Autor Tópico: Nomes Truncados na Partição Windows  (Lida 2728 vezes)

José Ailton de Freitas

• Newbie
  • *
Nomes Truncados na Partição Windows
« Online: Julho 30, 2005, 04:16:42 pm »
Boa tarde!!!

Gostaria de saber se vocês podem me ajudar no seguinte assunto:

Instalei o Suse 9.3 no meu computador, onde tenho o Windows XP instalado. Apenas a título de informação, trabalho nas horas vagas fazendo manutenção de computadores e, ainda utilizo alguns programas de windows. Espero , num futuro muito próximo, estar utilizando somente o Linux.

De qualquer maneira, na instalação do Suse 9.3, identifiquei a partição do windows e toda vez que tento acessar algum arquivo dessa partição, que contém acentuação, os nomes dos arquivos aparecem truncados.

alguém saberia me dizer onde preciso configurar para fazer o Suse reconhecer os arquivos da mesma maneira que o windows?
[color=FF0000]Wolverine34[/color][/b][/i]

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Nomes Truncados na Partição Windows
« Online: Julho 30, 2005, 04:16:42 pm »

José Ailton de Freitas

• Newbie
  • *
Re: Nomes Truncados na Partição Windows
« Responder #1 Online: Julho 31, 2005, 09:48:23 am »
Em complemento a mensagem anterior, o truncamento ao qual me refiro é com relação a arquivos que possuem acentos nos nomes... Todo o conteudo da partição está OK. O único problema são os arquivos e pastas que possuem acentos em sua identificação.

José Ivan Ferreira Viveiros

• Newbie
  • *
    • http://www.ctgeo.com.br
« Responder #2 Online: Agosto 02, 2005, 03:52:29 pm »
O meu caso é exatamente esse. Trabalho com win (por obrigação) mas estou tentando migrar pra linux, e os nomes dos arquivos ficam todos truncados, tentei instalar fontes true type e outras tecnicas que me "ensinaram" mas nada funcionou. Se alguem puder ajudar tambem agradeço.

Marcus

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Agosto 02, 2005, 06:08:44 pm »
Saudações,

Sua partição é FAT? O problema é que o SuSE usa codificação UTF8 por padrão. A solução é a seguinte:

- Acesse o YaST
- No YaST, vá para o Sistema -> Particionador
- Aparecerá uma mensagem amedrontadora. Clique em Sim.
- Serão listadas todas as partições montadas no seu sistema. Selecione a que contém o Windows e clique em Editar.
- Na janela que abrir, clique no botão "Opções de Fstab"
- Nesta nova janela, na caixa de seleção "Charset para nomes de arquivos", selecione o UTF8
- A partir daí vá clicando "Ok", em todos os diálogos e quando voltar à janela do particionador, clique em "Aplicar"

Está feito. Para ver se funcionou, vc tem duas opções:
- Reiniciar o sistema (se tiver medo da linha de comando)
- Se não tiver medo:
  - desmonte a partição Windows (na linha de comando: 'umount /Windows', se sua partição está montada na pasta /Windows)
  - monte de novo a partição ('mount /Windows')
  - Observação: para fazer isso, terá que estar como root e a partição não pode estar sendo acessada, por exemplo, por um Konqueror aberto.

Espero ter ajudado

Marcus Gama

José Ailton de Freitas

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Setembro 04, 2005, 06:09:09 pm »
Me desculpem pela demora em postar o que aconteceu no meu sistema.
Bem, alterei a codificação para UTF8, mas mesmo assim, alguns caracteres ainda apareciam truncados.
Aproveitando sua dica, alterei a codificação para iso8859-15 e, pra minha surpresa, reconheceu todos os caracteres.
Valeu pela sua dica!!!