Autor Tópico: Yast do Suse 10 faz o pc travar e não instala nada  (Lida 2196 vezes)

RSA

• Newbie
  • *
Yast do Suse 10 faz o pc travar e não instala nada
« Online: Abril 05, 2007, 06:37:14 pm »
Olá pessoal, há um mẽs mais ou menos o Suse 10 (amd 64) passou a ter problemas no yast que faz o pc travar todas as vezes que entro no Gerenciamento de Software ou nas fontes de instalação.

Notei que o problema  aparece quando coloco algumas  fontes de instalação http mais pesadas no yast, principalmente essas:

mirrors.kernel.org/opensuse/distribution/SL-10.1/inst-source

download.opensuse.org/distribution/10.2/repo/oss/

O yast sempre trava quando carrega fontes como essas e só consigo desligar o pc pelo botao da fonte de energia. Ja tive ate que reinstalar todo o linux umas tres vezes por causa de bugs que apareceram depois dessas travadas.

Quando coloco fontes de instalação mais leves como as packman, o yast carrega normalmente, mas finge que instala os rpms escolhidos. Depois que o yast termina a instalação, basta voltar ao gerenciador de software e digitar o nome do mesmo pacote anterior que ele ira aparecer desmarcado e quando procuro por esse pacote no sistema, ele não aparece em lugar nenhum, provando que realmente nao foi instalado.

Que bug pode ser esse e como se resolve?

Essa é a configuração do pc

Placa -mae ECS RS482 -M
Athlon 64 3200+
1gb + 512mb de ram (um giga e meio ddr2)
160gb HD
Video Ati Radeon x200 pci -256mb
dvd -rw
Som e rede realtek onboard

Abraços!

LIBERTAS  QUAE SERA TAMEN
(Liberdade ainda que tardia).

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Yast do Suse 10 faz o pc travar e não instala nada
« Online: Abril 05, 2007, 06:37:14 pm »

RSA

• Newbie
  • *
Problema Resolvido
« Responder #1 Online: Abril 06, 2007, 01:43:09 pm »
Oi pessoal,
consegui resolver o travamento do pc por causa do yast, que inclusive voltou a instalar tudo perfeitamente como antes e  fica aqui a dica para quem estiver com o mesmo problema:

Bastou descobrir o nome do repositorio travador do sistema, que no meu caso era o QMeyui, logar como root, ir ao diretório /var/lib/zypp/cache, onde ficam as informações sobre as fontes de instalação e apagar a pasta Source.QMeyui, que era a do encrenqueiro. Depois foi só entrar em fontes de instalação no yast, que ele automaticamente reconfigurou as fontes e recriou os repositorios sem o encrenqueiro travador de antes e problema resolvido.

Para quem tiver dois linux Suse  a disposição, como no meu caso, que tenho instalados o SLED e o Opensuse,  nem vai precisar apagar o repositorio encrenqueiro, basta substituí -lo pelo do outro SUSE que não estiver com problema, no bom e velho metodo de copiar e colar (logado como root), que o yast reconstroi os dados dos repositorios automaticamente e acaba com o problema.

Outra dica é dar uma reconfigurada na partição Swap, deixando -a com mais ou menos 1gb, de preferencia, que ira acabar de vez com o problema do travamento.

Abraços!

LIBERTAS  QUAE SERA TAMEN
(Liberdade ainda que tardia).

blimmer

• Membro Jr.
  • **
Re: Yast do Suse 10 faz o pc travar e não instala nada
« Responder #2 Online: Abril 10, 2007, 04:49:34 am »
Boa dica, às vezes o yast parece travar mas está apenas demorando demais para atualizar as fontes. costumo desabilitar a atualização no Yast>Software>Fonte de instalação, e só habilito a atualização quando já sei qual programa quero baixar.

Pergunta: você aumentou ou diminuiu a partição swap? Com 1.5GB o swap deveria ser praticamente irrelevante. Ccom 1GB o swap só é usado quanto abro o VMware (configurado para usar 512MB). Fora isso o swap nunca é usado, de acordo com a applet monitor do sistema.

[]s

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
Re: Yast do Suse 10 faz o pc travar e não instala nada
« Responder #3 Online: Abril 10, 2007, 05:50:04 am »
Já aqui eu apenas configuro todos os canais para serem atualizados apenas manualmente. Assim toda vez que eu vou instalar alguma coisa, primeiro atualizo um canal por vez manualmente em Fonte de Instalação! Pode parecer trabalhoso, mas isso compensa bastante se você, como eu, utiliza conexão discada!
Desisti do zmd exatamente por causa dessa demora e do consumo de recursos da máquina!
Que bom que na versão 10.3 o zmd não é instalado por default! Ele é um dos principais pontos negativos do openSUSE!
Ateh!
Linux Counter#399028       GNUPG 0xF76194C0
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!
   Conheçam a Verdade e caminhem para a liberdade!
                   Jesus Cristo é a Verdade!