ElCheVive obrigado pelas dicas, gostei do comentário do marcusjabber, pois devido a ele foi possível que eu descobrisse outros comandos interessantes, acabei de utilizar o comando zypper dup e me apareceu 150 mb de atualizações, vou esperar para ver o que vai acontecer. Utilizei o comando zypper up me parece que foi atualizado o Firefox, mas o hotmail.com não reconhece o navegador, como a versão mais atual, então me aparece uma mensagem chata dizendo que tenho que atualizar o navegador para o internet explorer, firefox ou safari, mas logo mais a frente tem um link para caso eu queira utilizar o email, mas comprometendo as funcionalidades, não percebi nada de diferente, mas essa mensagem irrita, ainda mais se eu entrar mais de uma vez em um dia.
Quanto ao problema do danlicia acho que o OpenSuse não reconheceu corretamente o driver de vídeo, deve verificar se a versão que baixou já possui instalado o driver da placa de vídeo, instalar caso não tenha, ai sim utilizar o comando sax2 para configura-la corretamente, bom acredito que seja isso, pela pouca experiência que tenho, bom na verdade acabei dizendo o mesmo que o ElCheVive, espero ter ajudado.
agradeço a atenção
abraço a todos