Autor Tópico: Tocar mp3 e ogg no XMMS do SUSE 10.2!  (Lida 3321 vezes)

galactus

• Membro Jr.
  • **
Tocar mp3 e ogg no XMMS do SUSE 10.2!
« Online: Janeiro 09, 2007, 02:33:33 am »
Sim eu sei, tem o FAQ com a dica de como fazer isso, mas o tal pacote xmms-lib-mad não existe mais no Packman. Algum outro pacote para substituí-lo?

Alías, ele não toca ogg vorbis também. Enfim, o XMMS no SUSE 10.2 é quase inútil!  :-[
« Última modificação: Janeiro 09, 2007, 02:54:18 am por galactus »

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Tocar mp3 e ogg no XMMS do SUSE 10.2!
« Online: Janeiro 09, 2007, 02:33:33 am »

Gambim,leandro

• Membro Jr.
  • **
Re: Tocar mp3 e ogg no XMMS do SUSE 10.2!
« Responder #1 Online: Janeiro 09, 2007, 07:27:24 am »
De fato.
Tenho esse mesmo problema, o XMMS não toca nada, o Kaffeine não reproduz video nenhum, o Amarok só toca cd e nenhum outro formato.
Achei bem estranho vir todos esses utilitários e nenhum funcionar, posso citar isso como um ponto fraquíssimo no openSuSE 10.2...
Tentei seguir uns FAQs, instalar bibliotecas e nada também.
Acabei pegando o Real Player para mp3 e ja adianto que é uma verdadeira porcaria.
Ainda estou correndo atrás de meios para arrumar o XMMS, ja que todos falam que ele é tão bom, espero que seja um problema de BIOS, e que logo eu consiga utilizar esses players, senão não vejo motivo para vir com tantos.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Janeiro 09, 2007, 08:28:54 am »
De fato,

XMMS, toca OGG, MP3, MMS, AVI e toca a renca de coisas que sabemos que ele toca.

Kaffeine reproduz todos os formatos de video conhecidos, DVDs protegidos, e toda a renca de coisa que sabemos que ele reproduz (baseado na engine xine DEVIDAMENTE CONFIGURADA!!!!)

Amarok, toca tudo que qualquer player do sistema tocar, com a facilidade de buscar musicas, letras, capas e demais baboseiras que alegram as crianças.

O fato de nenhum deles funcionar é bem simples: falta de leitura da vasta documentação do sistema, dos faqs a respeito do assunto, dos foruns aqui presentes.

Já explicamos diversas vezes porque o sistema da Novell nao vem com os codecs, ja ensinamos como instalar, bem como não há qualquer problema com relação a eles.

O motico do sistema vir com tantos players é que cada qual tem uma ou mais caracteristicas unicas, são usadas para determinadas tarefas, ou ainda, por pura liberdade de escolha mesmo.

Mas considere mesmo um problema de BIOS, B...I....Operando o Sistema, no final das contas pode ser mesmo.

Leia atentamente e releia atentamente que não terá problema algum.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

galactus

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Janeiro 09, 2007, 08:44:16 am »
De fato eu já esperava uma resposta curta e grossa do Icos Lau. De fato a vasta documentação citada por ele não ajuda em nada no caso do SUSE 10.2. O FAQ postado aqui mesmo no Fórum está desatualizado no caso do XMMS.

Alguém poderia realmente ajudar, pois respostas como a do Icos Lau só servem para mostrar o cavalo em forma de gente que ele é!

