Autor Tópico: Netbeans  (Lida 9170 vezes)

haqim

• Newbie
  • *
Netbeans
« Online: Julho 01, 2006, 01:04:57 am »
Não sei se alguem programa aqui... mas fui instalar o netbeans pra fazer aplicações JSF... quando fui rodar o interpretador encontrou faltando esse arquivo -------------> setclasspath.sh
achei estranho porque instalei o netbeans via yast...
mas ai fui olhar no yast e vi q este arquivo não tinha mesmo....
alguem conseguio arrumar esse problema?
thanks
suse Forever

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Netbeans
« Online: Julho 01, 2006, 01:04:57 am »

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Netbeans
« Responder #1 Online: Julho 01, 2006, 11:24:52 am »
Olá, eu programo sim, mas em Pascal, FreePascal. Estou saindo e iniciando a programar em Java, no momento não sei NADA de Java, nem como começar :lol: mas, com toda minha inesperiência, eu instalei o JRE, o Eclipse e este NetBeans IDE 5.0 pelo YaST e não tive nenhum problema, ele instalou direitinho e ao chamá-lo ele não dá nenhuma mensagem de erro. Acho que você está fazendo alguma coisa errado, ou está instalando sem ser pelo YaST. Diz aí como está instalando?

Outra coisa, tu já sabe programar bem no Java? poderiamos fazer parte de um grupo de estudo, você conhece algum?

Blz.
Linux Registered User  # 341068
Record was created: 2004-01-02

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
« Responder #2 Online: Julho 01, 2006, 01:31:42 pm »
Bem, voce pode resolver esse problema setando o arquivo netbeans.conf  inserido o caminho ou path de sua jdk! Mas não é a melhor, o ideal seria que o path seja encontrado pelo ambiente.
Dẽ uma olhada no seu arquivo /etc/profile e veja se existe o diretorio
/etc/java em sua maquina!

Edite o arquivo contido no diretorio ./netbeans/etc/netbeans.conf
Get openSuSE !!!

Dove c`è un italiano, c`è una Italia

haqim

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Julho 01, 2006, 10:24:35 pm »
tipo o netbeans ta tranquilo... o problema eh o servidor web q vem junto com o netbeans... esse setclasspath eh do TomCat... resolvi esse problema mais ou menos instalando o tom cat.. deixando de utilizar esse Tom cat q vem junto com o netbeans....

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
« Responder #4 Online: Julho 02, 2006, 11:35:12 am »
Bem, cara então aprenda a escrever e expor melhor seus problemas, pois me nenhum momento você havia dito que seu problema estava com o Tomcat Bundle, ou seja, eu não nenhum pai de santo, advinho, ou charlatão para entender que seu problema era esse. Alias muito, estranho, uma vez que o Netbeans funciono corretamente, é por default o Tomcat tambem funcionar uma vez que a aplicação já encontrou o path para JDK.
Get openSuSE !!!

haqim

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Julho 04, 2006, 05:54:12 pm »
ele vem faltando um arquivo... se duvida instala e tenta faze um aplicação na web... ele vem o setclasspath.bat(windows...) mas não vem o setclasspath.sh(linux)... geralmente quando se instala o netbeans ele sempre vem com os dois... se duvida testa...

JavaRoK

• Newbie
  • *
  • -- "I'm gonna make him an offer he can't refuse "
« Responder #6 Online: Novembro 07, 2006, 11:46:35 am »
Se seu jdk está instalado corretamente e as váriaveis de ambiente configuradas, a instalação do NetBeans é mel na chupeta, barbadinha... até minha filha de dois anos faz e não da erro e de quebra o TomCat embutido também funciona sem problemas...

Verifica suas váriaveis de ambiente antes de instalar o NetBeans..

[ ]s
---
JavaRoK | Java Developer
Ð●п √ịт● | CSS Player

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Novembro 07, 2006, 11:46:35 am »

novais

• Newbie
  • *
« Responder #7 Online: Novembro 07, 2006, 10:24:38 pm »
Salve!
Aproveitando o tópico, será que alguém poderia me dizer como mudar da versão 5 para a 5.5? Já tentei remover a pasta atual da versão 5.0  que está no diretório /usr/share/netbeans/bin/netbeans, com o comando rm -rf netbeans, mas não tive permissão. Mesmo assim, não sei se é a melhor forma. Alguém conhece outra forma de fazê-lo?

Obrigado,
JP

JavaRoK

• Newbie
  • *
« Responder #8 Online: Novembro 08, 2006, 02:04:03 pm »
Olá Novais

Você pode instalar a versão 5.5 sem retirar o 5.0, ter ambas instaladas. Mas se você deseja desinstalar o 5.0, execute o script
 $NETBEANS5.0_HOME/_uninst/uninstaller

isso irá desinstalar o seu NetBeans 5.0.

depois de instalar o 5.5 ele irá pedir pra importar as configurações que você tinha no 5.0 e feito...

ps.: a ordem dos tratores não altera a colheita... pode instalar o 5.5 e desintalar o 5.0 depois ou vice e versa.

espero ter sido claro e ter ajudado

[]s
---
JavaRoK | Java Developer
Ð●п √ịт● | CSS Player

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
« Responder #9 Online: Novembro 08, 2006, 09:18:09 pm »
Normalmente eu instalo o Netbeans e o Eclipse no diretorio /opt baixando diretamente do site no projeto Netbeans!
Para lhe dizer o Netbeans 5.5 traz algumas melhoria e consertos de alguns bug anteriores. Além disso se não me engano no netbeans 5.5 foi intruduzido modulo para trabalhar com UML...
Get openSuSE !!!

