Autor Tópico: Compilador para pascal?  (Lida 3498 vezes)

Willgre

• Membro Jr.
  • **
Compilador para pascal?
« Online: Junho 10, 2006, 11:30:23 pm »
Olá pessoal, alguem sabe onde posso encontrar um bom compilador de pascal para linix?

Comunidade de Usuários do openSUSE

Compilador para pascal?
« Online: Junho 10, 2006, 11:30:23 pm »

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Compilador para pascal?
« Responder #1 Online: Junho 10, 2006, 11:46:48 pm »
Eu sei, e o melhor de todos.

O compilador, use o FreePascal.........
http://www.freepascal.org/

A IDE, use o Lazarus........
http://www.lazarus.freepascal.org/

Veja o ScreenShot de uma versão antiga, agora está bem mais funcional. Atualmente o projeto está na versão 0.9.16

[img align=left]http://www.lazarus.freepascal.org/modules.php?op=modload&name=Screenshots&file=index&req=showsc&id=1[/img]
Linux Registered User  # 341068
Record was created: 2004-01-02

Willgre

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Junho 11, 2006, 12:53:57 am »
Valeu pela ajuda camarada

Willgre

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Junho 12, 2006, 12:05:03 am »
Olha só como as coisas são mais difíceis para mim! Instalei os dois pacotes do Free Pascal, agora estou com um outro problema. Quando vou abilitar o pacote está marcado com um ícone de um cadeado dizendo que está protegido e não pode modificar. O que devo fazer para que isso  saia? Ou melhor como faço agora para poder usar ocompilador? Não acho o programa em lugar algum, alguém sabe como faço? Será que tem haver com o problema descrito anteriormente?

Abraços

Fábio Junior da Silva

• Membro
    • Ultramanworld
« Responder #4 Online: Junho 12, 2006, 09:22:58 am »
Vc está sem permissão para executar o arquivo!
Experimente usar o comando (como root):

#chmod a+rwx (arquivo a ser alterado)

Isso dará permissões de leitura, escrita e excução para todos os usuários.
KIMI NI MO MIERU URUTORA NO HOSHI!

Willgre

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Junho 12, 2006, 11:49:52 am »
Vou tentar para ver se assim consigo usa-lo
Valeu pela ajuda!!!

Willgre

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Junho 12, 2006, 09:23:20 pm »
Bem amigos, percebi que não sei nada mesmo de linux!!! Não consegui fazer nada... Será que alguem pode detalhar o que devo fazer? Eu fiz o seguinte: Abri a tela de terminal loguei como root e digitei o seguinte - #chmod a+rwx fpc (esse é o nome do arquivo que está marcado com cadeado na tela que descrevi acima). Mas nada adiantou, depois voltei na tela e lá estava o ícone do cadeado. O que estou fazendo de errado? Poderiam me indicar o processo passo a passo?

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Junho 12, 2006, 09:23:20 pm »

Fábio Junior da Silva

• Membro
    • Ultramanworld
« Responder #7 Online: Junho 13, 2006, 10:11:31 am »
Um jeito bem mais simples . . .

Assumindo que vc está no Konqueror ou Nautilus, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolha Propriedades. Em seguida clique na aba Permissões e marque as caixas que estiverem em branco dando assim as permissões necessárias para execução do arquivo.

Ahh! E tente isso tb (lembrando que é sem o "#"):
# su
# senha de root
# chmod 777 (arquivo)

Para isso clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da janela onde está o arquivo e escolha "Abrir Terminal" e digite os comandos acima.

Agora deve dar!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Junho 13, 2006, 10:39:50 am »
PELO AMOR DO LINUX!!!!

NÃO MUDEM PERMISSÕES PARA 777!!!!
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Fábio Junior da Silva

• Membro
    • Ultramanworld
« Responder #9 Online: Junho 13, 2006, 11:04:26 am »
Hehehe!
Como disse acima, este é um teste definitivo para rodar o arquivo!

Claro que se der certo saberemos se o problema são apenas as permissões. . .

E se der certo, aí sim, deve-se colocar as permissões apenas para os usuários desejados.