Gambim,leandro

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Janeiro 09, 2007, 08:51:30 am »
É complicado o caso.
Eu concordo com o Icos Lau que temos que ler e pesquisar, porém não concordo com a atitude (ou falta dela) de ser tão ignorante por besteira.
Pode ser um problema de BIOS mesmo, como eu mesmo comentei, o fato é que mais cedo ou mais tarde eu sei que conseguirei resolver, como ja resolvi minhas dúvidas postadas nesse fórum totalmente sem ajuda, pois a ajuda especializada se resume em ler a documentação.
A maioria das coisas aqui está desatualizada em relação a versão 10.2, creio que está havendo algum tipo de esquecimento sobre versões.
De qualquer maneira, assim que conseguir resolver o problema eu coloco aqui como foi resolvido.

kruger

• Membro
« Responder #5 Online: Janeiro 09, 2007, 10:32:49 am »
Vamos acalmar os ânimos aí! O openSUSE vem mesmo completamente pelado em relação à codecs. Não concordo que o FAQ dos codecs está desatualizado. Eu instalei todos os codecs adicionando o Packman como repositório e instalando os pacotes todos pelo YaST. Depois instalei o Mplayer e mplayer-plugin (para o Firefox). Todos os players tocam todos os formatos até agora testados, como WMA, MP3, FLV, WMV, DiVX, XViD, etc. E eu uso o openSUSE 10.2.

Temos que seguir as orientações à risca. Dúvidas, postem aqui mesmo, com mais detalhes.
Icos Lau: Pega leve cara, todos já cometemos erros!

Abraços!
Sempron 3000+, Asus K8N4-E, HD SATA Seagate 80 Gb, 512 Mb DDR400, GeForce 6600LE 256 Mb PCI-E, PixelView PlayTV Pro Ultra, CD-RW/DVD LG, DVD-RW LG.

galactus

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Janeiro 09, 2007, 12:05:15 pm »
Entendam que no meu caso a coisa é muito específica. Só o XMMS não reproduz MP3 e nem OGG-Vorbis.

Não tenho problema nenhum com outros Players. Como já disse antes e volto a repetir, o pacote indicado para instalar o suporte a MP3 no XMMS, segundo o tutorial daqui, não se encontra mais no Packman.

Portanto seguir instruções a risca neste caso, não resolveu e nem vai resolver o problema.

Já pesquisei bastante, tanto é assim que não encontrei resposta nenhuma em outros 4 Fórums do SUSE. Não se trata de preguiça e nem falta de seguir tutoriais. Já instalei de tudo e simplesmente o XMMS não funciona.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Janeiro 09, 2007, 12:05:15 pm »

AgentOrange

• Membro Jr.
  • **
« Responder #7 Online: Janeiro 09, 2007, 01:36:15 pm »
Pois uso o Banshee, que é o único player que toca alguma coisa corretamente, XMMS no 10.2 não toca nada, mesmo com a "vasta documentação" existente.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Janeiro 09, 2007, 05:55:11 pm »
Por isso que continuo a recitar, estudem, leiam, estudem e leiam novamente, caso contrário continuaram a ser os usuário bitolados de sistemas operacionais dominantes.

Obviamente, como o bom e velho tempo não para, e ainda não inventaram um FAQ que se auto-replique, pode ser que ele esteja se destoando da atual conjuntura do OpenSuSE 10.2, porém, como o Kruger citou, não considero tbém desatualizado, veja bem que dada a sede que alguns usuários tem que não conseguem parar em uma unica versao de distro por mais de 3 meses não é de se estranhar que não estejamos sempre em sintonia.

Por acaso, galactus, vc já pensou em verificar o fato de não existir o pacote xmms-lib-mad dado que vc pode instalar o pacote libmad e/ou mad em separado, visto que a mesma serve não apenas ao xmms mas ao sistema como um todo??

Quanto ao todo poderoso OGG, por acaso instalou o suporte ao mesmo no sistema utilizando-se da biblioteca libtheora bem como configurou, se necessário o xmms no tocante a este plugin e sua saida de audio?

Dificil não é, apenas questão de usar a massa cefálica que andou parada devido a constantes telas azuis.

No mais, estudem, estudem, e continuem estudando.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

galactus

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Janeiro 09, 2007, 08:34:24 pm »

Por acaso, galactus, vc já pensou em verificar o fato de não existir o pacote xmms-lib-mad dado que vc pode instalar o pacote libmad e/ou mad em separado, visto que a mesma serve não apenas ao xmms mas ao sistema como um todo??

