Autor Tópico: Suporte a 3D Nvidia  (Lida 3683 vezes)

Sesseu

• Newbie
  • *
Suporte a 3D Nvidia
« Online: Julho 17, 2007, 09:05:34 am »
Bom dia! Depois de instalar os pacotes x11-video-nvidia e nvidia-gfx-kmp-default, o KDE não inicia quando reinicio a máquina. Peguei as informações em http://en.opensuse.org/NVIDIA e me disseram que pra ter suporte a 3D precisa-se instalar os pacotes mencionados. O que há de errado? Depois de tanto tentar notei que o SO está como Linux 2.6.18.2-34-bigsmp i686 (clicando em Meu Computador/Informações sobre o SO). Creio que isso não está correto. Minha  Placa de vídeo é RIVA TNT2 Model 64/Model 64 Pro. Suse Linux 10.2.
Obs.: estou iniciando no Linux.
Grato pela atenção.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Suporte a 3D Nvidia
« Online: Julho 17, 2007, 09:05:34 am »

slackuser

• Membro Jr.
  • **
Re: Suporte a 3D Nvidia
« Responder #1 Online: Julho 17, 2007, 10:38:16 am »
amigo, bom dia  ;D

o negócio é o seguinte, eu tenho uma placa NVidia (FX5500) e uso também o OpenSuSE 10.2 e tive um problema bem parecido com o seu, aliás, parecido não, idêntico.

Não sei bem o porque (estou tentando descobrir) o driver mais recente da NVidia parece dar uns problemas com algumas PVs e alguns aplicativos.

Lá em casa é assim, se eu instalar o driver pelo Yast baixando dos repositórios da NVidia (assim como você fez) eu também perco o X, não entra nem por decreto. Se eu instalo o mais recente driver binário (baixado do site e sh NVIDIA ... .run -q) eu consigo a parte gráfica, o X funciona, no entanto os efeitos XGL ficam bugados e o Cedega perde a comunicação com a PV (bizarro? vai saber), bom a solução que eu vou testar hoje e te recomendo fazer o mesmo é a seguinte, baixar um driver binário não tão recente assim e instalar ele, caso mesmo assim o X não suba tente o comando

sax2 -m 0=nvidia

Sesseu

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Julho 17, 2007, 01:01:50 pm »
Olá, vou aguardar você fazer seu teste, haja vista eu não possuir muito conhecimento com Linux. Se possível, conte-me o resultado. Desde já agradeço sua atençao e muito obrigado pela resposta.
[]'s
Sérgio.

slackuser

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Julho 17, 2007, 01:19:24 pm »
que isso cara, pode testar ae sem medo, o pior que pode acontecer é vc ficar sem o X  ;D (e como vc já está sem ele acho que não é um problema).

Falando sério, pode testar ae é sem mistério instalar o driver da NVidia, faz assim ó:

1 - Baixa esse driver

http://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/1.0-8762/NVIDIA-Linux-x86-1.0-8762-pkg1.run

2 - Logue como root

3 - Mata o X:

killall kdm

4 - Acesse a pasta onde você baixou o driver

5 - Manda um:

./NVIDIA-Linux-x86-1.0-8762-pkg.run

OBS: Esse é o nome do driver do link, caso no download vc altere o nome do driver vc precisará alterar a linha acima também.

Bão, ele vai te perguntar umas paradas e depois vai instalar, deopis de instalar mas ainda dentro do instalador ele vai perguntar se o instalador pode configurar o seu Xorg pra você, manda YES.

pronto, manda um kdm ae e veja se funciona.

PS: Você precisa ter instalado no seu micro o Kernel-source (num me lembro se é o source ou o headers, acho que é o source mesmo) e os GCC da vida.

Sesseu

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Julho 17, 2007, 03:45:49 pm »
Ok, vou fazer isso então. É que nesse micro tenho uma partição com XP e o Delphi instalado com vários componentes e fontes de vários aplicativos. Vai que faço uma "burrada", aí tô perdido. Da última vez que formatei, ficamos três dias mexendo com o Delphi para conseguir compilar tudo. Vou testar num outro micro e posto aqui os resultados. Grato.

slackuser

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Julho 17, 2007, 05:16:27 pm »
acho que não vai dar problema, o processo é beeem simples, anyway já tá na hora de eu ir embora, vou testar lá em casa e amanhã digo se funcionou ou não.

marck

• Membro
  • Esse meu avatar é meio gay! rarararara
« Responder #6 Online: Julho 17, 2007, 10:39:48 pm »
olá,instale os pacotes x11-video-nvidia e nvidia-gfx-kmp-default .( observe no yast guia dados tecnicos se os drivesr são  1.0-7185)já que são os mais indicados p/ vc.
Após baixar o drive da n vidia( pelo yast) e antes  do comando nvidia  -r ( ou sax2 -m 0=nvidia)para ativar o drive    va no terminal (root)  de o comando nvidia-xconfig que criará um backup do xorg como a seguir

goncalves:/home/marcus # nvidia-xconfig

Using X configuration file: "/etc/X11/xorg.conf".
Backed up file '/etc/X11/xorg.conf' as '/etc/X11/xorg.conf.backup'
New X configuration file written to '/etc/X11/xorg.conf'

então se por um acaso o x não iniciar,dando uma mensagem de erro  no /etc/X11/xorg.conf  logue-se como root (su....senha)(onde vc está, quer dizer: no modo texto já que o x não rodou) e invoque o backup etc/X11/xorg.conf.backup .que trará seu x de volta (após o x ser reiniciado) .

Nas máqinas de uns amigos  dei o comando nvidia  -r(terminal)  logado no x  mesmo( o monitor pisca , pisca, pisca e entra no sax2 ----configurações de monitor e placa de video com a opção 3D marcada) Já sabendo que a aceleração 3d funcionou repeti o comando no modo texto para que não ocorressem erros (sabe lá!)

*****Estranho seu kernel ser bigsmp, pois este é para máquinas com mais de 64 Gb de memória como diz o yast.(kernel-bigsmp)

This kernel supports up to 64GB of main memory. It requires Physical Addressing Extensions (PAE), which were introduced with the Pentium Pro processor.  ??? ??? ???

Espero que desta vez vc consiga, abraço
« Última modificação: Julho 17, 2007, 10:48:36 pm por marck »

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Julho 17, 2007, 10:39:48 pm »

Sesseu

• Newbie
  • *
« Responder #7 Online: Julho 18, 2007, 08:19:45 am »
Olá Marck, bom dia! Muito obrigado por responder. Em minhas "amadoras" tentativas, veio junto esse kernel bigsmp que se instalou "sozinho". Depois que eu resolver o problema do suporte 3D, tentarei reverter para o kernel default. (tentando consertar uma coisa e atrapalha outra, mas é assim mesmo, tem que ter paciência).

slackuser

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Julho 18, 2007, 08:38:39 am »
instalei o driver binário ontem e aparentemente tá funcionando  :o vou tentar instalar o driver mais recente e ver no que dá.

Sesseu

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Julho 18, 2007, 10:26:47 am »
Pessoal, existe alguma placa de vídeo que ativa o suporte 3D já na instalação para não dar esse trabalho todo?

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Julho 18, 2007, 11:33:44 am »
Creio que não, pois os drives de vídeo são proprietários e por isso não são forncecidos juntos com as distribuições.

Mas a instalação dos drives da nvidia não são tão complicados, basta seguir corretamente o tutorial feito pelo Icos Lau.

Abraços!
carlos.lubas.com.br

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
« Responder #11 Online: Julho 18, 2007, 01:14:18 pm »
Cara, basta seguir simplesmente a pequena explicação de instalação fornecida pela própria Nvidia!!

Install How To
http://www.suse.de/~sndirsch/nvidia-installer-HOWTO.html

Nvidia Driver
http://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_100.14.11%20.html
Get openSuSE !!!

Dove c`è un italiano, c`è una Italia

slackuser

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Julho 19, 2007, 10:42:57 am »
Amigo, testei ontem lá em casa, resultado negativo, apesar do driver realmente instalar o suporte 3D da minha placa de vídeo algumas funções estão limitadas, como o uso da memória de vídeo (e não me pergunte o porque já que eu não sei ;D), bom, vou dar uma pesquisada pela net e se achar alguma coisa relevante eu posto aqui.

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #13 Online: Julho 19, 2007, 10:11:24 pm »
não entendi como o uso de memória de vídeo está limitado...
É uma nvidia onboard?

poste qual o modelo exato da sua placa (lspci) e qual o problema que está encontrando.
--
Marcelo Vivan Borro

slackuser

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Agosto 14, 2007, 08:31:43 am »
Bizarro né? pios é

o negócio é o seguinte, eu tenho uma FX5500 256MB/128 bits, e eu percebi (quase que ao acaso) que a placa de vídeo parece não estar usando a memória de vídeo (isso mesmo) ou então está com um problema sério com o OpenGL, mesmo depois do driver instalado (e não da erro nenhum) a placa apresenta um péssimo desempenho 3D.

acho que uma imagem vale mais que mil palavras, então veja a imagem do link:

http://i205.photobucket.com/albums/bb118/john_slackuser/snapshot2.jpg

isso é constante (e as vezes até pior um pouco) em proteções de tela OpenGL, esse é o clássico Jogo no fim.

Testei com uma Radeon 9200SE 128MB/ 64bits e mesmo sem o driver oficial da ATi instalado, deu em torno dos 20 FPS.

O suporte ao Dekstop 3D também está visivelmente prejudicado, por exemplo se eu mando reproduzir um vídeo com o Beryl rodando, já era, fica uma lentidão desgraçada, sem contar que para funcionar tal efeito é necessário que ele esteja exclusivamente rodando sobre XGL e com o Compiz ativado, se mandar composite pela Nvidia é pedir pra dar pau (testei isso só 1 mihão de vezes  ;D)

os teste glxgears também fica dando uns lags enquanto roda, e o cedega me diz que eu tenho 0MB de memória de vídeo (foi dai que eu tirei a conclusão anterior  ::))

estou tentando resolver isso, mas tá osso viu ...