Autor Tópico: Tamanho da tela no SuSE 10.0!?  (Lida 2964 vezes)

• Visitante
Tamanho da tela no SuSE 10.0!?
« Online: Novembro 07, 2005, 12:52:44 am »
Bom galera, estou tendo um pequeno problema no tamanho da tela no SuSE 10.0, eu até tentei tirar um Screen pra anexar à minha dúvida, mas não iria adiantar, pois no Screen está como se não tivesse problemas!

O SuSE reconheceu meu monitor perfeitamente (LG F700P 17"), e acredito que ele não tenha reconhecido minha placa de vídeo (ATI Radeon 9200), pois ele nomeou ela como sendo ATI RV280 5964 (ou esse é somente o nome do driver que o SuSE instalou), mas quando eu efetuei a instalação, que eu lembre, ele tinha reconhecido como ATI Radeon 9200.

Mas agora vamos ao problema:

O tamanho da tela só fica ajustado ao meu monitor quando defino no SaX2, uma resolução de 1600x1200, pois qualquer outra resolução que eu coloque, o tamanho da tela fica menor do que meu monitor, e se eu aumento este tamanho no monitor ao invés de aumentar no SuSE, qualquer aplicação que fique em FullScreen usa o tamanho "original", ou seja, menor que o monitor!

Eu gostaria de trabalhar em 1024x768x85Hz, mas com a tela preechendo o meu monitor. Já tentei configurar de tudo quanto é jeito aqui e não consigo resolver! Se alguém souber de algo que possa me ajudar eu agradeço!

Abraços.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Tamanho da tela no SuSE 10.0!?
« Online: Novembro 07, 2005, 12:52:44 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Tamanho da tela no SuSE 10.0!?
« Responder #1 Online: Novembro 07, 2005, 10:19:21 am »
fala xXROCKXx,

ao que parece é algo em relação ao tamanho de sua tela ou as resoluções mau definidas no xorg.conf.

a principio, verifique através do SaX2 se seu monitor esta devidamente configurado, se as opções de resolução estão ok, bem como se as dimensões em mm estao corretas (pode ser que ele aceite o disco do fabricante do monitor como referencia - disco de utilitarios nas opções do monitor do SaX2), mas veja no manual quais as medidas corretas, bem como no SaX2 o tamanho diagonal da tela, proporção e as frequencias.

Se mesmo assim não funcionar é possivel que seja um problema do driver da placa de video (em conjunto com o monitor).

Para saber qual a sua placa, execute como root, sem aspas "lspci | grep VGA" e anote. Agora execute "cat /proc/driver/*ati*/" o asterisco significa que pode ser alguma variação de ati, ou qualquer coisa parecida. Caso nao haja, provavelmente seu driver não está instalado. e ai recomendaria vc verificar se o kernel-source, make e gcc estao instalados, caso nao, instale-os e reinstale o driver, de preferencia desisntaando-o primeiro.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

• Visitante
« Responder #2 Online: Novembro 07, 2005, 07:33:21 pm »
E aew icoslau, olha eu aqui enchendo de novo!! Rsrsrs

Eu executei o comando "lspci | grep VGA" e deu a seguinte mensagem:

01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 SE] (rev 01) (Essa é minha placa !)

Depois eu executei o comando "cat /proc/driver/*ati*/" e apareceu isso:

cat: /proc/driver/*ati*/: Arquivo ou diretório não encontrado

Instalar, só faltou o kernel-source, pois os outros já estavam instalados.

Agora como eu faço pra instalar o driver? Eu vi no site da ATI que tem um arquivo chamado ATI Driver Instaler (51MB), seria esse?
O arquivo é ati-driver-instaler-8.18.8-i386.run (Tipo: BIN file)

Site: https://support.ati.com/ics/support/default.asp?deptID=900&task=knowledge&folderID=5172

Abraços.

obs: Será que eu escrevo muito?