JavaRoK

• Newbie
  • *
« Responder #10 Online: Novembro 09, 2006, 09:33:08 am »
Opa,

Normalmente eu instalo o Netbeans e o Eclipse no diretorio /opt baixando diretamente do site no projeto Netbeans!

Geralmente é isso que faço também, baixando do site e instalando dentro do /opt/java/netbeans

Além disso se não me engano no netbeans 5.5 foi intruduzido modulo para trabalhar com UML...

O módulo para UML era instalado junto com o netBeans na versão 5.5Preview, lançada no começo do ano. Na versão final do 5.5 lançada a pouco tempo, o módulo UML tem que ser baixado do Update Center.

[ ]s
---
JavaRoK | Java Developer
Ð●п √ịт● | CSS Player

jab

• Newbie
  • *
« Responder #11 Online: Novembro 10, 2006, 05:31:23 pm »
Gostaria de uma ajuda no netbeans. Já sei fazer um formulário. Agora eu gostaria de ligar este formulário a uma tabela do mySql. Acho que tenho que usar o JTable. Alguém poderia me ajudar ?

novais

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Novembro 12, 2006, 07:55:43 pm »
Legal, valeu pela dica!! Funcionou!!
Aproveitando, instalei o Netbeans 5.5 e agora pretendo instalar o Pack Enterprise, com o módulo UML, citado acima pela moçada, mas como um iniciante em Linux, estou apanhando por não saber onde está a versão do Java na minha máquina, pois na instalação do Pack Enterprise ele pede.Minha instalação é a padrão X86_64.
O único lugar que encontrei o Java foi em usr/share e neste lugar a versão mais nova que vejo é o java-1.5.0-sun, mas quando faço um java -version, este me retorna a versão 1.5.7!! O que posso fazer?

Obrigado,
Novais

JavaRoK

• Newbie
  • *
« Responder #13 Online: Novembro 14, 2006, 03:26:17 pm »
Olá jab

Gostaria de uma ajuda no netbeans. Já sei fazer um formulário. Agora eu gostaria de ligar este formulário a uma tabela do mySql. Acho que tenho que usar o JTable. Alguém poderia me ajudar ?

Seguinte, você fez um formulario, certo? mas você um formulario para app web ou desktop? usando JSP ou SWING?

Indepedente disso, você deve procurar algo referente Model View Controler (MVC) ou ainda, algo sobre hibernate. O que você precisa é pegar os dados do seu formulário e gravar no seu Banco MySQL, para isso você vai precisar estabelecer conexão com o banco, pegar os dados e fazer um INSERT na tabela...

bom, da uma estudada em MVC pra começar....

Outra coisa, JTable é um componente swing para desenhar tabelas em aplicações desktop

espero ter ajudado.. abraços
---
JavaRoK | Java Developer
Ð●п √ịт● | CSS Player

JavaRoK

• Newbie
  • *
« Responder #14 Online: Novembro 14, 2006, 03:38:15 pm »
Legal, valeu pela dica!! Funcionou!!
Aproveitando, instalei o Netbeans 5.5 e agora pretendo instalar o Pack Enterprise, com o módulo UML, citado acima pela moçada, mas como um iniciante em Linux, estou apanhando por não saber onde está a versão do Java na minha máquina, pois na instalação do Pack Enterprise ele pede.Minha instalação é a padrão X86_64.
O único lugar que encontrei o Java foi em usr/share e neste lugar a versão mais nova que vejo é o java-1.5.0-sun, mas quando faço um java -version, este me retorna a versão 1.5.7!! O que posso fazer?

Obrigado,
Novais

E ae Novais, que bom que você conseguiu instalar o NetBeans.
Bom, quanto ao módulo UML, eu prefiro usar o Jude Community para fazer as análises UML. tanto que não tenho este Pack instalado no meu NetBeans.
Quanto ao seu JDK, provavelmente você está tendo um problema com suas váriaveis de ambiente.
O SuSE instala o GCJ como compilador java padrão, o que eu fiz, baixei do site da sun a útlima versão do jdk (1.5.0 update 09) instalei e configurei o PATH e o CLASSPATH para essa versão, mas isso não basta, existe dentro da pasta /etc/alternatives/ um link de nome java para uma pasta do gcj, altere o link para o endereço do jdk que você instalou... claro, isso se você quiser usar o java da sun e não o gcj,  :)

bom, qq coisa entre em contato...

---
JavaRoK | Java Developer
Ð●п √ịт● | CSS Player