Autor Tópico: Problema com nvidia travando!!!!  (Lida 2952 vezes)

rnovais

• Membro Jr.
  • **
Problema com nvidia travando!!!!
« Online: Dezembro 24, 2005, 06:56:24 pm »
E aí pessoal, blz?
Instalei o driver da nvidia (ultimo) no suse linux 10. O problema é que está travando, já baixei a frequencia, mas mesmo assim continua travando. Algumem tem alguma idéia do que possa ser?
Também quero desejar um F E L I Z  N A T A L a todos da comunidade.

Att,

Ricardo

Comunidade de Usuários do openSUSE

Problema com nvidia travando!!!!
« Online: Dezembro 24, 2005, 06:56:24 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Problema com nvidia travando!!!!
« Responder #1 Online: Dezembro 25, 2005, 10:01:35 am »
Olá rnovais,

Ok, vc baixou a frequencia. Frequencia do que? Quem trabalha com frequencia é o monitor, a não ser claro que vc esteja fazendo um overclock com sua placa de video, que creio nao seja o caso.

Primeiramente, nos indique, ou mesmo verifique se o driver comporta sua placa, o changelog do arquivo, no site ou mesmo em /usr/share/doc/nvidia pode lhe indicar. Nem todas as placas são suportadas pelos drivers mais novos.

Outro ponto a se verificar é se não há marcado nas opções do driver, seja através de YaST > Hardware > Placa de video ou mesmo SaX2, como por exemplo renderaccell, ou outra, em muitos casos isso causa o travamento, mas gostaria de saber se realmente é a placa de video que está travando.

Na pior das hipoteses, reduza a versão do driver, seja, primeiramente baixando um driver mais antigo, e executando no ultimo driver, sem aspas, como root, sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-8178-pkg1.run --uninstall e logo após executando o driver novo (antigo na verdade)
sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-7676-pkg1.run, ou ainda desinstalando o driver atual e executando "sax2 -m 0=nv" (é um zero e nao um o), que indicará ao sistema que deve usar o driver genérico, sem possibilidade de utilização de recursos 3D, mas que lhe presta ao menos para entrar no sistema e baixar outro driver.

HoHoHo
Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

rnovais

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Dezembro 28, 2005, 08:38:29 pm »
Bom, a frequencia que eu diminui foi a do monitor. Já instalei e desinstalei tds os drivers possíveis e continua travando. Uma coisa que eu percebi que quando eu vou para o terminal pressionando as teclas ctr+alt +F2 ou outro F qualquer aparece um monte de sujeira, parecendo uma animação texto ascii bem tosca, mas isso só apareçe com o driver instalado (nvidia), e quando não está utilizando o driver td fica sem problemas pressioando essas teclas. Como é dual boot, no meu win xp tudo roda muito bem, então não é problema da placa.
Já não sei mais o q fazer para resolver esse problema, estou a quase a 20 dias com esse problema. Se alguém tiver mais uma dica.

Att,

Ricardo

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Dezembro 28, 2005, 09:07:23 pm »
Uhm, agora chegamos a um entendimento.

Na verdade, ao bem de todas as pesquisas que fiz sobre o asssunto nvidia, não consegui encontrar uma resolução eficiente para esse problema, ao mesmo tempo em que uso uma placa com estes sintomas.

O problema ao que parece está relacionado com algo no sentido de como estas placas graficas especificam o modo framebuffer, quando da utilização do driver do fabricante. Posso estar errado, mas vc ve tudo iniciar normalmente, apos a carga de rede e inicialização do X não há mais sinal claro de video em nenhum F?

Uma solução paleativa pode ser implementada da seguinte maneira. Abra o YaST > Sistema > Carregador de Boot, clique em Editar e no Modo VGA escolha um valor que seja util. Isso pode depender ainda mais do hardware, portanto nao passo um valor padrão, mas tente iniciar com 771.

Não sei ao certo o pq do travamento, para mim qualquer modificação é bem aceita pelo sistema, posso não conseguir compreender, mas o sistema se mantém. A unica vez que tive travamento por problemas de video foi quando habilitei a aceleração de renderização da placa.

Espero que ajude,

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

rnovais

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Dezembro 28, 2005, 11:55:22 pm »
Quando estou com o driver (nvidia) o computador funciona normalmente, o travamento acontece de vez em quando, mas é só eu entrar no jogo americasarmy ele congela, e aí já era. Mas blz, só achei que não fosse uma coisa mto difícil e que alguém ja teria passado por isso e ja teria resolvido. Mas como não consegui resolver... vou voltar para o meu xp.
De qq forma fico grato por ajudar tentar resolver o meu problema.

Att,

Ricardo

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Dezembro 29, 2005, 12:05:32 am »
rnovais,

de uma olhada neste topico:
Vídeo modo texto com problemas!

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

rnovais

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Dezembro 29, 2005, 11:14:00 pm »
Resolveu o problema do init 3, mas não consigo jogar o americas army, continua travando, mesmo depois de fazer a alteração. Tive o mesmo problema no ubuntu, e já no kurumin estava travando também, mas depois de umas fuçadas e alterar um monte de propriedade, ficou estável. Mas o problema é q eu não gostei do kurumin. Mais alguma dica???
Já procurei no goolge, mas nada.....

Att,

Ricardo

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Dezembro 29, 2005, 11:14:00 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Dezembro 30, 2005, 12:13:28 am »
Fala rnovais,

Lembra do que alterou no Kurumim?

Já testou outros jogos? ET?

De uma olhada no log do servidor X, ele pode te dar uma dica.

Com relação aos modos de video que haviamos comentado de uma olhada nesse post que inseri hj, tem uns testes que podem lhe ajudar em alguns aspectos.

Re: bootsplash no grub - Modo VGA

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

rnovais

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Dezembro 30, 2005, 11:36:36 am »
Não lembro não veterano, pois sou iniciante em linux e alterei tantas coisas, que nem me lembro mais. Sérá que não poderá ser o gnome que está travando?
Chegando em casa irei instalar o suse com o kde para ver se resolve, e tentar fazer as mesmas alterações que fiz no kurumin.

Att,

Ricardo

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Dezembro 31, 2005, 02:31:55 pm »
Fala rnovais,

Por acaso já tentou rodar o americas army tanto em 16 bits, padrão das placas de video, bem como em 24 bits (alterando via sax2)?

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison