Autor Tópico: Vírus, Malwares e Invasões no Linux? Isso existe?  (Lida 8636 vezes)

Branco

• Membro Jr.
  • **
Vírus, Malwares e Invasões no Linux? Isso existe?
« Online: Fevereiro 08, 2007, 01:35:07 pm »
Pois é pessoal,

Meu contato com o Linux vem de tempos, e há anos que eu o escolhi como minha plataforma definitiva. Durante todo esse período, tenho acessado de tudo... sites hackers e crackers, instalo programas e repositórios que não constam na mídia de instalação original, e compilações de terceiros.

Não utilizo antivírus, e nenhuma ferramenta de segurança que não seja o próprio firewall do SuSE.

Mesmo assim, no Linux, jamais tive o desprazer de ser infectado por vírus ou spywares, e mesmo me mantendo conectado 24hs por dia, nunca sofri uma invasão ou qualquer tipo de ameaça semelhante.

Deste modo, eu gostaria de saber de vocês, que também utilizam o OpenSuSE, a mesma plataforma que eu utilizo:

- Vocês já foram vítimas de vírus, malwares e/ou invasões?

Abraços,

OpenSuSE and Close The Windows.
« Última modificação: Fevereiro 08, 2007, 02:05:54 pm por Branco »

Comunidade de Usuários do openSUSE

Vírus, Malwares e Invasões no Linux? Isso existe?
« Online: Fevereiro 08, 2007, 01:35:07 pm »

sghat

• Membro
Re: Vírus, Malwares e Invasões no Linux? Isso existe?
« Responder #1 Online: Fevereiro 08, 2007, 06:49:55 pm »
invasao é mto complicado de se dizer....
eu creio q nunca fui invadido...
virus e spyware... no linux NUNCA..
eu uso apenas o firewall e o clamav...

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Fevereiro 08, 2007, 10:16:49 pm »
Eu já sofri tentativas de invasão no tempo que usava windows, mas o anti-virus detectou (avas), mas usando linux nunca aconteceu, bem invasão, nem virus, somente eu mesmo!! heheheh
carlos.lubas.com.br

Otto

• Global Moderator
  • Sr. Member
    • Tutoriais Opensuse
« Responder #3 Online: Fevereiro 09, 2007, 05:05:54 pm »
Tentativas de invasão, de worn... meus log estão cheios...
Mas nunca em nenhuma empresa onde estive teve virus, spyware ou invasão em servidores Linux....não posso dizer o mesmo das máquinas windows infelizmente.

ronamore

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Fevereiro 24, 2007, 06:19:38 pm »
Sou novato em Linux, mas gostaria de entrar na discussão. Até para enriquecer mais o meu conhecimento com o debate.
Discutindo com alguns colegas e professores de faculdade sobre esta questão alguns pontos foram colocados.

1. Há sim vírus em Linux ou a possibilidade de criá-los (eu particularmente desconheço algum), claro que não na quantidade que em windows, isto pela proporção de uso de cada SO.
2. Um vírus em Linux não seria tão "destrutivo", devido a forma de construção do próprio Linux, ficando a ação de um suposto vírus a conta do usuário infectado, isto também se não for root.

Mas mesmo assim, caso um virus venha a atacar um Linux, eu acho que a correção para uma vulnerabilidade, venha bem mais rápido quem uma correção para um windows da vida.

jdx

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Fevereiro 24, 2007, 06:44:20 pm »
Vi algo sobre a possibilidade de vírus de Windows em Linux, através do Wine:

http://www.br-linux.org/linux/virus-de-windows-no-linux

Mas, como o próprio autor diz é difícil a contaminação em um sistema bem administrado.

De volta a ativa.

Puga

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Fevereiro 25, 2007, 10:45:37 am »
Eu uso linux já a bastante tempo.
Praticamente  desde 1998 sendo que a primeira distro foi o conectiva guarani que veio em uma revista, depois fiquei anos com o Slackware e agora a cerca de uns 6 meses +/- mudei para o OpenSuse e tenho gostado bastante delle.
Bom eu não vin aqui para contar historia e sim responder o tópico
1- INVASÂO: Sim isso é possivel e é não é tão dificil, pois a maioria dos usuarios estão vindo migrados do windows para uma distro de preferencia a mais facil que existir no mercado e não fazem ideia do que é um firewall muito menos configurar um, e como é conhecimento de todos se vc não tem um firewall configurado corretamente, vc esta exposto á todo tipo de coisas, isso um ponto positivo do SUSE que jah vem com as portas trancadas e vc vai abindo conforme a utilização dos recursos, e mesmo as portas abertar podem ser monitoradas pelo AppArmor restingindo o acesso a elas. Outro ponto é que a maioria nem imagina para que serve o SSH e não o utiliza para acesso remoto, com isso fica exposto a captura de senhas de acesso.

