Autor Tópico: Tutorial de instalação do Modem LG (chipset smartlink) no OpenSuse 10.2  (Lida 6040 vezes)

diego_rib

• Newbie
  • *
Bom antes de instalar o meu modem da LG (chipset da smartlink) no OpenSuse10.2 eu tive que procurar em diversos foruns e no orkut tmb, mas nenhum deles resolveu meu problema porém eu fui juntando partes de tutoriais e finalmente consegui instalar esse modem, vou mostrar o passo a passo que eu utilizei para instalar esse modem:

Pacotes necessários:
Linux-Kernel-Headers
Kernel-Syms
GCC
Make
Kinternet (discador)
ungrab-winmodem.tar.gz
slmodem-2.9.11.20070204.tar.gz
Os 2 ultimos pacotes estão no site da linmodems

1°  instale os pacotes acima, menos os pacotes ungrab-winmodem.tar.gz e slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz
2°  copie os pacotes ungrab-winmodem.tar.gz e slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz para o diretorio /home/seu_nome_de_usuario
3°  abra um terminal
4°  $ cd /home/seu_nome_de_usuario
5°  $ su
6°  # tar -zxvf /home/seu_nome_de_usuario/ungrab-winmodem.tar.gz
7°  # tar -zxvf /home/seu_nome_de_usuario/slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz
8°  # cd /home/seu_nome_de_usuario/ungrab-winmodem
9°  # make
10° # make install
11° # cd /home/seu_nome_de_usuario/slmodem-2.9.11-20070204
12° # make
13° # make install
14° # make install (make instal 2 vezes, senão o /dev/slamr0 não é criado)
15° # modprobe ungrab-winmodem
16° # modprobe slamr
17° # slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slamr0 &

Pronto modem funcionando, agora é só ir no Yast>Dispositivos de Redes>Modem e configurar o(s) provedor(es). Só que tem um detalhe, se desligar o pc o modem não será reconhecido. Resolvendo esse problema:

crie um arquivo de texto chamado slmodem dentro do diretorio /usr/bin. E dentro desse arquivo digite as seguintes linhas:

mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slamr0 &

Salve o arquivo e como root dê a sequinte permissão ao arquivo:

#chmod +x /usr/bin/slmodem

Agora vamos fazer o modem funcionar quando o SuSE é carregado, bastar colocar a seguinte linha de comando no arquivo /etc/init.d/boot.local

/usr/bin/slmodem

Salve, o arquivo e reinicie o sistema.

Pronto, seu modem funcionando sempre sem precisar ficar subindo módulo a cada reinicilização.

Comunidade de Usuários do openSUSE

davidsonamaro

• Membro
Re: Tutorial de instalação do Modem LG (chipset smartlink) no OpenSuse 10.2
« Responder #1 Online: Abril 29, 2007, 08:42:39 pm »
diego, segui seu tutorial e deu quase tudo certo. Mesmo seguindo as instruções para o modem inicializar junto com o sistema o drive não sobe. Não tenho experiencia com linux.  Veja se fiz certo:
#!usr/bin/slmodem
 modprobe ungrab-winmodem
 modprobe slmar
Desde já agradço pela sua ajuda . Graças ao seu tutorial estou navegando com o suse 10.2.

diego_rib

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Abril 30, 2007, 12:19:15 am »
davidsonamaro,

1° Não entendi pq vc botou o ! em "#!usr/bin/slmodem"
2° Repare que vc digitou  "modprobe slmar" e o certo é "modprobe slamr" vê senão foi esse o erro.
3° Se vc usa o KDE então é mais fácil vc fazer isso pelo ambiente grafico, vai em Menu (iniciar) > Aplicatios > Sistemas > Gerenciador de Arquivos > Gerenciador de Arquivos (modo super-usuário) e digita a senha do root, agora vá navegando até /usr/bin lá clique com o botão direito do mouse em algum espaço em branco > criar novo > arquivo de texto e de  o nome de slmodem, agora abra o arquivo, copie e cole o seguinte texto:

modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr

Salve o arquivo. Mas não feche o gerenciador de arquivos (modo super-usuário) ainda.

Abra um terminal e vire usuario root  digite os seguintes comandos:

su
digite a senha do root
Agora digite o comando:

chmod +x /usr/bin/slmodem

Agora vai no gerenciador de arquivos (modo super-usuário), e navegue até /etc/init.d/ e abra o arquivo boot.local, agora é só copiar e colar o seguinte:

/usr/bin/slmodem

Salve o arquivo boot.local, e reinicie o pc. Pronto!

