Autor Tópico: Melhor o Live cd ou o DVD?  (Lida 4404 vezes)

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
Melhor o Live cd ou o DVD?
« Online: Junho 19, 2008, 07:28:37 pm »
Pessoal estou querendo migrar para o OpenSuse mas estou com uma dúvida, melhor instalar pelo Live CD ou melhor baixar a ISO do DVD? o que vocês me orientam a fazer? o Live CD é em português ou esta opção só pelo DVD?

Agradeço desde já quem puder responder e abraços a todos!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Melhor o Live cd ou o DVD?
« Online: Junho 19, 2008, 07:28:37 pm »

asghan

• Hero Member
Re: Melhor o Live cd ou o DVD?
« Responder #1 Online: Junho 19, 2008, 07:39:28 pm »
Pessoal estou querendo migrar para o OpenSuse mas estou com uma dúvida, melhor instalar pelo Live CD ou melhor baixar a ISO do DVD? o que vocês me orientam a fazer? o Live CD é em português ou esta opção só pelo DVD?

Agradeço desde já quem puder responder e abraços a todos!

Na minha opnião acho o DVD melhor, pq tem mais opções de programas e tem o idioma português, já o live cd, eu acho q fica muito preso a internet pq alguns programas precisa baixar dos repositórios, enquanto no dvd basta inserir o disco, e não tem o idioma português no live cd , porém é menor 650mb enquanto o DVD é 4.3GB. tem esse tuto do nosso amigo ¡ElCheVive! , para a opção em livecd para passar para português e outras coisas
http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,4369.msg19607.html#msg19607

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Junho 19, 2008, 08:30:34 pm »
  Na minha opnião acho o DVD melhor, pq tem mais opções de programas e tem o idioma português, já o live cd, eu acho q fica muito preso a internet pq alguns programas precisa baixar dos repositórios, enquanto no dvd basta inserir o disco, e não tem o idioma português no live cd , porém é menor 650mb enquanto o DVD é 4.3GB. tem esse tuto do nosso amigo ¡ElCheVive! , para a opção em livecd para passar para português e outras coisas
http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,4369.msg19607.html#msg19607

Ai valeu já estou baixando o DVD! espero que nesta semana ainda eu já esteja com o OpenSuse 11 instalado.

Abraços

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #3 Online: Junho 19, 2008, 09:32:48 pm »
Olá,

Acho que é uma opção de gosto e/ou praticidade. Como o colega falou se você tem acesso a internet, vale a pena baixar o LiveCD, instalar e atualizar para português. Segundo meus calculos...heheh..são 650mb do liveCD mais uns 80 de atualizações - pacotes do pt_BR e eventuais drivers - no tutorial aparece +ou- 140MB, mas este é o tamanho após instalado e não o de download ;) e eventuais programas que você precise/gosta e não vem no LiveCD.
Por outro lado, se você não tem acesso a internet, ou prefere a possibilidade de cada programa que queira usar/testar não precisar baixar, ou queira testar o openSUSE com os 4 desktops disponíveis antes de escolher o definitivo, a opção é sem dúvida o DVD. (os desktop são: KDE4.0.4, KDE3.5.9, GNOME2.2 e XFCE4.4)

como disse no início, é uma questão de gosto e, por que não, finalidade...

abraços  ;)

Edit (off-topic): wow...esta é minha mensagem nº 500...hehehe...rumo a miléssima...
« Última modificação: Junho 19, 2008, 09:35:34 pm por ¡ElCheVive! »

marck

• Membro
  • Esse meu avatar é meio gay! rarararara
« Responder #4 Online: Junho 19, 2008, 11:14:10 pm »
Claro que o dvd. se vc não tem uma net tão agil pode comprar o disco de alguem. Pelo menos num primeiro momento sua distro será "completissima" (excluindo ai os codecs e driver de video) não precisando baixar tantos pacotes da net.

abraço

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #5 Online: Junho 20, 2008, 10:55:32 am »
Olá,

Só pra complementar, o cd não vem com suporte completo a português brasileiro (sim, o YaST e a instalação serão em português, mas nem todos os programas...) Ou seja, após instalar ainda terá que fazer o download de alguns pacotes dos repositórios oficiais ou baixar o cd de idiomas adicionais (que pessoalmente não acho valer a pena)

fonte: help do site software.opensuse.org
The DVD contains the language support and all packages, including Non-Open Source Software. The following languages are supported: English, Portuguese, French, Italian, Spanish, German, Chinese (Simpl. & Trad.), Japanese, Russian, Czech, Hungarian, Polish, Finnish, Danish, Swedish, Dutch.