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Novembro 07, 2005, 10:05:43 pm »
Na minha opinião nao, quanto mais melhor, se bem que a qualidade de escrita é fundamental, continue assim!

Bem resolvemos um dos pontos. A sua placa é uma RV280.

Quanto ao cat /proc/driver/ati, na verdade o asterisco significa qualquer coisa. Digo isso pois em placas nvidia temos assim /proc/driver/nvidia/agp dentre outros, esperava que a ati também tivesse, mas faça assim:
cat /proc/driver/a e de um tab, se tiver algo começando com "a" ele completa (bash completion) e sem aqueles ":" depois do cat ein!

Quanto ao driver, creio que seja este mesmo, porém, estou supondo que vc tenha uma arquitetura 32bits, se for 64 há alguns requisitos a mais.

Para 32bits, é necessário, fundamental, implicito...rsrsrs...ter o kernel source instalado, como cita o arquivo Readme no site. Verifique se o glibc esta instalado em sua ultima versao, bem como POSIX Shared Memory (este pode ser identificado caso exista o device /dev/shm).

Feitas estas observações, logo abaixo daquele arquivo que vc disse ter 51 mega há um link para download apenas do instalador para XOrg, com 11 mega e que creio ser o que vc precisa, mas se tiver banda larga pode mandar ver no de 51 tbem.

Após baixar o driver, abra um terminal, pode ser o konsole, logue-se como root e va até a pasta onde se encontra o driver (pelo terminal claro). estando no diretório execute  ./ati-driver-installer-8.14.13.run e um instalador grafico irá iniciar.

Após instalar, no mesmo terminal, execute  /usr/X11R6/bin/fglrxconfig e confgure o seu driver.

Após isto, a ATI recomenda reiniciar o cpu e pronto, ja deve estar funcionando.

Espero que lhe ajude,

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Visitante
« Responder #4 Online: Novembro 08, 2005, 10:26:16 pm »
Aiaiaiai!!! Ôôôô maré de azar viu!!

Bom, eu instalei tudo que eu teria que ter instalado. Mas antes de instalar o Driver da ATI eu ainda tentei refazer algumas configurações, como por exemplo, reconfigurar meu Monitor, pois no Sax2, ele identifica o Modelo exatamente o qual ele é! Porém a marca é que me deixou com um pouco de dúvida: GSM (não sei que marca é essa, mas presumo que seja "Generic S? Monitor" , ou não?), pois nas marcas LG e LG Eletronics não consta meu modelo de monitor! (LG F700P). Foi quando tentei instalar pelo "disco", mas, quando coloco o CD do driver da LG na bandeja, o leitor age de forma estranha, fazendo um tremendo barulho, girando, pelo que parece, à uma velocidade muito alta e apresentando uma mensagem de erro dizendo que o arquivo deve estar corrompido! (O CD está normal, pois no Windows "funfa").

Como eu não consegui nada, rsrsrs, parti para a instalação do Driver da ATI, (icoslau, você tinha dito que era pra eu desinstalar um Driver e Instalar o da ATI, mas eu presumi que não teria driver de vídeo nenhum aqui, além do que, naquela pasta:/proc/driver , não têm nada, nem depois que eu instalei o driver da ATI, ficou algo dentro dessa pasta!). E também se precisasse desinstalar algum driver, eu não saberia como (aí fica difícil né?).

Logo depois da instalação, ele pede pra configurar o fglrx, eu configurei normalmente colocando os valores exatos (principalmente do meu monitor:
 Características
Resolução Máxima (Hz) : 1920x1440 (65Hz)
Resolução Recomendada (HZ) : 1280x1024 (85Hz)
Frequência Horizontal (kHz) : 30 - 98KHz
Frequência Vertical (Hz) : 50 - 160Hz
Largura de Banda (MHz) : 203 MHz )

Aqui já apresentou erro dizendo que o valor da frequência vertical estava fora do que meu monitor aguentaria!

