Autor Tópico: Beryl parou de funcionar  (Lida 3943 vezes)

nandompb

• Membro Jr.
  • **
Beryl parou de funcionar
« Online: Março 16, 2007, 11:27:06 am »
Pessoal

Está acontecendo algo estranho com o Beryl no meu PC.
Depois de vários dias, instalando, formatando e instalando de novo.
Consegui configurar o Beryl numa boa e estava funcionando normalmente.
Agora eu estava fazendo atualização de plugins de MP3 e o sistema voltou à configuração de janelas original do SUSE.
Quando clico no ícone do Gerenciador de janelas (diamante vermelho) as opções de "Recarregar o Decorador de janelas" e "Selecionar o Decorador de janelas" estão desativadas.
Se tentar selecionar o Beryl como gerenciador de janelas o sistema dá mensagem de erro.
Isso foi o que aconteceu a alguns dias e onde começou a minha saga para tentar descobrir o que estava acontecendo, o que me fez recuperar e reinstalar o sistema diversas vezes.
Estou desconfiado que seja algum repositório que eu possa ter colocado pelo Yast2, mas não tenho certeza.
Alguém sabe me dizer o que está acontecendo?

Grato

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Beryl parou de funcionar
« Online: Março 16, 2007, 11:27:06 am »

kruger

• Membro
Re: Beryl parou de funcionar
« Responder #1 Online: Março 17, 2007, 12:03:56 am »
É meio estranho...

Primeiro, poste a mensagem de erro que dá ao selecionar o beryl como gerenciador de janelas.

Tente executar o comando "beryl" em um terminal, e poste o que aconteceu.

Verifique se o pacote beryl (ou beryl-core, não me lembro direito) está instalado. Às vezes, pelo Yast, algum pacote que tu instalou, provavelmente de um repositório não oficial, pode ter conflitos com este, o que resultou em sua desinstalação, e você pode não ter percebido que na resolução das dependências que o Yast fez estava a remoção deste pacote.

Já tentou reinstalar todos os pacotes referentes ao beryl (beryl-manager, beryl, beryl-plugins, emerald, etc.)?

Espero ter ajudado de alguma forma.
Sempron 3000+, Asus K8N4-E, HD SATA Seagate 80 Gb, 512 Mb DDR400, GeForce 6600LE 256 Mb PCI-E, PixelView PlayTV Pro Ultra, CD-RW/DVD LG, DVD-RW LG.

nandompb

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Março 17, 2007, 02:21:33 am »
Kruger

Descobri que o problema era as configurações da minha placa de video (GForce MX 4000)
Eu consegui fazer com que o Emerald Theme funcione com os seguintes comandos no terminal em modo root:

nvidia-xconfig --composite
nvidia-xconfig --allow-glx-with-composite
nvidia-xconfig --render-accel
nvidia-xconfig –add-argb-glx-visuals
beryl-manager

Gostaria de saber como colocar esses comandos para serem executados de forma automática, há que é necessário a senha do administrador?

kruger

• Membro
« Responder #3 Online: Março 17, 2007, 09:46:40 am »
Esses comandos alteram algumas opções no arquivo xorg.conf (localizado em /etc/X11/), em placas nvidia, e não é necessário fazer isso de novo. O xorg.conf guarda, entre outras, informações sobre sua placa de video e algumas configurações referentes a mesma. Quando você digitou estes comandos o utilitário nvidia-xconfig alterou alguns parâmetros do seu xorg.conf, entendeu?