Carlos18

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Abril 30, 2007, 01:39:48 am »
Bom antes de instalar o meu modem da LG (chipset da smartlink) no OpenSuse10.2 eu tive que procurar em diversos foruns e no orkut tmb, mas nenhum deles resolveu meu problema porém eu fui juntando partes de tutoriais e finalmente consegui instalar esse modem, vou mostrar o passo a passo que eu utilizei para instalar esse modem:

Pacotes necessários:
Linux-Kernel-Headers
Kernel-Syms
GCC
Make
Kinternet (discador)
ungrab-winmodem.tar.gz
slmodem-2.9.11.20070204.tar.gz
Os 2 ultimos pacotes estão no site da linmodems

1°  instale os pacotes acima, menos os pacotes ungrab-winmodem.tar.gz e slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz
2°  copie os pacotes ungrab-winmodem.tar.gz e slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz para o diretorio /home/seu_nome_de_usuario
3°  abra um terminal
4°  $ cd /home/seu_nome_de_usuario
5°  $ su
6°  # tar -zxvf /home/seu_nome_de_usuario/ungrab-winmodem.tar.gz
7°  # tar -zxvf /home/seu_nome_de_usuario/slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz
8°  # cd /home/seu_nome_de_usuario/ungrab-winmodem
9°  # make
10° # make install
11° # cd /home/seu_nome_de_usuario/slmodem-2.9.11-20070204
12° # make
13° # make install
14° # make install (make instal 2 vezes, senão o /dev/slamr0 não é criado)
15° # modprobe ungrab-winmodem
16° # modprobe slamr
17° # slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slamr0 &

Pronto modem funcionando, agora é só ir no Yast>Dispositivos de Redes>Modem e configurar o(s) provedor(es). Só que tem um detalhe, se desligar o pc o modem não será reconhecido. Resolvendo esse problema:

crie um arquivo de texto chamado slmodem dentro do diretorio /usr/bin. E dentro desse arquivo digite as seguintes linhas:

modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr

Salve o arquivo e como root dê a sequinte permissão ao arquivo:

#chmod +x /usr/bin/slmodem

Agora vamos fazer o modem funcionar quando o SuSE é carregado, bastar colocar a seguinte linha de comando no arquivo /etc/init.d/boot.local

/usr/bin/slmodem

Salve, o arquivo e reinicie o sistema.

Pronto, seu modem funcionando sempre sem precisar ficar subindo módulo a cada reinicilização.

Só para complementar o tutorial, esse é o link (http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/) do site linmodems onde se encontram os dois pacotes necessários para a instalação do Modem LG (chipset smartlink) do tutorial.

Valeu!

http://brsoftwarelivre.blogspot.com/

Seja Livre, use Software Livre.

Valeu!

davidsonamaro

• Membro
« Responder #4 Online: Abril 30, 2007, 11:38:22 am »
Foi mal! Desculpe a desatenção. Chegando em casa voi corrigir o erro. Obrigado pela paciencia.

D.Moore

• Newbie
  • *
gnome-ppp no lugar do Kinternet
« Responder #5 Online: Abril 30, 2007, 05:51:17 pm »
Pelo que pude notar o Kinternet é para o ambiente KDE. Não seria melhor, para quem usa o gnome, instalar o gnome-ppp no lugar do Kinternet?

Outra coisa: na instalação do opensuse há uma opção para marcar o driver do softmodem smartlink.
« Última modificação: Abril 30, 2007, 06:24:51 pm por D.Moore »

davidsonamaro

• Membro
« Responder #6 Online: Abril 30, 2007, 08:55:00 pm »
Realmente foi erro de digitação. Esse tutorial funcionou perfeitamente. Só para constar, meu modem é um Smartlink 
com chipset sl2800. Valeu pela ajuda!!!!

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Abril 30, 2007, 08:55:00 pm »

kblo_bigfield

• Newbie
  • *
« Responder #7 Online: Maio 01, 2007, 12:23:18 am »
Olá amigo,

Eu já conseguia compilar o driver do meu modem após inúmeras tentativas, inclusive com o suposto driver que vem com o suse. Entretanto sempre que eu reiniciava o pc lá ia eu no make e make install da vida... Graças ao seu tuto eu já consigo inicializar sem precisar disso novamente. Apenas preciso criar o link para /dev/modem. Aproveitando amigo. eu posso adicionar sem problemas a linha "ln -s /dev/ttySL0 /dev/modem" na última linha dos comandos?

Aproveitando amigo, eu estou utilizando o kinternet para navegar como vc explicou, entretanto quando cai a conexaum ele não reconecta como o kppp faz. Conhece algum modo para isso?

Grato!

diego_rib

• Newbie
  • *
Re: gnome-ppp no lugar do Kinternet
« Responder #8 Online: Maio 01, 2007, 08:27:01 am »
Pelo que pude notar o Kinternet é para o ambiente KDE. Não seria melhor, para quem usa o gnome, instalar o gnome-ppp no lugar do Kinternet?

