Autor Tópico: Iniciando no opensuse 10.2(modem conexant)  (Lida 3669 vezes)

kernelpanic

• Newbie
  • *
Iniciando no opensuse 10.2(modem conexant)
« Online: Março 02, 2007, 04:52:22 pm »
Pessoal comecei a pouco tempo no linux com o Ubuntu, não gostei muito do Gnome e tbm  não consegui fazer essa coisa marrom dar suporte para o meu modem conexant, então instalei o kurumin e gostei do KDE, mas me pareceu uma distro um pouco amadora apesar de ser boa, então pesquisando optei pelo opensuse, vou instalar a ultima versão 10.2, mas antes gostaria de saber se vou conseguir conectar com meu modem. Sei que usuário novato é chato, mas tem horas que vc não suporta mais ficar pesquisando dicas na net e sempre encontrando soluções genéricas, nenhuma específica para seu problema.
Obrigado pela atenção.
« Última modificação: Março 02, 2007, 05:06:46 pm por kernelpanic »

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Iniciando no opensuse 10.2(modem conexant)
« Online: Março 02, 2007, 04:52:22 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Iniciando no opensuse 10.2(modem conexant)
« Responder #1 Online: Março 03, 2007, 01:48:32 pm »
Usuário novato é chato, imagina, quem disse isso??

O problema destes usuários é que eles pensam que somos Deuses, e eles, adoradores com oferendas (se ao menos tivessemos oferendas...)

Veja seu caso, precisa que nós, teoricamente Deuses, digamos a santa palavra que sim, seu modem funciona em nossa distribuição divina. Porém, caro adorador pagão, vc tem ideia de quantos modelos de modens com chipset Conexant existem no planeta? Sabe quantos tipos de modelos existem? Ao menos 3, quais sejam:

HCF (controllerless)

HSF (softmodem)
e por fim (teoricamente)

RIPTIDE (audio).

Agora, infelizmente, voltando a realidade das coisas, não somos Deuses, logo, não possuimos onipresença, oniciencia, ou oniqualquercoisa para sabermos qual tipo de modelo e modelo vc tem.

Com a devida venia...mas tem horas que vc não suporta mais ficar pesquisando dicas na net e sempre encontrando soluções genéricas, procure, ao solicitar ajuda, não ser genérico tbém.

É fato que alguns podem funcionar, outros não, alguns em nossa distribuição sim, em outras não, a reciproca tbém verdadeira, mas isso saberemos quando denotar qual seu modelo modem, testa-lo em nossa distribuição, com ajuda ou não, e nos informar, ou ainda, quando alguem informar que seu modelo é suportado (depois de obviamente saber qual é este modelo)

Abs

OBS: Linuxant - high-quality drivers for Conexant chipsets available to the Linux community.
« Última modificação: Março 03, 2007, 01:54:34 pm por Icos Lau »
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

kernelpanic

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Março 03, 2007, 06:38:18 pm »
O meu velho, desculpa minha ignorancia, o caso é que uso pc a algum tempo, mas sabe como é, são as janelinhas que tomam todas decisões por vc, sem que não precise saber nem qual é seu procesador, mas como tudo tem salvação fui lendo algumas coisas sobre Gnu/Linux aqui e ali, aí instalando, desistalando distros, sempre em dual boot com as janelas, fui aprendendo um pouquinho do funcionamento real do meu pc e tudo que posso falar no momento sobre meu modem, é que é um CONEXANT PCI 56K SOFTMODEM MODELO HSF,mas de qualquer forma,apesar da bronca, me ajudou muito, estou decidido a rodar o OPENSUSE, e de um jeito ou de outro o modem vai ter que funcionar,nem que eu tenha que trocá-lo.Mas estou aberto a sugestões, dicas e broncas, brincadeira, valeu a força.

ansu

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Março 04, 2007, 07:55:58 am »
Caro novato, eu tenho um modem conexant tb, funciona no suse com certeza, mas com velocidade limitada até 14 kbps, a linuxant fornece um driver free, mas se quiser toda a funcionalidade do modem tem que pagar alguns dólares, se fizer as contas sai mais barato comprar um outro que funcione no linux.

