Autor Tópico: Instalação do modem PCTEL HSP56 no openSUSE 10.3  (Lida 17397 vezes)

Rodrigo Gabriel

• Membro
Instalação do modem PCTEL HSP56 no openSUSE 10.3
« Online: Outubro 07, 2007, 05:49:40 pm »
Mais uma vez superando as dificuldades de instalação de modens.
Resolvi abrir um novo tópico para que o outro tópico (instalação dom modem PCTEL HSP56 no openSUSE 102) não fique confuso, pois nesse teremos que fazer mais uma mudança no arquivo configure. Porém tentarei deixar ele mais compreensível!

Primeiro certifique-se que o chipste do modem seja PCTEL (embora seja um tópico referente ao pct789, esse drive serve para todos os PCTEL HSP56, mas para isso leia o README ou me pergunte no fórum para ajudá-los).

OBS: PARA INSTALAR O DRIVE É NECESSÁRIO TER OS SEGUINTES PACOTES INSTALADOS: gcc, make, kernel-source e o kernel-syms. NÃO ESQUEÇA DE INSTALÁ-LOS ANTES DE COMEÇAR O PROCEDIMENTO

Começando, carregue o seguinte drive: PCTEL HSP56 para Kernel 2.6.22.

Salve na pasta do usuário (ou a que preferir). Supondo que esteja na pasta de usuário, para descompactar utilize o seguinte comando com o konsole ou terminal de sua preferência:
Código: [Selecionar]
tar -zxvf pctel-0.9.7-9-rht-8.tar.gz

Iremos agora acessar o seguinte diretório com o camando:
cd pctel-0.9.7-9-rht-8/src

Vamos fazer as mudanças no arquivo configure, então dê o seguinte comando:
kate configure

Mas se usa o GNOME pode usar o gedit ou qualquer outro editor de texto.

Continuando, aberto o configure vá à linha 430, onde estará assim:
if [ -d /usr/src/linux/include/asm/mach-default ]

MUDE PARA:
if [ -d /usr/src/linux/include/asm-i386/mach-default ]

Com isso safamos o primeiro erro de arquivo não encontrado /asm/mach-default (se por acaso você tentou instalar antes de fazer qualquer mudança, com certeza parou nesse erro). Agora vamos ao segundo que é referente ao UTSRELEASE.

Vá a linha 470 e a DEIXE ASSIM:
#include "/lib/modules/2.6.22.5-31-default/build/include/linux/$versionfile"

Feito as mudanças SALVE o arquivo e FECHE.
Voltando para o konsole onde paramos (dentro da pasta pctel-0.9.7-9-rht-8/src), digite o comando:
./configure -manual
Ele irá procurar alguns arquivos, o modelo do kernel, gcc... Se foi feito as mudanças no arquivo configure, então não ocorrerá nenhum erro.

Na sequência digite:
make

Agora que iremos logar como root e digitar os seguintes comandos:
su
make install

Com isso o drive já está instalado, agora vamos carregar os módulos:
modprobe linmodem
modprobe pctel country_code=33
modprobe pctel_hw

Para linkar o /dev/modem:
rm -f /dev/modem
ln -sf /dev/ttyS_PCTEL0 /dev/modem
chmod 666 /dev/modem

Obs: O country_code=33 é referente ao país Brasil, para melhor configuração leia o README.

O drive já está instalado, para que os módulos sejam carregados no boot, coloque os comandos dos módulos e o linkamento no diretório: /etc/init.d/boot.local.

Para o modem funcionar não se esqueça de configurá-lo pelo Yast, colocando provedor, nome de usuário e senha. Se tiver os DNS é melhor ainda para melhor conexão.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Instalação do modem PCTEL HSP56 no openSUSE 10.3
« Online: Outubro 07, 2007, 05:49:40 pm »

Silinux

• Membro Jr.
  • **
Re: Instalação do modem PCTEL HSP56 no openSUSE 10.3
« Responder #1 Online: Outubro 23, 2007, 12:38:27 am »
Vou baixar o cd(KDE) do OpenSuse 10.3,mais sera que vem o gcc e outras dependencias no cd ?

Silinux

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Outubro 23, 2007, 01:18:22 am »
Seriam essas as dependencias pra baixar para uma arquitetura de 32 bits?
make-3.81-66.ppc.rpm
gcc-4.2-24.ppc.rpm
kernel-source-2.6.22.5-31.ppc.rpm
kernel-syms-2.6.22.5-31.ppc.rpm

Atlhon Xp 2000+
PcChips M825
Pctel HSP56 MR (Via)

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #3 Online: Outubro 23, 2007, 11:06:45 am »
1CD não vem com compiladores, somente a versão em DVD vem com tudo.....mas vc pode baixar esses pacotes pela net...

abraços

Rodrigo Gabriel

• Membro
« Responder #4 Online: Outubro 23, 2007, 08:51:38 pm »
Olá Silinux, por acaso você tem esse modem? Antes de tentar instalar, posta pra mim o chipset do modem, pois dependo de qual for é preciso dar uma opção diferente, coisa simples na hora da instalação, mas se o seu modem for PCI é chipset pct789!

Uma prévia explicação, como não coloquei qual opção escolher na hora que você digita ./configure -manual, porque se tivesse mais alguém que teria esse modem com certeza colocaria a dúvida de qual modelo escolher e eu ajudaria, cada tipo de modelo de modem é uma opção diferente, no caso se for PCI (0igual o meu) a opção à escolher é pct789, conforme já havia postado no tópico igual mas referente a instalação no openSUSE 10.2! Se for outro tipo tem que olhar o README ou me contactar para ajuda. OK!

As dependências necessárias estão no repositório OSS, ou no DVD de instalação openSUSE 10.3. Aconselho que se for mesmo instalar as dependênciua que o faça pelo Yast via repositório ou DVD. Não faça manualmente (carregando e instalando por via de comando), pois se trata do kernel-source e não é apenas esses pacotes que tem que instalar, por exemplo, o gcc tem dependências. Então a não ser que seja experiente, aconselho instalação pelo Yast! (NESTE CASO ESPECIALMENTE)

Silinux

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Outubro 23, 2007, 09:27:26 pm »
(aconselho instalação pelo Yast)

MAis instalar pelo YAst não teria que ter acesso a internet?

O meu modem é Pctel (Via)slot -CNR
O chipset parece que um via VT8233/8235

O CD do OpenSuse não vem com o build-essential?

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Outubro 23, 2007, 11:51:00 pm »
como falei em outro tópico, as versões 1CD do openSUSE não vem com compiladores ou o que no Debian se chama de "build-essential"....os compiladores, o source do kernel e etc vem na versão DVD do openSUSE que é o repositório OSS

sim, instalar pelo YaST precisa de acesso a internet, ou não, caso você tenha o DVD como repositório ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Outubro 23, 2007, 11:51:00 pm »

Silinux

• Membro Jr.
  • **
« Responder #7 Online: Outubro 24, 2007, 12:27:09 am »
Pior que o DVD eu não tenho,ja foi um parto baixar um cd(KDE)
Mais e ai qual e a saída,alguém podia me fazer o favor de me passar o que tenho que baixar para após instalar o drive do modem,meu processador e de 32 bits.
Agradeço muito.

Silinux

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Outubro 24, 2007, 02:45:27 am »
Vou olhar o README,não sei meu chipset o que postei acima e da ponte norte,sul.

-BAixar do repositório OSS seria nesse link?

http://download.opensuse.org/distribution/10.3/repo/oss/

BAixei o pacote ARCHIVES.gz

Silinux

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Outubro 24, 2007, 04:26:59 am »
MAis uma..
Rodrigo Gabriel

Abri o arquivo do Mdmchipv,que vem no cd da placa mãe
Nele tinha algo assim %Modem3% = Modem,PCI\VEN_1106&DEV_3068   ;VIA
Nesse arquivo fala somente em PCI mais o modem e slot CNR,se funciona assim no windows acho que no openSUSE seria a opção pct789

Obrigado pela ajuda.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Outubro 24, 2007, 12:52:43 pm »
 é .... mas temos a opção de usar um mirror no brasil....bem mais rápido que é o do UOL

http://mirrors.uol.com.br/pub/opensuse/distribution/10.3/repo/oss/

esse arquivo é o que o YaST irá baixar, nele contém o nome dos pacotes que estão nesse repositório apenas...

