Autor Tópico: Por que usar o SUSE?  (Lida 5119 vezes)

maurobonambs

• Newbie
  • *
    • Pousada Ogum Marinho
Por que usar o SUSE?
« Online: Maio 11, 2008, 05:04:25 pm »
Oi, comecei a usar linux em  2005 com a distro Kurumin, no final de 2006 passei a usar o Ubuntu, são 6 computadores com Ubuntu  sendo que um deles com Multiterminal de 3 cabeças e um em dual boot com win xp, com a revitalização do Kurumin agora como Kurumin NG estou pensando em migrar para ele ou quem sabe testar uma nova distribuição.

Abri esse tópico para saber o por que da escolha dos usuários do forum pelo SUSE?

Para vocês qual é a vantagem do SUSE em relação a outras distribuições?
Para que levar a vida tão a sério se ela é uma louca aventura na qual jamais sairemos vivos.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Por que usar o SUSE?
« Online: Maio 11, 2008, 05:04:25 pm »

stones

• Membro
Re: Por que usar o SUSE?
« Responder #1 Online: Maio 12, 2008, 12:41:36 am »
Olá,
O OpenSuSE é parte de um projeto muito bem conduzido, com uma política clara de desenvolvimento e manutenção. Meu interesse pelo OpenSuSE deu-se a partir do momento que necessitei de uma distribuição que se aproximasse das comerciais homologadas por desenvolvedores de soluções e por fabricantes de hardware, porém, disponíveis sob licença gpl. Atualmente vejo três distribuições linux com potencial, são elas: OpenSuSE (Novell), Fedora (Red Hat) e CenOS (baseada no Red Hat mas sem ligação legal com esta).  As demais, obviamente, têm seus méritos.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #2 Online: Maio 12, 2008, 09:44:15 am »
Olá,

Resposta curta: YaST2 e Sax2

YaST2 -> ferramenta de administração gráfica baseada em módulos (geralmente aquilo que você edita na mão no Ubuntu e outros têm numa versão gráfica)
SaX2 -> ferramenta de configuração de placa de vídeo, teclado, mouse e tablet...

além de o openSUSE(a Novell) ser a distro que têm como empregados a maior quantidade de desenvolvedores do KDE e do GNOME, além de ser uma das que mais contribui para o kernel do Linux...

abraços  ;)

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Maio 12, 2008, 12:20:00 pm »
Resposta longa, como sempre,

Deveriamos iniciar pela história, afinal, vc confia em um produto pela sua tradição no mercado, durabilidade e confiabilidade.

Temos uma distribuição que foi desenvolvida de uma das mais respeitadas distribuições existentes, Slackware, que apesar do openSuSE hoje não lembrar em nada seu genitor, não podemos descartar a sua contribuição e já maturidade à epoca. Junte-se a isso a aquisição da alemâ SuSE Linux pela respeitada Novell, que impulsionou, leia-se injetou recur$o$ em seu desenvolvimento, empresa esta com vasta experiência em redes, serviços, desenvolvimento e produtos corporativos. Aliado a isso, a aquisição da Ximian, patrocinadora/responsável pelo Gnome e pelo Mono, trouxe a Novell um significativo avanço no desenvolvimento de aplicações opensource, bem como na distribuição de uma respeitada distribuição Linux aos usuários finais, difundindo ainda mais este.

Como subsidio a esta afirmação, temos como parceiros da Novell, empresas como Siemens, Peugeot/Citroen, AMD, Dell, IBM, Intel e sim, a Microsoft também.

Quem já trabalhou em redes Novell sabe o quanto elas são confiaveis, estáveis e escalonaveis, não muito fáceis, mas o que não desmerece todo seu potencial.

Uma distribuição que tem tanto investimento e conhecimento em sua "garagem" por si só ja tem argumentos suficientes para ter respeito em sua àrea de atuação, mas não se limita nestes.

Como já citados, temos o YaST, ferramenta de administração do sistema que já foi utilizada por outras distribuições como modelo a ser seguido em ferramenta de administração centralizada. SaX, seguindo a mesma linha, permite facil acesso a adaptações em configurações de video e de entrada.

O sistema de pacotes, baseado em rpm, estruturado de maneira a permitir integração total (sim, tivemos problemas nas ultimas versões) também é destaque da distribuição.

A estabilidade, confiabilidade tem sido sempre bandeiras da distribuição, o que infelizmente faz com que a mesma venha a perder em alguns aspectos sua velocidade frente a distribuições com menos estabilidade e confiabilidade, mas isso a meu ver é questão de escolha, velocidade x estabilidade.

Ademais, inovações significativas são implementadas no SuSE Linux e portadas ao openSuSE, tal como AppArmor, iFolder dentre outras, sempre primando pelo melhor sistema, tanto em se tratando de desktop como servidor.

Em suma, os fatores principais são confiabilidade, knowhow do principal desenvolvedor (SuSE) e parceiro (openSuSE), empresas parceiras já citadas.

Mais alguns argumentos para se usar esta excelente distribuição.

Abs
Icos

Mais ifnormações:

Novell History

SuSE History

Novell Alliance
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #4 Online: Março 16, 2009, 09:26:07 pm »
Escolhi o openSue porque foi a distribuição com que mais me identifiquei. usei outras (Ubuntu e Fedora) mas não teve jeito. O openSuse foi a escolha.

usuário openSUSE

Marcel Morais Luna

• Sr. Member
    • http://the8021x.blogspot.com
« Responder #5 Online: Março 20, 2009, 10:30:24 am »
Hoooo,
Desde que comecei com Linux (Conectiva 3.0 Morumbi), comecei a me interessar pelo O.S, após algumas leituras ouvi falar no SuSE, se não me engano era uma reportagem na revista Masters da editora Europa, sobre a versão 4.0 do SuSE, informando que o Linus usava essa distribuição alemã, uma tal de SuSE Linux.
Foi ai que comecei a usar, se o CARA usa, pq não posso usar. Comecei a usar, vi as facilidades que me trazia. Dito e certo
ja uso a um bom tempo o SuSe que agora é OpenSuSE.
Hoje ta muito madura e estavel, além de ter uma comunidade maravilhosa.
Meu nome é Jhon
Jhongastico
-
Asus - Republic of Gamers