Autor Tópico: Horário no Linux/Windows  (Lida 8212 vezes)

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
Horário no Linux/Windows
« Online: Outubro 29, 2006, 09:06:19 am »

Pessoal, queria que vocês que têem mais de um sistema operacional no PC, fizessem uma observação no sistema:

- Entrem no Windows (qualquer um), verifiquem se o relógio está com a hora certa, se não tiver, consertem e coloquem a hora correta. Depois, reboot o seu PC e entrem no Suse e verifiquem o relógio...

Se quiserem retronar ao Windows vai ver que sempre fica alterado em uma hora, tanto no Windows como no Linux. Deixem os comentários por gentileza....

Acabo de verificar este problema aqui e já fiz de tudo e não consegui consertar.
Aqui no Suse está como UPC o horário padrão.

Blz.
Blz.
Linux Registered User  # 341068
Record was created: 2004-01-02

Comunidade de Usuários do openSUSE

Horário no Linux/Windows
« Online: Outubro 29, 2006, 09:06:19 am »

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
Re: Horário no Linux/Windows
« Responder #1 Online: Outubro 29, 2006, 10:23:25 am »
Pois é, estava indo tudo bem com meu horário até que, por causa de um curso, fui obrigado a instalar o Windows! No meu caso as coisas estão bem loucas e ilógicas! Se eu desligar o micro e assim o mantiver durante várias horas, ao ligá-lo novamente e inicializar o Windows o horário até que vem normal (o caso de adiantar uma hora era ocasionado pela sincronização de horário feita pelo win através de um servidor que ajusta para o horário de verão que aqui, por causa das urnas eletrônicas, vai iniciar atrasado; opção essa que desmarquei)! Mas fizer esse mesmo processo e inicializar o Suse, meu horário estará atrasado em vários minutos (de 40 à 80 minutos), como se minha bateria de BIOS estivesse descarregando! Mas só ocorre com o Suse!
Meu horário de hardware está ajustado para horário local mesmo.
Outra coisa é que configurei o fuso horário do KDE para America-Fortaleza, e nesse caso sempre fica uma hora adiantado - antes tinha uma opção no Centro de Controle do KDE para desmarcar a opção de horário de verão; não encontro mais essa opção!
Ainda estou pra descobrir o motivo!
Linux Counter#399028       GNUPG 0xF76194C0
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!
   Conheçam a Verdade e caminhem para a liberdade!
                   Jesus Cristo é a Verdade!

Buscator

• Membro
  • Linux User 429998
« Responder #2 Online: Outubro 29, 2006, 09:17:52 pm »
Tô no mesmo sufoco...no dia previsto para horário de verão, ele automaticamente mudou para +1 hora. Ingenuamente, achei que bastava retornar à hora normal antes de começar o horário de verão usando o comando #date 102520302006 que, no caso, mudaria hora e data de 2006-10-25 21h30 para  2006-10-25 20h30. Mas agora, quando reinicio o sistema, a hora do sistema fica -2 horas em relação à hora do hardware, ou seja, a hora da UTC!! O pior de tudo é que, ao tentar fazer a modificação no Yast2,  ele não aceita modificação, nem em UTC nem em hora Local.
Abraços,
Buscator
« Última modificação: Outubro 29, 2006, 09:47:53 pm por Buscator »
Acer 7720-6763 e Positivo V52
"O começo é a parte mais importante do trabalho."
Platão

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #3 Online: Outubro 30, 2006, 02:27:47 am »
Só corrigindo um erro cometido em meu primeiro post: meu horário de hardware é meu horário local, ou seja, UTC -3 (Brasil Leste). Entretanto, ele está ajustando automáticamente para UTC -2, que é exatamente o que ocorre no horário de verão. Logo, deve haver alguma instrunção no próprio SO para nesse período ser assim! Nas configurações do relógio, no próprio painel, escolhi o fuso horário América/Fortaleza, e só assim meu horário fica em UTC -3, que é o horário normal sem o adiantamento do horário de verão.
Mas ainda estou pra saber quem é que determina o período de horário de verão no SO. Sei que se tentar a sincronização com um servidor ntp qualquer nesse período, o relógio fica em UTC -2.

Código: [Selecionar]
ntpdate -u pool.ntp.org
Estou usando esse servido (pool.ntp.org)! Alguém sabe se está correto? Mas mesmo sem usá-lo o próprio SO ajusta para horário de verão aqui.
Também ainda tenho aquele problema esquisito de meu relógio estar atrasando depois de muito tempo desligado. Estou ainda verificando a possibilidade de realmente ser problema de hardware (bateria de BIOS).

Ateh!
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!

alm

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Outubro 31, 2006, 08:55:47 pm »
Tentem desmarcar a opção "Ajustar Automaticamente para horário de Verão" pelo Windows.
Neste caso, quando entrar o horário de verão a configuração vai ter que ser manual (se fizer no Linux, estará atualizado no Win e vice-versa)

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #5 Online: Novembro 01, 2006, 05:42:05 am »
Pois é... tenho feito assim. Resolvi retornar meu horário de hardware para UTC novamente; tinha efetuado a mudança anteriormente por causa do XP - desmerecendo meu amado Linux!
Lendo pelos fóruns da vida, vi que o pessoal estão reclamando disso em quase todas as distros! Falam em algum bug!
Usando o comando date a resposta vem com um BRST, quando o correto deveria ser apenas BRT; o S em questão trata-se de horário de verão! É como desconfiava, existe algum aplicativo no Suse que está fazendo essa conversão nesse período. Mas fiz o seguinte, coloco pra ser exibido o fuso horário de America/Fortaleza, que é atualmente os exatos UTC -3 (sem horário de verão)!
Mas ainda estou com aquele problema do relógio atrasar somente pelo Suse! Já tenho plena certeza que não é problema de hardware, e sim do Suse!
Ateh!
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Novembro 01, 2006, 09:13:06 am »
Não tem nada a ver com o windows ou horário de verão no windows. é algum BUG ou configuração no Linux e não é só no suse não. Notei que no Fedora também tá do mesmo jeito.

Vou estudar mais a respeito e se eu descobrir algo eu coloco aqui.]

Blz.

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Novembro 01, 2006, 09:13:06 am »

halleypo

• Membro Jr.
  • **
« Responder #7 Online: Novembro 01, 2006, 05:13:15 pm »
Para listar  os valores válidos de zona horária do Brasil no SuSE faça:

cd /usr/share/zoneinfo ; find | grep Brazil
./Brazil
./Brazil/Acre
./Brazil/East
./Brazil/West
./Brazil/DeNoronha
./posix/Brazil
./posix/Brazil/Acre
./posix/Brazil/East
./posix/Brazil/West
./posix/Brazil/DeNoronha
./right/Brazil
./right/Brazil/Acre
./right/Brazil/East
./right/Brazil/West
./right/Brazil/DeNoronha

Depois, para ver o período de horário de verão para Brazil/East faça:

# zdump -v Brazil/East
Brazil/East  -9223372036854775808 = NULL
Brazil/East  -9223372036854689408 = NULL
Brazil/East  Thu Jan  1 03:06:27 1914 UTC = Wed Dec 31 23:59:59 1913 BRT isdst=0 gmtoff=-11188
Brazil/East  Thu Jan  1 03:06:28 1914 UTC = Thu Jan  1 00:06:28 1914 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
...
Brazil/East  Sun Oct 15 02:59:59 2006 UTC = Sat Oct 14 23:59:59 2006 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
Brazil/East  Sun Oct 15 03:00:00 2006 UTC = Sun Oct 15 01:00:00 2006 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
Brazil/East  Sun Feb 18 01:59:59 2007 UTC = Sat Feb 17 23:59:59 2007 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
Brazil/East  Sun Feb 18 02:00:00 2007 UTC = Sat Feb 17 23:00:00 2007 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
...
Brazil/East  9223372036854689407 = NULL
Brazil/East  9223372036854775807 = NULL

Por este arquivo você pode ver que o horário de verão começou no dia 15 de outubro e vai terminar no dia 18 de fevereiro. Veja:

https://secure-support.novell.com/KanisaPlatform/Publishing/51/3655154_f.SAL_Public.html

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Novembro 01, 2006, 05:27:32 pm »
E aí pessoal, a dica é válida?

E se for para o Windows e mudar a hora, ao retornar para o Linux tudo fica normal? com a mesma hora que deixou lá no Windows?

Blz.

halleypo

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Novembro 01, 2006, 06:04:09 pm »
Eu tenho um Windows 2000 rodando no VMWARE debaixo do SuSE. Quando o ajuste automático do horário de verão está desabilitado no Windows, o Windows mostra uma hora a menos que o SuSE, mas quando o ajuste automático está habilitado, o Windows e o SuSE mostram a mesma hora.

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #10 Online: Novembro 02, 2006, 08:02:56 am »
Olá gente!