Rodrigo Gabriel

• Membro
« Responder #11 Online: Outubro 24, 2007, 03:52:02 pm »
MAis uma..
Rodrigo Gabriel

Abri o arquivo do Mdmchipv,que vem no cd da placa mãe
Nele tinha algo assim %Modem3% = Modem,PCI\VEN_1106&DEV_3068   ;VIA
Nesse arquivo fala somente em PCI mais o modem e slot CNR,se funciona assim no windows acho que no openSUSE seria a opção pct789

Obrigado pela ajuda.

Eu sei que tem a opção para o modem VIA, de slot CNR, mas também vi o README e não está muito explicativo.
Para facilitar sua vida, você após ter reescrevido as partes do configure[/] conforme eu postei, ao invés de digitar:
./configure -manual
Você vai digitar:
./setup
Porque com esse comando ele vai carregar um script de instalação, que vai automatizar a configuração e a compilação. Depois de instalado o modem já vai estar ativado, é só carregar o módulo e linkar o /dev/modem.

OBS. NÃO ESQUEÇA DE ALTERAR O CONTEÚDO MARCADO DO ARQUIVO CONFIGURE, POIS SE NÃO ALTERAR NEM NA CONFIGURAÇÃO VOCÊ IRÁ CONSEGUIR CHEGAR

E referente as dependências que é preciso baixa-las, no caso você não tem acesso à internet banda larga, apenas discada né (e pelo windows ainda por cima, pelo que entendi). Vai ser um pouco trabalhoso pra você conseguir instalar tudo, mas também não é impossível. Aconselho então ir à algum lugar, uma lan-house por exemplo, para conseguir fazer download desses pacotes. E as dependências dos pacotes a ser instalado, por exemplo o gcc tem uma lib que também é preciso ser instalado, posso te passar mais tarde quando chegar em casa, pois estou trabalhando no momento.

Silinux

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Outubro 25, 2007, 01:15:42 am »
¡ElCheVive!
O link que vc passou está fora do ar.

Rodrigo Gabriel
Tenho um amigo que tem banda larga se tu me disser os pacotes  que tenho que baixar eu peço a ele.

Obrigado.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #13 Online: Outubro 25, 2007, 11:12:45 am »
esse link do UOL sai fora do ar de vez em quando!! >:(

por isso eu uso esse aqui dos EUA
http://suse.mirrors.tds.net/pub/opensuse/distribution/10.3/repo/oss/ quetambém é rapidão..

abraços

Rodrigo Gabriel

• Membro
« Responder #14 Online: Outubro 25, 2007, 01:59:56 pm »
Me desculpe, por não te enviar os pacotes ontem, tive um compromisso à noite. No momento estou trabalhando, mas você pode ver as dependências sozinho, pelo Yast. Vou explicar como você pode verificar.

Em Gerenciamento de software, você vai pesquisar os seguinte pacotes: gcc, make, kernel-source e kernel-syms. Assim que você digitar o nome de cada um, ele aparecerá no lado direito, abaixo de onde ele aprecer estará a descrição do pacote, se você ver direito tem uma abas onde fica a descrição, e uma das abas também mostra suas dependências de pacotes, claro que algumas já estarão instaladas, mas é só anotar as que não estão. Assim você pode resolver isso hoje sem problemas, mas qualquer dúvida é só postar.

OFF-TOPIC: E outra coisa que também tomei iniciativa de fazer, quando dei uma lida no README, nas primeiras linhas já estava escrito que o drive estava incompatível com o openSUSE 10.2 e superiores (no caso 10.3), então para melhor compatibilidade com nosso sistema, tomei a liberdade de enviar um e-mail para o e-mail que estava no README, com os links da instalação do modem. Espero que eles alterem o script de instalação dando mais uma opção para o nosso sistema (se isso for possível também), assim ajudaria a  muitos que ainda usam o modem para ter conexão com a internet.