Autor Tópico: Ajuda, erro ao instalar Driver Nvidia!  (Lida 2932 vezes)

André Septímio

• Membro Jr.
  • **
Ajuda, erro ao instalar Driver Nvidia!
« Online: Novembro 13, 2005, 12:06:00 pm »
Bom foi assim instalei um jogo mas para rodar precisava de placa 3D! Mas eu tenho, entao vi que nao estava configurada a aceleraçao 3d da placa, mandava eu instalar o software NVIDIA! Bom istalei pelo YAST, ai quando reiniciei, entrou uma tela que tava escirito SYMPLY CHANGE sei la, algo relativo, ai entrei com a senha do usuario e entrou normalmente no DESKTOP do KDE e tal! Bom ai quando reiniciei novamente abriu de novo a tela pra colocar a senha e o login! Bom ai coloquei e entrou em modo texto fica escrito console e e so pra escreve os comandos!!! Nao adianta reiniciar...! Claro! MAS EU PRECISO VOLTAR PRA VERSAO GRAFICA!!! Bom, consequi entra no KDE digitando KDE mas ta tudo separado por janelas estranhas sei la o que e isso! PRECISO de ajudar pra voltar pro KDE um so! nao todo estranho e dividido! Bom ai entao me disseram para aterar o arquivo inittab, bom alterei sem quere o startlevel pra 1! Mas fiz uma copia de segurança! Bom, agora preciso subistituir o inittab, para que volte para o startlevel 5 e resolver o problema anterior! Mas agora so entra no console onde mostra os stratus do LINUX, tipo DONE DONE ou SKIPPED! Sei la! Como voces viram cada coisa que faço so piora a situaçao! Preciso muito dessa informaçao, urgente, sera que tem alguem que pode me ajudar??
Obrigado a todos!
"Liberdade não tem preço"
André Septímio
septimio@gmail.com

Comunidade de Usuários do openSUSE

Ajuda, erro ao instalar Driver Nvidia!
« Online: Novembro 13, 2005, 12:06:00 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Ajuda, erro ao instalar Driver Nvidia!
« Responder #1 Online: Novembro 13, 2005, 01:42:48 pm »
Olá septimio,

Primeiramente, seja bem vindo, e me desculpe, mas editei seu post para deixa-lo em uma letra mais agradável à leitura e aos padrões da SuSEBR.

Cara, vc fez muita coisa errada pelo que vi, mas não há de ser nada, podemos resolver.

Primeiramente, como já discutido amplamente aqui nos foruns, a instalação da placa Nvidia pelo YaST, é possível, mas (principalmente ao meu ver) não recomendada. A instalação manual através do driver da fabricante é muito mais eficiente.

Porém, nem todas as placas Nvidia são suportadas pelos ultimos releases do driver. Neste sentido, quando for postar, lembre-se de informar qual a sua plataforma de hardware, pois muitos problemas podem ser facilmente eliminados se soubermos onde estamos pisando.

A entrada através do KDE, depende em muitas coisas dos itens relativos a edição do /etc/sysconfig. Neste sentido há através do YaST (ele funciona em modo texto tbém) na guia sistema, um icone para edição do Sysconfig, e que vc pode encontrar melhores informações neste tópico Re: Mudando de ambiente gráfico...

Em relação a placa Nvidia, há um tópico que discutiu amplamente as possiveis soluções e pedras no caminho, o qual vc pode conferir aqui
Re: Driver N-vidia

Em relação ao inittab, não sei quem lhe passou essa informação, mas não é necessário em nenhum momento modifica-lo, o que vc vai ter de realizar para instalar o driver da fabricante manualmente é mudar de runlevel, mas isto se faz através da passagem via linha de comando, como em init 3, init 5, init 1, etc. Caso vc esteja entrando apenas em nivel de execução 1, pode após este ser carregado, executar, sem aspas, ou "init 5" ou, caso este não funcione, "init 3" para poder trabalhar melhor na edição dos arquivos (restaurar o backup do inittab)

Espero que estes pontuamentos lhe ajudem,

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

black_angell

• Sr. Member
Re: Ajuda, erro ao instalar Driver Nvidia!
« Responder #2 Online: Novembro 13, 2005, 11:58:05 pm »
Ai colega num falei que aqui vc iria encontrar resposta.
Aqui vc ta lugar certo qualquer coisa em relação a mais erro sobre sua placa posta ai que teremos o maior prazer em ajuda-lo e não tanto pois meu conhecimento não é muito amplo mas ajudo no que estiver dentro do possivel.

Certamente com as dicas que o iscoslau passo acima vc vai conseguir configurar sua placa, mas realmente vc se esqueceu de colocar sua arquitetura e demais configurações da sua máquina.

No mais estamos aqui pra te ajudar e tenha calma, a primeira coisa que tem que ter com o linux é calma daqui uns dias vc vai querer mudar tudo mesmo :) é assim, vai mexendo aqui, ali, ai se torna um linuxmaniaco ou melhor susemaniaco.

Não sei posso ajudar muito, pois uso o 9.3 e instalei via Yast, o que não é recomendável e tb não recomendo pois até hj não aprendi a instalar manualmente por isso quando for instalar o 10 certamente vai ser no braço (comandos).

Espero que vc consegui

Abraços e seja bem vindo a comunidade Susebr.org
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux