Autor Tópico: Usuario iniciantes e internet discada  (Lida 9151 vezes)

Luis Gomes

• Membro Jr.
  • **
    • http://www.google.com/linux
Usuario iniciantes e internet discada
« Online: Dezembro 04, 2005, 01:16:06 am »
Um dos maiores problemas dos usuarios iniciantes do linux, no caso o suse, ´e conectar a internet via modem, conex~ao discada...
Eu penso que poderia partir dessa comunidade, agente unir esforcos e solucionar o problema da falta de suporte a esses usuarios.
Poderiamos criar projetos que nem o do kurumin para configurar os winmodem no suse.
O suse ja vem com os driver do smart link, que servem para varios modelos de modems.
Um dos modelos de modem mais problematico ´e  softmodem da motorola sm56, modelo bem comum, e dando uma pesquisada vi que tem soluc~oes.
A motorola disponibilizou os driver deste modem para algumas distros baseadas em rpm, mas s~ao distros antigas. A solucao que o pessoa encontrou foi instalar o mesmo kernel da distro e converter o pacote do driver via alien e funcionou.
Dando uma olhada nesse site http://www.motorola.com/softmodem/driver.htm vi que tem os driver pro suse 9.0 que usava um kernel 2.4 e tem prum kernel 2.6 do mandrake 10.
A solucao, teoricamente, seria instalar o kernel 2.4 do suse 9.0 ou baixar e compilar a mesma versao do kernel do mandrake 10, no caso o 2.6.3, pra dai instalar o pacote do driver.

bem por enquanto ´e isso, nos poderiamos nos juntar, e criar solucoes pra usuario de net discada.
Viverei eternamente ou morrerei tentando...

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Usuario iniciantes e internet discada
« Online: Dezembro 04, 2005, 01:16:06 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Usuario iniciantes e internet discada
« Responder #1 Online: Dezembro 04, 2005, 01:51:48 pm »
Olá GANONDORF,

Teçamos algumas considerações:

No tópico gentilmente aberto pelo black_angell, quando de conversa minha com ele, em que esplanava minha luta pra botar o LG LM-i56N e um Intel 536ep, podemos notar que na verdade nao se trata apenas de uma luta por falta de conhecimentos, mas sim de um verdadeiro pandemonio até para usuário experientes.

Cabe ressaltar que, apesar do kernel ser o ponto de apoio comum entre as distribuições Linux, nao significa contudo que o kernel Mandrake será suficiente para resolver nossos problemas no SuSE. Isto se deve ao fato que certas distribuições fazem implementações a nivel de kernel apenas para suas utilizações, e neste sentido, Mandrake, SuSE, RedHat e Knoppix parecem caminhar por trilhas distintas.

É interessante frisar ainda, que o problema relacionados a estes modens, e muito provavelmente a outros se deve nao em relação ao kernel em si, mas mais precisamente com relação ao compilador gcc (obste-se que este tem muita influencia sobre o kernel). Há indicios que a implementação do gcc 3.x possibilita a compilação destes drivers nos kerneis 2.6.10 e superiores, nos quais além da implementação diversa das seriais tty (um dos grandes problemas enfrentados para a implementação dos modens nos kerneis atuais) as instruções nao são atendidas pelo gcc 4.x, o que ao meu ver é uma das falhas, pois na pratica se obtem ao tentar compilar os drivers erros de declarações dos mais diversos.

O problema é antigo, desde a era dos kerneis da serie 2.4 o trabalho de compilação dos drivers de modems proprietários sempre foi uma grande dificuldade, observado claro que no final da serie 2.4 já haviamos implementado soluções e drivers adpatados. Não creio que leve muito tempo para que tenhamos a correta implementação dos drivers de modems, obste-se novamente que uma consulta ao site Lista de Compatibilidade de Hardware do OpenSuSE indica não haver sequer menção a lista de modems suportados. Ao que pude averiguar, dada a tamanha utilização de conexões de internet em banda larga, o suporte a modems parece estar relegado ao passado.

O problema, novamente citando, são as boas, novas e velhas, traiçoeiras ou não, patentes. Os produtores de hardware, além de nao seguirem padrões, muito menos se preocuparem com SOs diversos daquele advindo de Redmond, não permitem que a comunidade possa trabalhar em seu lugar, fazendo a devida implementação.

Eu mesmo, depois da enfadonha tentativa de colocar os dois modelos citados pra funcionar, desisti, apesar d ecomprovar que com kernel abaixo de 2.6.10 eles funcionaram sem problemas, e adquiri um modelo TrendNet TFM-560X - com chipset Agere na Linux Mall Brasil com conexão serial/paralela (diga-se de passagem veio até antes do prazo de entrega - sendo que o dvd do suse levou mais de 1 mes) e que foi altamente sussegado de instalar, configurar e sair navegando. O preço não é la dos mais agradaveis, em torno de R$140,00, mas o investimento vale a pena, um otimo equipamento e que tem diversas funções, apenas dependendo de implementação por parte da comunidade para podermos explora-las, mas que como se trata de um chipset Agere (fabricante com respeito pela comunidade Linux, por estar disposta a ajudar-nos) pode ser melhor adaptado a nossos escovadores de bits.

Haverá solução no futuro para os modens citados? Sim, os foruns de suporte aos winmodens indicam claramente que sim, quando isso irá ocorrer? Depende de muita coisa.

Minha sugestão fica a cargo de alguns pontos. Se vc for um daqueles incansáveis exploradores do mundo linux, tente compilar e instalar um kernel com serie até 2.6.9, deve funcionar com quase absuluta certeza. Se não pretende realizar o downgrade de seu kernel, ou instalar um segundo kernel com versao reduzida, tente instalar concomitantemente um compilador gcc de serie inferior a 4.0, de preferencia um de serie até  3.6 e compile o driver neste gcc, há indicios de sucesso nesta implementação.

Caso vc seja apenas um usuario comum, que nao quer nem saber o que é compilar um kernel, ou ainda não sente falta alguma de saber o que o gcc faz no seu sistema, a unica dica que posso passar é FIQUE no SuSE 9.3 até que tenhamos alguma novidade.

Aqueles que desejam desesperadamente arrumar a solução definitiva, logo aviso que o caminho é muito tortuoso, nao apenas em relação a kernel, gcc e drver, visto que a propria distribuição tem dependencias que podem ser destruidas caso venha aplicar patchs, remodelar kernel, ou fazer o downgrade no kernel em execução. Se optar por recompilar o kernel, ou instalar um de outra distribuição, tente faze-lo de maneira a permanecer com o kernel atual, inserindo como altenativa o outro.

Espero ter contribuido,

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

fsemradar

• Membro Jr.
  • **
    • Blog do Murro
« Responder #2 Online: Agosto 25, 2006, 02:11:22 pm »
Cara apesar do tempo desse tópico uma coisa deve ser dita, no dia em que os softmodens estiverem totalmente integrados com o pinguim, milhares de usuário da discada vão agradecer. Não se pode ignorar que milhares de pessoas ainda usam esse tipo de conexão, está certo que a banda larga se popularizou e tal, mas ainda há uma barreira de preço e local.

Israel Silva Ribeiro

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Setembro 26, 2006, 10:16:49 am »
Icos Lau eu li esse seu topico adquiri o modem da tendnet citado mais da uma mensagem assim impossivel criar arquivo de bloqueio de modem ja estou entrando em desespero espero que vc me ajude poi eu sou mais um daqueles newbie chatos, ah eu li os topicos so forum mais nenhum resolveu o meu problema!!!!!

Obrigado!!!!!
Placa mãe A8N-E
AMD 64 Bits 3200+ Venice
Memoria 2048 (x 2 1024) Kingston
Video Asus 6600 Gt Pci Express
HD Seagate 80 Gb SATA
HD Samsung 250 Gb SATA
Monitor Samsung 15" Lcd
Dvd Rw Sony Dru-720
Fonte Seventeen 420 Wts

Diogo Maraba

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Setembro 29, 2006, 07:14:55 pm »
Cara apesar do tempo desse tópico uma coisa deve ser dita, no dia em que os softmodens estiverem totalmente integrados com o pinguim, milhares de usuário da discada vão agradecer. Não se pode ignorar que milhares de pessoas ainda usam esse tipo de conexão, está certo que a banda larga se popularizou e tal, mas ainda há uma barreira de preço e local.

nao e so pelo preço na minha cidade nao tem banda larga!
"Subi talvez as maximas alturas, Mas, se hoje volto
assim, com a alma às escuras.
É necessário que inda eu suba mais!"

(Augusto dos anjos)

fernandonet

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Maio 04, 2007, 11:34:19 pm »

nao e so pelo preço na minha cidade nao tem banda larga!

eu quero trocar meu modem discado lucent v90 funciona no kurumin por outro novo e  que funcione no linux alguem pode sugerir algum mais novo e melhor para compra?

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #6 Online: Maio 05, 2007, 01:54:34 am »
Um facílimo de instalar em qualquer distro Linux:
LG NetoDragon, ou simplesmente NetoDragon (não é apenas da LG); O chip principal geralmente é o MDV92XP (Na verdade são chips que funcionam com o driver da SmartLink). É muito popular e fácil de encontrar. Também há vários tópicos de como instalá-lo por aqui.
Boa sorte!
Linux Counter#399028       GNUPG 0xF76194C0
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!
   Conheçam a Verdade e caminhem para a liberdade!
                   Jesus Cristo é a Verdade!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Maio 05, 2007, 01:54:34 am »

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
« Responder #7 Online: Maio 05, 2007, 06:26:46 pm »
Para saber mais um pouco:
http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-softmodems-linux-junho-2006.html

Já nesse aqui tem uma dica para os motorolas:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/063/

Agora a dica do Icos Lau sobre o hardmodem serial Trendnet TFM 560X é uma ótima opção!
O meu NetoDragon vai muito bem, mas no futuro adquiro um desses!
Divirtam-se!
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!

Aleksandre

• Sr. Member
    • Utopologia
Modem motorola SM56 - device id 1057:3052
« Responder #8 Online: Maio 10, 2007, 04:29:01 am »
A dica abaixo veio do Dicas-L dessa semana:

=========================================

Colaboração: Fábio Augusto Bitencourt Ranquetat

Gostaria de compatilhar um pequeno howto que fiz para quem tem a plaquinha
SM56, winmodem da Motorola

Como fazer LinModem Motorola SM56 - device id 1057:3052

Testei no Ubuntu 7.04 Feisty Fawn

Instalar os pacotes de desenvolvimento

sudo aptitude update
  sudo aptitude install build-essential sl-modem-daemon

Baixar os seguintes arquivos (o driver da smartlink já está patcheado para reconhecer o modem da motorola):

wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz
  wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ungrab-winmodem-20070430.tar.gz

Descompactar os arquivos acima:

tar -xzvf slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz
  tar -xzvf ungrab-winmodem-20070430.tar.gz

Entrar na pasta criada na descompactação do primeiro arquivo e emitir os seguintes comandos:

make
  sudo make install

Entrar na pasta criada na descompactação do segundo arquivo (como root) e emitir os seguintes comandos:

make
  make install

Iniciar o servico do sl-modem-daemon:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

Testar se o driver está ativo:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status

Se disser que está "running" tudo blz

No gnome-ppp mandar detectar o modem
o device é /dev/ttySL0

testar a conexão!

Ele detecta o modem da motorola como slamr: probe 1057:3052 SL1900
card... um cara da lista linmodemns falou que ele conecta a 33600... tem que
testar pra ver...

Trocar o grupo do device /dev/ttySL0 para dialout

chgrp dialout /dev/ttySL0
  chgrp dialout /dev/modem

Fiquem a vontade para divulgar e melhorar esse tutorial.
Informações obtidas no site http://linmodems.technion.ac.il

Espero que sirva de auxílio a alguém!
                Maracanaú CE Brasil
                   Linux é Legal!

dfsalles

• Newbie
  • *
Re: Modem motorola SM56 - device id 1057:3052
« Responder #9 Online: Maio 17, 2007, 11:22:12 am »
A dica abaixo veio do Dicas-L dessa semana:

=========================================

Colaboração: Fábio Augusto Bitencourt Ranquetat

Gostaria de compatilhar um pequeno howto que fiz para quem tem a plaquinha
SM56, winmodem da Motorola

Como fazer LinModem Motorola SM56 - device id 1057:3052

Testei no Ubuntu 7.04 Feisty Fawn

Instalar os pacotes de desenvolvimento

sudo aptitude update
  sudo aptitude install build-essential sl-modem-daemon

Baixar os seguintes arquivos (o driver da smartlink já está patcheado para reconhecer o modem da motorola):

wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz
  wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ungrab-winmodem-20070430.tar.gz

Descompactar os arquivos acima:

tar -xzvf slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz
  tar -xzvf ungrab-winmodem-20070430.tar.gz

Entrar na pasta criada na descompactação do primeiro arquivo e emitir os seguintes comandos:

make
  sudo make install

Entrar na pasta criada na descompactação do segundo arquivo (como root) e emitir os seguintes comandos:

make
  make install

Iniciar o servico do sl-modem-daemon:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

Testar se o driver está ativo:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status

Se disser que está "running" tudo blz

No gnome-ppp mandar detectar o modem
o device é /dev/ttySL0

testar a conexão!

Ele detecta o modem da motorola como slamr: probe 1057:3052 SL1900
card... um cara da lista linmodemns falou que ele conecta a 33600... tem que
testar pra ver...

Trocar o grupo do device /dev/ttySL0 para dialout

chgrp dialout /dev/ttySL0
  chgrp dialout /dev/modem

Fiquem a vontade para divulgar e melhorar esse tutorial.
Informações obtidas no site http://linmodems.technion.ac.il

Espero que sirva de auxílio a alguém!

Pessoal, sou novo aqui no fórum. Estou com o mesmo problema com o modem motorola sm56. Instalei o Ubuntu 7.04 e aparentemente ele reconheceu o meu modem. Mas vendo na guia de hardware, ele aparece como motorola mas não tem os drivers instalados. Segui a sua dica mas não resolveu. Pode ser que eu tenha feito alguma coisa de errado, visto que você disse que fez isto no Ubuntu 7.04. Tenho algumas dúvidas: baixei os arquivos citados e descompactei na área de trabalho, assim como vc mensionou. Vc pede pra entrar com os comandos dentro das pastas. Como fazer isto? desculpe a ignorância, é que como eu disse, sou novo no Ubuntu. Mas mesmo novo, já estou queimando os meus neurônios, visto que este foi o único periférico que o Ubuntu não instalou e na minha região não tem disponibilidade de banda larga. Aguardo uma ajuda de todos.

davidsonamaro

• Membro
« Responder #10 Online: Maio 17, 2007, 11:51:43 am »
Se eu entendi direito  acho que é isso que voce quer:
Para voce acessar um arquivo abra o terminal e digiti "cd nome do arquivo".
Não sei se voce ja fez isso, mas , digiti no terminal o comando "lspci" para ter certeza de qual é o chip de seu modem.

dfsalles

• Newbie
  • *
« Responder #11 Online: Maio 17, 2007, 02:44:00 pm »
Se eu entendi direito  acho que é isso que voce quer:
Para voce acessar um arquivo abra o terminal e digiti "cd nome do arquivo".
Não sei se voce ja fez isso, mas , digiti no terminal o comando "lspci" para ter certeza de qual é o chip de seu modem.

Olha só, eu baixei os arquivos conforme descreveu o Aleksandre no tutorial acima. Descompactei ele pela forma convencional, botão direito e extrair aqui. Ele fala que tem que entrar na pasta criada após a descompactação e digitar alguns comandos, um "make" e o outro "sudo make install". Abrindo o terminal e simplismente digitando isso, dá erro. Meu modem pelo rwindos é reconhecido como motorola sm 56, no ubuntu, dá pra ver que ele foi reconhecido apenas como motorola. Obrigado pela intenção de me ajudar, aceito mais explicações tanto sua como dos outros membros. Ficarei muito grato se conseguir colocar o Ubuntu 7.04 pra funfar na net.