Autor Tópico: Tendências e opiniões sobre a comunidade openSUSE  (Lida 3600 vezes)

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Tendências e opiniões sobre a comunidade openSUSE
« Online: Novembro 27, 2008, 06:31:10 pm »
Olá pessoal,

Gostaria de saber a sua opinião sobre a comunidade openSUSE. Especificamente, gostaria que respondessem as seguintes perguntas, numa tentativa de fazer uma espécie de sondagem sobre a mesma. (baseado num tópico do fórum SuseItalia.org)

Por favor, copie e cole as perguntas em sua resposta e responda com um 'sim' ou 'não' e explique seus motivos.

1) Você está satisfeito com a comunidade openSUSE?

2) Você está satisfeito com a distribuição openSUSE?

3) Você acha que a atual direção da comunidade openSUSE está funcionando?

4) Você acha que a distribuição openSUSE é para todos?

5) Você recomendaria o openSUSE a todos que usam computador?

6) Você acha que a equipe de desenvolvimento do openSUSE corrige rapidamente os problemas encontrados na distribuição?

7) Você acha que a comunicação na comunidade openSUSE é efetiva?

8) Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?

9) Você acha que o openSUSE pode competir com outras distribuições como o Fedora e o Ubuntu?

10) Que razões deixam você mais a vontade ao usar o openSUSE e quais o deixam menos a vontade (se existirem)?

abraços ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE

Tendências e opiniões sobre a comunidade openSUSE
« Online: Novembro 27, 2008, 06:31:10 pm »

Rafael Reuber

• Membro Jr.
  • **
Re: Tendências e opiniões sobre a comunidade openSUSE
« Responder #1 Online: Novembro 27, 2008, 10:29:03 pm »
 Sim, a comunidade Open Suse é realmente fantástica.

Não estou satisfeito com a distro.

3)Você acha que a atual direção da comunidade openSUSE está funcionando?
 Sim.

4)Você acha que a distribuição openSUSE é para todos?
 A distro é realmente muito fácil.

5)Você recomendaria o openSUSE a todos que usam computador?
Não, só pra algumas pessoas.

6) Você acha que a equipe de desenvolvimento do openSUSE corrige rapidamente os problemas encontrados na distribuição?
Sim

Sim, tudo que acontece no OpenSuse está de fácil alcance dos usuários.

8) Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?
Sim

8) Você acha que o openSUSE pode competir com outras distribuições como o Fedora e o Ubuntu?
Não. Com o Fedora até que já bate, mas com o Ubuntu não.

10) Que razões deixam você mais a vontade ao usar o openSUSE e quais o deixam menos a vontade (se existirem)?
O que me deixa mais à vontade é a robustez, quantidade de pacotes disponíveis, comunidade ativa, facilidade de administrar o sistema através do yast. O que me desagrada é a interface desorganizada do KDE, lerdeza do Yast, consumo de memória.

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #2 Online: Novembro 30, 2008, 10:45:56 pm »
1. Sim. Só não entendo porque alguns usuários são tão rispidos e grosseiros quando o assunto é comparação com o S.O. Windows. (mas isto acontece em todas as comunidades que conheço). Eu era usuário do TK-85, CP-400, CP-500, Cobra e quando descobri o DOS... foi uma maravilha, quanto ao Windows, nem se fala...Claro que uso linux, mas depois que existe a picada (trilha) feita na mata, fica mais fácil fazer a estrada. Tem horas que penso que linux não pode ter muito futuro com a grande quantidade de usuários que esquecem ou nem sabem o que houve antes da sua última versão da distribuição que usa.

2. Sim.

3. Sim.

4. Sim.

5. Sim.

6. Não. Talvez com os problemas de segurança, mas os demais vão ficando para depois.

7. Sim. Pode melhorar, mas é efetiva.

8. Sim. Mas não sei se os usuários saibam como pleitear suas necessidades e se os desenvolvedores querem saber quais são estas necessidades.

9. Sim. Eu era usuário do Redhat até a versão 9.0, quando começaram a cobrar, ai mudei para o Debian e recentemente, quis descobrir o que existia além do Debian... Mudei para o Ubuntu 7.10 e 8.04 e finalmente para o OpenSuse. Recentemente testei o Fedora 9 e estes dias o Fedora 10. Na minha opinião, de alguns anos para cá, as grandes distribuições são muito semelhantes, variam muito pouco entre si e o usuário que deve descobrir qual a melhor se adapta as suas necessidades. Eu acredito que muitos usuários domésticos mudam de distribuição, por terem algum problema com seu pc doméstico, como hardware ou configuração... ai quando trocam de pc e aparece outro problema, não enfrentam o problema, mas sim mudam novamente para outra distribuição que oferecer a solução para aquele problema específico do seu pc.

10. Nunca travou aqui... Mas falando sério, parece ser bem robusto, fácil configuração, as vezes tenho a impressão que OpenSuse, pega as partes boas das outras distribuições e reune em uma só. Mas também tem um ponto que me deixa menos a vontade, a falta de pacotes oficiais, tenho que instalar vários pacotes manualmente que não existem no repositório oficial ou nos semi-oficiais, isto dificulta um pouco na atualização e na correção de segurança.

thiagobrandam

• Newbie
  • *
  • rtmfm
« Responder #3 Online: Dezembro 01, 2008, 10:28:51 pm »
1. Você está satisfeito com a comunidade openSUSE?
Sim.