Terminada a configuração, eu reiniciei o sistema e, até então não tinha mudado nada, estava do mesmo jeito. Fiz algumas configurações (em uma das configurações, ele achou que meu monitor era de umas 50", pois a área de trabalho ficou enorme, tendo que "rolar" a tela com o mouse. Mas quando entro no Sax2 (assim que entrei lá percebi que o não tinha modelo nenhum configurado lá, sumiu, mas creio ser pelo fato de eu ter configurado pelo Xorg),  e tento configurar por lá ao invés do comando fglrxconfig. Apresenta erro dizendo pra eu ver o arquivo do Xorg (estou deixando de escrever alguns endereços completos pois estou no Windows. Obs: Não aguento mais ficar aqui no WIN!).

Acho que vou refazer a instalação do SuSE por completo e começar do zero. Se tiverem "o caminho das pedras" me indiquem!

Abraços.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Novembro 09, 2005, 02:15:50 am »
As vezes acontece,

mas pode acabar servindo pra alguma coisa. Encontrei este link com um forum sobre o LG F700P, vale a pena conferir.
Confesso que até eu li, interessantes contribuições à bagagem pro caminho dos pedras.

Quanto a desinstalar um driver, nada de muito dificil, na pior das hipoteses vc descarregaria o módulo e removeria/editaria alguns arquivos. Só questão de prática.

O cd-rom, em alguns casos pode significar que vc tem alguma rotina que trata o carregamento do disco de alguma maneira. Já tive casos estranhos com confs. do wine. Ele monta normalmente pelo konqueror?

Veja, quando eu disse que presumia, pelo fato do driver da nvidia poder ser identificado através da leitura do registro no sistema, pelo caminho /proc/driver/, haver a existencia do driver ati, é uma conclusão até certo ponto plausivel se considerarmos que certas coisas deveriam seguir um padrão. Mas vá lá, deve haver alguma outra forma atraves deste mesmo atalho, o README pode lhe ajudar mais.

Corrija-me em um ponto. Se nao tinha driver como vc acessava seu ambiente gráfico? No minimo um driver vesa vc tem que usar para comunicar o servidor X ao hardware. Por experiencia propria, geralmente deleto o arquivo /usr/X11R6/lib/modules/drivers/nv_drv.o (que é o driver disponivel pela instalação padrão do sistema, sem suporte 3d) depois de haver instalado e testado o driver proprietário. Observei que em algumas configurações os drivers podem ser conflitantes (não me pergunte por que afinal vc usa ati), mas sendo que como o YaST reconhenceu poderia haver um driver genérico especifico para placas ati.

Ah, estranho.....rsrs..., achei em um site australiano um F700P, porém a descrição é de:
Maximum Resolution: 1600x1200(75Hz)
Horizontal Frequency: 30-96KHZ
Vertical Frequency: 50-160HZ
Visual Area 325 x 244mm
um pouco diferente da sua.
Experimenta ai, vai que da certo.

Mas olha que sinistro, indo ao site http://www.lge.com/support/manual.jsp e indicando como continente o Latino Americano e Brasil como pais, na tela seguinte pesquisando apenas pelo nome F700P, uma lista de manuais em diversos idiomas e no em portugues a indicação é de
Max 1600x1200(75Hz) e Recomendada 1280x1024(85Hz)
Freq. horizontal 30 - 98kHz
Freq. vertical 50 - 160Hz

Aproveito para passar as modos de video:

Modos          (Resolução)     Freq. horizontal (kHz)    Freq. vertical (Hz)
de exibição
1                    640 x 480              43,269                       85
2                    800 x 600              53,674                      85
3                   1024 x 768             68,677                      85
4                   1280 x 1024           91,146                       85

Mas se a gente for novamente e selecionarmos continente norte ameicano e usa como pais, surge uma nova janela indicando existirem dois modelos o F700P e e o F700P(FB790G-UL), mas que também é 1600x1200(75Hz), a mesma coisa. LG mesmo?

Cara e não é que as máquinas falam com a gente....vc precisa daquele log do Xorg para resolver isso. (cat /var/log/Xorg.0.log)
Alí há informações valiosas que vc pode anotar na mao mesmo, executando:
cat /var/log/Xorg.0.log | grep "(EE)"
que ira reduzir somente as linhas que contenham erro no servidor X (quer ver a lei de murphy se manifestar e dar mais de 100 linhas...rsrsrs)

Cara, to com sono....

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Visitante
« Responder #6 Online: Novembro 12, 2005, 06:36:58 pm »
icoslau, me desculpe pela demora na resposta!

Demorei pra responder pois estava organizando as coisas por aqui, e estava meio sem tempo, mas uma coisa posso garantir: Não desisto do SuSE "nem a pau", mas acho que ele não percebeu. Rsrsrs.

Bom, reinstalei o SuSE e não fiz nada nele ainda, até ter certeza absoluta do que eu devo fazer. Assim que terminei a instalação eu verifiquei o arquivo drives em /usr/X11R6/lib/modules/drivers, e pude perceber que tem vários arquivos de drives de vídeo lá, por exemplo, o nv_drv.o, que você citou e mais alguns outros da ATI, VESA, NVIDIA, etc... Preciso deletar somente o que você citou?

Com relação aos arquivos que tenho que instalar são somente esses que devo instalar: kernel-source , make, gcc, glibc e POSIX Shared Memory?

Quando eu termino de instalar o SuSE Watch verifica os arquivos que necessitam de atualizações, o DRIVER da NVIDIA não está marcado como recomendado nem como necessário, mas está lá! Se eu deletasse o arquivo nv_drv.o e fizesse o download do Driver da NVIDIA (Só pra sumir da lista), ele seria novamente configurado?

Considerações: As considerações eu irei fazer num tópico que o krugner colocou! A maravilha SuSE 10.0!

Abraços.

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Novembro 12, 2005, 06:36:58 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Novembro 12, 2005, 09:28:01 pm »
Fala xXROCKXx,

Disse que deletei o driver genérico, que vem com a distro, mas so após instalar o driver da fabricante, e por perceber que certos aplicativos tendem a procurar o driver genérico como o driver default, dai deletei-o e fiz um link para o driver da fabricante, mas nao que isso seja necessario ou fundamental.

O driver a que vc se refere no SuSE Watch na verdade é aquele genérico, que tenta fazer o download da ultima versao sem respeitar se sua placa é suportada ou nao (Caso das TNT2 e o driver 7174 e superiores). Assim, como já relatei aqui nos foruns, acho melhor a instalação na mão, e nao pelo instalador do YaST (que na verdade não faz nada de decente).

O porém é que vc possui uma ATI, e nao vejo porque baixaria ele so para sumir da lista, sei la, pode dar zica....rsrsrs

Segundo as informações da ATI, são esses pacotes sim, na plataforma 32 bits, se for 64 há alguns requisitos a mais.

Não esqueça de antes de instalar o driver da fabricante ATI, fazer um bkp de seu /etc/X11/Xorg.conf, bem como do driver da ATI constante da pasta /usr/X11R6/lib/modules/drivers, pois caso haja algum erro é muito mais facil voltar a estaca zero (mas em modo grafico) com estes asrquivos salvos.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Visitante
« Responder #8 Online: Novembro 13, 2005, 08:23:12 am »
Bom, fiz tudo que era pra ser feito mas continua o erro depois da instalação do Driver proprietário da ATI, pois ele modifica o arquivo xorg.conf!

Agora eu consigo configurar na resolução que eu quero, porém não altero mais nada pelo SaX2 ! Dá o seguinte erro:

Falha na gravação da configuração.
O seguinte relatório foi criado:

SaX Library: Sucesso
X Configuration: Parse error on line 61 of section
Input Device in file /var/lib/sax/xorg.conf This section
must have an Identifier line.

