Autor Tópico: Boot linus e windows  (Lida 3438 vezes)

Flávio Soares Mastrangelo

• Membro Jr.
  • **
Boot linus e windows
« Online: Dezembro 12, 2005, 11:22:40 am »
Pessoal por favor me ajudem.

Tenho duas hd's, porém uma está instalada o linux e a outra windows Xp.

O problema é que não consigo fazer a opção dual boot. para escolher um dos dois sistemas operacionais.

Sempre que inicio a máquina ela vai direto na Hd que está o windows..

Como que faço para que eu possa escolher..

Iscolau vc sabe ????
Tecnologia da Informação
Tel:9761-9437

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Boot linus e windows
« Online: Dezembro 12, 2005, 11:22:40 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Boot linus e windows
« Responder #1 Online: Dezembro 12, 2005, 11:32:01 am »
Vixi,

agora a galera ja ata achando que sou oráculo....hehehe

bora entao Hacking,

seria interessante que vc se vc nos dissesse em qual hd esta cada sistema, pois poderiamos lhe passar as configurações já com os valores das variaveis corretas, mas é bom que pelo menos assim vc da uma estudada no assunto.

Valeria e muito se nos dissesse também qual a versão (vc cita linux, espero que seja o SuSE).

Em principio, uma verificada se sua bios esta configurada para dar boot em ambos os hds é um bom começo.

Em seguida, se vc já instalou o SuSE e pediu para ele configurar o dual boot mas nada aconteceu, pode ser por escolha incorreta do local do gerenciador de boot, se na MBR, se na partição Ativa, etc.

Caso vc ainda nao tenha configurado ele para dual boot, e esteja utilizando o SuSE 10, vá até o YaST, Sistema, Carregador de Boot, nele vc pode adicionar a entrada do outro SO.

Em caso de duvidas, posta ai.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #2 Online: Dezembro 12, 2005, 12:32:53 pm »
Oráculo!!!

rsrsrs

Hacking há necessidade de examinar sua bios. Provavelmente a questão está por aí mesmo como disse o icoslau.

cabr
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Dezembro 12, 2005, 03:36:20 pm »
Então Iscolau, O problema é o seguinte que coloquei a hd no meu pc e instalei o suse 10.0 (Lógico na minha opinião um ótimo sistema opercaional), e depois colquei a outra hd, ou seja :

Tenho duas hds uma com win xp e outra com o suse entendeu.

Na bios já reconheci as duas, o que falta é ter a opção de boot.

Abs.
Tecnologia da Informação

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #4 Online: Dezembro 12, 2005, 06:43:30 pm »
OK...

Mas a BIOS está apontando para inicializar a partir de qual HD, o que tem Windows ou o que tem SUSE? Você deve ter instalado o GRUB na MBR do HD que tem o SUSE, logo a sua BIOS deve apontar para este HD. Depois disto você tem que alterar a configuração do GRUB (a partir do SUSE) para ele te oferecer a opção de incializar também o Windows.

cabr
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Dezembro 12, 2005, 08:05:52 pm »
E a comento,

precisamos saber qual hd tem qual SO, e nao apenas a ide, temos que saber se estao como slave ou master.

Em tese, pelo que disse o hd com o suse deveria ser o hda (ide 1 - master) e o outro SO deveria ser hdc (ide 2 - master), mas precisamos ter certeza disso.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Dezembro 13, 2005, 08:57:23 am »
O sistema Operacional que esta o win xp, esta como Master, o hd secundario que está o linux suse está como slave.

Pessoal o complicado é:

Naõ foi eu quem instalou o linux suse na hd, um amigo meu instalo e me pediu para reconhecer na minha máquina.

O problema é o seguinte:

Quando eu inicio o linux o que acontece.

Ele me dá a opção suse 10.0 e outras mais. Depois que ele carrega alguns periféricos para em um $.

e tipo fica parado em modo texto.

Não consigo sair daí pois não termina de carrega tem algum comando a ser digitado ???

Desculpe minha burrice, mas estou querendo aprender tudo sobre linux e estou correndo atrás disso..

Pessoal por favor !!

Eu deveria instalar o linux denovo na hd slave e depois na opção de boot configura tudo denovo.

Se sim por favor me passe o processo a ser efetuado.

Desculpe-me mas necessito de ajuda.

Grato !

Obs: Falem comigo no messenger flavinho88@hotmail.com , estou on o dia inteiro.
Tecnologia da Informação

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Dezembro 13, 2005, 08:57:23 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Dezembro 13, 2005, 10:40:59 am »
Fala Hacking,

olha a principio vou fazer algumas considerações, mas posso estar enganado em todas elas.

Quando vc cita "....Naõ foi eu quem instalou o linux suse na hd, um amigo meu instalo e me pediu para reconhecer na minha máquina."....por acaso esta querendo dizer que o SuSE foi instalado em outra maquina e o cara lhe passou o hd pra vc conectar a sua? Se for isso, na verdade o que ocorre é que da instalação o driver deveria estar em outra IDE e por isso, ao iniciar o Linux tenta localizar as partições (que são definidas também pela localização fisica do hd e nao esta encontrando). Pode-se resolver isso trocando o HD de local ou ainda passando parametros no boot para a troca da referencia do hd. Confirme isso pro gentileza.

Vc diz também que o sistema fica parado em $. Isso muito indica que o sistema nao conseguiu montar alguma das partições, pelo problema acima, mas o interessante seria vc verificar a medida que ele carrega as mensagens de erros ou alertas que lhe são passadas.

Vc diz que não consegue sair daquilo, mas vc tentou sair?? Linux é assim meu velho, modo texto na pior das hipoteses, mas que sempre te da uma saida, tente executar o seguinte comando, sem aspas, "dmesg". Tente também verificar se dando tabulação há indicação de comandos a serem mostrados. Quase certeza que comandos como reboot, halt, vi, mcedit, mount e outros estao a disposição.

Instalar ele de novo creio que nao, mas passe maiores informações, pois acreditamos que seja problema relacionado ao master/slave.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Dezembro 13, 2005, 11:19:57 am »
isso mesmo ele foi instalado em outra máquina, e vo tentar depois executar o código que vc pediu.

Vc vai querer q
Tecnologia da Informação

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Dezembro 13, 2005, 11:22:38 am »
Isso mesmo, ele foi instalado em outra máquina.

Repetindo meu veio.

Windows Xp = Hd Master
Linux = Hd slave

Assim que esta agora quando eu executar o comando que vc me pediu ele vai me mostra a mensagem de erros.

Desculpe cara mas só totalemente leigo no linux.

Acho que vo tentar instalar denovo na minha máquina o que vc acha.

Grato !!!
Tecnologia da Informação

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Dezembro 13, 2005, 11:49:18 am »
Ai esta o problema!

Ve como é a consciencia de usuario do outro SO..."ah, bota la que nao dá nada..."....tstststs

Como expliquei Hacking, o Linux trabalha com a posição fisica do HD para definir como e onde estão as partiçoes na qual ele vai trabalhar, por isso, não adianta instalar em outra maquina e sair espetando o HD aleatoriamente por ai e achar que vai sair tudo numa boa.

Há inumeras maneiras de vc contornar isso. A primeira seria descobrindo em qual IDE e em qual seleção master/slave ele foi instalado e, apos, deixando no mesmo estado, ou seja, se estava na ide 1 como master, deixa ele na ide 1 como master.

Outra opção seria vc passar via opção de boot o parametro do HD. Para isso, inicie o Linux, deixe ele chegar até o $ e execute sem aspas, "cat /etc/fstab" e anote os dados das parti"ções que encontrar, devem estar mais ou menos assim  "/dev/hda2  /"; "/dev/hda1 swap". Verifique também se não há um relacionado ao /home.

Vc citou acima que o HD secundario estava com o Linux, em slave, vou considerar que estejam na mesma IDE (apesar de ser meio logico que secundario se refira a mesma ide, mas não é), mas se estiverem em diferentes ides os parametros mudam. Execute entao "fdisk -l /dev/hdb". Devera ser apresetada uma lista das partições do HD slave na ide primaria (veja que primario e secundario se referem a IDE, IDE1 - primaria, IDE2 -secundária, secundario não pode ser refereir a dois hds na mesma ide, para isso usamos Master/Slave, no linux hda ou hdb para Hds master e slave respectivamente na IDE1). Muito provavelmente as partições serão similares a do /etc/fstab, com a diferença de esterem em hda e hdb. Anote.

Apos isso, reinicie o sistema e quando entrar na tela de boot do SuSE, insira como opção de linha de comando "Linux root=/dev/hdb2" Veja que aqui, como citei que no fstab a partição raiz "/" estava apontada para hda2, substituí a entrada por hdb2, ou seja, modifiquei a relação master/slave (a, b) mas mantive a definição da partição (1,2,3,etc). Assim, em tese seu linux deve iniciar. Faça as devidas correções casos os valores sejam diversos dos representados.

Um problema que pode ser apresentado é caso seu /home esteja em partição separada da rais, ai seriam outros quinhentos passos, e caso isso seja verdadeiro, sujiro que nos consulte novamente.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Membro Jr.
  • **
« Responder #11 Online: Dezembro 13, 2005, 03:30:23 pm »
Icoslau, vo rodar apenas a hd que esta o linux. Porque se coloco as duas entra direto no xp.

Quando eu chegar no $ vo executar os comandos que vc me falow.

Que deus me ajude.

Abraços.
Tecnologia da Informação

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #12 Online: Dezembro 13, 2005, 07:22:12 pm »
Hacking,

Veja bem que se vc coloca os dois e ele boota apenas o $p é sinal do problema que relatei acima.

Se vc for apenas plugar o HD do Linux, entao nem precisa seguir os conselhos expostos, apenas verifique com seu amigo (ou mesmo através do comando "cat /etc/fstab") qual a IDE e em que modo, master ou slave, ele foi instalado, e configure-o desta maneira.

Seu Linux irá bootar normalmente, podem surgir algumas mensagens de erro pela diferença de hardware, mas em tese, vc cairá em modo gráfico.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Dezembro 14, 2005, 09:14:12 am »
é Icoslau, não tenho boas notícias a você.

Tentei executar os comandos que me falow.

Primeiramente antes do $ esses são os dois erros que aparece.

Waiting for device /dev/hdb1 to appear:.........resume device /dev/hdb1 not found (ignoring)

Waiting for device/dev/hdb2 to appear..... not found exiting to /bin/sh.

Vamos fazer o seguinte vou começar do 0.

Então hoje a noite vo começar a instalar ele denovo na segunda hd ..

Apenas me explique as partições ok.

Vão ser duas hd's de 40 gb , porém uma já tem o winxp. Vou apenas mexer na hdb2 ok. que me mostra como segunda na partição.

Obs: Descupe-me quando ofendo você falando do WinXp, também estou louco para sair do idiota milionário Bill Gates.

Abraços !!
Tecnologia da Informação

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #14 Online: Dezembro 14, 2005, 10:26:31 am »
Calma Flávio,

Ainda tem jeito, mas me confirme uma coisa, o HD com linux está realmente como slave na ide primária?

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison