Faço minhas, as palavras da Isis!!
Trocar o Linux pelo windows não é simplesmente trocar um so, é uma troca de cultura, usuário windows tem que por na cabeça, que ao migrar de sistema, ele não apenas está trocando o SO instalado em seu computador, ele está saindo de um cultura e embarcando em outra, a questão muito discutida do "linux é mais dificil" depende mais do que se pretende com o sistema, dos motivos que levaram a troca, etc.
Aqui se faz necessário uma análise, estou trocando o SO porque ele não atende minha necessidade, porque ele é suscetível a vírus, porque ele é pesado, porque a empresa trabalha com esse ou aquele software, porque não tenho dinheiro pra licença e não quero piratear, enfim, posso citar uma infinidade deles...
Se a necessidade existe, dúvido que alguém não aprenda os conceitos mínimos para usar o SO para o que se propõe.
A maior parte dos usuários avançados de computadores não enfrentam a grande maioria dos problemas comuns ao windows (infecções por vírus, travamentos, etc), esses usuários estão interessados mais em desempenho, segurança, estabilidade, etc.
Então, essa história que windows é mais fácil que linux não existe, o que existe é uma cultura dominante, não porque o windows é mais fácil, mas sim porque, a grande verdade, é que a microsoft DEIXOU que o windows fosse pirateado a vontade, por usuários, por empresas, por governos, enfim, por todo mundo, apenas para conseguir ganhar o mercado, e depois, ir pegando os maiores e obrigando-os a pagar as licenças cobradas em juízo, trata-se apenas de mera estratégia comercial, não vou entrar na questão se é ética ou não, apenas quero enfatizar que: "O windows domina o mercado não porque é fácil, mas porque existe a cultura em sua utilização".
E essa afirmação é só é verdade considerando é claro, o uso em desktops,
Escrevi tudo isso apenas para dizer ao final:
Querem sair da cultura windows? então tenham um bom motivo que você consegue!!
Qualquer dos motivos que eu citei acima é um bom motivo, que faz dá certo é o usuário!!
Agora, dizer que o linux não pode ser usado em desktops, é muita pretensão!!
Minhas filhas de 9 e 12 anos usam linux e não ensinei nada de relevante para elas, e me surpreendem de vez em quando com demonstrações de conhecimento do sistema!!
Se elas podem, qualquer um tambem pode (não estou menosprezando elas é claro), mas basta vontade!!!
Abraços!