Alguém me corrija rapidamente, mas,
Remover os arquivos modprobe.conf e modprobe.conf.local, além de liquidar o diretório /etc/modprobe.d, não é suicídio?
Ao que me consta, todo o tempo gasto configurando seu hardware para que funcione da melhor e mais perfeita maneira será removido em alguns milisegundos.
Pode ser que em matéria de atualização do 9.3 para 10.0 até seja uma saida, mas no caso de simples edição de um componente, a edição do arquivo, na parte referente a este dispositivo, poderia ser ocultada, caso o objetivo seja anula-la, com o sinal # a frente das instruções.
Eu particularmente ficaria de cara se todas as opções e configurações especificas de eu hardware fossem pro céu do software, lembrar todas as opções seria tedisoso demais. Em todo caso, se a via for essa mesmo, recomendo a alteração do item 1 para "faça um bkp destes arquivos e pastas" e após, item 2, delete o que achar necessário, pelo menos na pior das hipoteses é so restaurar os arquivos.
Abs