kernelpanic

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Março 04, 2007, 03:06:19 pm »
Putz cara, é sério? Será que vou ter que trocar meu modem? Se for assim o negócio seria pegar um totalmente compativel, até assinar banda larga denovo.De repente acho que vou trocar com alguem q tenha um e não use o Linux. De qualquer forma, valeu.

ansu

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Março 05, 2007, 09:56:18 am »
Cara se vc tem a oportunidade de ter banda larga assine já, se a grana tiver curta troque de modem, hoje em dia usar banda estreita é só pra quem raramente usa internet ou no meu caso que a telemar é incopentente e não tem suporte do serviço pra minha residência.

Lucas Mezêncio

• Membro Jr.
  • **
  • Open Your Mind! Open Your Life! Use openSUSE!
    • My Lifestyle
« Responder #6 Online: Julho 02, 2007, 02:55:00 pm »
Pois bem... Eu também estou na mesma situação... A DES#$%ÇA da Oi (antiga Telemar), não oferece suporte a BL (banda larga) no meu telefone, sendo que, meu vizinho que mora a 3 casas da minha casa tem a PO$%A do suporte! Ninguém merece essas companhias de telefonia (seja ela móvel ou fixa) do nosso Brasil!

Me ajudeeeeeeeeeeeeeeemm!!!

Hehehe..

[]'s
Lucas Mezêncio
--
Think Free...
Think LINUX!

Não possuo nenhum dom especial, apenas sou apaixonadamente curioso. (Albert Einstein)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Julho 02, 2007, 02:55:00 pm »

FSilver

• Membro Jr.
  • **
  • ^~*~^£@ß¿µhoOo_§!lv3r^~*~^
Re: Iniciando no opensuse 10.2 (modem conexant)suse11
« Responder #7 Online: Setembro 23, 2008, 01:53:04 pm »
Olá galera o meu modem é o Conexant d330 Hda,Mdc,v.92, modem

existe alguma diferenciação para este?

entrei no site linuxant e estou baixando que achei mais perto..HSF (softmodem) driver
que tem em sua descrição meu modelo Hda..
to fazendo besteira??

Dell inspirion 1525
Suse 11
obrigado
Return!

FSilver

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Setembro 23, 2008, 03:12:31 pm »
Olá!! Realmente com um pouco de leitura chegamos lah...rs

acho que consegui mas instalei as Rpms deu uma pauzinho mas rodou na linha de comando..

agora qdo vou no Yast para procurar e saber em que local está não tem nenhum modem..e nem a opção de instalar..sei que existe um comando que mostra algumas informações deste tipo mas não encontrei...

uso discador uol..e preciso saber em que dev\tty ele está..
ja testei varias e volta com erro ao tentar abrir a porta do modem..
Muito Obrigado!!
« Última modificação: Setembro 23, 2008, 03:17:10 pm por FSilver »
Return!

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Setembro 23, 2008, 05:06:30 pm »
Colega, não entendi muito  bem a pergunta, mas se quer listar os dispositivos pci do micro o comando é lspci

Caso não seja essa a resposta que deseja, seja um pouco mais claro na pergunta.

Abraços!
carlos.lubas.com.br

FSilver

• Membro Jr.
  • **
« Responder #10 Online: Setembro 23, 2008, 05:25:20 pm »
Obrigado por responder...

o que preciso na realidade é encontrar meu modem.. pois instalei os drives do site recomendado.(bem insatisfeito..pois só funciona com vel. 14.4) e não encontrei nas configurações do meu discador tenho que apontar o locar exemplo..dev\tty0...fui testando mas sem sucesso...logo após observei que a instalação do drive entrou em conflito com minha placa de som 8280 1h(ich8 Family) tive que desinstalar o drives do modem..
o que posso fazer...funcionando o modem depois é só organizar as irqs que acho que tudo ficar certo...

mais uma vez obrigado....

e gostaria de deixar uma mensagem....estou muito feliz em estar de volta e todos estão de parabéns com as respostas,.,,sempre ajudando a galera menos experiente..vlw ;)
« Última modificação: Setembro 23, 2008, 05:29:15 pm por FSilver »
Return!

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #11 Online: Setembro 23, 2008, 09:43:20 pm »
Olá, eu tenho um laptop que vem com o mesmo modem do Dell inspirion 1525, e infelizmente somente a linuxant produz o driver e a versão free não tem fax e a velocidade é limitada a 14.4k.
Mas para vc que possui um Dell, tem no site da Dell uma versão oem deste driver.
Mas há um problema, a versão que está ali funciona até o kernel 2.6.24, portanto não vai rodar no Suse 11.
A Dell dá suporte para para o Ubuntu e como o hardy 8.04 usa o 2.6.24, então vc vai ter que esperar o lançamento do Intrepid.
Outra coisa, pra instalar o driver (free) no suse 11, é necessário instalar o alsa-driver-linuxant antes do hsfmodem.
link: http://www.linuxant.com/alsa-driver/alsa-driver-linuxant-1.0.17.5-1.noarch.rpm.zip
Não esqueça de instalar previamente os pacotes e respectivas dependências: gcc, make, kernel-source.
[]'s

FSilver

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Setembro 24, 2008, 09:27:00 am »
Olá, Rigoldi..obrigado por responder..

é verdade tinha baixado esses pacotes e as dependências só que tive um problema e uma dúvida..

1 - após a instalação fiquei sem Som, pois os drivers entrarão em conflito
2- mesmo sem som e as pastas do modem já no pc não consigo identificar o modem. local.
ex. dev/tty0, pois para ser utilizado com dev/modem é necessário algumas configs.

putz realmente preciso do meu modem funcionando, pois onde moro não tem banda larga..só promessas e falsas vendas...dessa empresa que não preciso citar o nome aqui em sampa;;;

muito obrigado por participar...

abs 8)
Return!

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #13 Online: Outubro 20, 2008, 11:05:57 am »
Olá FSilver, desculpe a demora (quase um mês... hehe), eu estava viajando.

1 - Quando vc diz que ficou sem som, foi após a instalação do alsa-driver-linuxant ou foi após o hsfmodem?
Como eu uso o gnome, não sei qto aos outros gerenciadores de janela, mas no gnome, qdo se instala o alsa-driver-linuxant ou o hsfmodem, aparece o aviso de recarregar o audio, se optar por recarregar, basta reiniciar o sistema que tudo "deverá" voltar ao normal, caso contrário, basta adicionar o applet do audio manualmente na barra.

2 - após instalar o alsa-driver-linuxant e o hsfmodem, vc poderá verificar as informações do modem através de um terminal digitando: hsfmodem --info
Normalment o modem ficará no /dev/ttySHSF0 e com link para /dev/modem

Mais uma vez, desculpe a demora.

[]'s

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #14 Online: Outubro 20, 2008, 11:20:53 am »
Não observei o óbvio, o assunto da tua mensagem inicial (opensuse 10.2), respondi pensando no 11.0
FSilver, eu não sei qual o kernel do 10.2, pois migrei do Debian recentemente, direto para o 11.0, mas se a versão do teu kernel for até 2.6.24, vc pode usar o teu modem com velocidade total e fax tb.

Segundo a linuxant, apenas a versão opensuse 11.0 precisa do alsa-driver-linuxant: "Note for SUSE 11.0 users: Installing the alsa-driver-linuxant package is required before installing the HSF driver package."

Então basta instalar o driver hsfmodem oem do site do fabricante do teu micro: http://linux.dell.com/files/ubuntu/hardy/modem-drivers/hsf/hsfmodem-7.68.00.09oem-1.i386.rpm

Faça o teste, remova o alsa-driver-linuxant e o hsfmodem que tem instalado, reinicie o sistema e instale o driver da Dell do link acima, deverá funcionar.

Poste aqui o resultado.

[]'s