Autor Tópico: Real Media, /etc/networks/interfaces e sudo  (Lida 2150 vezes)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
Real Media, /etc/networks/interfaces e sudo
« Online: Junho 27, 2008, 03:59:01 am »
Olá galera,

Como citei no assunto, estas são algumas das minhas dúvidas iniciais. Sempre utilizei distros basedas no Debian, porém simpatizo bastante com o OpenSuse. Quero fazer dela a minha distro (Debian só no trabalho, chega desses 'buntu's da vida...)

Minhas dúvidas:
1ª: Onde está um arquivo que gerencia as interfaces de redes, o /etc/network/interfaces (ao menos é assim no Debian :D);

2ª Meu RealPlayer não reproduz som, assim como o feio do Banshee (¬¬). Instalei o VLC Player, Audacious e seus plugins, resolveu em partes mas, os arquivos .rmvb ainda não é possível;

3ª Por que o sudo não funciona como um 'sudo de verdade'? Exemplo: Quero instalar algo, utilizo 'yast -i pacote' mas ele diz que o comando não foi enconttado! Que loucura é essa?

Bom, já deu pra perceber que estou 'meio' perdido aqui no Suse. Conto com a colaboração de vcs pra ajudar nesses perhaps ;)
Forte abraço!!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Real Media, /etc/networks/interfaces e sudo
« Online: Junho 27, 2008, 03:59:01 am »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Real Media, /etc/networks/interfaces e sudo
« Responder #1 Online: Junho 27, 2008, 08:21:16 am »
Esta é uma questão comum de usuários vindos do Ububtu.  Na verdade o "sudo de verdade" é o do Opensuse.   O Ubuntu que usa uma configuração diferente que permite que qualquer usuário tenha acesso aos comandos do root.  Por questões de segurança este comportamento não é adotado no Opensuse e na maioria das distros.
Se você preferir este comportamento, mas copiar o arquivo de configuração do sudo.
Normalmente, eu abro um console e uso "su -" e executo os comandos de root a partir dele.

Quanto a questão número dois, eu uso kaffeine.

Quanto a primeira questão, eu não uso Debian a pelo menos 10 anos, mas eu acho que o arquivo que vc procura é uma particularidade dos Debian também.  Se você procura onde definir o nome das placas de rede, como o Opensuse usa udev, tente em /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules
--
Marcelo Vivan Borro

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #2 Online: Junho 27, 2008, 09:54:26 am »
Olá,

Se quiser via interface gráfica está em YaST -> Dispositivos de Rede -> Configurações de Rede

abraços  ;)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #3 Online: Junho 27, 2008, 12:51:46 pm »
Opa... em primeiro lugar, grato a velocidade nas respostas!

Bom, realmente, usei muito o Ubuntu por causa da faculdade (o professpr é embaixador do Ubuntu - já viu né?) mas já trabalho com Debian há dois anos. Já tinha ouvido falar nesse defeito do sudo do ubuntu, realmente é uma vulnerabilidade tanto poder sem ser root.

Sobre os arquivos, é por conta de que eu trabalho com LTSP, e as configurações são mais rápidas se fizermos por modo texto. Via interface gráfica leva um tempo pra acostumar, pelo fato de não ser o mesmo caminho (hehe, testei ovelho 'network-admin' e quebrei a cara).
Vou seguir o caminho que o amigo recomendou abaixo :)

Sobre o RealPlayer, já que ele não está funcionando, se eu remover-lo, perderei o plugins?

AHHHH!!! Mais uma dúvida cruel!!!
Ele não montou minha partição NTFS. Sem problemas, montei na unha mesmo, mas, quando fui procurar o /etc/rc.local  pra ele montar na incialização... KD O RC.LOCAL ? Hehehe, to me sentindo um noob aqui :D

Qual é o arquivo que possui similaridade com esse?

Grande abraço!

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Junho 27, 2008, 01:31:04 pm »
Não existe o rc.local.  Pode ser usado o boot.local (existem algumas diferenças na ordem do boot), mas em seu caso é muito melhor usar o fstab mesmo né?  :)
--
Marcelo Vivan Borro

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Junho 27, 2008, 02:05:20 pm »
Olá,

Interessante não ter montado automaticamente as partições NTFS. Podes editar o fstab como o marcelovb falou, tanto pela linha de comando quanto pela interface gráfica (YaST -> Sistema -> Particionador) .Confirme se tens o pacote ntfs-3g instalado.

o LTSP no openSUSE (http://en.opensuse.org/LTSP) é bastante utilizado, principalmente pelo subprojeto openSUSE Educatio (http://www.opensuse-education.org/), voltado a softwares educacionais com a utilização do LTSP. Existe até um estudante que está participando no Google Summer of Code com um projeto sobre o LTSP, se não me engano seria uma interface gráfica para configura-lo...

Sobre o RealPlayer podes removê-lo sim...já que a grande maioria dos codecs se encontram no pacote w32codecs que é usado por todos os players...

abraços  ;)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #6 Online: Junho 27, 2008, 09:26:38 pm »
Cara... Esse Yast é a mão na roda!
Eu tinha pensado sim em definir logo no fstab, mas preferi tirar minha dúvida antes.

Sobre o boot.local eu já tinha achado lendo os posts antigos. Valeu!

Sobre o Real, esse tá com a faca no pescoço..

Valeu galera, acho que agora tá na hora de me habituar ao sistema e continuar a dar o meu retorno pra comunidade. Vou dar muita ajuda na área de Serviços de Redes.

Bom, acho que só me falta o problema com o audio dos vídeos do Firefox... :)

abs!!""

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Junho 27, 2008, 09:26:38 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Junho 27, 2008, 10:19:18 pm »
Olá,

Que tipo de problemas? Se vou no youtube pelo firefox tenho som. Seria algo deste tipo?

abraços  ;)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #8 Online: Junho 27, 2008, 11:45:06 pm »
sim sim, eu tb vou no Youtube e....
num sei nem um piu :'(

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #9 Online: Junho 28, 2008, 12:12:05 am »
Hahahaha, eu vou me matar..
O Real Player está funcionando normalmente :)

Baixei a versão 11 e alterei em ferramentas > preferências > hardware e em driver do áudio, coloquei o OOS, dispositivo de som /dev/dsp e dispositivo mixer /dev/mixer.
Funcionou!

Dessa ele se salvou... falta só o Youtube :D