Autor Tópico: Ajuda, driver e player de video  (Lida 2133 vezes)

Pedro Ribeiro Neto

• Newbie
  • *
Ajuda, driver e player de video
« Online: Novembro 01, 2007, 09:34:24 am »
Tentando abilitar os recursos 3d instalei um driver de video nesse endereço http://en.opensuse.org/NVIDIA, o de incone verde.Depois instalei o pacote compiz-fusion gnome, retirando apenas os pacotes que eu ja tinha, como o compiz-emerald, depois de instalado percebi que o icone do fusion não estava na area de trabalho. Reinicei o computador e comecaram a dar problemas no video, imagens desfocadas, lentidão. O que fazer pra resolver o problema? Me parece que o erro foi no driver de video que instalei.

Antes do problema acima acontecer baixei um video em .avi, quando eu tentava ver o toten abria e pedia um codec e dava opção pelo click install, eu instalei o codec mesmo assim ele ficava pedindo o mesmo codec. Conversando com um amigo meu ele me disse que tenho que instalar o smplayer, tentei instala-lo indo em instalar software mas não aparece ele listado para instalar. O que faço?

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Ajuda, driver e player de video
« Online: Novembro 01, 2007, 09:34:24 am »

Rodrigo Gabriel

• Membro
Re: Ajuda, driver e player de video
« Responder #1 Online: Novembro 01, 2007, 01:13:47 pm »
Para o vídeo faça o seguinte, aperte Crtl + Alt + F3, para ir à tela de comando logue como root, depois digite:
Código: [Selecionar]
init 3. Logue como root mais uma vez e digite o seguinte comando:
sax2 -r -m nvidia=0 (é zero). Com isso irá habilitar o 3D. Quando acabar digite os seguintes comandos:
nvidia-xconfig --composite
nvidia-xconfig --render-accel
nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals -d 24

Para retornar o modo gráfico:
rcxdm restartCom isso não terá mais problemas com o drive.

Agora o codec, a melhor coisa a fazer é colocar o repositório Packman e instalar os seguintes pacotes: libxine1, w32codecs, eu gosto do MPlayer então sempre o instalo, mas se quiser pode instalar o smplayer mesmo que tem nesse repositório. e se você pesquisa pelo Yast vai achar outros codecs como o k3bcodecs, libfame, libmpeg3, etc. aí é só escolher que depois disso vai funcionar tudo.
« Última modificação: Novembro 01, 2007, 01:30:38 pm por Rodrigo Gabriel »

Pedro Ribeiro Neto

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Novembro 01, 2007, 03:56:33 pm »
Para o vídeo faça o seguinte, aperte Crtl + Alt + F3, para ir à tela de comando logue como root, depois digite:
init 3. Logue como root mais uma vez e digite o seguinte comando:
sax2 -r -m nvidia=0 (é zero). Com isso irá habilitar o 3D. Quando acabar digite os seguintes comandos:
nvidia-xconfig --composite
nvidia-xconfig --render-accel
nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals -d 24

Para retornar o modo gráfico:
rcxdm restartCom isso não terá mais problemas com o drive.

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Funcionou, impressionante. O que estava errado? Porque tava com pau? O que esses comandos fazem?

Vou tentar os drivers de video agora.

Aproveitando, toda vez que o susse acaba de carregar o firefox abre com um endereço parecido com www.%.com.br, porque esta assim e como faço pra parar? Onde configuro os efeitos pro desktop rodar? É atraves de linha de comando ou são plugins?
« Última modificação: Novembro 01, 2007, 03:59:07 pm por Pedro Ribeiro Neto »

Pedro Ribeiro Neto

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Novembro 01, 2007, 04:23:45 pm »
Agora o codec, a melhor coisa a fazer é colocar o repositório Packman e instalar os seguintes pacotes: libxine1, w32codecs, eu gosto do MPlayer então sempre o instalo, mas se quiser pode instalar o smplayer mesmo que tem nesse repositório. e se você pesquisa pelo Yast vai achar outros codecs como o k3bcodecs, libfame, libmpeg3, etc. aí é só escolher que depois disso vai funcionar tudo.

Adicionei o packman que me indicou (http://packman.unixheads.com/suse/10.3/), depois de adicionado fui em instalar software e vi que o real player e mplayer estão como instalados, mas eu não acho eles pra usar, o que pode ser?

Rodrigo Gabriel

• Membro
« Responder #4 Online: Novembro 01, 2007, 08:22:09 pm »
Pedro, o firefox abre o site que deseja. Para colocar o site vé em Editar e Preferências lá terá várias configurações.

O compiz se não me engano é pela linha de comando: compiz. Como não o uso, já até o desinstalei, então não posso confirmar pra você.

Se o Mplayer e o Real Player já tiverem instalados, basta apertar Alt + F2 e digitar mplayer para executar o MPlayer e realplay para executar o Real Player.

Aqueles comandos digitados para configurar o X, eles editam o arquivo xorg.conf, fazendo o drive executar aquilo que foi pedido. (meio complexo né)

E o totem tá funcionando?

Pedro Ribeiro Neto

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Novembro 02, 2007, 03:44:00 pm »
Pedro, o firefox abre o site que deseja. Para colocar o site vé em Editar e Preferências lá terá várias configurações.

Não digo quando eu inicio o firefox,eu falo quando o susse carrega ele abre sozinho acessando esse endereço. Tipo quando se instala o msn no windows, quando o sistema carrega ele abre sozinho.

O compiz se não me engano é pela linha de comando: compiz. Como não o uso, já até o desinstalei, então não posso confirmar pra você.

Pra usar linha de comando posso tomar por base as dicas desse link: http://www.infowester.com/linux6.php ?

Se o Mplayer e o Real Player já tiverem instalados, basta apertar Alt + F2 e digitar mplayer para executar o MPlayer e realplay para executar o Real Player.

Vou tentar.

Aqueles comandos digitados para configurar o X, eles editam o arquivo xorg.conf, fazendo o drive executar aquilo que foi pedido. (meio complexo né)

Mas porque não estava executando corretamente? No caso do driver da nvidia que baixei, aquele driver serve pra todos as placas de video da nvidia? Atraves de um icone azul, não me lembro o nome, eu ativo e desativo os recursos 3d, so que quando executo alguma dessas ações ele pede pra sair do sistema, é normal isso? Porque me parece que eu vi um que não precisa de fazer um logoff pra abilitar ou desabiitar os recursos 3d. Nesse icone quando clico esta falando que a minha placa de video não consta em uma lista "X" e que os recursos podem não funcionar corretamente. Apesar de estarem funcionando, aparentemente sem erro por enquanto esses recursos estão me parecendo um pouco limitados se comparando os que eu ja vi em funcionando em um notebook, acho estranho não constar na lista porque apesar do meu video ser onboard minha placa mãe foi comprada a 1 mês apenas. O que acha?

E o totem tá funcionando?
So o som está saindo, o video não.
« Última modificação: Novembro 02, 2007, 04:00:17 pm por Pedro Ribeiro Neto »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #6 Online: Novembro 02, 2007, 08:53:35 pm »
Pra usar linha de comando posso tomar por base as dicas desse link: http://www.infowester.com/linux6.php ?

não....esses comandos são para instalar/desinstalar/atualizar rpms que são os pacotes que você instala via YaST ou 1-Click Install.... o comando que falaram é pra executar o compiz.....

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Novembro 02, 2007, 08:53:35 pm »