Então toda vez que você inicia o computador/ambiente gráfico, ele carrega o que está neste arquivo. Se ainda tiver problemas, poste aqui.
Sempron 3000+, Asus K8N4-E, HD SATA Seagate 80 Gb, 512 Mb DDR400, GeForce 6600LE 256 Mb PCI-E, PixelView PlayTV Pro Ultra, CD-RW/DVD LG, DVD-RW LG.

nandompb

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Março 17, 2007, 11:26:47 am »
Kruger

Entendi agora para que servem esses comandos.
Mas não sei porque quando eu reinicio o micro e tento entrar no Beryl Manager essas configurações são perdidas e o sistema fica instável, me impedindo de usar os recursos gráficos.
Sou obrigado a novamente reiniciar o sistema e redigitar todos esses comando de novo.
É isso que não entendo o que está acontecendo...

kruger

• Membro
« Responder #5 Online: Março 17, 2007, 02:38:23 pm »
Primeiro escreva que mensagem de erro dá ao selecionar o beryl como gerenciador de janelas.

Você está usando Gnome ou KDE? Escreva em detalhes como você colocou o beryl-manager na inicialização automática (se usou algum script, que comando colocou nos "sessões-->programas iniciais" do Gnome, se for o caso).

Tenta digitar beryl e em seguida beryl-manager, e vê o que acontece.
« Última modificação: Março 17, 2007, 02:39:59 pm por kruger »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Março 17, 2007, 09:07:50 pm »
Pondere alguns itens,

Mas não sei porque quando eu reinicio o micro e tento entrar no Beryl Manager essas configurações são perdidas e o sistema fica instável, me impedindo de usar os recursos gráficos.
Sou obrigado a novamente reiniciar o sistema e redigitar todos esses comando de novo

Ora, se reiniciando as configurações são perdidas, lhe impedindo de usar os recursos gráficos, como é que, sendo obrigado a reiniciar, visto que terá o mesmo resultado do inicio desta frase, pode lhe ajudar em algo?

Tem mato nesse coelho, mas como já citado aqui, as configurações feitas com nvidia-xconfig ficam armazenadas em seu xorg.conf, não importando se vc reinicia seu sistema ou nao, elas continuarão lá.

Quando clico no ícone do Gerenciador de janelas (diamante vermelho) as opções de "Recarregar o Decorador de janelas" e "Selecionar o Decorador de janelas" estão desativadas.
Se tentar selecionar o Beryl como gerenciador de janelas o sistema dá mensagem de erro.

Se estão desativadas significa que vc não está rodando o beryl. Seria interessante vc quando se referir a mensagem de erro, cita-la, mesmo que vagamente, dando noção ao leitor do que pode ou não ser.

Mas como minha sábia mente está, dado o grau de habilidade de alguns aqui, se tornando paranormal, vou adivinhar.

Vejo que ela deve ser semelhante a:
"O gerenciador, bla bla bla, terminou anormalmente mais de uma vez em menos de um minuto e será desabilitado nesta seção."
Correto?

Se for isso, primeiro, recomendo que vc vá até o item Configurar Area de Trabalho (Configurações Pessoais), conhecido também por kcontrol, na guia Area de Trabalho, em seguida Comportamento da Janela e na aba Transparencia, desmarque Usar Transparencias, aplique e reinicie seu modo gráfico.

Conto aqui que vc não tenha feito nenhuma outra alteração substancial do sistema (tanto driver da placa, como nvidia-xconfig e tenha os links simbolicos do beryl e beryl-manager em seu Autostart), para que, após o reinicio do sistema grafico, vc tenha seu beryl funcionando corretamente.

Abs
« Última modificação: Março 17, 2007, 10:09:30 pm por Icos Lau »
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Março 17, 2007, 09:07:50 pm »

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
« Responder #7 Online: Março 17, 2007, 10:38:55 pm »
Bem lembrado Icoslau, em relação a configuração de transparencias no KDE, o sistema de gerenciamente da pau constantemente, apos desmarcala ficou mais estavel ....

Vale lembrar-los que o OpenSuSE tem uma pagina so para configuração do Beryl!!!!

OpenSuSE - Beryl : http://en.opensuse.org/Beryl

"Troubleshooting
Another composite manager is already running

Most likely KDE is running its own composite manager effects (using kompmgr), and Beryl therefore can't run. To disable KDE's window effects, open up the control center and disable the translucency effects:

K Menu -> Configure Desktop (Personal Settings). Then go to Desktop -> Window Behaviour.

Go to the last tab, "Translucency", and uncheck the "Use Translucency/shadows" box. Now you can fire up beryl-manager again, and everything should run just fine.

Note: If the above doesn't work, you may need to add the line

Option       "Composite" "0"

to the Extensions area of your /etc/X11/xorg.conf. So far, this option must be present if you are using the fglrx driver (Tested on ATI Radeon 9600)"

Get openSuSE !!!

Dove c`è un italiano, c`è una Italia

nandompb

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Março 17, 2007, 11:09:10 pm »
kruger

O Beryl já está no boot do sistema, por um pequeno script para inicia-lo.

Icos Lau

Realmente essa era a mensagem de erro que o sistema apresenta.
E nas opções de comportamento de janela estava marcada a opção de usar transparências e sombras.
Fiz o que você disse e o problema foi solucionado, só que mesmo assim o Beryl não entra da primeira vez.
Eu tenho que clicar no ícone do diamante e selecionar o Beryl como Gerenciador de Janelas manualmente.
Porque na inicialização do sistema a tela pisca e entra o Gerenciador de Janelas do KDE (que foi selecionado no caso do Beryl dar algum erro).
Ou seja mesmo eu conseguindo ativar o Beryl, ele está encontrando algum erro na primeira vez que o sistema tenta ativá-lo.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Março 18, 2007, 12:36:30 am »
Pelo que vemos vc anda lendo apenas o que lhe interessa, preste maior atenção as intruções que por ventura venha a ler futuramente.

Dados os fatos que nos passou, e destacado os detalhes que deixou passar, e ainda, ressaltado o que já indiquei no outro tópico*, considere:

Ao iniciar o Ambiente Gráfico, qual seja, no caso KDE, é perfeitamente normal que a "janela" pisque, mesmo em condições normais, dado que o beryl e seu decorador são carregados após as primeiras inicializações do KDE.

Sendo assim, se vc diz que o Gerenciador aplicavel somente se processa após indica-lo, manualmente  no beryl-manager, creio que o erro resida no fato de vc não estar colocando o beryl (gerenciador, e não o manager, que apenas administra o gerenciador) na inicialização.

Verifique portanto, observado o que cito no topico* referido, se vc tem tbém inicializavel o beryl, além do beryl-manager, no Autostart de seu Ambiente Gráfico, qual seja, KDE.

Seguindo o topico* relatado, se não houver, um simples
ln -s /usr/bin/beryl ~/.kde/Autostart/beryl
resolve seus problemas.

Abs

*Ref.: Tópico - Beryl com o GNOME
« Última modificação: Março 18, 2007, 12:41:40 am por Icos Lau »
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

nandompb

• Membro Jr.
  • **
« Responder #10 Online: Março 18, 2007, 01:35:13 am »
Icos Lau

A vida é assim mesmo um eterno aprendizado.
Eu sou completamente novo em Linux e portanto estou engatinhando.
Sua ajuda assim como dos outros usuários foram de grande valia.
Agora parece que o Beryl está ativado logo no login.
Embora mesmo assim ainda tenho que recarrega-lo porque as janelas não aparecem corretamente logo de cara.
Mas isso não é problema nenhum, ainda mais para quem como eu que não sabia o que estava acontecendo e acabei formatando o micro pensando que essa era a solução para o problema.
Só um comentário: escreva de forma mais coloquial, porque da forma rebuscada como você escreve acaba dificultando um entendimento mais rápido de seu texto.

Valeu

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Março 18, 2007, 10:57:24 am »
Infelizmente não,

dado certo momento nela, seus neurônios não conseguirão aprender mais coisa alguma, dado sua condição de degradação natural, onde somente poderá treina-lo para não caducar de vez.

