Autor Tópico: BUG no relógio do Suse 10  (Lida 4089 vezes)

Guest

• Visitante
BUG no relógio do Suse 10
« Online: Dezembro 29, 2005, 04:45:39 pm »
Olá pessoal,

participo de uma lista de Linux Suse, já postei esta informação lá, até recebi várias possíveis soluções, mas nenhuma delas funcionaram. Quem sabe se não consigo alguma solução aqui ou pelo menos deixar aparente aqui para que todos saibam.

O relógio de parede daqui de casa está bom (certinho), no Windows XP também está correto e sempre que logo no Windows XP eu vejo a hora igual ao do relogio de parede.
Quando uso o Suse Linux ("Local Padrão", embora já ter tido mudado para UTC e continuar com o mesmo problema), de manhã aparece uns 10 minutos adiantado, a tande mais uns 15 minutos e a noite chega a quase uma hora a mais, só não me lembro se é entrando e saindo (ligando e desligando) o micro ou se ficar com o micro ligado direto também. Mas isso é sem lógica mesmo, só há uma explicação, BUG, não é configuração é coisa ruim mesmo!!!!!!
Me disseram para usar o NTP, não fiz isso porque não sei o que colocar nas perguntas, e para as pessoas que não tem internet como fazer?! Só pode ser BUG mesmo...

Alguém pode me dar um passo-a-passo para configurar o NTP?????

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

BUG no relógio do Suse 10
« Online: Dezembro 29, 2005, 04:45:39 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: BUG no relógio do Suse 10
« Responder #1 Online: Dezembro 29, 2005, 07:18:47 pm »
Olá Robson-PB,

será que se trata de bug mesmo?

Tenho 3 maquinas que acompanho diariamente com SuSE 10 e em nenhuma delas observei este comportamento, sendo que nenhuma delas utiliza NTP.

Obste-se que já vi problema semelhante, mas com o SuSE 9.3 em uma mb K7SEM, sendo que no win o relogio estava normal, apenas no SuSE ele atrasava, resolvi trocando de mb.

Para usar NTP é bem simples.

Acesse YaST > Serviços de Rede > Cliente NTP.
Selecione em "Selecionar", "Servidor NTP público", na janela que se abre escolha seu pais, bem como um dos servidores que estajam mais proximos de vc. Execute um teste, e caso esteja tudo bem salve as configurações.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #2 Online: Dezembro 29, 2005, 07:25:04 pm »
Este é o problema, ir até o NTP eu sei, só não sei como colocar os dados lá nas caixar...Nome do servidor, etc..... (não sei o que colocar).

Você tem certeza que o relógio tá certinho com os outros (NÃO ME REFIRO AOS RELÓGIOS DOS OUTROS MICROS E SIM AOS OUTROS RELÓGIOS DO AMBIENTE).

Existe algum arquivo de configuração onde possamos ver se há algum problema com o relógio? algum LOG, sei lá, qualquer coisa onde possamos ver onde está este erro, pois realmente isso está acontecendo e minha placa é uma boa placa MB (Asus - ver abaixo)

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Dezembro 29, 2005, 07:41:44 pm »
Ai que começa o problema Robson-PB,

se vc já foi na na configuração do NTP, deveria ter observado que não precisa colocar nada, são só menus de seleção, e nao caixas de texto, já prontos, é só selecionar.

Em relação aos Relogios do ambiente, tudo normal.

As vezes isso pode ser indicativo de bateria da mb fraca, mas como no outro SO ta normal, bem estranho.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #4 Online: Dezembro 30, 2005, 10:39:17 am »
Você tá enganado, precisa sim!!!!
Logo na primeira tela temos uma seleção e abaixo temon uma caixa para inserir algo que eu não sei o que é....deixei em branco mas, hoje ao ligar o micro, notei que são 09:48 e no relógio de parede são 09:31, já houve diferença de ontem para hoje (o micro estava desligado).
Já tô quase desistindo, a principio não preciso do relógio, mas queria consertar isso......

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Dezembro 30, 2005, 12:46:18 pm »
Ta vamos lá entao, criar screen shot para lhe mostar.........!

Acesse YaST > Serviços de Rede > Cliente NTP.
Selecione em "Selecionar", "Servidor NTP público", na janela que se abre escolha seu pais, bem como um dos servidores que estajam mais proximos de vc. Execute um teste, e caso esteja tudo bem salve as configurações.

