Bom dia a todos.
Icos Lau, OK realmente o cedega não pode ser tirado por base para tais conclusões, porém alguma coisa há de errado nisso tudo, pois analise comigo.
Antes de usar o OpenSuSe 10.2 eu usava o SuSe 10, bom, o mesmo cedega o mesmo PC, porém um driver antigo (que se diz incompativel com o OpenSuSe10.2) e tudo funcionava perfeitamente, inclusive o desempenho da placa era mais que satisfatório.
Ainda no SuSe 10 eu resolvi atualizar o driver da placa de vídeo (driver antigo, mais de um ano já), fui no site da NVidia e baixei o .run, pronto, cagada feita, cedega não funciounou mais, mas eu nem tinha feito ainda a ligação com a placa de vídeo, isso porque eu sempre fucei muito no SO então cacas aconteciam com frequência.
Ganhei os CD's do OpenSuSe 10.2 e resolvi instalar o SO no meu micro, foi aí que a porca torceu o rabo e foi quando eu percebi o problema com o driver, o cedega não funcionava, o desempenho 3D tava uma porcaria, a proteção de tela em OpenGL tava desse jeitinho que você pode ver na SS do outro post e era isso.
Decidi fazer o recomendável, instalar o driver pelo Yast usando o repositório da NVidia. Instalei perfeitamente, tudo certinho, sem erros, sem problemas, porém o desempenho da placa continua a mesma bosta, não melhorou em nada.
O que eu usei como base pra dizer que PARECE que a placa não está utilizando a memória de vídeo, além do diagnóstico do cedega foi que, aplicações 3D que exigem muito o uso da memória ficaram visivelmente lesadas, por exmplo quando eu vou renderizar uma imagem no Blender, ou algum tipo de trabalho que é claro o uso da memória de vídeo.
Lógico, isso é viagem errada minha, é impossível a placa não usar a memória de vídeo, mas parece que o sistema está tratando a placa como se ela realmente não tivesse, aplicações simples em 3D que não exigem muito da placa funcionam numa boa.
Quanto aos testes, um deles deu mais de 1.000 FPS in 0.5 seconds, porém esses 1.000 FPS estão sendo utilizados onde? a Radeon 9200SE sem o driver instalado deu uns~ 600.
Bom se parece que eu estou enchendo lingüiça, como dizem aqui na minha terra, ou falei demais sem nenhum embasamento me desculpe, estou tentano explicitar ao máximo o meu problema pois já pedi ajuda a um monte de gente e ninguém entede o problema ou tem alguma sugestão definitiva.
Vou procurar o seu tópico e ver se consigo resolver o problema.
No mais, muito obrigado pela ajuda.