Autor Tópico: Aceleração 3D - Nvidia - Suse9.3  (Lida 3145 vezes)

kuiava

• Newbie
  • *
Aceleração 3D - Nvidia - Suse9.3
« Online: Julho 18, 2005, 10:49:02 am »
Olá pessoal da lista... seguinte: tenho uma placa de video nvidia GForce4 440 e quando instalo via Yast->You o patch da Nvidia para habilitar a aceleração 3D da minha placa, esta não funciona. Ou seja, eu consigo instalar ele mas quando dou boot no sistema ele carrega todos os módulos normalmente, mas quando vai carregar o X a tela fica preta, não aparece nada. Então, para poder funcionar normalmente, troco o arquivo xorg.conf para o xorg.conf que eu tinha antes de instalar o patch da Nvidia, daí funciona tudo certinho (mas sem 3D). Gostaria de saber se alguém já teve o mesmo problema e se puder me ajudar agradeço...

[]'s kuiava

ps.: já fiz a instalação manual tb, através do arquivo .run disponível no site da nvidia...mas tb não deu certo....!!!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Aceleração 3D - Nvidia - Suse9.3
« Online: Julho 18, 2005, 10:49:02 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Aceleração 3D - Nvidia - Suse9.3
« Responder #1 Online: Julho 18, 2005, 01:13:45 pm »
Olá kuiava...
Vamos a algumas considerações.
Primeiro, ao postar, não apenas aqui mas em diversos foruns, tente sempre colocar qual a distribuição que vc usa, no caso, qual a versão.
Aqui tenho a versão 9.3 e tbém passei por dificuldades com uma placa Nvidia GF4 MX 440, com saida de tv.
Ocorre que vc deve se atentar a alguns fatores. caso vc use apenas aplicações sem 3D, o driver que acompanha o SUSE já deve servir, nao sendo necessário instalar outros. Porém, como a maioria de nós somos tentados a jogar FPS e trabalhar com imagens em 3D temos que instala-los.
Se vc deseja instalar o pacote da fabricante, primeiro vc deve sempre lembrar que se atualizar seu kernel, pelo YaST Update normalmente, vc deverá recompilar o pacote da nvidia novamente. Para fazer a instalação, lembre-se de de ter os pacotes do kernel-source, bem como make e gcc instalados. Baixe a ultima versão do site, mude para o console e como root vá para nivel de execução 3 (init 3).
Caso já tenha instalado o pacote nvidia do site proceda a sua desintalação (./NVIDIA-Linux-x86-1.0-7667-pkg1.run --uninstall). Agora remova qualquer modulo da nvidia (rmmod nvidia).
Proceda a atualização do agp (modprobe agpgart).
Proceda a instalação do driver (./NVIDIA-Linux-x86-1.0-7667-pkg1.run -q) note o -q ao final.
Após isso, execute ainda em nivel de execução 3 à configuração do driver pelo sax2 (sax2 -m 0=nvidia). Observe que é um 0 (zero) e sem espaço entre ele o igual e o driver a ser usado, isso considerando que seja sua unica placa de video em seu sistema.
Caso tenha ocorrido tudo bem, apenas algumas mudanças são necessárias pelo sax2, e isso fica a gosto, mas a simples detecção já suficiente. O próprio doc da nvidia informa que não é necessário ativar o suporte a 3D, pois ele já é habilitado com o driver da nvidia, apesar de algumas vezes estar desmarcado :(.
Tenha em mente que uma configuração do xorg.conf ainda deve ser auditada.
Remova qualquer info do tipo Driver "nv" ou Driver "vesa" ou ainda Driver "fbdev". Remova ainda Load "dri" e Load "GLcore". Adcione caso não exista Load "glx" na seção MODULES.
Tudo concluido, inicie o modo de execução multiusuario (init 5) e veja se o logo da nvidia aparece corretamente.
Se tudo estiver correto até aqui, tente utilizar, via linha de comando o glxgears. O resultado, mostrado no Konsole, deve estar por volta de 1000 à 1700 FPS, o que informa um valor correto a esse tipo de placa.
Lembre-se de fazer backup de seus aquivos de configuração (xorg.conf) caso algo de errado.
A minha placa passou a funcionar perfeitamente após estes ajustes, com 1798 FPS em pico.
Espero ter ajudado.
Abraços
IcosLau
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

kpinix

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Julho 28, 2005, 11:22:36 am »
quais pacotes presiso ter instalado para executar o que vc disse acima?????
Pelo o Yast não vai ele atualiza e nada!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Agosto 10, 2005, 11:07:16 am »
Kernel-source, make e gcc da distribuição.
NVIDIA-Linux-x86-1.0-XXXX-pkg1.run do site da Nvidia, onde xxxx é a ultima versão que estiver disponível.
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

fchevitarese

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Agosto 25, 2005, 09:05:39 am »
ah kra.. .tb não consegui instalar de jeito nenhum o driver da nvidia.. comigo acontece outro problema... ele fica fazendo o download eternamente e nunca acaba... kkkkk

o que pode ser... alguém pode me dar algum outro caminho?

Abraços
Fred Chevitarese - GNU/Linux

julioclc

• Membro
« Responder #5 Online: Outubro 04, 2005, 02:24:38 pm »
Fchevtarese....

assim como o icoslau falou, acredito que você deva SAIR do ambiente gráfico pra poder atualizar o driver....

Senão não funciona.... vou tentar também pelo modo texto....

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Outubro 05, 2005, 10:25:33 am »
Bem verdade julioclc.
A instalação do driver deve ser em modo texto em runlevel monousuario, ou seja init 3.
Quanto a vc nao estar conseguindo baixar, sei la, veja suas configurações de rede, use o kget como gerenciador de downloads (baixar vc pode fazer em modo grafico :) ).
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Outubro 05, 2005, 10:25:33 am »

julioclc

• Membro
« Responder #7 Online: Outubro 05, 2005, 01:33:42 pm »
Esse problema do download é normal... ele para em 99% dentro do Yast, pelo menos pra mim que uso o Gnome....

Ele para em dois paths, o NVIDIA e pras Fontes true type da Microsoft.... não consegui de jeito nenhum. Só consegui instalar a aceleração 3d da nvidia depois de bater um papo com o pessoal no canal de irc, que foram bem gente boa e me ajudaram!

Agora essas fontes aí, vao ficar pra bem depois, hehehe

Icoslau, quanto à linguaguem do Gnome, está na maioria em Português de Portugal! Eu vi que você respondeu  em um outro topico sobre isso mas usava KDE e não sabia do Gnome.... foi vc né?

JC

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Outubro 05, 2005, 04:44:40 pm »
Pera la, acho que vc se enganou de pessoa, nao fui eu nao.

Voltando ao topico, lembre-se que pelo Yast não se faz a instalação de driver 3D. Ele até chega a ficar parecido, mas vc so vai conseguir fazer o 3D funcionar a pleno vapor pela instalação do driver da Nvidia, que recompila sua função no kernel. Por isso que falo la em cima que se vc instalar o driver e atualizar o kernel TERÁ OBRIGATORIAMENTE que reinstalar o driver.
Aquele que esta disponivel pelo Yast é apenas uma camada de compatiblidade minima.
Lembrem-se tbm, que se instalaram o referido driver pelo Yast, para a correta instalação do driver da Nvidia será necessario desinstalar aquele, mas ja ouvi dizerem que nao é facil arrancar isso.
Abs

PS: Em caso de duvidas leiam os fontes do pacote da Nvidia, inclusive que fala que ao fazer a instalação dele a opção ativar 3d é ineficaz pelo sax, visto que ele é habilitada default pelo instalador.
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison