Autor Tópico: Tutoriais para o openSUSE 11.0  (Lida 30451 vezes)

chileno_brasil

• Newbie
  • *
Re: Tutoriais para o openSUSE 11.0
« Responder #30 Online: Julho 31, 2008, 01:29:07 am »
olá a todos!!!
Esta é a primeira vez que participo de um fórum, não tenho muito conhecimento em Linux, apesar de ter usado algumas vez distribuições distribuições baseadas no Debian, esta também é a primeira vez que uso uma distro do tipo .rpm, e estou gostando.

Vamos ao que interessa, uma coisa que me chamou muita a atenção no OpenSuse é que ele possui uma ferramenta de "ponto de restauração", me corrijam se estiver falando besteira por favor, mas não consegui entender como usá-la, a minha duvida é, alguém sabe como usá-la ou conhece algum tutorial que ensina como ela funciona????

É que eu gosto de testar versões beta de softwares, e as vezes eles acabam danificando o sistema.   

Valew!!
« Última modificação: Julho 31, 2008, 01:38:40 am por chileno_brasil »

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #30 Online: Julho 31, 2008, 01:29:07 am »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #31 Online: Julho 31, 2008, 10:14:20 am »
Olá,

Sim, ele restaura a partir de um backup já feito. Você pode fazer o backup em:
YaST -> Sistema -> Backup do Sistema.

Nunca testei, mas é por ai mesmo...

abraços  ;)

chileno_brasil

• Newbie
  • *
« Responder #32 Online: Julho 31, 2008, 12:21:17 pm »
Hun!!! Obrigado por esclarecer isso.

É possível fazer o backup e a restauração por comando, pois em alguns testes que fiz anteriormente, danifiquei o KDE e não foi possível utilizar os recursos gráficos depois.

Desculpem-me os erros de digitação, a sonolência da madrugada não me permitiu vê-los.

Abraços.
« Última modificação: Julho 31, 2008, 12:22:55 pm por chileno_brasil »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #33 Online: Julho 31, 2008, 02:05:50 pm »
Olá,

Provavelmente sim também, mas não saberei te dizer quais exatamente. Na falta de ambiente gráfico, existe uma interface ncurses para o YaST, acessada digitando-se yast na linha de comando...  8)

abraços  ;)
« Última modificação: Julho 31, 2008, 02:07:42 pm por ¡ElCheVive! »

chileno_brasil

• Newbie
  • *
« Responder #34 Online: Agosto 01, 2008, 02:19:29 am »
¡ElCheVive! obrigado pelas dicas, testei o comando yast no console, fiquei impressionado nos detalhes pensados pelos desenvolvedores do OpenSuse, tentei fazer o backup e não deu certo, talvez seja por eu ter instalado alguns codecs no momento em que concluía o ponto de restauração.

Não sei se é exatamente neste tópico que devo tirar esta duvida, mas lá vai.

Estou com problemas em abrir meu email, todas as vezes que tento abri-lo aparece uma mensagem chata dizendo que tenho que atualizar o navegador, baixei o Firefox 3.0.1, mas não estou sabendo instala-lo. No console digitei ./firefox dentro da pasta descompactada e abriu um painel de instalação, mas ele não atualiza a versão instalada, é como se eu apenas executasse a versão isolada da pasta, pois quando fecho o navegador e tento abrir novamente, abre a versão antiga.

Agradeço novamente a atenção.

Espero poder me ajudar com mais esses probleminhas.

Abraços

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #35 Online: Agosto 01, 2008, 09:18:13 am »
Olá,

Para isto existe o repositório de atualizações que falo nos tutoriais, lá já existe a última versão disponível do Firefox, não necessitando baixar do site e instalar.
Veja se você tem o repositório de atualização instalado no sistema e faça o seguinte: (como root)

zypper up ->isto irá atualizar o seu sistema...

abraços  ;)

marcusjabber

• Newbie
  • *
« Responder #36 Online: Agosto 02, 2008, 12:21:54 pm »
Nao seria zypper up -t package firefox ou mozilla-firefox ? ou "zypper up -t package" para todo o sistema?

Acho que o zypper up nao resolvera o problema.

Abraços!

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #36 Online: Agosto 02, 2008, 12:21:54 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #37 Online: Agosto 03, 2008, 12:09:30 am »
Olá,

Seria "zypper up" somente. Este comando verifica se há atualizações no repositório de atualizações e as instala (somente atualizações do tipo correção, de segurança, etc)

"zypper up" tem o mesmo efeito que você fizer "zypper up -t patch". O comando citado por você, atualiza todos os pacotes para uma versão mais nova, se disponível, o que geralmente amplia a quantidade de pacotes a se atualizar.

Existe ainda o comando "zypper dup" que faz uma atualização geral, levando em conta versões mais novas, pacotes não mais necessários, etc, sendo mais interessante até que o "zypper up -t packages"

abraços  ;)

danlicia

• Membro Jr.
  • **
« Responder #38 Online: Agosto 04, 2008, 04:35:09 pm »
Olá ElChe!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho que tem feito pelo OpenSuSE!

Está de parabéns!

Agora tenho uma dúvida eu baixei a versão LiveCD do SuSE com KDE, mais estou tendo alguns problemas na hora da instalação, o LiveCD não está querendo abrir em modo gráfico, ele so abre em linha de comando, dae após fazer o login como root eu tento usar o comando "startx" para alternar para o modo gráfico e ocorre um erro "X Server can't be started" (alguma coisa parecida), alguém saberia qual é problema?

Abraço!

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #39 Online: Agosto 05, 2008, 10:11:19 am »
Olá,

Você pode tentar o seguinte:

logue-se como usuário normal (no LiveCD o usuário é linux sem senha), digite su para se tornar o root (também sem senha), digite sax2 -r pra reconfigurar o servidor X e após digite exit para sair do modo root e por fim digite startx para iniciar o desktop.

abraços  ;)

danlicia

• Membro Jr.
  • **
« Responder #40 Online: Agosto 05, 2008, 02:39:27 pm »
Valeu ElChe , mais não deu certo não =/

será que com o DVD funciona normalmente?

abraço!

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #41 Online: Agosto 05, 2008, 02:55:18 pm »
Olá,

depende do problema que for...A mensagem de erro foi a mesma? (cannot start X server)
quando rodaste o sax2 subiu alguma interface gráfica?
Já tentasse iniciar o LiveCD com as opções de segurança? (Failsafe)

abraços  ;)

chileno_brasil

• Newbie
  • *
« Responder #42 Online: Agosto 06, 2008, 10:49:22 pm »
ElCheVive obrigado pelas dicas, gostei do comentário do marcusjabber, pois devido a ele foi possível que eu descobrisse outros comandos interessantes, acabei de utilizar o comando zypper dup e me apareceu 150 mb de atualizações, vou esperar para ver o que vai acontecer. Utilizei o comando zypper up me parece que foi atualizado o Firefox, mas o hotmail.com não reconhece o navegador, como a versão mais atual, então me aparece uma mensagem chata dizendo que tenho que atualizar o navegador para o internet explorer, firefox ou safari, mas logo mais a frente tem um link para caso eu queira utilizar o email, mas comprometendo as funcionalidades, não percebi nada de diferente, mas essa mensagem irrita, ainda mais se eu entrar mais de uma vez em um dia.

Quanto ao problema do danlicia acho que o OpenSuse não reconheceu corretamente o driver de vídeo, deve verificar se a versão que baixou já possui instalado o driver da placa de vídeo, instalar caso não tenha, ai sim utilizar o comando sax2 para configura-la corretamente, bom acredito que seja isso, pela pouca experiência que tenho, bom na verdade acabei dizendo o mesmo que o ElCheVive, espero ter ajudado.

agradeço a atenção

abraço a todos

chileno_brasil

• Newbie
  • *
« Responder #43 Online: Agosto 15, 2008, 12:10:21 am »
ola a todos!!

Bom finalmente consegui entrar na net para poder dar seguimento ao que havia dito anteriormente.

Bem, após fazer todos esses procedimentos sugeridos, não tive êxito na tentativa de eliminar a mensagem de "erro" ao entrar no hotmail, mas estou me adaptando a ele, eu clico em continuar no Windows Live Hotmail, aí sim consigo acessar minha caixa de entrada.

Ao contrario, consegui mais uma mensagem para me perturbar depois que tentei instalar minha webcam, o gerenciador de atualizações do sistema não para de mostrar que tem atualização, detalhe é sempre o mesmo pacote que ele tenta instalar e da erro, me parece ser algo do gnome, pois tudo que apareceu quando digitei webcam eu instalei, na tentativa de instalar minha camera, tinha algo de xen e outras coisas relacionadas ao gnome também e apesar de tudo não consegui fazer funcionar a bendita da webcam.

Caso alguém possa me ajudar serei grato, valew!!

Abraços.

« Última modificação: Agosto 15, 2008, 12:14:02 am por chileno_brasil »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #44 Online: Agosto 15, 2008, 09:22:11 am »
Olá,

ter instalado tudo  o que tinha webcam foi seu erro. Se sua webcam é suportada ela será/seria instalada corretamente (o zypper/YaST) iria reconhecer o driver correto e instalá-lo durante uma atualização.

Desinstale todos esses pacotes que instalou.

abraços  ;)