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Junho 20, 2008, 01:00:38 pm »
Olá,

Só pra complementar, o cd não vem com suporte completo a português brasileiro (sim, o YaST e a instalação serão em português, mas nem todos os programas...) Ou seja, após instalar ainda terá que fazer o download de alguns pacotes dos repositórios oficiais ou baixar o cd de idiomas adicionais (que pessoalmente não acho valer a pena)

fonte: help do site software.opensuse.org
The DVD contains the language support and all packages, including Non-Open Source Software. The following languages are supported: English, Portuguese, French, Italian, Spanish, German, Chinese (Simpl. & Trad.), Japanese, Russian, Czech, Hungarian, Polish, Finnish, Danish, Swedish, Dutch

Isso esclarece um monte de dúvidas, no meu caso então melhor o DVD, que já estava baixando mesmo, mas depois vou baixar os Live CDs apenas pra testes (mostrar pros amigos e etc.).

Valeu mesmo galera!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Junho 20, 2008, 01:00:38 pm »

Vandrei

• Membro
« Responder #7 Online: Junho 20, 2008, 01:26:51 pm »
Concordo com as opiniões dos colegas acima, caso for instalar e não tem uma internet rápida a melhor opção é o DVD, mas outro ponto a salientar é o Live-CD. Com ele haverá a possibilidade de verificar se o sistema gráfico está rodando, se consegue inicializar o sistema, claro que tem diferença de carregar um sistema direto do HD do que carregar ele na memória RAM, mas quem sabe já apareca alguma mensagem de erro. Legal sua iniciativa de baixar o Live-CD para mostrar para os amigos.

Bem vindo ao fórum ;)

asghan

• Hero Member
« Responder #8 Online: Junho 20, 2008, 10:33:41 pm »
Nem acredito, com 50% do download do dvd, mexi em alguma coisa e perdi tudo. minha net tá bugada, do nada o download pára, ai tentei ligar na Telefônica e nada, mexendo na net, descobri q eles estão com o DNS bixado . .  foda, mas comecei a baixar de novo

Vandrei

• Membro
« Responder #9 Online: Junho 21, 2008, 06:28:02 pm »
Tenha perseverança ;)

cvalente

• Sr. Member
« Responder #10 Online: Junho 21, 2008, 11:03:58 pm »
Tenha perseverança ;)
...Ou use um gerenciador de downloads ou, melhor ainda, baixe por torrent  ;D

asghan

• Hero Member
« Responder #11 Online: Junho 21, 2008, 11:12:26 pm »
Eu tô baixando por torrent mesmo, instalei a versão LiveCd, agora quero a versão DVD, só q o kget não tá funcionando de jeito maneira . .  rsrrs

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Junho 22, 2008, 12:55:03 pm »
Sempre tentei as versões em Live-CD e em DVD. E a em DVD sempre foi minha escolha definitiva, eu chegava fazer uma nova instalação com a versão em DVD.

Vandrei

• Membro
« Responder #13 Online: Junho 26, 2008, 02:24:49 pm »
Eu tô baixando por torrent mesmo, instalei a versão LiveCd, agora quero a versão DVD, só q o kget não tá funcionando de jeito maneira . .  rsrrs
tem o WGET também, basta saber a localização do arquivo.
$wget -c www.download.com/opensuse.iso (somente um exemplo)
com o parâmetro "-c" você consegue resumir o download ;P. Lembrando que o arquivo será descarregado no diretório em que você estiver atualmente. Se estiver dentro do seu home (/home/usuario) e digitar o comando estando ali, o arquivo será descarregado nesta pasta.

livemusic

• Newbie
  • *
« Responder #14 Online: Junho 26, 2008, 02:36:07 pm »
Olá!

Sou novato no openSUSE, instalei o DVD do 11.0 ontem à noite no PC de casa e não tive muito tempo de mexer nele ainda. Estou lendo aqui que a vantagem do DVD é já vir com o idioma português e tal, e que pelo Live-CD é necessário baixar repositórios para mudar a língua pra PT-Br. Mas na minha instalação ainda ficaram várias coisas em Inglês, mesmo tendo instalado pelo DVD. Isso quer dizer que o que está em Inglês é responsabilidade do Gnome e vai ficar assim mesmo, ou ainda tem como eu baixar mais traduções para o sistema?