1. Sim. Só não entendo porque alguns usuários são tão rispidos e grosseiros quando o assunto é comparação com o S.O. Windows. (mas isto acontece em todas as comunidades que conheço). Eu era usuário do TK-85, CP-400, CP-500, Cobra e quando descobri o DOS... foi uma maravilha, quanto ao Windows, nem se fala...Claro que uso linux, mas depois que existe a picada (trilha) feita na mata, fica mais fácil fazer a estrada. Tem horas que penso que linux não pode ter muito futuro com a grande quantidade de usuários que esquecem ou nem sabem o que houve antes da sua última versão da distribuição que usa.
2. Sim.
3. Sim.
4. Sim.
5. Sim.
6. Não. Talvez com os problemas de segurança, mas os demais vão ficando para depois.
7. Sim. Pode melhorar, mas é efetiva.
8. Sim. Mas não sei se os usuários saibam como pleitear suas necessidades e se os desenvolvedores querem saber quais são estas necessidades.
9. Sim. Eu era usuário do Redhat até a versão 9.0, quando começaram a cobrar, ai mudei para o Debian e recentemente, quis descobrir o que existia além do Debian... Mudei para o Ubuntu 7.10 e 8.04 e finalmente para o OpenSuse. Recentemente testei o Fedora 9 e estes dias o Fedora 10. Na minha opinião, de alguns anos para cá, as grandes distribuições são muito semelhantes, variam muito pouco entre si e o usuário que deve descobrir qual a melhor se adapta as suas necessidades. Eu acredito que muitos usuários domésticos mudam de distribuição, por terem algum problema com seu pc doméstico, como hardware ou configuração... ai quando trocam de pc e aparece outro problema, não enfrentam o problema, mas sim mudam novamente para outra distribuição que oferecer a solução para aquele problema específico do seu pc.
10. Nunca travou aqui... Mas falando sério, parece ser bem robusto, fácil configuração, as vezes tenho a impressão que OpenSuse, pega as partes boas das outras distribuições e reune em uma só. Mas também tem um ponto que me deixa menos a vontade, a falta de pacotes oficiais, tenho que instalar vários pacotes manualmente que não existem no repositório oficial ou nos semi-oficiais, isto dificulta um pouco na atualização e na correção de segurança.