Conclui que não se trata de bug. Peço licença aqui para transcrever o que saiu em uma Dicas-L:
Atenção para o horário de verão
  ===============================

Fonte: Softwarelivre.org (http://www.softwarelivre.org/news/7528)

Começa no próximo dia 5 de novembro o horário verão em 11 estados do Brasil. O atraso é decorrente da incapacidade das modernas urnas eletrônicas brasileiras de se adaptarem automaticamente ao novo horário, assim como aconteceu nos anos de 2002 e 2004. No dia 25 de fevereiro de 2007 os relógios devem voltar ao horário normal, após 112 dias.

Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal serão afetados.

É importante salientar que o horário de verão não significa que o país está adiantando o seu relógio em uma hora. Na verdade, os estados que atendem o horário de verão estão mudando de fuso horário temporariamente. Infelizmente, a imprensa não deixa isso claro à população. Durante o horário de verão, esses estados estarão com o fuso horário em menos 2 horas em relação a UTC/GMT (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_Universal_Coordenado), que é o mesmo fuso de Fernando de Noronha o ano inteiro, por exemplo. No dia 25 de fevereiro, esses estados voltam ao fuso normal de menos 3 horas.

Como a grande maioria dos relógios não possuem recurso de fuso horário, basta adiantar uma hora e está resolvido. Porém, nos computadores a situação é mais complexa. É completamente errado adiantar o relógio no seu sistema operacional, seja ele GNU/Linux, Windows, MacOS ou qualquer outro. A grande maioria dos sistemas operacionais trabalham internamente com horário em UTC, e a hora UTC nunca muda. Com isso, o que deve ser feito é a mudança do fuso horário de -03:00 para -02:00, o que conseqüentemente "adianta" o relógio em uma hora.

Os sistemas operacionais modernos, inclusive o GNU/Linux, possuem mecanismos automáticos para mudar o fuso horário nas datas pré-programadas. O problema é que não existe como o sistema adivinhar quando cada região do mundo vai mudar de fuso de horário, porque em muitos países não há regra lógica alguma. Os governos anunciam semanas antes quando será o início do próximo horário de verão.

Mesmo embora o Brasil utilize horário de verão desde 1931, as modernas urnas eletrônicas brasileiras com seus modernos sistemas, como diz o TSE, não são capazes de fazer isso. E em função disso, o Governo Federal tem adiado o horário de verão em anos eleitorais para não "confundir" as pobres maquininhas.

Se você usa qualquer sistema operacional baseado em Linux, você pode baixar o arquivo de configuração de zona, chamado southamerica (http://hackers.propus.com.br/~marlon/dst/southamerica). Uma vez no seu disco rígido, entre no sistema como super-usuário (root) e digite "zic southamerica".

Para verificar se a alteração foi feita com sucesso, faça o seguinte:

$ date -d '20061104 1000'
  Sat Nov  4 10:00:00 BRT 2006

$ date -d '20061105 1000' Sun Nov 5 10:00:00 BRST 2006

Observe que no primeiro comando "date", a sigla BRT significa que não estamos em horário de verão. No segundo comando, onde pedimos para mostrar a data de 5 de novembro, o sistema mostra BRST, que significa que o fuso está ajustado para horário de verão.

Se você ainda usa Windows, procure no Google por tzedit.exe (http://www.google.com/search?q=tzedit.exe), que é uma aplicação que permite você mudar manualmente os parâmetros de horário de verão naquele sistema.

Marlon Dutra

Ao que entendi, existe um aplicativo chamado de zic responsável pelo ajuste dos fusos horários; ele está em /usr/sbin/zic e ele atua já no boot através de /etc/init.d/boot.clock. Só que como temos datas variáveis para início e fim do horário de verão ocorre esse erro. Como comentado pelo halleypo, atualmente o Suse pensa que o horário de verão começou no dia 15 de outubro e terminará no dia 18 de fevereiro, quando na realidade começará no dia 5 de novembro e terminará no dia 25 de fevereiro! O Marlon, do texto acima, cita o seu script southamerica para corrigir esse problema, mas verificando em outros fóruns dizem existir um pacote oficial chamado de tz-brasil (que não sei onde encontrar ainda).

Espero que essas informações possam ser úteis!
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!

Onjahyr

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Novembro 02, 2006, 09:19:51 am »
Pessoal, uma observação...

