Autor Tópico: Novell opta por GNOME  (Lida 2846 vezes)

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Novell opta por GNOME
« Online: Novembro 06, 2005, 12:35:13 pm »
Novamente, em excelente cobertura do site Br-linux em relação ao SuSE, saiu nota que a Novell passará a adotar o GNOME como interface padrão de seus sistemas.

O eWeek informa que uma mudança há muito antecipada está para se tornar realidade: a Novell vai adotar a interface GNOME como default nas linhas SUSE Linux Enterprise Server e Novell Linux Desktop. As bibliotecas do KDE continuarão presentes em ambos os produtos, e o anúncio informa que a interface gráfica KDE continuará presente no OpenSUSE - e, portanto, no SUSE Linux (antigo SUSE Linux Professional). O mesmo texto informa ainda que as recentes demissões da Novell se concentraram em outras áreas da empresa, não causando grande impacto direto às atividades relacionadas ao Linux.

A mudança de ambiente gráfico não é surpresa, considerando que antes de adquirir a SUSE, a empresa adquiriu a Ximian - e hoje emprega Nat Friedman e Miguel de Icaza, o próprio desenvolvedor que deu início ao projeto GNOME em 1997.

Para conferir, segue link Novell opta pelo GNOME nos produtos da linha SUSE

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Novell opta por GNOME
« Online: Novembro 06, 2005, 12:35:13 pm »

rockz

• Membro Jr.
  • **
Re: Novell opta por GNOME
« Responder #1 Online: Novembro 06, 2005, 01:51:44 pm »
Mas o kde continua na versao opensuse que eh a mais usada pelo pessoal (no meu ver) ... quero ver se eles vao dar um trato especial no gnome.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Novembro 06, 2005, 02:09:57 pm »
Fala rockz,

continua em todas as versões, será apenas eleita como padrão, mas vc poderá optar pelo KDE.....

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

black_angell

• Sr. Member
« Responder #3 Online: Novembro 08, 2005, 10:49:50 pm »
Bem verdade que o gnome está ganhando muito espaço, e um espaço bem consideravel em relação antigamente.
Isso nos podemos ver com a versão do Ubunto que também é bastante usada e tem a interface padrão tb o gnome, realmente é uma boa ver que existe escolhas para o usuário e escolhas boas.

Muito gostam do Gnome pelo fato de não parece muito nem em idealização com o sistema da micro$soft outros gostam o kde por já está acostumado com o outro sistema e fica mais intuitivo, pra mim não importa, o que importa é que seja powered by Linux :)

Abraços
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux

rockz

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Novembro 09, 2005, 11:28:26 am »
Ainda bem que o gnome vai ser padrao, pois eu fui usar ele no suse 9.3 e as coisas nao funcionam tao bem quanto no kde

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Novembro 13, 2005, 06:41:38 pm »
Ops, volta a fita ai pessoal!
br-linux comentando o assunto novamente.

Novell muda de idéia e voltará a suportar KDE em seus produtos Enterprise

O anúncio oficial saiu ontem e o eWeek analisou: a Novell deu meia-volta na questão do suporte ao KDE após a repercussão do anúncio anterior de que alguns dos produtos da linha SUSE não apenas adotariam o GNOME como seu desktop, como ainda deixariam de oferecer suporte completo ao KDE, seu antigo ambiente default.

A medida desagradou a parcela considerável de usuários tradicionais e colaboradores da SUSE. No novo anúncio de sexta-feira, a Novell reviu sua posição e informou que as versões futuras de sua linha Enterprise incluirão ambas as opções de ambiente - com o GNOME como default. A empresa não quis comentar se isto significa que o fundador da SUSE, Hubert Mantel, agora poderá voltar a trabalhar na Novell. Os links foram enviados por Márcio H. Ferreira.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

black_angell

• Sr. Member
« Responder #6 Online: Novembro 13, 2005, 08:21:42 pm »
Uai, eu pensei que somente o Gnome iria ser padrão e iria continuar o Kde mas vejo que me enganei ou li errado, mas certamente não iria ser bom se não tivesse o Kde, colocar como padrão isso é normal agora tirar logo de vez ai é saca.....

Mas, sei não viu se eles já fizeram isso logo de cara com certeza mais adiante eles irão tentar fazer isso novamente, pois certamente o Gnome sendo padrão vai com certeza forçar um pouco ao usuário usar o Gnome nem que seja pelo menos um login, mas vai nada contra pois tb uso o Gnome mas acho estranho a Novell fazer isso, além do mais tira mais uma alternativa coisa que fica meio contraditorio a finalidade do linux que é um alternativa de sistema, que se tornou padrão pra muita gente.

Abraços
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Novembro 13, 2005, 08:21:42 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Novembro 13, 2005, 08:40:02 pm »
Na verdade black, nem eu entendi,

lendo o artigo citado a primeira vez, le-se em certa parte isto:

"Novell is making one large strategic change. The GNOME interface is going to become the default interface on both the SLES (SuSE Linux Enterprise Server) and Novell Linux Desktop line.

KDE libraries will be supplied on both, but the bulk of Novell's interface moving forward will be on GNOME.

"The entire KDE graphical interface and product family will continue to be supported and delivered on OpenSuSE," said Mancusi-Ungaro."

Ora, como fora citado no br-linux, se o OpenSuSe será a base de criação do SuSE Linux, e o KDE continuaria a ser suportado no OpenSuSe, apenas passando o GNOME a gerenciador padrão e todos os esforços da empresa, Novell, drecionados ao GNOME, nenhum espanto até aqui, onde foi que todos os indignados leram que nao haveria mais KDE no SuSE.

Ta certo, o reboliço todo gerou efeitos, mas eu acho que a maior parte  (ou eu mesmo) nao leram direito o anuncio.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Reinaldo Assis de Avila

• Newbie
  • *
« Responder #8 Online: Novembro 17, 2005, 12:40:35 pm »
a

JoaoPaulo

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Dezembro 04, 2005, 01:36:18 pm »
é uma pena, usei 2 anos de gnome e tô usando kde agora no suse, é mais rápido, muito personalisável e tem o karamba que é ótimo, no gnome tem o gdesklets que é uma bomba! =( hoje prefiro o kde! e meu kde não tem nada a ver com windows e nem cara de mac, é personalisado particularmente.

abração

Silvio do Amaral

• Membro
« Responder #10 Online: Fevereiro 21, 2006, 06:06:35 pm »
Gente so relembrando essa discussao, li numa materia da linux magazine , que gerou e esta gerando muitos reboliços com essa historia do gnome tomar a vez do kde.

E me digam uma coisa, a Novell deixara de refinar o KDE ? por motivos de GNOME ser default na proxima geração do SuSE?

Kra to grilado e trocendo que nao... Fui usuario do GNOME no DEbian, la o GNOME era refinado para o DEBIAN e funcional mas acho ele caretão, as janelas dele da impressao de antiguidade... heheheh e nao adianta mexer e mexer que  fica meia boca, comparando com o KDE o visual e sensacional, e a SuSE refinou pacas o KDE.

Espero  que no futuro quando nos usuarios SuSE Linux, formos escolher GNOME ou KDE ambos estejam refinados e funcionais totalmente funcionais para operarmos.

Abraços
Dr4Ck3R

:hammer:  :hammer: