Olá pessoal,
venho mais demonstrar aspectos insteressantes destes dois jogos do que propriamente relatar ou solucionar algum problema relativo a eles.
De inicio, o jogo se encontra no DVD do SuSE Linux 10, arquitetura i536, não sei se consta dos cds.
A sincera opinião do autor que vos redige, é de que se trata de um dos melhores jogos que o mesmo já jogou nos ultimos tempos, para polemizar, ainda creio que se trate de um marco na histórias dos jogos de entretenimento.
Muitos irão verificar suas caracteristicas e dirão que nada de mais tem em relação a qualquer FPS (FirstPersonShooter) do mercado. Concordo.
Outros alegarão que qualquer jogo emulado legalmente de playstation traz mais diversão a família ou a sí próprio que estes relatados. Concordo.
Alguns ainda podem citar que até mesmo
Torcs*, ou ainda
TuxRacer** é mais alegre e divertido que qualquer um destes. Concordo também.
Porém, assim como
Racer*** iniciou uma nova era no mundo dos jogos (por mais que muitos digam que correr, ou melhor, dirigir, sem competidores seja eternamente cansativo, assim como aquele, Neverball e Neverputt se destacam por sua brilhante implementação gráfica, facilidade de instalação e configuração, bem como pelo genial desafio que traz a nossos monitores.
Sua concepção é das mais simplórias possíveis. Vc, uma bola e um local indicado. Isso mesmo, leve a bola até o local indicado e pegue algumas estrelas no caminho, Neverball, ou ainda, leve a bolinha até o buraco, no estilo de um jogo de golf, no caso do Neverputt.
Tarefa fácil, dirão a maioria dos mortais antes de joga-lo. Não tão simples.
Jogos, principalmente nos dias atuais são caracterizados por excelentes gráficos e na maior parte das vezes tentam simular eventos do cotidiano humano, os quais com razão nos trazem desafios, mas que no geral restringem-se a dirigirmos veiculos em alta velocidade, matarmos uns aos outros, ou ainda enriquecermos de maneira a não mais termos adversários.
Neste momento, lembro-me que conquistei muitas pessoas para o mundo gelado do pinguim ao demonstrar apenas o Frozen-bubble, joguinho da classe dos simples e bem feitos. Já mostrando Neverball e Neverputt à um amigo que utiliza SO proprietário, a primeira reação foi "quero esse jogo".....rsrsrs, é bom ver que não apenas eu adorei este jogo.
Neverball, mais do que Neverputt, apela para umas das mais singelas formas de conquista contra o ser humano. Desafia o conjunto de sentidos de nossa espécie, visão, prospecção, tato, dentre outros, não que seja dificil, mas é desafiador.
O mote criativo fica a cargo de que Neverball, se não me falha minha percepção visual, dificulta o trabalho de conduzir nosso objeto, a bola, que se assemelha muito aquelas bolas gigantes com as quais brincávamos quando crianças, por movimentar, conforme o deslocamento do mouse, o plano, no qual esta bola se desloca, concomitantemente com a modificação do ângulo de visão.
Não obstante termos estas pequenas dificuldades, alia-se ainda os obstáculos, móveis ou não, que dão um toque mais divertido ao desafio.
Utilizando-se da mesma engine gráfica, Neverputt é um desafio não menos singelo, não temos a movimentação do plano físico até a fase que cheguei, mas contamos com obstaculos bem elaborados, móveis ou não, e a mesma física aplicada ao Neverball, que diga-se de passagem foi muito bem formulada.
Ao iniciar o jogo, a tela de apresentação mostra o que pode ser o desafio final de Neverball, o nome do jogo como plano, formando um anel (como aqueles do planeta saturno) o que para mim já seria suficiente para garantir um desafio à altura no final deste incrível jogo.
Com certeza, quando vier a ter meus rebentos (te amo lag), vou com certeza procurar jogos que possuam estas mesmas características encontradas em Neverball e Neverputt, quais sejam, criatividade, beleza gráfica, educativos (pois utilizam muitos conceitos da física e habilitam também o raciocínio lógico) e divertidos.
Ao que parece, inclusive pode-se rodá-lo com algumas adaptações para placas gráficas sem aceleração 3D, consulte a pagina do jogo para saber mais.
Vale a pena conferir o jogo e passar algumas horas divertidas frente ao computador, visto que são mais de 100 níveis nos dois jogos.
Neverball e Neverputt Site*Torcs – Torcs é um jogo de corrida, com adversários, mas que peca um pouco por elementos realísticos, o que não impede uma boa diversão. Possui pacotes rpm para instalação.
**TuxRacer – TuxRacer é um jogo sinistro. Pegue seu pinguim e mande ver nas manobras enquanto desce por ladeiras cheias de neve. Divertido é, sem dúvida.
***Racer – Racer é um daqueles marcos na história dos jogos feitos para linux. Apesar de não contar com um modo de corrida contra adversários (está a muito tempo sendo desenvolvido um algoritimo para isso, mas ainda não foi liberado), o jogo é muito realista quando aos fatores físicos e dinâmicos que um carro enfrenta ao ser guiado. Um dos pontos forte é também a possibilidade de se importar/criar carros reais, em como pistas das mais diversas. O gráfico, não posso tecer comentários, creio serem superiores até mesmo em comparação com NFS (Need For Speed). Vale muito a pena conferir.
Espero que este, bem como os citados jogos, venham a proporcionar momentos de lazer duradouros para todos os pinguins.
Abs