Autor Tópico: Executar formatos de vídeos no Suse 9.3  (Lida 3057 vezes)

Gaira

• Newbie
  • *
    • http://www.gairahouse.hp.com.br
Executar formatos de vídeos no Suse 9.3
« Online: Julho 19, 2005, 03:18:39 pm »
Galera, olá à todos!

Estou com o Suse 9.3 instalado, e quando tento abrir vídeos nos formatos xvid, divx, wmv, rm e alguns avi's, aparece uma mensagem de erro, informando que o arquivo não é suportado, estou utilizando o player kafeinne, sou novato no mundo linux, por isso não sei como proceder, se alguém souber como faço para "rolar" meus vídeos, por favor me ajude, obrigado! 8-)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Executar formatos de vídeos no Suse 9.3
« Online: Julho 19, 2005, 03:18:39 pm »

Otto

• Global Moderator
  • Sr. Member
    • Tutoriais Opensuse
Re: Executar formatos de vídeos no Suse 9.3
« Responder #1 Online: Julho 19, 2005, 10:17:50 pm »
Olá ...seja bem vindo.

O suporte a multimidia do 9.3 tem que ser atualizado online para ele poder suportar os vários formatos.

Abra o YAST e no item Atualizar programas, ele ira se conectar ao servidor e mostrar as atualizações disponiveis. na lista você vera alguns pacotes de multimídia onde estarão os codec que faltam ao sistema.(Multimedia Option Packs do 1 ao 4)

Aqui mesmo no fórum tem um post falando como acrescentar mp3 ao formatos suportados pelo Suse 9.3....é exatamente os mesmo passos.

Existe também alternativamente um pacote w32codecs com os codecs do windows.
http://packman.iu-bremen.de/suse/9.3/i586/w32codec-all-20050412-0.pm.0.i586.rpm

kpinix

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Julho 25, 2005, 04:13:49 pm »
ola instalei o pacote do win32 que nosso amigo acima indicou mas como faço para o xine ou outros players usar esses codecs??????

fchevitarese

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Agosto 25, 2005, 09:07:41 am »
no meu, abre somente o som... não aparece imagem!
Se eu instalar esse rpm que vc linkou ai ... será que funciona?
Fred Chevitarese - GNU/Linux

black_angell

• Sr. Member
« Responder #4 Online: Setembro 21, 2005, 03:35:50 am »
Como  todo o iniciante, nada como alguns estudos, pesquisa na grande rede e paciencia para poder aprender mais hehe.

Com muitas pesquisas na grande rede consegui fazer o meu sistema rodar todo tipo audio e video. Vou tentar passar algo que ajude vcs.

Não vou falar do audio pq já existe um tópico aqui no fórum que fala passo a passo como rodar audio no suse 9.3.

Em relação ao video achei em alguns forum estrangeiros que com a ajuda do google eu trazudi o seguinte:
Para ver dvds instalem o plugin libdvdcss2, e para ver divx, xvid e companhia, instalem o plugin libxine1, instalar tb o w32codec.

Vocês podem encontar alguns pacotes nesses links:
ftp://ftp4.gwdg.de/pub/linux/suse/apt/SuSE/9.3-i386/RPMS.packman/

http://packman.links2linux.org/?action=index

Nos links acima vcs irão encontrar uma riviria de pacotes com algumas decrições a frente (Pacman), que falam sobre mpeg, xdiv,avi, dvd, vcd etc.
Eu instalei alguns tb.

Enfim alguns pacotes que eu lembro que eu instalei foram:

ffmpeg, xvid, xine-mad, lame, divx4linux, libtheora, libmpeg2, libdvdcss2, w32codec, libxine1, xine-lib xine-ui, speex.

Nem sei se precisava de todos, só sei que resolvi todos os problemas em relação a video com isso. Tem alguns arquivos que vai ter problemas de dependencia, onde as mesmas se encontram nos sites.

Ah sim eu instalei o Mplayer e o xine tb.

Lembrei de mais uma coisa :), nos forum recomendam a instalar o apt-get que fica bem mais fácil para instalar os programas. Eu instalei tb, mas teve alguns pacotes que não eram encontrado e instalei pelo yast.

Tem um link na parte de noticias do forum que mostra como instalar, desde a instalação do suse até um servidor e nele consta como instalar o apt-get.

Esse é o link:
http://www.howtoforge.com/perfect_setup_suse_9.3

Bem é isso, espero ter ajudado :)

black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 9.3 - Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux