Autor Tópico: onde eu postar minha duvida?  (Lida 2761 vezes)

wertgo

• Newbie
  • *
  • YaST (Your awesome Setup Tool)
    • http://campachi.blogspot.com/
onde eu postar minha duvida?
« Online: Outubro 31, 2008, 06:30:10 pm »
 Oi Pessoa,

Sou novo nesse fórum mas não tão novo no mundo Linux (Tb não sou nenhum master linux e talz... heheh)

Vou ajudar no que eu souber!

A dúvida é a seguinte:

Fiquei analisando as salas e cheguei a conclusão:
Onde eu faço uma pergunta?

Achei que seria no fórum de Suporte, mas não tem nenhuma sala de Outros Softwares ou uma Geral openSUSE, dúvida openSUSE ou mesmo uma de Iniciante.

Depois foi no fórum de openSUSE Linux, não tem nenhuma seção de perguntas relacionadas ao openSUSE, seria na parte de dicas? Pode-se uma dica, é isso?

Agora faltou o fórum Geral, tudo muito vago... eu ia postar na sala SUSEBR (como vi algumas pessoas fazendo perguntas de linux e não do Site).

Não quero parecer chato nem arrogante, chegar num fórum a já sair reclamando, não é isso, é que eu sou perfeccionista e gosto de tudo no seu devido lugar!   :-)

Faço parte de fóruns diversos e vez-ou-outra sou chamado pra arrumar bagunça!  huahuaha   (não to pedindo um cargo não hauhauha)

Por isso cheguei aqui, esse texto todinho ai de cima é pra perguntar isso:

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ao usar o yast no tty1 assim: [exemplo] # yast -i htop
O yast não pergunta se eu quero instalar e nem mostra detalhes do pacote, ele vai lá e instala.

Pergunta (+1): se existe alguma flag [man yast não achei] que faça a mesma coisa ou parecido que o apt-get?

Exemplo: # apt-get install htop

o pacote htop será instalado

Pendencia localizadas: xx yy zz

x pacotes serão adicionados
x pacotes serão atualizados
x pacotes serão removidos

x MB de o download total será feito

Vc deseja realmente continuar? [S/n]

Existe isso no openSUSE? hein, hein hein ? existe? existe?
ahuhauhau

"PELO-AMOR-DE-DEUS-ALGUEM-ME-AJUDE!!!!!!11" "HELLLLLLLLPPPPLLLIZZZZZ"
HUAHUAHAUH [desculpem, não resisti huahua]

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Outra pergunta [eita cara chato :P]: Pq aqui se chama o openSUSE de SUSE? Já que SUSE é um sistema pago, e o openSUSE é não é?
ou Tanto faz?

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Deveria se solicitado que nas assinaturas [um campo novo embaixo do avatar] os usuários colocassem o OS + version + desktop usado. Acho q facilitaria a coisa pro "suporte"  :P

Exemplo: openSUSE 11 + KDE 4.1
MOTD: Born to be free!

Usa: OpenSUSE 11.0 + GNOME

Registered Linux User #479440

Comunidade de Usuários do openSUSE

onde eu postar minha duvida?
« Online: Outubro 31, 2008, 06:30:10 pm »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: onde eu postar minha duvida?
« Responder #1 Online: Outubro 31, 2008, 08:07:49 pm »
Respondendo a primeira pergunta...

Normalmente, esse tipo de quesitonamento é feito no fórum de instalação, digo normalmente, pois como já citou, não existe outro fórum mais específico, e este fórum aparentemente (devido a sua descrição) é para ser usado apenas nas dúvidas relativas com o processo de instalação do sistema, o que não ocorre, já que é usado com dúvidas relativas a instalação de software de maneira geral, nesse sentido, a sugestão é boa.

Quanto à organização, já recebemos diversas criticas (aqui estou falando das construtivas), algumas elogiando, outras criticando a forma como o fórum é organizado, de maneira geral, acredito que o fórum seja bem organizado, pelo menos é o que deixa transparecer a maioria dos usuários.

Quanto a pergunta seguinte...

Sim, o yast tem uma ferramenta similar ao apt-get, procure por zypper, man zypper, zypper -h.

Ainda pode usar o yast em modo texto com a interface  em ncurses chamando apenas:

#yast

Passando para a última pergunta, é que nem sempre o sistema se chamou openSUSE...

Para saber mais, faça uma pesquisa sobre a história do opensuse (SuSE), há tópicos no fórum sobre o assunto.

Quanto a última sugestão, repasso o que é minha opnião (não quer dizer que seja a opnião oficial do fórum, é apenas a opnião do membro Carlos Alberto), acredito que passar as informações do ambiente relacionado com a dúvida é o minimo que se possa fazer para receber ajuda.

Em todo caso, seja bem vindo!

Abraços!
carlos.lubas.com.br

wertgo

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Outubro 31, 2008, 10:54:09 pm »
Oi Carlos, obrigado pelas boas vindas.

Respondendo a primeira pergunta...

Pensei em postar lá, mas ...

Quanto a pergunta seguinte...

Só uso # yast via texto mesmo [no tty1 e não no gráfico] :-)
Assim como # apt-get (debian), só uso via texto.

Gostaria que fosse mais transparente...

Vou testar esse # zypper, depois coloco minhas impressões...

Passando para a última pergunta...

O SUSE nasceu como S.u.S.E (94), virou SuSE (98) e por último SUSE (04)

openSUSE é um novo produto, derivado do SUSE, algo parecido com o que a Red Hat faz com seu Projeto Fedora.

A história eu sei. :-)

Só me confundo qndo alguém fala SUSE, pq relaciono com o SUSE Linux Enterprise e não com o openSUSE project.

Quanto a última sugestão...

É, eu concordo, mas não é o que vejo aqui, a turma nova costuma não colocar a versão que usa.
Pelo visto a galera não leu o manual: "Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente".  STFG!

;D
[]'s

PS. O SUSE não é derivado do Red Hat [como muitos acreditam], e sim do Slackware, mas foi bastante influenciado pelo sistema criador do .rpm
« Última modificação: Outubro 31, 2008, 10:57:52 pm por wertgo »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Novembro 01, 2008, 10:44:54 am »
Voltando a questão openSUSE/SuSE, acho que é questão de hábito.

Quanto ao yast, não quis referir ao uso do yast com opções no modo texto, mas sim, ao uso do yast com sua interface em ncurses, sem opções como yast -i.

Chamando apenas yast, abrirá o módulo principal do yast desenvolvido em ncurses, a partir do qual poderá chamar outros módulos.

Já deste uma olhada nela? mas prefiro o zypper.

Abraços!
carlos.lubas.com.br

wertgo

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Novembro 01, 2008, 08:23:18 pm »
Oi Carlos,

Era exatamente isso que eu estava procurando # zypper in pacote

Obrigado!

Otto

• Global Moderator
  • Sr. Member
    • Tutoriais Opensuse
« Responder #5 Online: Novembro 04, 2008, 12:31:14 pm »
Sugestoes de novas áreas para o site são bem vindas.

Ja pensamos em seguir o modelo dos foruns do Ubuntu com trocentas areas diferentes, mas realmente não sei se  é melhor.

Quanto a suse e opensuse o dominio continua com o suse mas o site fala opensuse(tambem temos estes dominio). Temso que mudar o dominio principal com tempo para que o site não fique indisponivel.

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Novembro 04, 2008, 12:47:58 pm »
Não acredito que tenhamos que seguir exatamente o modelo dos fóruns do ubuntu, nem gosto muito da idpeia, mas acho que devemos criar um ou outro fórum mais específico e revitalizar algumas seções atuais, como o FAQ.

Abraços!
carlos.lubas.com.br

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Novembro 04, 2008, 12:47:58 pm »