Olha xkman,
a não ser que vc seja um cara estremamente sortudo, o que particularmente creio nao ser o caso, vc estaria numa sinuca de bico.
Acho que o que pode estar acontecendo é que vc esteja se equivocando nas instruções. Veja que vc citou que "Tentou o "Intit3", espero que tenha errado apenas aqui, pois o comando certo é, sem aspas, "init 3".
Outro problema, é que o comando acima aduzido informa a seu sistema para não carregar o modo gráfico, ou seja, iniciar em modo texto, o que me traz a seguinte questão: Porque vc afirma .."assim q o comando é dado e a interface carregada"....que interface?? Tá, vc é um cara de muita sorte, vou supor que se refira ao splash screen na pior das hipoteses. Se for isso, vc, em tese, nao inseriu corretamente a instrução indicada, pois "init 3" até onde sei desabilita a splashscreen por padrão.
As cargas d'agua a que se refere são provavelmente devido a vc tentar executar e gravar as configurações como usuário comum, somente o root tem acesso de gravação a arquivos de configuração global do sistema.
Agora vem a maior questão. Como vc acessa o xorgcfg se em tese o seu monitor esta fora de sincronismo? Seria o caso de se afirmar que somente durante o boot isto está acontecendo?
Por fim, lembre-se que não apenas o "init 3" deve ser executado, como também devem ser executados os outros comandos citados.
Estamos ai, mas nos dê maiores detalhes,
Abs