Autor Tópico: Pra que existe o Linux Desktop ?  (Lida 4904 vezes)

wstive

• Newbie
  • *
Pra que existe o Linux Desktop ?
« Online: Setembro 19, 2008, 01:10:30 pm »
Ola, como vcs podem ver, sou novo no forum, ja tenho alguma interatividade no linux.
Tenho uma simpatica pelo sistema Linux, entre eles Fedora, Ubuntu, Suse.
Uma coisa que nao consigo entender desde a criação/distribuição do S.O.s Linux, é porque existe a versao Desktop ( para usuario ).
Sejamos sinceros, a versao Desktop Fode com o Linux, Se acalmem,vou explicar !
O Rapaz, o jovem, o Senhor, a Mulher vai até uma loja e compra um computador com o OS Linux,  e ao chegar em casa vai instalar aquele programa que ela tem no CD que lhe deram sobre alguma coisa especifica. Pronto, o Linux nao vai instalar, porque o Linux nao trabalha com arquivos do Windows.
O jovem que tambem comprou Um pc parrudo, tambem veio com o Linux, ele tira a placa de video que é fraca ( ele acha ) e instala a placa de video de ultima geracao que ele comprou, nao existe os drivers ou se existe, ele baixa e ai nao sabe mais o que fazer, baixa o manual com diversas linhas de comando ( a ainda por cima em ingles ), bom, essas são algumas das justificativas para que as pessoas que adquiriram o Linux ja comece a falar pessimamente do S.O.  E na verdade eles nao deixam de ter razao.

Serei mais explicito, eu ja tenho alguma experiencia em linux, pouco, mas tenho.
Faz 2 semanas que estou tentando instalar o Lotus Notes, VNC e drivers de placa de Video 3D.
Desisti, nao tem como, foruns mal elaborados, programa pedindo pra instalar outro programa que pede outro programa pra poder funcionar uma coisa ou outra.
Simplesmente desisti de usar o Suse ou tentar usar outro S.O. Linux.
Vejam bem, estou falando de S.O. para Desktops, nao para Server, para Server é indiscutivel.
Volto  a usar o Destop o dia em que não existir execução por linha de comando.
Até lá um abraço a todos.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Pra que existe o Linux Desktop ?
« Online: Setembro 19, 2008, 01:10:30 pm »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Pra que existe o Linux Desktop ?
« Responder #1 Online: Setembro 19, 2008, 01:39:17 pm »
A razão da sua frustração é que você tema algum conhecimento sobre windows e quer que o Linux funcione exatamente como o windows.
Se você quer migrar para qualquer outro sistema operacional, há uma curva de aprendizado que no Linux está mais suave do que nunca. 
Se insistir em usar programas e métodos do windows, é melhor ficar com o windows mesmo.  Ou então peça para que alguém com um mínimo de conhecimento instale e configure o Opensuse para você, o que deve levar em torno de uma hora, ai então você pode começar a usar e ir aprendendo com calma.

O Desktop Linux está pronto há tempos.  O que não está pronto é a cabeça de usuários windows que acham que o mundo deve ser exatamente como o windows.  Pra você ter idéia, esta sua afirmação foi a mesma que um de meus clientes fez há 5 anos.  Depois de adaptado, ele nunca mais cogitou usar windows novamente.
--
Marcelo Vivan Borro

FSilver

• Membro Jr.
  • **
  • ^~*~^£@ß¿µhoOo_§!lv3r^~*~^
« Responder #2 Online: Setembro 19, 2008, 02:49:12 pm »
Olá a todos...

concordo plenamente como nosso amigo marcelovb, alguns usuários acham que usar um computador é usar Windows e se fecham a outro O.S logo no primeiro problema. Comecei com Linux já na faculdade a primeira impressão foi complicada mas com vontade e estudo obtive resultados..por muito tempo fiquei distante mas agora de volta e com força total estou tendo problemas e o melhor trabalhando em comunidade para resolve-los...

o que quero dizer que a impressão que tenho é que seu descontentamento não é com o modo de trabalho do sistema mas sim por não conseguir resolver em next ..next... batalhe mais um pouco (neste momento estou quebrando a kbça por resultados) e exponha seus problemas existem varias pessoas que podem te ajudar principalmente vc mesmo...

