Autor Tópico: A GPL v3 pode prejudicar o OpenSuse????  (Lida 912 vezes)

van dick

• Membro
    • House of a Suser  #
A GPL v3 pode prejudicar o OpenSuse????
« Online: Outubro 20, 2007, 12:36:51 pm »
Boa tarde a todos!

Estive lendo uma reportagem da revista INFO abril sobre o acordo Novell - Microsoft e a GPL v3. Gostaria de saber quais os possiveis problemas poderiamos(usuarios OpenSuse) ter se a licença como está entrar em vigor?

Reportagem:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/29052007-12.shl

obrigado.
"Tudo o que os outros Windows faziam mal o Vista faz pior só que através de
uma maneira mais bonita..."

Registered Linux user number #449883

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

A GPL v3 pode prejudicar o OpenSuse????
« Online: Outubro 20, 2007, 12:36:51 pm »

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
Re: A GPL v3 pode prejudicar o OpenSuse????
« Responder #1 Online: Outubro 23, 2007, 03:55:30 pm »
Cara,eu tmb gostaria de saber sobre o que exatamente a GPL 3 fala.
Mas pra mim parece mais que esse povo que cria a GPL ta cortando as pernas de uma empresa por infantilidade mesmo. Eu tenho minhas dúvidas sobre essa historia de compatibilidade entre produtos MS e Linux (se lembram da licenca "olhe mas nao toque" das libs do C#?), mas se não querem que seja compatível por meios "mercadológicos" (é minha segunda impressão da GPL 3), não usem o SuSe. Simples... Vão compilar um gentoo ou instalar um Debian e foda-se.

Não sei se vcs viram um email do Shuttleworth no opensuse.org. Uma das respostas foi essa:
http://lists.opensuse.org/opensuse/2006-11/msg03799.html

I do accept that your disagreement with the contract, but I would like to ask you not to create the impression that SUSE or openSUSE.org is acting against GPL programmers. There is no practical change for GPL programmers by this contract (only for commercial Novell customers there is a change), anything
else is FUD spread between open source communities.

Prefiro ver gente usando windows e que saiba que o SuSe é compatível (podendo até migrar) do que ver um monte de gente falando que certas coisas do Excel,Mono e afins não abrem como deveriam,Vão generalizar (como é mais fácil...) e falar que linux não presta. Mas tem gente que ainda prefere ouvir o Stallman,mesmo sabendo que Novell não é entidade filantrópica.