Willgre

• Membro Jr.
  • **
« Responder #10 Online: Junho 13, 2006, 12:06:26 pm »
Blz galera vou tentar fazer tudo isso que vcs me disseram, espero que funcione desta vez. Outra coisa o que é permissão 777? Isso vai danificar meu Linux? e se eu usar as permissões que me foi indicada lá em cima: a+rwx? Agora um pedido de socorro, onde posso encontrar um material fácil e eficiente para aprender linux?

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Junho 13, 2006, 12:24:06 pm »
Fácil e eficiente depende de vc, não do material. Uma pesquisada em qualquer ferramenta de busca pode facilmente lhe indicar os caminhos, focalinux é uma boa dica.

Não danificar não vai, a priori, mas dependendo do que for feito pode sim. As permissões 777 indicam que o arquivo em si poderá ter todas as atribuições (ler, escrever e executar) ao dono do arquivo, aos participantes do grupo do dono do arquivo e aos demais usuários, incluindo qualquer "usuário" (fisico ou não) do sistema, ou seja, qualquer aplicativo poderia ter acesso a esse arquivo, com permissão de escrita e execução inclusive.

O problema reside que a segurança de sistema Unix é baseada em niveis de permissões, caso não saiba fabio_cereal, o SuSE, assim como outros Linux, já por padrão associa máscaras à criação de diretórios e arquivos para que não se possa criar arquivos com permissões 777, que comprometem significativamente a segurança de seus sistema, bem como sua integridade. É bem verdade que em muitos casos isso nunca resultará em problemas, mas dependendo, pode causar muitas dores de cabeça.

É importante que vcs usuários estudem melhor o sistema Linux, principalmente nos fundamentos básicos.

Se o problema são apenas as permissões, o comando a ser executado seria apenas chown usuário:grupo pacote mas cabe notar que se vc relata que era um pacote, o mesmo deveria estar sendo encaminhado à instalação, se é rpm, através do YaST, não sendo necessário, a grosso modo, modificar qualquer permissão do arquivo, pois o mesmo só poderá ser instalado pelo usuário root.

Relembrando, jamais atribua 777 à um arquivo, nem para testes, isso não é necessário.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Fábio Junior da Silva

• Membro
    • Ultramanworld
« Responder #12 Online: Junho 13, 2006, 01:40:40 pm »
Sim icoslau, sei que a permissão 777 não é recomendada e concordo com vc sobre os riscos que o acesso sem nenhuma restrição a algum arquivo pode acarretar ao sistema! Sei das diretivas de segurança do Unix. . .E posso afimar que   para efeito de testes podemos sim atribuir 777 a um arquivo para verificar se temos algum problema de execução ou escrita.

Claro que JAMAIS vamos querer deixar QUALQUER arquivo com permissão de 777, (depois de verificar a integridade do arquivo, deixaria com 754 (permissão total para o dono, ler e executar para o grupo e nenhuma permissão para todos).

Ahh e preferi indicar o uso do comando chmod ao invés do chown porque para um usuário iniciante o conceito de grupos pode parecer estranho no começo...e como a intenção era apenas verificar o porque do arquivo não rodar acho que o chmod é o mais indicado!

Apenas lembrando que o que postei aqui, segue como um relato pessoal de solução a um caso parecido.

Abraços!

Willgre

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Junho 13, 2006, 09:57:05 pm »
Bem pessoal, agradeço muito a ajuda de vcs mas infelizmente não consegui sair do lugar, fiz tudo que me mandaram, até mesmo o tal #chmod 777 e não liberou para uso o programa, vou ver se encontro alguém por aqui onde moro pra ver se vendo pessoalmente consigo resolver esse problema. Mesmo assim agradeço muito por tentarem me ajudar e se souberem de alguma apostila legal para que eu possa estudar vou ficar mais agradecido ainda...
Abraços pessoal e espero que eu aprenda um pouco mais para evitar ficar ocupando o tempo de vcs...

António T

• Newbie
  • *
« Responder #14 Online: Janeiro 29, 2010, 12:42:13 pm »
Olá

Aconselho você a iinstalar o Geany que é um excelente editor de linguagens de programação, entre as quais figura o Pascal.