Autor Tópico: Webcam no Opensuse 11  (Lida 7457 vezes)

sergioexpedito

• Newbie
  • *
Webcam no Opensuse 11
« Online: Julho 07, 2008, 11:36:39 am »
 ??? ???Gostaria de ajuda para instalar uma webcam Marca Genius modelo Look 317, no OPensuse 11. Alguém ja conseguiu instala com sucesso????? ???

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Webcam no Opensuse 11
« Online: Julho 07, 2008, 11:36:39 am »

Marcel Morais Luna

• Sr. Member
    • http://the8021x.blogspot.com
Re: Webcam no Opensuse 11
« Responder #1 Online: Julho 07, 2008, 01:44:39 pm »
Manow

tem um repositório so para webcams
http://download.opensuse.org/repositories/drivers:/webcam/openSUSE_11.0/

>:D

certo que instalará após adicionar esse repositorio
:D

Os drivers SPCA5XX, UVCVISION e QUICKCAM abordam quase todas as webcams mais baratas vendidas atualmente.
Meu nome é Jhon
Jhongastico
-
Asus - Republic of Gamers
Powered by OpenSuSE 11.3

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Julho 12, 2008, 05:36:36 pm »
Aproveitando aqui o tópico estou com um problema com a minha webcam. Assim que instalei o opensuse 11 a minha webcam  funcionou perfeitamente sem nenhum problema, então um veio algumas atualizações e em uma delas que atualizava o Kernel do sistema a câmera parou de funcionar assim que reiniciou o computado, então toda vez que ligo o computador na hora que o sistema inicia ela acende a luz como se estivesse capturando video, então abro o kopete  vou em "configurações" e "configurar"  na guia "dispositivos" , a webcam está sendo reconhecida aparece nome dela mas onde deveria aparecer uma prévia do video aparece tudo negro.
A minha webcam é uma A4tech modelo PK-635M é reconhecida pelo sistema como:  zc0301 e tá instalada pelo repositório Drivers para webcam esses dois:
gspcav-kmp-pae - Webcam driver Kernel Modules
gspcav1-kmp-pae - Spca5xx, Spca5xx-LE, Zr364xx WebCams Driver

já vi esse bug em outras distros, mas nas outras a webcam nunca funcionou já no Opensuse 11 parou de funcionar após uma atualização, Alguém pode me apontar uma solução pra este problema?
Desde já agradeço! 

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Julho 12, 2008, 06:28:16 pm »
Atualizou o kernel?

execute em um terminal:

#uname -r

E veja qual kernel está usando, o opensuse instala o kernel-pae por default (não concordo com isso, apesar das explicações), mas ao atualizar para outra versão de kernel, os módulos da webcam perderam a funcionalidade, desta forma, entre no yast e pesquise pelos mesmos pacotes, mas desta vez para o kernel atual.

gspcav-kmp-xxxx      no lugar do xxxx, deve estar a versão atual do kernel, vale a mesma para o outro.

Abraços!
carlos.lubas.com.br

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Julho 12, 2008, 06:51:12 pm »
pois é o Kernel já é o 2.6.25.9-0.2-pae e os pacotes que já instalei e desinstalei eos que eu descrevi ai:
gspcav-kmp-pae - Webcam driver Kernel Modules
gspcav1-kmp-pae - Spca5xx, Spca5xx-LE, Zr364xx WebCams Driver

será que isso não é algum problema com a USB?  já que a luz da Webcam acende quando o Sistema ainda esta sendo iniciado e não apaga mais!

ou será que precisa instalar mais algum pacote? ou editar algum módulo?

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #5 Online: Julho 14, 2008, 10:25:01 am »
Olá,

esses drivers para webcams são módulos do kernel, por isso, quando atualizares o kernel, terás que atualizar os drivers também...

Geralmente quando se atualiza o kernel, o repositório de drivers também é atualizado para coincidir com a versão do mesmo...as vezes isto demora alguns dias, as vezes é no mesmo...

é questão de verificar isso...

abraços  ;)

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Julho 14, 2008, 10:42:13 pm »
Olá,

esses drivers para webcams são módulos do kernel, por isso, quando atualizares o kernel, terás que atualizar os drivers também...