Desde já minha opinião!
abs
Return!

wstive

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Setembro 26, 2008, 09:21:42 am »
Ola a todos que responderam à enquete e aos que leram, isso sim é liberdade de expressão.
Mas para a respostas de ambos os colegas, estão erradas.

Quando coloquei em discussão foi a questão da facilidade do usuario final, nas duas respostas houve acordo que existe a  dificuldade do uso do Linux.
É exatamente esse ponto de vista que estou levantando, para nós em ter que ficar quebrando a cabeça com linhas de comando, programação de baixo nivel e essas coisas, damos jeito.
Agora vcs ja imaginaram o usuario final, editando um arquivo conf é exatamente esse o ponto.
O usuario final nao tem um tecnico de suporte contratado em casa para poder auxilia-lo, e como bem sabemos,  eles ( assim como eu ) nao quer ter que ficar horas se batendo lendo manual, foruns, para uma coisa que ja deveria estar funcionando a seu contento.

O colega FSilver comenta " Comecei com Linux já na faculdade a primeira impressão foi complicada mas com vontade e estudo obtive resultados"
Veja bem FSilver, vc mesmo afirma que a 1ª impressão foi complicada, mas com vontade e estudo. Quer dizer que o usuario vai ter que estudar um curso na area de TI pra poder aprender ?

Na afirmação do colega Marcelovb "quer que o Linux funcione exatamente como o windows."
Mas o linux ja funciona como o Windows ! Menu interativo, janelas, botoes, isso ja não é funcionar como o windows ? O principio é o mesmo, porque nao facilitar ainda mais a vida do usuario ? porque fazer o usuario ter que ler um manual para saber a linha de comando pra instalar um software, somente assim o S.O. Linux tera uma aceitação maior na esfera de S.O.s

Novamente volto a afirmar, estou falando de usuario final, aquele Sr.(a), jovem, que nao tem conhecimento minimo de diferenciar qual S.O. que ta instalado.
Que compra o computador para acessar a net, fazer trabalhos do colegio, Jogar..etc.

Bem, acredito que essa discusao foi salutar, pois somente assim poderemos colocar duvidas e repostas de forma clara a todos que buscam um objetivo comum.

Abraços a todos.

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Setembro 26, 2008, 09:52:28 am »
Na verdade a a única opinião errada aqui é a sua ;)
Só acessa a linha de comando quem quer, em um hardware comum não há a menor necessidade.
Uso Linux há mais de 10 anos, trabalho com administração de redes e posso falar por experiência própria que para pessoas sem nenhum conhecimento prévio de informática o Linux é muito mais fácil e acessível do que o windows.
As únicas pessoas ( que infelizmente são bem numerosas) que reclamam de dificuldade são os que já possuem algum conhecimento no windows ( aqui me refiro aos que se acham "entendidos de informática"  por saber formatar o micro e reinstalar o windows ) e que ao tentar aplicar os seus conhecimentos "avançados" no Linux ficam frustrados.
--
Marcelo Vivan Borro

FSilver

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Setembro 26, 2008, 10:52:37 am »
Olá!!

Respeito sua opinião mas devo salientar, que minha primeira dificuldade se teve justamente pela questão levantada por nosso amigo marcelovb, achar que o funcionamente deveria ser totalmente igual..estrutura e etc..mas hj vc mesmo pode comprovar existem diversas maneiras de instalar e remover softwares no linux e se por vezes algo deve ser feito em um nivel mais baixo devemos no lembrar do mundo em que vivemos e que o lucro sempre é colocado no ponto mais alto...ou seja ficilidade com "BOM" custo..(mas não é essa a questão aqui e nem este meu objetivo.).

vlw abs...verdade nesse ponto estamos juntos...liberdade de expressão sempre.... 8) :D

Return!

morpheus_hass

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Setembro 26, 2008, 02:55:02 pm »
BOM....
VOU RESUMIR ESTA HISTORIA EM UMA FRASE!

"O MAIS ARDUO TRABALHO PARA O HOMEM É PENSAR,
TALVEZ POR ESTE MOTIVO POUCOS SE DEDIQUEM A ESTA BELA PROFISSÃO!"

HENRY FORD.

Minha opinião é quem quer usar linux tem que pensar!
Quem compra um PC deves saber o que esta comprando....digo S.O. Placas e afins.

Como nosso amigo disse, realmente é complicado uma pessoa que nunca viu o linux trabalhar com ele, mas o mesmo ocorre com o outro S.O. se o usuario não tiver o minimo de conhecimento vai fazer muita besteira.

Para isso existe pessoas e profissionais nas duas plataformas para auxiliar estas pessoas.

A cultura do Brasileiro é basica....se está dificil deixa pra lá.....next....next....finish.......

Acho que antes de mais nada temos que mudar a cultura das pessoas (usuarios de computador) para que assim o Linux não seja visto como DIFICIL.....

Até porque FACIL É DESISTIR OU PARAR DE PENSAR!

MINHA HUMILDE OPINIÃO!

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Setembro 26, 2008, 02:55:02 pm »

FSilver

• Membro Jr.
  • **
« Responder #7 Online: Setembro 26, 2008, 03:45:57 pm »
morpheus_hass ... cara...//

claro, simples...e objetivo...concordo com suas palavras...//
vlw//

abs//

8)
Return!

Arqueiro

• Newbie
  • *
    • compra por catálogos
« Responder #8 Online: Setembro 29, 2008, 08:14:36 am »
wstive,
ampliando um pouco a resposta a sua pergunta, gostaria de acrescentar uma idéia que vi em outro fórum e reproduzo aqui: enquanto no windows as pessoas se preocupam em piratear e craquear programas no linux os usuários, em geral, tiram dúvidas de outros e contribuem assim para o sistema. 
Sinceramente, isto torna o Linux irresistível apesar das dificuldades iniciais.  O Linux é um sistema de todos, seu inclusive.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
« Responder #9 Online: Setembro 29, 2008, 01:28:06 pm »
Pronto, o Linux nao vai instalar, porque o Linux nao trabalha com arquivos do Windows.

Meio lógico,né? Ou o Windows trabalha com rpm e formato ELF de binários?

nao existe os drivers ou se existe, ele baixa e ai nao sabe mais o que fazer, baixa o manual com diversas linhas de comando

Não existir driver não é culpa do SO (se fosse, eu poderia culpar o XP por não ter driver p/ meu scanner paralelo). Reclame com o fabricante do hardware. Se a empresa que fez o hardware criasse um driver p/ linux, provavelmente iria fornecer um pacote, como é o caso da nvidia.

Mas quase todo mundo sabe ir no site do fabricante quando perdem o cd de drivers e precisam reinstalar o Windows.

Faz 2 semanas que estou tentando instalar o Lotus Notes, VNC e drivers de placa de Video 3D.

VNC? http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Utilizando-o-VNC-Server-no-Linux/?pagina=2
No buildservice também existem os pacotes.É só procurar,ler e clicar.
Lotus Notes: http://edsonlo.blogspot.com/2008/05/instalando-o-lotus-notes-r8-no-linux.html
Placa de video depende do fabricante. Alguns ja disponibilizam drivers que estão em repositórios listados no site do OpenSuse.

Volto  a usar o Destop o dia em que não existir execução por linha de comando.

Até nunca mais,então.

Mas para a respostas de ambos os colegas, estão erradas.

Respostas baseadas em experiências pessoais estão erradas?

É exatamente esse ponto de vista que estou levantando, para nós em ter que ficar quebrando a cabeça com linhas de comando, programação de baixo nivel e essas coisas, damos jeito.

Editar um arquivo de configuração é programar em baixo nível?Do que você está falando??

O colega FSilver comenta " Comecei com Linux já na faculdade a primeira impressão foi complicada mas com vontade e estudo obtive resultados"
Veja bem FSilver, vc mesmo afirma que a 1ª impressão foi complicada, mas com vontade e estudo. Quer dizer que o usuario vai ter que estudar um curso na area de TI pra poder aprender ?

