Autor Tópico: Dispositivo de rede on-board da placa mãe Asus A8N-VM não funciona  (Lida 5662 vezes)

caiosiqueira

• Membro Jr.
  • **
Prezados,

possuo uma placa mãe asus A8N-VM, da qual ainda não consegui fazer o dispositivo de rede funcionar. No Yast, na configuração da placa de rede, eu vejo tanto esta placa on-board quanto a minha placa de rede off-board.

Configurei ambas as placas igualmente, sendo que a off-board conecta sem problemas, e a on-board nem dá sinal de vida quando espeto o mesmo cabo.

A informação que me aparece na tela de configuração da placa de redes é: "nVidia Corporation MCP51 Ethernet Controller "

No site do fabricante, é informado que o chipset do dispositivo de rede é o Realtek RTL8201CL.

Alguém saberia o que fazer para resolver este problema? Já garimpei na net, mais ainda não consegui descobrir como resolver : (

Desde já agradeço pela ajuda!

Comunidade de Usuários do openSUSE

Rodrigo Gabriel

• Membro
Re: Dispositivo de rede on-board da placa mãe Asus A8N-VM não funciona
« Responder #1 Online: Julho 20, 2007, 04:55:59 pm »
Será que ela não esta desabilitada na BIOS. Geralmente quando colocamos uma placa off-board a BIOS desabilita a on-board para não dar conflitos.

Zeka

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Julho 20, 2007, 05:39:24 pm »
Cara, eu tenho uma placa exatamente igual a sua e com o OpenSUSE 10.2 ela não da problema nenhum. Mas aconselho você dar uma olhada no seu kernel e ver se existe alguma alteração significante  em kernel's mais novos, se houverem!
Espero ter ajudado!
"Uma das maiores bênçãos do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todos os seus conhecimentos".   H. P. Lovecraft

caiosiqueira

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Julho 21, 2007, 08:13:28 pm »
Obrigado pela resposta Zeka.

Pelo que eu vi, as novas versões do kernel já vem com o driver da nforce incorporado. Pode ser isso. Vou tentar instalar o suse 10.2 e vê se resolve.

Zeka, aproveitando, me tira outra dúvida. Estou usando o  vídeo on-board, e estou tendo problemas com a atualização da tela. A mesma fica repleta de sujeira, não limpando os artefatos adequadamente. Por exemplo, se eu clicar na barra de endereço do firefox (já com o endereço digitado), e percorrer o endereço com a seta do teclado, a cada passagem de letra o cursor de digitação aparecerá, e não será apagado, ficando uma sugeira quase como um borrão, que não permite ver o endereço. Este problema também ocorre em outros pontos. Queria saber se você usa o vídeo on-board, e se este tipo de problema também ocorre contigo.

Rodrigo, o problema não deve ser esse, pois eu instalei a placa off-board depois, justamente por não ter conseguido fazer a on-board funcionar. Foi só espetar a off-board e funcionou de imediato. Mas de qualquer forma vou dar uma olhada na bios. Não custa tentar.

Valeu galera!!!!

Zeka

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Julho 21, 2007, 10:35:39 pm »
Cara, quanto ao seu segundo problerma eu ja não seio que dizer porque nunca usei a placa de video onboard dela. Mas pela descrição não me aprecer um erro de hardware! Da uma olhada por aí sobre isso que esta acontecendo!
Falow!
"Uma das maiores bênçãos do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todos os seus conhecimentos".   H. P. Lovecraft

caiosiqueira

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Julho 27, 2007, 01:13:07 pm »
Galera, o meu dispositivo de rede on-board funcionou! Eu simplesmente tirei a placa de rede, conectei o cabo na on-board, e passou a funcionar.

Acredito que o amigo Rodrigo Gabriel pode estar certo. Se bem que era estranho a placa de rede on-board aparecer na lista de placas de redes. Bom, o importante é que está funcionando.

Valeu galera!!