Geralmente quando se atualiza o kernel, o repositório de drivers também é atualizado para coincidir com a versão do mesmo...as vezes isto demora alguns dias, as vezes é no mesmo...

é questão de verificar isso...

abraços  Wink

Capitei... meu Kernel foi atualizado para o 2.6.25.9-0.2-pae e o driver está na versão 2.6.25.5_1.1-1.1 que é a versão anterior..Então só me resta esperar, um pouco chato isso mas como não sou nenhum usuário assíduo da webcam da pra esperar!

Abraços! 
« Última modificação: Julho 14, 2008, 10:44:03 pm por Allan Spindola »

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Julho 14, 2008, 10:42:13 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Julho 14, 2008, 10:55:03 pm »
Olá,

Exatamente....Também uso estes drivers e vi que após a atualização do kernel os mesmos foram pro espaço...hehehe...
Mas como faz um tempinho que o kernel foi atualizado, mandei um e-mail pra um dos que em teoria cuidam deste repositório. Caso surga alguma novidade ou mesmo uma resposta dele, comunico aqui...

abraços  ;)

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Julho 23, 2008, 03:06:43 pm »
Olá,

Para solucionar este problema, você deve alterar o repositório de webcams para este endereço:

http://download.opensuse.org/repositories/drivers:/webcam/openSUSE_11.0_Update/

Acho que talvez removendo o repositório e adicionando-o novamente, através dos repositorios da comunidade este endereço já seja o padrão.

abraços  ;)

Edit: removendo e adicionando o repositório funciona. Atualizaram os repositórios da comunidade
« Última modificação: Julho 23, 2008, 03:18:06 pm por ¡ElCheVive! »

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Julho 23, 2008, 11:25:00 pm »
Olá,

Para solucionar este problema, você deve alterar o repositório de webcams para este endereço:

http://download.opensuse.org/repositories/drivers:/webcam/openSUSE_11.0_Update/

Acho que talvez removendo o repositório e adicionando-o novamente, através dos repositorios da comunidade este endereço já seja o padrão.

abraços  ;)

Edit: removendo e adicionando o repositório funciona. Atualizaram os repositórios da comunidade

Ae funcionou, fiz tudo o que foi descrito aqui, mas no meu caso também tive que mandar atualizar os drivers da webcam que já estavam instalados pelo  Yast - Gerenciador de Software, pois não atualizaram sozinho nem por aquela ferramenta Opensuse update que fica perto do relógio, mas Enfim funcionou.

Quanto este procedimento que executamos no repositório da webcam me gerou algumas dúvidas quanto aos repositórios: temos que fazer isso sempre?(remover e e instalar novamente ou isso foi um caso isolado?).
Também em outros tópicos ¡ElCheVive! recomendou alterar o repositório do packman para usar um mirror nos EUA esta aqui, http://packman.unixheads.com/suse/11.0/  .Minha dúvida é se temos que fazer com outros repositórios também? e se existe algum canal onde nós podemos ficar informados sobre estas mudanças dos repositórios?

Abraços!

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Julho 24, 2008, 10:02:50 am »
Olá,

Este (o do repositório das webcams) me parece ser um caso isolado. Geralmente se colocam as versões mais novas no mesmo repositório. Também não entendi o porque deles criarem um novo repositorio para atualizações deste.

Os repositórios oficiais usam um sistema de redirecionamento de mirrors, que está em aprimoramentos no que diz respeito ao zypper...(para poder, no futuro, trocar de mirror quando por ex. um download falhar)

Já o repositório do packman, por ser independente, ainda não utiliza este sistema de redirecionamento de mirros, talvez no futuro passem a usar.

Já para os outros (build service, ati, nvidia, etc eu creio que não hajam mirrors existentes)

Bom pra descobrir isso perguntei na lista de discussão do desenvolvimento do openSUSE (factory) e no mirc no canal #suse no freenode..

abraços ;)

Marcel Morais Luna

• Sr. Member
    • http://the8021x.blogspot.com
« Responder #11 Online: Março 22, 2009, 04:24:15 pm »
Galera

Comprei uma Webcam Microsoft Lifecam VX-7000
Qual o driver que eu devo instalar?
agora ta cheio de drivers qual o que esta mais compativel com essa minha webcam??

Qual voces recomendaum instalar??
Meu nome é Jhon
Jhongastico
-
Asus - Republic of Gamers