Para não haver confusão, a imagem de bootsplash é aquela que aparece depois que pressionamos enter no menu do grub, que é exibida enquanto o sistema é carregado.
Também não se trata da instalação de um novo tema para o bootsplash, existem formas bem simples para fazer isso através do gfxboot, esta dica tem a finalidade de colocar uma foto ou uma imagem personalizada pelo usuário.
É muito simples de fazer, escolha uma imagem no formato jpg ou converta com o gimp, o arquivo final não deve ser muito grande, isso depende de cada placa, a minha gf4 mx 440 suportou 440kb, mas outras placas mais “parrudas” não suportaram mais que 80kb, então, será necessário testar o limite de sua placa, como o procedimento é simples, vale a pena, pois o máximo que pode acontecer é o sistema não mostrar a imagem.
Vamos ao procedimento:
1.Copie a imagem silent-SUA_RESOLUÇÃO.jpg da pasta /etc/bootsplash/themes/openSUSe/images/ para um local de sua escolha, ela é a imagem original, deixe salva como backup fora desta pasta.
2.Arrume uma imagem que queira usar, abra-a com o gimp e no menu imagem, selecione scale image. Nele selecione a resolução adequada ao seu sistema, no meu caso é 1024x768, mas lembre-se de abrir a corrente ao lado dos valores, se nao ele fara proporcional e nao deixará colocar esses valores, tome o cuidado de deixar a imagem com um tamanho em kb bem próximo da imagem original, depois, pode ir testando com um tamanho maior até chegar no limite.
3.Cole a imagem que criou em /etc/bootsplash/themes/openSUSe/images/ com o mesmo nome da imagem original, no caso, silent-SUA_RESOLUÇÃO.JPG, após, como root em um terminal rode "mkinitrd" sem aspas,
4. #mkinitrd
5.Apos terminar, reboot e goze...hehehe
Algumas observações importantes:
Alguns tutoriais da internet informam que a imagem deve ter 8 bits de cor, eu ignorei essa informação e deixei com 256 cores sem me preocupar com isso, não tive problemas.
Caso resolva voltar para a imagem original, basta copiar a mesma de volta para a pasta e rodar o comando mkinitrd.
Verifique com a ferramenta exiftool, se a imagem criada está na proporção adequada.
Espero que gostem, já vi muitos temas de bootsplash por ai, para todos os gostos, eu coloquei uma foto, um colega colocou a foto de uma Linda mulher, enfim, seguindo os parâmetros resolução, tamanho do arquivo(kb), formato da imagem (jpg), não tem erro.
Esta dica também se aplica ao 10.3, apenas verifique em qual pasta está a imagem, no meu caso em /etc/bootsplash/themes/SUSE/images
Espero que gostem!
Abraços!