Cliente NTP

Seleção

Escolha do servidor

Finalização

Ou seja, aquele espaço em branco, é preenchido com os valores da seleção do servidor ntp que vc fez, seja local ou remoto (público), o que não obsta que vc insira o endereço manualmente. As dicas que se encontram do lado esquerdo da tela de configuração do cliente NTP explicam claramente isso.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #6 Online: Dezembro 31, 2005, 01:13:54 am »
Ahhh tá, é que eu estava fazendo em modo: "CONFIGURAÇÃO COMPLEXA", apesar que dava no mesmo mas é mais difícil...

Vou testar se resolveu o problema do relógio...
Eu ainda fiquei questionando, mas se eu não tivesse internet, o BUG continuaria.... Bom depois eu POSTO o resultado.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Dezembro 31, 2005, 01:13:54 am »

victor

• Newbie
  • *
« Responder #7 Online: Dezembro 31, 2005, 11:48:01 am »
grande robson, resolvi este progrema apenas selecionando o fuso horário como brasil leste logo de eu digitar no shell # date
aperece o seguinte
Sat Dec 31 10:48:39 BRST 2005
tudo ficou normal depois que esta sigla apareceu no comando [date], a tal da "BRST".
antes qualquer outro que eu utilizava dava atrazo adiantamento, se é bug ou não, fica o misterio...
epero ter ajudado....

victor

• Newbie
  • *
« Responder #8 Online: Dezembro 31, 2005, 11:50:12 am »
estou na paraíba noque que o relógio tem 01 hora a menos mas está certinha

Guest

• Visitante
« Responder #9 Online: Janeiro 01, 2006, 09:30:54 pm »
Oi, também estou na Paraiba, estou em Campina Grande, você está onde? Sim, o meu também está do mesmo jeito mas continua adiantando, já segui os passos acima com o NTP, ...
Com o comando # date no terminal, informa a BRST e o horário normal, mas a porcaria do relógio ainda fica, não só adiantando 1 hora, mas quanto mais tempo passa mais vai aumentando, é uma porcaria que já tá dando raiva. Acho que vou deixar essa bomba prá lá, não uso essa droga de relógio prá nada mesmo...Não quero esquentar a cabeça com coisas que não me trará benefícios! Se algum cara que entende bem for atrás aí bom, senão deixa quieto!

Agradeço a todos, mas acho que isso é BUG mesmo, e olha que não foi só eu que teve esse problema heim! :D

Guest

• Visitante
« Responder #10 Online: Janeiro 06, 2006, 05:10:59 pm »
Possível Solução:

Ainda não testei por falta de tempo (não é algo que necessito com urgência), mas deixo aqui para se alguém tiver com o problema e quiser ver se funciona. Se funcionar (depois que eu testar) eu faço um POST para anunciar o ocorrido.
Retirei da Lista do Linux Suse da qual faço parte:
================================================

Galera, como outro dia aqui gerou-se uma pequena discussão sobre
data/hora no linux/windows e etc....segue uma artigo interessante que
foi tirado do Dicas-L...

[]s

Vinny

Linux: Perguntas e Respostas
                    http://www.rau-tu.unicamp.br/linux
--------------------------------------------------------------------

How-To: Data e Hora no Linux
  ============================

Colaboração: George Anderson de Lima Guimarães

Esse breve tutorial irá abordar os conceitos básicos por trás do controle de data e hora no Linux, como setar corretamente a data do seu sistema e como mantê-la precisa ao longo do tempo.

Algumas ferramentas que representam a interface entre usuário e SO para operações com data serão abordados, como: date, hwclock e adjtimex, disponíveis em todas as distribuições.

1. Como funciona a data/hora no Linux?
  ======================================

Nesse tutorial vou além de jogar comandos para o leitor e tentar explicar um pouco do complexo processo que existe por trás do reloginho do pingüim.

Existem dois principais sistemas de hora no Linux:

- O Relógio do Hardware: que roda independente de qualquer sistema e continua funcionando mesmo quando o pc está desligado. Esse relógio é comumente chamado de Relógio de Hardware, Relógio de Tempo Real, RTC (sigla em inglês para Real Time Clock), Relógio da BIOS e Relógio CMOS.
- O Relógio do Sistema: esse guarda a hora utilizando um relógio dentro do kernel do Linux e é comandado por uma interrupção especial chamada timer. Aqui o Relógio da BIOS é utilizado apenas pra marcar a data/hora quando o sistema não está ligado. No processo de boot essa data/hora armazenada na BIOS é lida e nunca mais requisitada até o próximo boot.

2. Manipulando Data/Hora de Sistema e de Hardware.
  ==================================================

O comando date, bastante conhecido, informa a data e hora do sistema em diversos formatos especificados pelo usuário. Por exemplo, para imprimir a data e a hora com o mês por extenso o comando seria:

date +"%d de %B de %Y"

Note que concateno com "de" para produzir algo como: 31 de Outubro de 2005. Mais Exemplos:

$ date -s 10:00 (seta a hora para as 10:00)
  $ date -s Qua (vira o dia para quarta-feira as 00:00)
  $ date -s "11/01/2005 13:55" (ajusta data e hora de uma vez)

A data trazida pelo comando date é a data que o sistema tem controle, ou seja, o relógio de Sistema. Pode-se ajustar sua data e hora conforme necessário, porém a mesma não será mantida até o próximo boot, quando o sistema fará uma nova requisição ao relógio do Hardware para ajustar-se.

Ajustar a data/hora do sistema agora passa então a ser uma operação de duas etapas: na primeira atualizamos a data/hora do Sistema; na segunda sincronizamos essa hora definida no Sistema com aquela definida na BIOS.

Vejamos um exemplo onde queremos modificar a data do Sistema para 31 de Outubro de 2005 e atualizar na BIOS:

$ date -s 10/31/2005

Ok, agora precisamos fazer o hardware receber a hora setada no sistema:

$ clock -w.

clock é um link para hwclock e a opção -w faz exatamente o que queremos: usar a data/hora do sistema para atualizar a data/hora da BIOS. O contrário também é possível, podemos utilizar a data/hora da BIOS para setar nosso sistema, trocando a opção -w por -s. Isso é feito pelo sistema na inicialização.

3. Hora crítica: Fazendo do Linux um relógio Suiço.
  ===================================================

Que o Relógio da BIOS não é muito preciso não é novidade para ninguém. É sabido por todos que ele sempre atrasa ou adianta um pouco ao longo do tempo. O interessante é que essa diferença é previsível, ou seja, ele ganha ou perde a mesma quantidade de tempo todos os dias. Isso é chamado de desvio sistemático. Para sistemas onde a precisão nos horários é crítica, como por exemplo, numa companhia aérea, essa perda pode significar prejuízos e constrangimento para os passageiros. Por sorte, a função de ajuste em hwclock permite correções também sistemáticas desses desvios.

Funciona da seguinte forma: hwclock mantém um arquivo (/etc/adjtime), com algumas informações históricas do tempo. Suponha que você não tem em seu sistema esse arquivo, ao emitir o comando hwclock --set, Hwclock cria o arquivo e armazena a hora corrente como a última vez em que a hora foi "calibrada".

Imagine que após cinco dias, o relógio ganhou 10 segundos, então você emite novamente o hwclock --set para diminuir os 10 segundos e Hwclock atualiza o arquivo de ajuste (adjtime) como a última vez que a hora foi calibrada e agora vem o interessante: além da última hora calibrada ele também armazena 2 segundos (10s/5 dias) como sua taxa de desvio sistemático. 24 horas depois um simples hwclock --adjust é suficiente para manter a hora do sistema exatamente como foi ajustada. Toda vez que você re-calibrar a hora, será feito o cálculo do desvio.

Após isso uma boa dica seria colocar o comando de ajuste hwclock --adjust para rodar logo após o hwclock --hctosys na inicialização do sistema e também periodicamente utilizando a cron se o sistema não for reinicializado com frequência.

Uma outra opção um pouco mais complexa seria utilizar o adjtimex para fazer uma rápida calibragem do sistema. O primeiro passo seria descobrir o Desvio diário, ou seja, quanto o sistema atrasa ou adianta em 24hs e aplicar essa informação. Por exemplo, vamos supor que seu sistema ganha 8 segundos por dia. Então descobrimos que precisamos de 9999 microsegundos a mais a cada tick do kernel - tick são batidas, como o tic-tac de um relógio de verdade (1 unidade de tick equivale a 8.64 segundos). Segundo a equivalência teremos agora um atraso de apenas 0.64 por dia. Para corrigir o restante do erro precisamos alterar também o valor do offset da frequência (a diferença com o clock do processador) com o seguinte: (2^16)*0.64/0.864 = 485452. Colocando a seguinte linha no rc.local corrigimos o desvio - Eu falei que esse era um pouco mais complicado:

adjtimex --tick 9999 --freq 485452

Existem outros modos de manter o relógio do sistema sincronizado, por exemplo, utilizando o horário de servidores na internet como referência - geralmente utilizando o NTP[1] (Network Time Protocol). Porém, algumas vezes, fazer essa sincronização pela internet pode ser um tanto quanto perigoso ou custoso ou até mesmo impossível se o servidor estiver isolado da web por medida de segurança.