder #3 Online: Junho 01, 2006, 04:58:59 pm »
Leia de novo ,  que vc. verá que não precisa ativar suporte a 3D,  se o driver estiver instalado e funcionando.
"Não enfrente monstros temendo tornar-se um deles.  Se voce encarar o abismo o abismo vai encarar voce" Nietzsche

Cesar Garcia

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Junho 02, 2006, 08:47:42 am »
Desculpe-me pela impaciencia, ja peguei o driver para minha placa q acredito ser este (NVIDIA-Linux-x86-1.0-8762-pkg1.run), no caso ela é uma Fx 5500 caso esteja errado avise.
 Obrigado

caiosiqueira

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Junho 02, 2006, 09:01:45 am »
A NVIDIA disponibiliza um único Driver, que dá suporte a todas as suas placas. A cada versão do driver ela incorpora o suporte a novas placas.
Se esta versão do Driver instalou sem problemas, então vc já estará com a sua placa de vídeo devidamente configurada.

Cesar Garcia

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Junho 02, 2006, 11:20:02 am »
Oks valew pela Dica, :D Vou tentar em casa depois trago a resposta :-)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Junho 02, 2006, 11:20:02 am »

Marcel Morais Luna

• Sr. Member
    • http://the8021x.blogspot.com
« Responder #7 Online: Junho 02, 2006, 11:03:54 pm »
Cara
eu nao recomendo, assim como a propria NVIDIA nao recomenda, instalar esse drive della no SUSe, ela recomenda vc instalar o drive atrvez do YOU, isso acontece ao fazer o update,
tende diminuir a qualidade da Interface isso ja aconteceu comigo, tente coloca 16 milhoes de cores em vez de 24.
isso vai fazer com que seja possivel ativar o 3d :D

tente isso, tenho quase 100% de certeza de que vai funcionar
Meu nome é Jhon
Jhongastico
-
Asus - Republic of Gamers
Powered by OpenSuSE 11.3

Cesar Garcia

• Newbie
  • *
« Responder #8 Online: Junho 03, 2006, 08:35:39 am »
Opa valew pela dica, mas eu segui o excelente guia feito pelo nosso amigo Icoslau e ocorreu td certinho ... Parabens Icoslau pelo guia :-D

Espero que alguem crie um guia assim para a instalação do Modem Lucent no SuSE , que é uma grande dor de cabeça para muitos usuarios do SuSE Linux ... Obrigado ;-) Eis aqui um usuario muito satisfeito e grato

Cesar Garcia

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Junho 05, 2006, 04:12:54 pm »
Estou voltando a postar neste topico pq a saga continua ... :-(

Bem fiz os procedimentos dito no guia do nosso amigo Icoslau,
ctrl+alt+fx  (F2)
loguei e dei o comando init3
la loguei novamente como root e fiz o seguinte
fui até a pasta do driver
cd /local do driver
la executei o seguinte
 sh nomedodriver.nvidea.run

ai aceitei td e ocorreu td bem ...
depois fiz o seguinte:
sax2 -m 0=nvidia

como indicado no guia, abriu o sax2 configurei minha resolução e ocorreu td perfeito...

Meus jogos em 3d funcionaram perfeitamente um exemplo é o Tux Race.
Mas quando tentava atualizar meu pacotes fui no guia atualizar sistema permiti q atualizasse acreditando estar melhorando o sistema ... Mas no final deu um erro pq tentou atualizar o driver de video e não conseguiu algo assim ...

Apos esta M@#$%, eu devo ter ferrado td pq quando tento carregar algum jogo em 3D a tela muda a resolução ameaça abrir o jogo mas depois de alguns segundos volta para o ambiente X como se não tivesse acontecido nada, não da menssagem nada ...

ja tentei reinstalar o drive,
tentei tambei mudar para
sax2 -m 0=nv
e nada :-(

Alguem poderia me ajudar a reverte a besteira q eu fiz ?