O problema é que aqui no sistema Linux eu não optei em usar o horário de verão, quando eu vou para o WIndows (lá também está desabilitado o horário de verão e a opção de atualizar a hora pela internet), altero o relógio para um horário qualquer (como se estivesse colocando a hora certa) e quando dou o boot e entro no Linux ele não permanece na hora alterada. Parece que o Linux tem uma rotina para mudar a hora no boot, sei lá o que. A bateria do relógio está boa. Vocês notaram isso ou não? Não testei a dica passada pelo Aleksandre (talvez seja até iso que ele disse e estou confundindo, se for isso mesmo Aleksandre, diz ae!!!!).

Estou atarefado aqui na programação...

Blz.

halleypo

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Novembro 02, 2006, 10:26:46 am »
Abaixo você pode ver que há uma diferença de duas horas entre hwclock e UTC com relógio do hardware definido como horário local, ou seja, horário de verão. O relógio foi atualizado pelo ntpd.

hwclock --show ; date ; date -u
Qui 02 Nov 2006 10:22:26 BRST  -0.934220 segundos
Qui Nov  2 10:22:26 BRST 2006
Qui Nov  2 12:22:26 UTC 2006

Verifique se o ntpd está ajustando o relógio do Linux e se o fuso horário é Brasil/Leste

# ps ax | grep ntpd

7961 ?        SLs    0:00 /usr/sbin/ntpd -p /var/lib/ntp/var/run/ntp/ntpd.pid -u ntp -i /var/lib/ntp

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #13 Online: Novembro 02, 2006, 01:02:22 pm »
É como eu disse, gente! O Suse está, nesse período, ajustando o nosso fuso para UTC -2, que é o que ocorre com no horário de verão, ainda que você esteja usando ou não a sincronização de horário automática via ntp (e o Suse a usa por padrão, se não estou enganado - mas isso só ocorre durante o boot!).
Agora quanto ao que o Onjahyr falou, acontece algo parecido comigo, mas no meu caso é bem mais grave! Se deixar o micro desligado por umas três horas, e ao ligá-lo escolher inicializar primeiramente o XP, o horário vai estar normal; no entanto, se escolher inicializar primeiramente o Suse, meu horário estará atrasado entre 20 e 40 minutos! No início pensava que fosse bateria de BIOS também, mas vi que não era ao verificar o horário no próprio BIOS antes de inicializar (vendo que este está normal, mas depois de incializar o Suse o horário atrasa!). Também toda vez que eu faço um reboot (coloco a máquina para reinicializar, agor, por exemplo) o relógio vai atrasando três minutos! Isso só acontece com o Suse, tenho outras distros e não ocorre o mesmo! E isso tenho certeza que é um bug!
Mas tenho quase certeza que o responsável por tudo isso é o /etc/init.d/boot.clock, mas eu não sei nada de script!
Agora quanto ao que citei anteriormente é apenas uma instrunção para correção das datas de início e fim do horário de verão.
Quem usa Linux juntamente com Windows tem que estar com o horário de hardware setado para o mesmo do horário local, se quiser queos horários combinem! Já eu não dou importância pra isso, deixo meu horário de hardware setado para o horário UTC mesmo, para não fugir do padrão Linux, e ajusto meu fuso de sistema para Brasil/Est (que atualmente está em horário de verão) e faço o relógio de painel exibir o fuso América/Fortaleza (que não entra no horário de verão). Então lá no XP vai ser exibido o horário UTC, que é o horário de hardware.
Alguém diz algo mais?
« Última modificação: Novembro 02, 2006, 01:05:22 pm por Aleksandre »
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!

Buscator

• Membro
  • Linux User 429998
« Responder #14 Online: Novembro 06, 2006, 09:13:56 am »
Pessoal,
   Eu achei uma solução pra meu caso, talvez não seja o ideal e não funcione para todos, mas é a solução que resolveu meu caso. Como tenho o XP (aliás, raramente utilizado...), fui até o relógio e solicitei que o servidor da M$ fizesse a atualização do horário, isso pouco antes do início do horário de verão. Hora ajustada para verão, dei o Reboot e no Grub optei pelo Suse 10.1. Já no Suse, os passos foram os seguintes: cliquei botão direito no relógio da barra do painel>  ajustar data e hora> senha de root> Yast2:configurações de fuso horário e do relógio> Região: Etc> Relógio de hardware definido como UTC> Fuso horário=UTC. Após a configuração, seu relógio estará corrigido para horário de verão. Aleksandre,  o problema de desajuste  de hora que eu tinha após reboots, deixo de existir com esse procedimento.

Abraços,
Buscator
Acer 7720-6763 e Positivo V52
"O começo é a parte mais importante do trabalho."
Platão