Autor Tópico: Shell Script - Parte 03  (Lida 4918 vezes)

Onjahyr

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 584
  • Karma: +0/-0
Shell Script - Parte 03
« Online: Setembro 01, 2006, 02:21:13 pm »
Shell Script (Capítulo III)



1. COMANDOS - CD
O comando cd entra em um diretório. Você precisa ter a permissão de execução para entrar no diretório.
Usando cd sem parâmetros ou cd ~, você retornará ao seu diretório de usuário (diretório home).

Sintaxe:
cd [diretório]


onde:

diretório
diretório que deseja entrar.

Exemplos:
* cd /
retornará ao diretório raíz.

* cd -
retornará ao diretório anteriormente acessado.

* cd ..
sobe um diretório.

* cd ../[nome de um diretório]
sobe um diretório e entra imediatamente no próximo (por exemplo, quando você está em /usr/sbin, você digita cd ../bin, o comando cd retorna um diretório (/usr) e entra imediatamente no diretório bin (/usr/bin).



2. COMANDOS - MKDIR
O comando mkdir cria um diretório no sistema. Um diretório é usado para armazenar arquivos de um determinado tipo. O diretório pode ser entendido como uma pasta onde você guarda seus papeis (arquivos). Como uma pessoa organizada, você utilizará uma pasta para guardar cada tipo de documento, da mesma forma você pode criar um diretório vendas para guardar seus arquivos relacionados com vendas naquele local.


Sintaxe:
mkdir [opções] [caminho/diretório] [caminho1/diretório1]


onde:

caminho
Caminho onde o diretório será criado.

diretório
Nome do diretório que será criado.


opções:

--verbose
Mostra uma mensagem para cada diretório criado. As mensagens de erro serão mostradas mesmo que esta opção não seja usada.

Para criar um novo diretório, você deve ter permissão de gravação. Por exemplo, para criar um diretório em /tmp com o nome de teste que será usado para gravar arquivos de teste, você deve usar o comando "mkdir /tmp/teste".
Podem ser criados mais de um diretório com um único comando (mkdir /tmp/teste /tmp/teste1 /tmp/teste2).

Exemplo:
mkdir Teste



3. COMANDOS - RMDIR
Exatamente o contrário do mkdir, o comando rmdir remove um diretório do sistema. O diretório a ser removido deve estar vazio e você deve ter permissão de gravação para removê-lo.


Sintaxe:
rmdir [caminho/diretório] [caminho1/diretório1]

onde:

caminho
Caminho do diretório que será removido.

diretório
Nome do diretório que será removido.

É necessário que esteja um nível acima do(s) diretório(s) que será(ão) removido(s). Para remover diretórios que contenham arquivos, use o comando rm com a opção -r.

Exemplo:
rmdir Teste

Se o diretório tiver arquivos dentro dele e você quiser remover este diretório com todos os arquivos de dentro dele:
rm -r Teste

Cuidado:
Ao usar o comando rm -r pois "Tudo que tiver dentro do diretório (seja arquivos ou outros diretórios) serão excluídos também.




4. COMANDOS - CAT
O comando cat mostra o conteúdo de um arquivo binário ou texto.


Sintaxe:
cat [opções] [diretório/arquivo] [diretório1/arquivo1]

onde:

diretório/arquivo
Localização do arquivo que deseja visualizar o conteúdo.


opções

-n, --number
Mostra o número das linhas enquanto o conteúdo do arquivo é mostrado.

-s, --squeeze-blank
Não mostra mais que uma linha em branco entre um parágrafo e outro.

-
Lê a entrada padrão.


O comando cat trabalha com arquivos texto. Use o comando zcat para ver diretamente arquivos compactados com gzip.

Exemplo:
cat /usr/doc/copyright/GPL



5. COMANDOS - TAC
O comando tac mostra o conteúdo de um arquivo binário ou texto (como o cat) só que em ordem inversa.

Sintaxe:
tac [opções] [diretório/arquivo] [diretório1/arquivo1]

diretório/arquivo
Localização do arquivo que deseja visualizar o conteúdo


opções

-s [string]
Usa o [string] como separador de registros.

-
Lê a entrada padrão.

Exemplo:
tac /usr/doc/copyright/GPL




Exercício de treinamento:

a.) Faça o que é solicitado:

1. Entre no terminal;
2. Vá para o diretório raiz;
3. Estando no diretório raiz, com um único comando, entre no diretório sugerido no segundo capítulo desde mini-curso (lembre-se dos caracteres maiúsculos e dos espaçamentos);
4. Estando dentro do diretório SHELL SCRIPT, crie um diretório chamado Meu primeiro diretório;
5. Crie os diretórios: TESTE; teste; tesTE e tEsTe de uma única vez;
6. Localize um arquivo de texto (qualquer um) e use o comando adequado para ler ele de trás para frente.

Envie uma MP para mim, caso eu não venha a responder entre em contato com qualquer outro moderador informando cada passo das 6 questões acima (como foi que você fez), ou, se tiver alguma dúvida com relação ao que se está estudando. As perguntas mais elaboradas vão ser acrescentadas ao capítulo para que outras pessoas possam analisar e aprender.

Assuntos que ainda não foram estudados não serão respondidas, se caso você necessitar ajuda sobre algum assunto de script do qual ainda não falamos, você deve colocar sua pergunta no fórum como qualquer outra pergunta.





A sequência padrão será de um capítulo por semana ou segundo o meu tempo
« Última modificação: Setembro 01, 2006, 05:09:46 pm por Onjahyr »
Linux Registered User  # 341068
Record was created: 2004-01-02

Comunidade de Usuários do openSUSE

Shell Script - Parte 03
« Online: Setembro 01, 2006, 02:21:13 pm »