Autor Tópico: Placa de som CMI8738 no SUSE 9.3  (Lida 1953 vezes)

Vicente Igor

• Newbie
  • *
    • http://www.v2i.rg3.net
Placa de som CMI8738 no SUSE 9.3
« Online: Novembro 01, 2005, 06:10:45 am »
Pessoal,
Sou o mais novo usuário SUSE Linux e estou tendo dificuldades em colocar o sistema de som para executar...

Minha placa de som é uma CMI8738, o SUSE 9.3 detecta a placa mais nao a configura normal, ou seja, nao executa.

Instalei somente 3 cds de 5 no total, será que pode ter algo com isso.

Espero respostas..
[ ]'s
Vicente Igor
Consultor de Informática
Vendas - Projetos - Manutenção

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Placa de som CMI8738 no SUSE 9.3
« Online: Novembro 01, 2005, 06:10:45 am »

kronos

• Newbie
  • *
    • http://www.opensuse.org
Re: Placa de som CMI8738 no SUSE 9.3
« Responder #1 Online: Novembro 17, 2005, 06:30:33 pm »
Também estou com o mesmo problema. Estou usando o OpenSuse 10.0 e tenho uma placa de som CMI8738/CD3X de 4 canais. Quando do término da instalação o som estava funcionando, mas a cada boot é preciso reconfigurá-la via Yast para funcionar. O problema é que agora nem pelo Yast está sendo mais possível reconfigurá-la... está dando um erro informando que o módulo de som foi carregado com parâmetros errados de IO ou IRQ.

Alguém tem idéia de como resolver esse problema? Será algum bug do módulo de som do kernel?

Aguardo alguma ajuda!

Kronos
Kronos
----------------------
User Linux # 259.148

kronos

• Newbie
  • *
SOLUÇÃO: "Re: Placa de som CMI8738 no SUSE 9.3"
« Responder #2 Online: Novembro 19, 2005, 02:09:44 am »
Hoje consegui resolver o problema da referida placa de som no OpenSuse 10.0. Li no Bugzilla do projeto uma dica genérica para que estava atualizado do 9.3 para o 10.0... mas funcionou aqui também, apesar de ser uma instalação nova.

Como resolver:

1) Faça login como super usuário, user o comando "su -". Sem as aspas.

2) Vá até o diretório "/etc" e, lá, remova o diretório "modprobe.d" com o comando "rm -r modprobe.d";

3) Remova os arquivos: modprobe.conf e modprobe.conf.local

4) Abra o Yast>Hardware>Som, vai aparecer que sua placa não está configurada. Então você deve configurá-la escolhendo a forma "Normal" com opção de configuração.

5) Esperimente rebootar a máquina pra você ver que realmente está funcionando!  :-D

Espero que assim possa ajudar! A julgar pela quantidade de Bugs reportados sobre problemas no som, vejo que esse é um problema que aflige à muitos!!! :-(

[]s

Kronos :-)
Kronos
----------------------
User Linux # 259.148

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Novembro 19, 2005, 11:35:21 am »
Alguém me corrija rapidamente, mas,

Remover os arquivos modprobe.conf e modprobe.conf.local, além de liquidar o diretório /etc/modprobe.d, não é suicídio?

Ao que me consta, todo o tempo gasto configurando seu hardware para que funcione da melhor e mais perfeita maneira será removido em alguns milisegundos.

Pode ser que em matéria de atualização do 9.3 para 10.0 até seja uma saida, mas no caso de simples edição de um componente, a edição do arquivo, na parte referente a este dispositivo, poderia ser ocultada, caso o objetivo seja anula-la, com o sinal # a frente das instruções.

Eu particularmente ficaria de cara se todas as opções e configurações especificas de eu hardware fossem pro céu do software, lembrar todas as opções seria tedisoso demais. Em todo caso, se a via for essa mesmo, recomendo a alteração do item 1 para "faça um bkp destes arquivos e pastas" e após, item 2, delete o que achar necessário, pelo menos na pior das hipoteses é so restaurar os arquivos.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

kronos

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Novembro 30, 2005, 02:13:01 pm »
Concordo com você, mas essa solução foi reportada no bug#127738 conforme link abaixo:

https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=127738

kronos,

icoslau escreveu:
Alguém me corrija rapidamente, mas,

Remover os arquivos modprobe.conf e modprobe.conf.local, além de liquidar o diretório /etc/modprobe.d, não é suicídio?

Ao que me consta, todo o tempo gasto configurando seu hardware para que funcione da melhor e mais perfeita maneira será removido em alguns milisegundos.

Pode ser que em matéria de atualização do 9.3 para 10.0 até seja uma saida, mas no caso de simples edição de um componente, a edição do arquivo, na parte referente a este dispositivo, poderia ser ocultada, caso o objetivo seja anula-la, com o sinal # a frente das instruções.

Eu particularmente ficaria de cara se todas as opções e configurações especificas de eu hardware fossem pro céu do software, lembrar todas as opções seria tedisoso demais. Em todo caso, se a via for essa mesmo, recomendo a alteração do item 1 para "faça um bkp destes arquivos e pastas" e após, item 2, delete o que achar necessário, pelo menos na pior das hipoteses é so restaurar os arquivos.

Abs
Kronos
----------------------
User Linux # 259.148

iGUMA

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Fevereiro 02, 2006, 07:04:45 pm »
Estava com um problema parecido e aparentemente foi resolvido seguindo a solucao proposta pelo kronos. Uso o suse 10 e minha placa de som é a 8738.

Victor Martins

• Newbie
  • *
    • http://victor1988.multiply.com
« Responder #6 Online: Março 02, 2006, 07:37:45 pm »
kara eu tenhu este problema tb e vo tentar fazer o vcs estao falandu mais ja fiz tanta coisa diferente q eu acho que num vai dar nau ja ate to perdendu as esperanças
:-x [color=003300]MOUSE É P/ OS FRACOS[/color][/b][/i] 8-)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Março 02, 2006, 07:37:45 pm »