Outra coisa: na instalação do opensuse há uma opção para marcar o driver do softmodem smartlink.

1° Sim, quem usa o gnome tem que instalar o gnome-ppp no lugar do Kinternet.

2° Comigo e com vários outros usuários que eu conversei pelos foruns do orkut esse drive ou nunca funcionou ou tiverram muitos bugs, no nosso caso o modem só funcionou do jeito que eu falei.

diego_rib

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Maio 01, 2007, 08:29:41 am »
Olá amigo,

Eu já conseguia compilar o driver do meu modem após inúmeras tentativas, inclusive com o suposto driver que vem com o suse. Entretanto sempre que eu reiniciava o pc lá ia eu no make e make install da vida... Graças ao seu tuto eu já consigo inicializar sem precisar disso novamente. Apenas preciso criar o link para /dev/modem. Aproveitando amigo. eu posso adicionar sem problemas a linha "ln -s /dev/ttySL0 /dev/modem" na última linha dos comandos?

Aproveitando amigo, eu estou utilizando o kinternet para navegar como vc explicou, entretanto quando cai a conexaum ele não reconecta como o kppp faz. Conhece algum modo para isso?

Grato!

1° Sim, acho que isso deve resolver seu problema. Mas só com obs veja se na hora que vc configurou o modem no Yast na opção "dispositivo de modem" vc colocou /dev/ttySL0

2° Já a 2° duvida sobre reconectar com o Kinternet, eu tmb quero saber isso. Outra coisa que eu vou tentar é instalar o kppp, vou tentar depois eu digo se deu certo.

diego_rib

• Newbie
  • *
« Responder #10 Online: Maio 01, 2007, 09:01:02 am »
1° Eu instalei aqui o kppp e funcionou normal.

2° OBS: Na hora de confgurar o provedor no yast na janela "Parâmentros de Conexão" vcs tem a opção "Tempo Ocioso (Segundos)" coloquem 0 (zero). Senão se vcs macarem por exemplo 30 segundos depois desses 30 s. sem tráfego a conexão cai.

Ex: vc abre o orkut e vai ler seus recados, a conexão fica sem trafego depois que a pagina é aberta então quando vc acabar de ler seus recados é capaz que a conexão já tenha caido.

DoctorWhoo

• Newbie
  • *
  • "O Que Somos é a Consequência do que Pensamos"
« Responder #11 Online: Maio 06, 2007, 10:40:27 am »
diego,
tava com dor de cabeça de tanto tentar instalar meu modem Intel 537ep no Suse10.2 e não dava certo, então comprei outro modem com chipset SamrtLink para tentar instalar e sabe o que aconteceu, o linux com estes procedimentos que vc colocou ai identificou corretamente o modem Intel 537ep...é mole!!!..rs...utilizei estes procedimentos para meu modem Intel537ep e funcionou..VALEUUUU...eu tava lutando para instalar este modem e nenhum tutorial dava certo e o seu deu certinho, nao era pra este modem mais le ta funcionando corretamente....vou repassar pro pessoal ok...e deixo seu nome!!..claro...rs... (ps...agora vou devouver o modem SmartLink..rs...)obrigado.
Desktop=Pentium4 3.0HT,2gb,2xHD 250 e 120gb,17" lcd,som5.1,video 128mb, LinuxSuse10.3.
Notebook=Toshiba P105-S9337,17",WindowsVista.
VideoGames=XBOX 360Premium,Falcon,Destr.iXtreme,Contr.Wireless,HDM I.
Playstation 2 Slim,chip Matrix,Contr.Wireless.
TV=LCD Samsung 42"

brunosamuel

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Julho 24, 2007, 11:34:58 am »
qual e o pacote certo para o modem netodragon?

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #13 Online: Julho 25, 2007, 12:51:37 am »
brunosamuel,

Há pouco fiz atualização do kernel e recompilei os módulos do meu modem; usei o driver slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz, mas no linmodems já tem uma nova versão, a slmodem-2.9.11-20070505.tar.gz . O link para todos os driver fica em http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/, e para esse mais recente é http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070505.tar.gz.
Lá também tem todas as versões do módulo ungrab-winmodem, caso o seu modem necessite (eu precisei!).
Outra coisinha: não se faz necessário usar o script descrito pelo autor desse tutorial, basta instalar o pacote smartlink-softmodem depois da compilação do driver, que ele se encarregará de subir os módulos em cada boot. Você consegue ele em http://download.opensuse.org/distribution/10.2/repo/non-oss/.
Ateh!
« Última modificação: Julho 25, 2007, 01:06:52 am por Aleksandre »
Linux Counter#399028       GNUPG 0xF76194C0
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!
   Conheçam a Verdade e caminhem para a liberdade!
                   Jesus Cristo é a Verdade!