Vamos ver se eu aprendi algo: Na instalação do driver da ATI ele refaz o arquivo xorg.conf com suas configurações, e, "acrescenta umas linhas a mais, então o SaX2 acusa erro pois têm algo "estranho" nesse arquivo e ele não consegue interpretar, portanto não o sobrescreve?!

Mas com o driver proprietário da ATI, percebi algumas melhoras, pois uns jogos 3D que rodavam à miseros 30FPS, agora rodam à 130FPS +ou-.

Abraços.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Novembro 13, 2005, 02:04:20 pm »
Quase isso xXROCKXx,

mas ta indo bem, continue assim.

Na verdade, o erro informado (bem dito que o driver refaz o arquivo xorg.conf - se bem que existem tantas copias dele no sistema que já nao sei mais o que le o que) é referente ao meu ver a uma copia que o Sax utiliza (veja, nao é /etc/X11/xorg.conf, arquivo que o servidor X consulta, mas /var/lib/sax/xorg.conf - creio que se refira a uma copia em que ele se baseia para criar as alterações e joga-las no /etc/X11) mas que pode vir a dar pane mesmo.

O problema em si informado, e ai a linha nao nos ajuda muito, na minha configuração a linha 61 se refere as fontes do sistema, é alguma seção do arquivo que nao possui identificador. Se vc observar um arquivo de configuração do servidor X, seja Xorg ou XFree86, algumas seções como por exemplo a do teclado são mais ou menos assim:
Section "InputDevice"
  Driver       "kbd"
 Identifier   "Keyboard[0]"
  Option       "Protocol" "Standard"
  Option       "XkbLayout" "br"
  Option       "XkbModel" "abnt2"
  Option       "XkbRules" "xfree86"
EndSection

Observe que a seção possui um identificador, que muito geralmente será referenciado em outros pontos do arquivo, como por exemplo, a seção screen, que se referencia ao identificador (muito provavelmente para manter a compatibilidade com outros, no exemplo, teclados, visto que este arquivo de configuração pode conter inumeros devices semelhantes, desde que identificados unicamente e que são chamados ao "serviço" pelo seu identificador.

Tente coletar qual seria a linha 61 deste arquivo (e nao do /etc/X11/Xorg.conf) e analisar qual a seçaõ a que ele se refere (vou chutar, mas acho que é mouse ou teclado)

Qualquer coisa manda a parte a que ele se refere (se localizar a linha 61 e nao achar que seja lá, lembre-se de excluir as linhas com # que são comentários e que podem influenciar na contagem de linhas, o Sax nao considera essas linhas, o seu editor muito provavelmente sim) que podemos identificar onde o problema se encontra.

Pelo menos os frames subira, já é um começo.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Visitante
« Responder #10 Online: Novembro 14, 2005, 09:56:00 am »
icoslau, consegui configurar o meu teclado já!!

Antes estava assim:
Option "XkbRules"   "xfree86"
Option "XkbModel"   "pc101"
Option "XkbLayout"   "pt"

Aí eu deixei assim:
 Option "XkbRules"   "xfree86"
 Option "XkbModel"   "abnt2"
 Option "XkbLayout"   "br"

Porém, não têm como alterar nada pelo SaX2!! Eu dei uma verificada no arquivo que o SuSE configura na instalação e no que o da ATI configura e não têm nada à ver um com o outro.

Mas... vamos indo!

Rsspa

• Membro Jr.
  • **
« Responder #11 Online: Novembro 16, 2005, 05:29:07 pm »
Eu aumentar a resolução...! Entre as várias resoluçoes que testei  em YaST >>> Hardwares >>> Placas Graficas e Monitores, mas melhor resolução que fico certo, sem esticar a tela verticalmente foi a configuração inicial, foi a 1024 x 768, minha placa de Vídeo é uma GeForce2 MX/MX 400 [64 Mb]... Alguem poderia me falar uma resolução que a tela ficase sem esticar deixando os "icones" menores...?
Obrigado.