Se, ainda há problema, residente no fato de ter de ser carregado manualmente, a sugestão mais óbvia e correta é que vc deva desfazer tudo o que fez e realizar os procedimentos desde o inicio, com cuidado e atenção, para que seu sistema esteja condizente com o que se espera dele, e não um sistema remendado e que não se entende o porque de determinado aspecto não estar funcionando corretamente.

Quanto a formatar o sistema, penso que logo vamos criar a fabula da formatação para disseminar o quanto isso é absurdo. Vejamos, quanto tempo vc gastou com esse procedimento? Seja uma hora, entre reinstalar e atualizar o sistema novamente, e fazer as pequenas adaptações necessárias ao funcionamento que deseja. Pensou o quanto poderia ter lido e apreendido neste mesmo espaço de tempo?

Um sistema Linux tem por base, coisa que sistema proprietário dominante por ai não, estabilidade. Ademais de termos, muitas vezes, um operador não treinado operando-o, é raro o caso em que as besteiras não podem ser consertadas, dado que temos acesso a modificação do sistema, quase que em sua plenitude. Tenha em mente que formatar é coisa de sistema proprietário falho, uma tarefa tediosa, que não resolve seu problema, nem lhe deixa compreender o problema apresentado.

Quanto a maneira de escrita, vejamos.

Se escrever da maneira que vc deseja, teremos o que? Comando atrás de comando, sem explicar o porque dos mesmos, sem fazer sua mente trabalhar um pouco atrás de conhecimento e, tão pouco, dando noção critica e habito de leitura, que falta em massa a população brasileira. As simples instruções que constam dos procedimentos para a instalação e configuração do Beryl não foram seguidas, e não foram colocadas de maneira rebuscada como vc me cita (isso que o adjetivo rebuscado tem sinonimo de bastante aprimorado, requintado e compreensível.) e mesmo assim não conseguiram que vc as seguisse. É um mal necessário e que por vezes já discuti nesse fórum, e para sua tristeza, não mudará, posto que tenho como dever fazer com que vcs leiam linhas e linhas, habituando-se a leitura, desenvolvendo censo critico, e não por menos, as vezes, dando boas risadas com meus comentários e suas réplicas.

No mais, fica a sugestão, refaça todo o procedimento para obter o resultado e apreender mais sobre o sistema, ou, formate tudo so por falta do que fazer.

Abs

Obs: "..como você escreve acaba dificultando um entendimento mais rápido de seu texto." O Ministério da Saúde adverte: A falta do habito de leitura provoca lentidão na compreensão de textos.

Obs2:
kruger
O Beryl já está no boot do sistema, por um pequeno script para inicia-lo.
Apenas a comentário, tem certeza que ele está no boot do sistema?
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

kruger

• Membro
« Responder #12 Online: Março 18, 2007, 12:34:05 pm »
nandompb:

Dê uma olhada no que tem no seu .kde/Autostart/, e apague tudo o que tem sobre o beryl. Depois, como indica o link citado peo leoluzh, digite em um terminal:

ln -s /usr/bin/beryl-manager ~/.kde/Autostart/beryl-manager
ln -s /usr/bin/beryl ~/.kde/Autostart/beryl

Deve funcionar. Para a grande maioria dos casos, o link citado funciona, já testei tanto para Gnome quanto para KDE.

Quanto a linguagem utilizada, o Icos Lau tem razão, basta você pesquisar aqui pelo fórum e perceber algumas mensagens bizarras, gente que escreve 10 linhas sem usar nenhum tipo de pontuação, vírgulas, pontos, nada. E ainda com erros gravíssimos de português. Com certeza esse é um dos maiores problemas deste fórum. Muitas vezes nem temos como saber o que tal usuário deseja, nem mesmo sabemos qual é o seu problema.

Veja que não estou me referindo a você, mas bem que você poderia prestar mais atenção às perguntas, pois se perceber, perguntei 2 vezes que mensagem de erro o sistema retornava, e não obtive resposta, até que o Icos Lau teve uma visão do além e descobriu o erro.

Icos Lau:
Eu utilizava o KDE, e sempre tive problemas com o Beryl na inicialização automática. Nunca os tive com o Gnome. Mas no KDE, mesmo adicionando os links simbólicos no /.kde/Autostart/ o KDE inicializava uma vez com o Beryl funcionando e outra não, e assim suscessivamente.
Lí pela internet que como o KDE salva as sessões poderia estar ocorrendo um certo conflito, pois na teoria o beryl-manager já estaria rodando quando o link fosse executado. Então encontrei um script em que o autor indicava "matar" o beryl e o beryl-manager, caso estivesse rodando, antes de executá-los novamente. Não cheguei a testar o script, mas sempre achei estranho essas coisas que aconteciam.
Caso eu executasse o beryl-manager, e não existisse os links no Autostart, e reiniciasse, o beryl-manager não era executado no início da próxima sessão, contrariando o que acontece com os outros programas que por ventura estivessem abertos no momento de fechar a sessão (como o skype, por exemplo, que inicializa).

Gostaria de escutar sua opinião, pois não consegui achar nada convincente na internet.

Memphyx

• Membro Jr.
  • **
    • Memphyx - Pensar e Viver e vice-versa
« Responder #13 Online: Março 18, 2007, 07:27:27 pm »
Não entrando no mérito da discussão, e complementando a solução apresentada pelos colégas, eu criei um arquivo "beryl.desktop" e coloquei-o na pasta ~/.kde/Autostart e o meu antigo problema em carregar o beryl com o emerald como gerenciador de decorações das janelas foram resolvidos. Abaixo segue o conteúdo deste arquivo.

Código: [Selecionar]
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Exec=/usr/bin/beryl-manager
GenericName[pt_BR]=Beryl
StartupNotify=false
Terminal=false
TerminalOptions=
Type=Application
X-KDE-autostart-after=kdesktop

Também postando uma dica prá quem não quer aprender sobre o sistema e apenas utilizá-lo não querendo se "matar em configurações" e desculpe-me a alfinetada, mas não gostam de ler mesmo... hehehehe... existe no seguinte link, uma aplicação para o OpenSuSE que ativa/desativa o beryl ou o compiz com apenas alguns cliques de mouse nas opções do "programa", mas tem um porém, este utiliza o XGL como Servidor Gráfico.

Quem estiver interessado basta baixar no site do KDE-Apps em http://www.kde-apps.org/content/show.php/opensuse-xgl-settings?content=51201 e instalá-lo.

Eu particularmente não estou a utilizá-lo, mas foi muito simples de por o Beryl prá funcionar atraves deste script do kommander.
« Última modificação: Março 18, 2007, 07:29:39 pm por Memphyx »

nandompb

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Março 18, 2007, 09:26:06 pm »
Icos Lau

Muito obrigado pela sua contribuição, mas:

"O Ministério da Saúde adverte: A falta do habito de leitura provoca lentidão na compreensão de textos."

Meu querido infelizmente esse comentário seu não condiz com a realidade!!!!
Sou formado em Administração de Empresas e sou Analista Financeiro, portando o que mais fiz em meus 38 anos de idade foi LER!
Tenho como hábito a leitura diária de jornais, revistas, livros, etc. E o que mais faço na web é ler.
Me interessei pelo Linux pela variedade de opções que oferece, mas não acho que com isso deva me tornar um analista de suporte para operá-lo.
Minha vida não se resume a pesquisar profundamente sistemas operacionais, tenho diversas outra atividades.
Portanto o envolvimento com esse tipo de assunto é uma atividade que em dá prazer, mas não tenho necessidade de coloca-lo a cima de outras prioridades.
Quando a sua forma de escrever, me passa arrogância e uma  pseudo intelectualidade, já que estamos em um fórum sobre Linux e não redigindo um texto jurídico.
Humildade é algo que faz bem a qualquer um.

Abraços