Em momento algum o FSilver disse que fez um curso de TI p/ mexer no Linux ou que é preciso  fazer um curso superior p/ se aprender a usar Linux. Não leia o que não está escrito. A palavra 'estudo' nessa frase significa que ao invés de ficar remoendo os problemas e rogando praga no SO ele sentou a bunda na cadeira e correu atrás de meios de resolver as coisas, assim como eu arranquei todos os cabos do gabinete e fui com ele embaixo do braço até a faculdade p/ saber como instalar o driver do Lucent na época do Conectiva 9.

Qualquer usuário linux novato que poste em um fórum vai ter que ler posts que o mandam ler o Guia FOCA. Quantos deles vão fazer isso? Provavelmente vc vai dizer que usuário não precisa ler, mas eu digo o contrário. A falta de leitura nesse caso implica em falta de conhecimento das ferramentas e por fim, numa subutilização do sistema (coisa que acontece até no Windows)

Quando dá um problema no Windows que eventualmente termina numa tela azul alguém vai no Knowledge Base da Microsoft com o código do erro e a mensagem exibida? A maioria manda formatar mesmo. Se em outro sistema o comportamento é "ralo", eu não espero que só por mudar o SO o comportamento mude facilmente. E essa é a grande dificuldade de se usar Linux : não ser acomodado.

porque fazer o usuario ter que ler um manual para saber a linha de comando pra instalar um software

Se vc tem uma interface gráfica, você pode sair clicando. E se a instalação do driver de vídeo foi pro pau e vc só tiver um terminal?Algumas instalações de drivers necessitam da execução do sax na linha dee comando.

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Setembro 29, 2008, 05:07:13 pm »
Faço minhas, as palavras da Isis!!

Trocar o Linux pelo windows não é simplesmente trocar um so, é uma troca de cultura, usuário windows tem que por na cabeça, que ao migrar de sistema, ele não apenas está trocando o SO instalado em seu computador, ele está saindo de um cultura e embarcando em outra, a questão muito discutida do "linux é mais dificil" depende mais do que se pretende com o sistema, dos motivos que levaram a troca, etc.

Aqui se faz necessário uma análise, estou trocando o SO porque ele não atende minha necessidade, porque ele é suscetível a vírus, porque ele é pesado, porque a empresa trabalha com esse ou aquele software, porque não tenho dinheiro pra licença e não quero piratear, enfim, posso citar uma infinidade deles...

Se a necessidade existe, dúvido que alguém não aprenda os conceitos mínimos para usar o SO para o que se propõe.

A maior parte dos usuários avançados de computadores não enfrentam a grande maioria dos problemas comuns ao windows (infecções por vírus, travamentos, etc), esses usuários estão interessados mais em desempenho, segurança, estabilidade, etc.

Então, essa história que windows é mais fácil que linux não existe, o que existe é uma cultura dominante, não porque o windows é mais fácil, mas sim porque, a grande verdade, é que a microsoft DEIXOU que o windows fosse pirateado a vontade, por usuários, por empresas, por governos, enfim, por todo mundo, apenas para conseguir ganhar o mercado, e depois, ir pegando os maiores e obrigando-os a pagar as licenças cobradas em juízo, trata-se apenas de mera estratégia comercial, não vou entrar na questão se é ética ou não, apenas quero enfatizar que: "O windows domina o mercado não porque é fácil, mas porque existe a cultura em sua utilização".

E essa afirmação é só é verdade considerando é claro, o uso em desktops,

Escrevi tudo isso apenas para dizer ao final:

Querem sair da cultura windows? então tenham um bom motivo que você consegue!!

Qualquer dos motivos que eu citei acima é um bom motivo, que faz dá certo é o usuário!!

Agora, dizer que o linux não pode ser usado em desktops, é muita pretensão!!

Minhas filhas de 9 e 12 anos usam linux e não ensinei nada de relevante para elas, e me surpreendem de vez em quando com demonstrações de conhecimento do sistema!!

Se elas podem, qualquer um tambem pode (não estou menosprezando elas é claro), mas basta vontade!!!

Abraços!
carlos.lubas.com.br

FSilver

• Membro Jr.
  • **
« Responder #11 Online: Setembro 29, 2008, 06:18:03 pm »
Finalmente boas respostas...

sabe após a leitura de pessoas mais esclarecidas tudo que quis dizer foi colocado..

