Olá GANONDORF,
Teçamos algumas considerações:
No tópico gentilmente aberto pelo black_angell, quando de conversa minha com ele, em que esplanava minha luta pra botar o LG LM-i56N e um Intel 536ep, podemos notar que na verdade nao se trata apenas de uma luta por falta de conhecimentos, mas sim de um verdadeiro pandemonio até para usuário experientes.
Cabe ressaltar que, apesar do kernel ser o ponto de apoio comum entre as distribuições Linux, nao significa contudo que o kernel Mandrake será suficiente para resolver nossos problemas no SuSE. Isto se deve ao fato que certas distribuições fazem implementações a nivel de kernel apenas para suas utilizações, e neste sentido, Mandrake, SuSE, RedHat e Knoppix parecem caminhar por trilhas distintas.
É interessante frisar ainda, que o problema relacionados a estes modens, e muito provavelmente a outros se deve nao em relação ao kernel em si, mas mais precisamente com relação ao compilador gcc (obste-se que este tem muita influencia sobre o kernel). Há indicios que a implementação do gcc 3.x possibilita a compilação destes drivers nos kerneis 2.6.10 e superiores, nos quais além da implementação diversa das seriais tty (um dos grandes problemas enfrentados para a implementação dos modens nos kerneis atuais) as instruções nao são atendidas pelo gcc 4.x, o que ao meu ver é uma das falhas, pois na pratica se obtem ao tentar compilar os drivers erros de declarações dos mais diversos.
O problema é antigo, desde a era dos kerneis da serie 2.4 o trabalho de compilação dos drivers de modems proprietários sempre foi uma grande dificuldade, observado claro que no final da serie 2.4 já haviamos implementado soluções e drivers adpatados. Não creio que leve muito tempo para que tenhamos a correta implementação dos drivers de modems, obste-se novamente que uma consulta ao site
Lista de Compatibilidade de Hardware do OpenSuSE indica não haver sequer menção a lista de modems suportados. Ao que pude averiguar, dada a tamanha utilização de conexões de internet em banda larga, o suporte a modems parece estar relegado ao passado.
O problema, novamente citando, são as boas, novas e velhas, traiçoeiras ou não, patentes. Os produtores de hardware, além de nao seguirem padrões, muito menos se preocuparem com SOs diversos daquele advindo de Redmond, não permitem que a comunidade possa trabalhar em seu lugar, fazendo a devida implementação.
Eu mesmo, depois da enfadonha tentativa de colocar os dois modelos citados pra funcionar, desisti, apesar d ecomprovar que com kernel abaixo de 2.6.10 eles funcionaram sem problemas, e adquiri um modelo TrendNet TFM-560X - com chipset Agere na
Linux Mall Brasil com conexão serial/paralela (diga-se de passagem veio até antes do prazo de entrega - sendo que o dvd do suse levou mais de 1 mes) e que foi altamente sussegado de instalar, configurar e sair navegando. O preço não é la dos mais agradaveis, em torno de R$140,00, mas o investimento vale a pena, um otimo equipamento e que tem diversas funções, apenas dependendo de implementação por parte da comunidade para podermos explora-las, mas que como se trata de um chipset Agere (fabricante com respeito pela comunidade Linux, por estar disposta a ajudar-nos) pode ser melhor adaptado a nossos escovadores de bits.
Haverá solução no futuro para os modens citados? Sim, os foruns de suporte aos winmodens indicam claramente que sim, quando isso irá ocorrer? Depende de muita coisa.
Minha sugestão fica a cargo de alguns pontos. Se vc for um daqueles incansáveis exploradores do mundo linux, tente compilar e instalar um kernel com serie até 2.6.9, deve funcionar com quase absuluta certeza. Se não pretende realizar o downgrade de seu kernel, ou instalar um segundo kernel com versao reduzida, tente instalar concomitantemente um compilador gcc de serie inferior a 4.0, de preferencia um de serie até 3.6 e compile o driver neste gcc, há indicios de sucesso nesta implementação.
Caso vc seja apenas um usuario comum, que nao quer nem saber o que é compilar um kernel, ou ainda não sente falta alguma de saber o que o gcc faz no seu sistema, a unica dica que posso passar é FIQUE no SuSE 9.3 até que tenhamos alguma novidade.
Aqueles que desejam desesperadamente arrumar a solução definitiva, logo aviso que o caminho é muito tortuoso, nao apenas em relação a kernel, gcc e drver, visto que a propria distribuição tem dependencias que podem ser destruidas caso venha aplicar patchs, remodelar kernel, ou fazer o downgrade no kernel em execução. Se optar por recompilar o kernel, ou instalar um de outra distribuição, tente faze-lo de maneira a permanecer com o kernel atual, inserindo como altenativa o outro.
Espero ter contribuido,
Abs