Autor Tópico: Latex no openSuSE  (Lida 2433 vezes)

Angioletti

  • Membro Jr.
  • **
  • Mensagens: 51
  • Karma: +0/-0
Latex no openSuSE
« Online: Agosto 17, 2008, 10:00:05 pm »
Amigos,

  Vou contar uma novelinha =)  (se você não quiser ler tudo, pode pular pra parte que diz "Minha pergunta é:" )  =P

  Eu, há uns 3 anos, comecei a instalar Linux e fuçá-lo apropriadamente.
  Comecei com o openSuse 10.0, recem lançado. Esbarrei em uma série de dificuldades, até que enfim, depois de alguns meses, consegui configurar meu desktop e minha placa Radeon 9600 para efeitos 3D. Fiquei feliz de mais.

  Pro meu azar, um belo dia, provavelmente depois de alguma atualização sem critério, meu openSuSE parou. Nem bootava mais. Paciência esgotada e umas semanas de windows depois, baixei o Debian, com seus pacotes .deb.

  Adorei a troca de ares, aprendi mais um pouco sobre o sistema, e depois, estourou o Ubuntu.
  Adivinha? Promessas de reconhecimento de hardware, facilidade de uso; alguns dias depois, eu usava o Ubuntu.

  Um tempo depois, ganhei um PC velho, e pensei: "bom, o SuSE é muito pesado. Assim como o Ubuntu. Vou instalar o Gentoo". E o fiz. Passei 15 dias compilando o KDE; tive que refaze-lo 3 vezes até acertar. E consegui.

  Alguns meses depois, o hardware já idoso e desgastado, me deu adeus.

  Entrei num curso de Linux da Mandriva (o único oficial ofertado na minha cidade), paguei os olhos da cara, mas estou feliz, ainda cursando, agora no módulo Administrador de Redes I. Por influência, instalei o Mandriva. Não gostei.

  Instalei o Kubuntu, o Ubuntu novamente, o Mandriva de novo (numa tentativa desesperada de conseguir fazer minha placa de som funcionar)....

  Depois de tudo isso, baixei o openSuSE 11. E estou utilizando ele novamente. Estou Feliz. =)


  Post longo, né?

  Mas isso tudo é pra dizer o seguinte... ao longo de minhas migrações linux-zísticas, eu tive que aprender a usar o LaTeX, e me apaixonei. Meu local de trabalho utiliza o tetex (no Kubuntu).

  MInha pergunta é: qual a diferença entre o tetex e o texlive?
  Todos aqueles pacotes de estilo que eu usava no tetex poderei usar o no texlive?
  As formas de adicionar pacotes de estilo são as mesmas?
  Eu ainda não pesquisei na internet sobre o assunto, mas como minha primeira referência foi o Fórum do SuSEbr, e não existem muitos tópicos que respondem a palavra-chave "latex", resolvi que deveria trazer o assunto aqui.


  Aguardo suas contribuições e tenho a acrescentar que estava com saudades dessa comunidade. =)


  Angioletti
Luiz Angioletti

AMD Athlon 64
3400+ / 2.4GHz, 1,00 GB de RAM
HD 250 GB SATA + HD 160 GB SATA / RADEON 9600
SuSE 10.2 64bits

"A vitória não faz o vencedor; ele é construído ao longo do caminho."

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Latex no openSuSE
« Online: Agosto 17, 2008, 10:00:05 pm »

Isis Binder

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Karma: +0/-0
  • Cansada
Re: Latex no openSuSE
« Responder #1 Online: Agosto 28, 2008, 12:37:09 pm »
Tetex é um projeto morto.Só isso.

http://www.tug.org/tetex/

De-support notice
I (Thomas Esser) have decided not to make new releases of teTeX any more (May 2006). The information below might get out of date as time goes by. I suggest anybody interested in teTeX to join the TeX Live project.

Angioletti

  • Membro Jr.
  • **
  • Mensagens: 51
  • Karma: +0/-0
Re: Latex no openSuSE
« Responder #2 Online: Setembro 15, 2008, 10:25:18 pm »
Isis,

  Quando eu achei que ninguém responderia, vi sua mensagem. =)

  Muito obrigado.

  Respondendo objetivamente aos meus próprios questionamentos, digo o seguinte: o TeXlive funciona muito melhor do que o teTeX (com certeza por conta da informação da Isis).

  programa-de-auto-ajuda-mode-on

  Minha vida mudou depois que eu conheci o TeXLive.  :P

  programa-de-auto-ajuda-mode-off

 
  Ando estudando LaTeX, e gostaria de ver perguntas a respeito do assunto aqui no Fórum. Quem sabe a gente não conquista uma sub-seção exclusiva para LaTeX?

  Enquanto isso, alguém pode indicar links para boas listas de discussão sobre o assunto? Pode ser em idiomas estrangeiros (francês, alemão, inglês, espanhol.. chines..)  ::)



  Abraços
Luiz Angioletti

AMD Athlon 64
3400+ / 2.4GHz, 1,00 GB de RAM
HD 250 GB SATA + HD 160 GB SATA / RADEON 9600
SuSE 10.2 64bits

"A vitória não faz o vencedor; ele é construído ao longo do caminho."