Quanto ao todo poderoso OGG, por acaso instalou o suporte ao mesmo no sistema utilizando-se da biblioteca libtheora bem como configurou, se necessário o xmms no tocante a este plugin e sua saida de audio?

Dificil não é, apenas questão de usar a massa cefálica que andou parada devido a constantes telas azuis.

No mais, estudem, estudem, e continuem estudando.

Abs

Acho que você acredita que todo mundo que pede ajuda aqui nunca usou Linux. Mas já havia testado tudo isso que você citou e muito mais.

Talvez você possa dizer mais alguma dica do seu oceano de conhecimento. Claro, se não for abusar de tão importante Mestre e Guru do Mundo Linux.

Apesar do Icos Lau não acreditar que tem mais gente que pensa além dele, o problema não está no  pacote xmms-lib-mad. Já encontrei outras fontes e instalei o referido pacote e mesmo assim não adiantou. Libtheora, gstreamer, mad, python-mad, tudo instalado e mesmo assim nada. Configurações dos plugins de saída do XMMS também checadas e nada! Como disse antes, também pesquisei em outros Fórums do SUSE e as dicas basicamente são as mesmas. Ou seja, não serviram para resolver o problema.

Mas tudo bem, eu estou parando por aqui. Não vale apena ter tanto serviço para poder tocar  mp3 no XMMS. Se alguém conseguir resolver, poderia fazer a gentileza de postar para que os outros possam se beneficiar.

Té+

LUNGA

• Membro Jr.
  • **
    • Mundolunga
« Responder #10 Online: Janeiro 09, 2007, 09:03:14 pm »
Cara.. onde estão tuas mp3's...? no mesmo disco?

eu instalei outros pacotes aki... foram o xmms-lib32 acho algo assim.. sei q tem 32 no meio...

adicionei do packman se não me engano..

http://packman.unixheads.com/suse/10.2/

da uma olhada... depois posto os nomes direitinho.

galactus

• Membro Jr.
  • **
« Responder #11 Online: Janeiro 09, 2007, 10:28:03 pm »
Cara.. onde estão tuas mp3's...? no mesmo disco?

eu instalei outros pacotes aki... foram o xmms-lib32 acho algo assim.. sei q tem 32 no meio...

adicionei do packman se não me engano..

http://packman.unixheads.com/suse/10.2/

da uma olhada... depois posto os nomes direitinho.

Meu caro Lunga, os arquivos estão em outros dois HDs e o SUSE instalado num terceiro. Mas não acredito que este seja o problema já que tenho acesso de leitura e escrita dos outros HDs. Além disso, o Mplayer, Xine, Amarok, Kaffeine e Realplayer tocam todos os arquivos suportados por eles. Só o XMMS não funciona.

Que pacote é este? Não vi nenhum pacote xmms-lib32.

LUNGA

• Membro Jr.
  • **
    • Mundolunga
« Responder #12 Online: Janeiro 10, 2007, 05:45:39 pm »
Tenta fazer algo ae..

Coloca um arquivo mp3 no mesmo hd que ta instalado o SUSE e faz um teste.

Quando usava uma outra distro do SUSE, eu tive esse problema... ele não tocava os mp3 de outro hd.

AgentOrange

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Janeiro 10, 2007, 07:24:25 pm »
Tenho apenas um HD e mesmo assim não toca, é o mesmo caso do Galactus.

galactus

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Janeiro 11, 2007, 04:06:36 am »
Tenta fazer algo ae..

Coloca um arquivo mp3 no mesmo hd que ta instalado o SUSE e faz um teste.

Quando usava uma outra distro do SUSE, eu tive esse problema... ele não tocava os mp3 de outro hd.

Tentei isso e foi como o Agente Oranga já comprovou, não tocou da mesma maneira. Vou tentar algo radical. Depois eu posto aqui se deu certo.