Oi pessoal,
consegui resolver o travamento do pc por causa do yast, que inclusive voltou a instalar tudo perfeitamente como antes e fica aqui a dica para quem estiver com o mesmo problema:
Bastou descobrir o nome do repositorio travador do sistema, que no meu caso era o QMeyui, logar como root, ir ao diretório /var/lib/zypp/cache, onde ficam as informações sobre as fontes de instalação e apagar a pasta Source.QMeyui, que era a do encrenqueiro. Depois foi só entrar em fontes de instalação no yast, que ele automaticamente reconfigurou as fontes e recriou os repositorios sem o encrenqueiro travador de antes e problema resolvido.
Para quem tiver dois linux Suse a disposição, como no meu caso, que tenho instalados o SLED e o Opensuse, nem vai precisar apagar o repositorio encrenqueiro, basta substituí -lo pelo do outro SUSE que não estiver com problema, no bom e velho metodo de copiar e colar (logado como root), que o yast reconstroi os dados dos repositorios automaticamente e acaba com o problema.
Outra dica é dar uma reconfigurada na partição Swap, deixando -a com mais ou menos 1gb, de preferencia, que ira acabar de vez com o problema do travamento.
Abraços!
LIBERTAS QUAE SERA TAMEN
(Liberdade ainda que tardia).