xkman

• Membro Jr.
  • **
problema ao Ativar suporte a 3D
« Responder #10 Online: Julho 12, 2006, 03:55:07 pm »
Olá pessoal,
(antes de qualquer coisa sou iniciante)

estou com um problema relacionado à instalação do Driver da Nvidia muito estranho.  Segui o tutorial (do site da Nvidia) para instalar o driver da placa de vídeo. O duporte 3D funciona normalmente, roda jogos, etc.. O problema é q ao dar o boot normal (runlevel 5) aparece somente uma tela o shell e o mouse, o resto da tela fica preta. ao digitar " startx " aparece o seguinte:

Fatal server error:
Server is already active for display 0
               If this server is no longer running, remove /tmp/.X0-lock
               and start again.

após digitar " startx " novamente, o mesmo erro aparece, porém o X inicia com esta tela de shell ainda aberta e mais uma na qual aparecem comandos sendo executados (ao abrir e fechar programas).
Pelo q entendi é como se o módulo gráfico já estivesse aberto no início, mas não aparece. Se eu fecho uma das janelas do Shell a Sessão é finalizada.....já tentei olhar o /etc/inittab  e o /etc/init.d/rc na esperança de encontrar algo relacionado à inicialização do X, mas não entendo tão bem de linux..  :-?
Alguém pode me ajudar a corrigir isto?

Grato
XKman

Athlon 3200+ 64bits
2 X 512Mb RAM
G-Force 4 MX440 64Mb (véia, hein? rs)
Suse linux 10.1 64bits

Fábio Junior da Silva

• Membro
    • Ultramanworld
« Responder #11 Online: Julho 12, 2006, 04:55:30 pm »
Tente seguir a instalação segundo o Guia de instalação de drivers Nvidia para SuSE Linux, de autoria do Icoslau.

Valew!
KIMI NI MO MIERU URUTORA NO HOSHI!

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #12 Online: Julho 12, 2006, 11:14:11 pm »
Faz o seguinte......

1. Acessa o root;

2. Entra com o comando:

--> sax2 -m 0=nv

ou

--> sax2 -m 0=vesa

Lembre-se que depois de -m (acima) é um zero...

Pronto, reinicie seu computador e siga o tutorial do Icoslau que vai funcionar perfeito.....

Só tenha um cuidado ESPECIAL (não se esqueça JAMAIS disso.... Quando tiver na parte do tutorial que diz para você selecionar o modelo correto do monitor, mude também a resolução, pois o padrão que vem é 1280x1024, os modelos daqui do Brasil geralmente e quase sempre só aceita no máximo 1024x768... Se você não acatar isso (que não está no tutorial), você vai ver o monitor todo preto, que eu acho que foi exatamente isso que aconteceu....
Talvez você possa entrar no modo texto e alterar essa resolução pois se for exatamente isso então vai funcionar sem ter que reiniciar e refazer a instalação do nvidia

falou

xau
Linux Registered User  # 341068
Record was created: 2004-01-02

xkman

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Julho 13, 2006, 11:53:38 am »
Valeu galera, vou dar uma olhada no tutorial essa semana, resolvendo o problema eu posto a resposta...

[]'s

XKman :-D

xkman

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Julho 14, 2006, 11:46:25 am »
Galera.. continuo com o mesmo problema. Refiz a instalação como o sugerido e segui o guia, porém notei q o guia sugere o mesmo modo de instalação q já havia seguido, com a exceção do comando para configurar o Sax2 que , no site da NVIDIA, é utiilizado " -r " além de " -m" , ou seja: " sax2  -r -m 0=nvidia"
seguindo o tutorial, durante a configuração do sax, o micro fica em looping e não termina a mesma ... NUNCA!! fica rodando por muito tempo ( e olha q eu saí de casa e deixei rodando ).
aparece várias vezes esta linha ( não sei se tem a ver):

C000: 2f7a: 31 ILLEGAL EXTENDED X86 OPCODE

já instalei "kernel-source" , "make" e o "gcc".

será que instalei o driver errado?existe outro? ( A pesar de que antes os jogos 3D rodavam sem problemas, eu só tinha o problema no boot. RUNLEVEL 5..agora NÃO RODAM MAIS!!)
Será que minha placa é velha e por isso me causa problemas com o driver?
tenho uma Gforce MX440 64Mb

vou continuar tentando... e ler o tutorial novamente pra me certificar de que não fiz nada errado...

HELP! :-?

XKman