Muito obrigado Isis e Carlos, mais uma vez mostraram em palavras claras o que este poderoso OS pode fazer..

abs a todos

"Não tenha Sorte faça sua prórpia sorte.."
Return!

mnogueira

• Visitante
« Responder #12 Online: Março 12, 2009, 08:19:47 am »
Para que existe Windows?

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
« Responder #13 Online: Abril 17, 2009, 09:30:10 am »
Tem outros detalhes que não foram mencionados: má vontade, pré-conceito e falta de conhecimento de quem vende as máquinas com Linux.

A má vontade em termos de Teoria dos Sistemas (que não tem nada a ver com sistema operacional) é chamada de homeostase por feedback negativo: a pessoa reage p/ manter o que ela já conhece; p/ reverter o sentido da mudança.

O pré-conceito é fácil: "ah...linux é aquela coisa de tela preta que tem que digitar comandos pra fazer funcionar". Lembra muito o DOS,certo? Aliás, no filme Jurassic Park, depois que o parque ficou sem energia, aquela guria sentou na frente de um dos PCs e disse "This is a Unix system! I know this!" e se eu não me engano, tinha uma tela preta antes de abrir o gerenciador de arquivos 3D. Em Matrix dá pra ver o nmap (não lembro se faziam referência explícita ao Unix/Linux). E, pra encorajar mais ainda, a Globo, na novela "Caminho das Índias", quando o indiano pobre foi para os EUA, além de "reutilizar" o logo do Fedora em várias caixas enormes (o logo era verde), haviam letrinhas correndo em todas as janelas de um negócio que mais parecia o WindowMaker do que Windows ou Mac.

Então, se as pessoas engoliram a imagem de um sistema operacional alternativo como algo que não é windows-like... Reparem que em vários filmes gringos a propaganda pró-Apple é descarada. Um deles que eu lembro é "Shall We Dance?"

Os vendedores (ou 'empurradores de tecnologia') também assistem a esses vídeos e quando perguntam p/ alguém 'o que é linux?' podem ter certeza de que a resposta é algo do tipo 'é um sistema operacional de linha de comando, tipo o DOS'. Por sua vez, a pessoa que vai comprar também não sabe e o vendedor acrescenta "Não é muito bom, mas dá p/ vc instalar o Windows por cima".

A falta de conhecimento também é fácil de explicar e acho que até vou perguntar quando estiver procurando um notebook tipo "Sabe se o Suse/Fedora/Debian reconhece o hardware?" ou "É fácil instalar Linux aí?". O fato é: vendedor não é treinado p/ conhecer o que vende. O desespero de um engenheiro da computação ao comprar um processador, memória RAM ou HD deve ser maior que o nosso.

É por essas que eu adoraria ter um notebook com Suse instalado ou ter um Live CD na mão ou USB stick: enfiar nas máquinas e mostrar que existe uma interface gráfica,pelo menos. Mas provavelmente o vendedor vai continuar falando "Mas um amigo meu instalou e deu um monte de coisa errado".

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #14 Online: Abril 17, 2009, 10:52:30 am »
Só para complementar...

Diversos estudos já provaram (eu acabei observando por experiência própria) que se colocarmos duas pessoas que nunca viram um SO antes (isso é comum nessa época de computadores baratos), na maioria das vezes elas nem sabem o que é windows, linux, Ie e firefox, mal sabem o que é internet, geralmente perguntam se tal computador da pra acessar a net, etc. Mas voltando ao ponto, colocando duas pessoas uma num pc com linux e outra com windows, a curva de aprendizado de quem pegou o linux vai ser maior e melhor e vai dominar o SO tanto quanto quem usa o windows, mas com uma diferença fundamental, esta vai saber interagir mais com o sistema, vai dominar melhor o conceito de SO, ou seja, torna-se um usuário mais capacitado.

Isso é fato, já comprovei isso com alguns colegas que compraram computadores apenas para "navegar" nunca viram um word nem um excel, muito menos o windows, instalei linux nos not, configurei o modem 3g, deixei redondo, mp3, etc, o que ouvi depois?

Pucha, como esse programa que você colocou é rápido, bom, etc...

Então, uma cabeça aberta, aprende linux assim como aprenderia windows, basta estar livre de pré-conceitos!

Abs!
carlos.lubas.com.br