2 - VIRUS: Como foi comentado acima sobre o Wine eu não o considero uma ameaça efetiva pois os virus que ele vai executar foram escritos para windows e por isso mesmo a infecção fica restrita ao ambiente do próprio Wine que é o unico lugar a onde existe as DLL's a não ser que o wine esteja configuarado para inicializar junto com o sistema e desta forma o virus ficaria ativo full time (no caso de um key log) mais por que alguem colocaria o wine na inicialização? O unico ponto que considero critico e o SUDO esse sim deixa o seu sistema extremamente vulneravel a infecção pois qualquer Script que chame o comando pode fazer um estrago consideravel e ao mesmo tempo é o comando mais utilizado pelos novos usuarios. Fora aqueles que sempre estão logados como ROOT.

Essa é a minha visão.
Aguardo criticas
abraços a todos
O mundo é igual a carrinho de ficção, quanto mais puxão para traís mais para a frente você vai.

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Fevereiro 25, 2007, 10:45:37 am »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Fevereiro 25, 2007, 11:06:47 am »
O uso do sudo foi o motivo pelo qual não consegui me adaptar ao Ubuntu, sempre gostei da interface, ferramentas, mas a forma como o sistema é construido não me deixou a vontade, apesar, de inicialmente, utilizar muito o sudo para facilitar as coisas e o aprendizado.

Vírus? recebo muitos links nos e-mails, mas confesso que não me preocupo com eles (hehehe), tenho crianças que usam o computador diariamente, e faço operações bancárias com toda segurança, pois estou consiente, que mesmo elas clickando nesses links dúvidosos, minha segurança não será afetada, mas, elas são orientadas a não clickar em links que level a sites desconhecidos ou de origem dúvidosa.

Abraços a todos!
carlos.lubas.com.br

grisotto

• Newbie
  • *
« Responder #8 Online: Abril 02, 2007, 02:14:11 am »
hahaha
nunca peguei, eu entro em e-mal, orkut, msn aceito "olha minhas fotos" entro em sites de crack, baixo o que eles estão pedindo e o arquivo que quero
ahsdiuahsiudhasuihdas
to nem ai, e nunca peguei virus.
isso aqui é uma coisa linda de deus!!!
ahiudhauis
falowss

Memphyx

• Membro Jr.
  • **
    • Memphyx - Pensar e Viver e vice-versa
« Responder #9 Online: Abril 02, 2007, 08:48:50 pm »
"Pior" que é assim mesmo. Nunca pegamos vírus em nosso amado linux, mas precisamos mudar esta nossa mentalidade de sair abrindo tudo, pegando tudo, clicar em tudo.

Um dia o desastre pode ocorrer.

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
« Responder #10 Online: Agosto 02, 2007, 08:00:19 pm »
1. Há sim vírus em Linux ou a possibilidade de criá-los (eu particularmente desconheço algum), claro que não na quantidade que em windows, isto pela proporção de uso de cada SO.

2. Um vírus em Linux não seria tão "destrutivo", devido a forma de construção do próprio Linux, ficando a ação de um suposto vírus a conta do usuário infectado, isto também se não for root.

Se eu não me engano,desenvolveram uma prova de conceito (foi a Kaspersky que deu a notícia) que infectava tanto o windows como o linux. Vírus pra linux pode existir,mas se a idéia eh atacar vários sistemas,então tem que ser independente de chamadas do sistema (eg.: system("cls") so vai funcionar no windows).

Vírus em Java?? :P

(É...pq Assembly não dá...o cara morre antes.Se bem que a maioria dos PCs é Intel-like.Então dá pra fazer algum estrago)

Uma coisa que me passa pela cabeca é: sabemos que existem o /etc/passwd e o /etc/shadow. Pq o 'virus' não pode usar algum meio p/ desencriptar a parte com as informações da conta?Suponho que lá esteja também a senha...Quando instalei o SuSE,as opcoes foram 3DES (se nao me engano) e Blowfish: o 3DES é o mais nonsense (encripta,desencripta,encripta -- so preciso de 1 chave) e o Blowfish é simétrico (?!?!).

Em algum lugar devem estar essas chaves.O IP não é armazenado no disco?Então...faz um acesso às camadas baixas...O foda acho que seria esconder esse negócio na lista de processos,fazendo parecer apenas uma lentidão do sistema, de forma que o usuário jogue a culpa nos softwares.

Buscator

• Membro
  • Linux User 429998
« Responder #11 Online: Agosto 02, 2007, 08:07:29 pm »
Quando instalei o SuSE,as opcoes foram 3DES (se nao me engano) e Blowfish: o 3DES é o mais nonsense (encripta,desencripta,encripta -- so preciso de 1 chave) e o Blowfish é simétrico (?!?!).
  Huhuhm...e pra quem é Noob em criptografia, poderia dar sugestão de qual usar??
Acer 7720-6763 e Positivo V52
"O começo é a parte mais importante do trabalho."
Platão

Sansão

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Setembro 21, 2007, 05:04:39 pm »
Olá pessoal, achei interessante o tópico e decidi deixar aqui também a minha opnião. Uso o Linux desde 2003, quando tive problemas com o velho windows XP crackeado que usava no meu primeiro PC. Nele tive vários problemas com virus, tendo que formatar constatantemente meu HD e fazer nova instalação do Windows. Na epoca como eu era um novato na area de informática, perguntei ao meu cunhado, que atua na area de programação, se existia algum outro sistema operacional que não fosse o windows e que eu pudesse estar utilizando em meu PC. Foi então que ele me falou sobre o Linux e me deu os CDs do Conectiva 8, também me ajudou a instala-lo em minha maquina. De lá para cá, adotei o Linux como meu sistema operacional padrão, passando por varias ditro como, Conectiva 8 e 9, Mandriva 10, Suse 9.3, Kurumim 7 e atualmente OpenSuse 10.2. Quero resaltar que de 2003 para cá, nunca mais tive problemas com vírus e spywares e como alguns colegas aqui já disseram, utilizo meu PC praticamente 24 horas por dia na Net acessando todo tipo de sites, e nunca mais fui infctado.

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #13 Online: Junho 28, 2008, 01:25:36 pm »
Recentemente meu servidor estava com uns bots, o que estava lascando meu upload! Eu estava atingindo taxas de upload absurdas!! Depois de uma palestra de segurança ( A GTER25 e GTS 11 ) descobri das pestes que existem.

Não se enganem, existe muita praga pra Linux, mas um firewall pode ajudar a barrar (eu não tinha)

abs!""

marcoskapp

• Membro
  • If you're using linux, don't worry
« Responder #14 Online: Junho 29, 2008, 01:36:31 am »
Lendo por aí encontrei algo que te interessa:

"There are about 60,000 viruses known for Windows, 40 or so for the Macintosh, about 5 for commercial Unix versions, and perhaps 40 for Linux. Most of the Windows viruses are not important, but many hundreds have caused widespread damage. Two or three of the Macintosh viruses were widespread enough to be of importance. None of the Unix or Linux viruses became widespread - most were confined to the laboratory."
http://www.theregister.co.uk/2003/10/06/linux_vs_windows_viruses/

e mais uma antiga, porém para mostrar a realidade:

A Symantec anunciou a descoberta de um vírus considerado "muito complexo", capaz de infectar tanto plataformas Windows quanto Linux. Segundo a empresa, o {Win32,Linux}/Simile.D, como foi batizado, utiliza técnicas de metamorfose, criptografia polimórfica e "entry-point obscuring", isto é, o vírus é capaz de começar a agir em qualquer momento após a execução de um arquivo infectado, e não apenas no início.
http://www.terra.com.br/informatica/2002/06/04/001.htm

Existindo ou não, em minha máquina sempre tem um anti-virus e um firewall ativado, mesmo tendo uma baixa chance de vc pegar um virus no linux e ainda serem menores as chances desse virus causar algum problema pra vc, pelo menos você não repassa anexos de email infectados, por exemplo, para outras pessoas.

SO:  Linux 2.6.31.14-0.8-desktop i686
  Sistema:  openSUSE 11.2 (i586)
  KDE:  4.3.5 (KDE 4.3.5)