2. Você está satisfeito com a distribuição openSUSE?
Sim.

3. Você acha que a atual direção da comunidade openSUSE está funcionando?
Sim.

4. Você acha que a distribuição openSUSE é para todos?
Sim.

5. Você recomendaria o openSUSE a todos que usam computador?
Sim.

6. Você acha que a equipe de desenvolvimento do openSUSE corrige rapidamente os problemas encontrados na distribuição?
Não tenho certeza. Comparado com certos SOs proprietários, certamente que sim.

7. Você acha que a comunicação na comunidade openSUSE é efetiva?
Sim.

8. Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?
Sim.

9. Você acha que o openSUSE pode competir com outras distribuições como o Fedora e o Ubuntu?
Sim. Acho openSUSE uma distro muito profissional e simples de usar. Oferece relativa liberdade (com a proporcional responsabilidade) de adequar o sistema às necessidades do usuário sem muitos entraves.

10. Que razões deixam você mais a vontade ao usar o openSUSE e quais o deixam menos a vontade (se existirem)?
O fato de ser uma distro linux de fáceis instalação e uso doméstico me deixa muito à vontade com o SO. Alguns "problemas" me deixam menos à vontade mas creio que a maior parte deles seja "noobismo" meu ou não façam parte da distribuição em si.
As long as the prerequisite for that shining paradise is ignorance, bigotry and hate, I say the hell with it.

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #4 Online: Dezembro 03, 2008, 12:27:11 am »
Gente leva a mal não mas acho que isso aí deveria ser feito em um formulário.

asghan

• Hero Member
« Responder #5 Online: Dezembro 08, 2008, 12:55:52 pm »
Não. Participo de outras comunidades e a opensuse, no "meu ponto de vista" é meio parada, sem contar q alguns respondem de forma estranha exemplo:

Aqui no fórum tem resposta para essa sua pergunta ou vc pesquisou antes de postar?

Esse tipo de resposta só atrapalha e nem todos aki são técnicos e ninquem aki, eu acho, ganha pra dar suporte, mas uma resposta legal aproxima as pessoas o fato de estar usando a internet pra comunicar não quer dizer q do outro lado é um robô q vai ler e mesmo c for um robô não cai bem algo assim

Não. até parei de usar pq não consegui fazer minha impressora Apollo P-2600 e tem o bug foda entre o Open Office + kde 4.1 + driver Nividia

Sim. Os caras parecem ser gente boa !

Sim.

Não. Não é questão de todos q usam computador, alguns usam programas, tipo eu q faço edição de vídeo, q não Linux não roda e nem tem um soft compatível, mas pra uso em escritório eu RECOMENDO

Sim.

Sim claro, por isso q tô aki nesse tópico

08)Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?
Sim

9) Você acha que o openSUSE pode competir com outras distribuições como o Fedora e o Ubuntu?
Sim

Bom atualmente não estou usando o openSuse, já mencionado acima, mas pelo tempo q usei adorei, uma distro muito robusta e inteligente, deixa o usuário bem a vontade sem contar q é fácil de mexer.
Menos a vontade é o lance de colocar o sistema multimídia pra funcionar, aki ralei até, mesmo seguindo os tutoriais, é claro depois de configurado tudo rodou numa boa, falo isso pq tive experiências com outras distros e rolou mais fácil a instalação dos pacotes multimídia

OBS.: Gostei do novo lay-out do fórum só falta traduzir os botões e colocar akele lance de tópicos não lidos desde a última visita

Usul

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Janeiro 06, 2009, 10:35:21 pm »
Sim.

Sim. Acho que algumas coisas ainda poderiam ser mais fáceis, mas está avançando no caminho certo.

Sim.

Não. Dependendo da utilização do computador, pode ser melhor ficar com o windows mesmo (por exemplo: jogadores inveterados ou pessoas que dependem de aplicativos que só existem no windows).

Não, pelo motivo acima. Mas pra quem gosta ou quer experimentar o linux, sem dúvida.

Sim.

Sim.

Legal Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?
Sim.

Sim. Não conheço o Fedora, mas eu mesmo vim do Ubuntu para o openSUSE e não me arrependi.

Mais à vontade: compatibilidade com o meu hardware; qualidade gráfica e visual mais "profissional"; todas as minhas dúvidas foram sanadas por meio do google ou dos fórums; atenção dada ao meu ambiente preferido, o kde (o que não ocorre no ubuntu); o novo gerenciador de pacotes, que não me deixou saudades do synaptic nem do apt-get; o YaST, que é o melhor "painel de controle" que eu já vi.

Menos à vontade: algumas coisas ainda não são tão fáceis como no ubuntu, a exemplo da instalação dos codecs multimídia e os drivers da nvidia (desculpem por ficar comparando, mas o ubuntu é a minha única outra referência em distros); no caso da versão 11.1, eu "apanhei" um pouco do instalador, até descobrir como instalar o grub no mbr (se bem que isso parece mais um problema do operador mesmo...).

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Janeiro 06, 2009, 10:35:21 pm »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #7 Online: Março 16, 2009, 09:19:39 pm »
Sim. É uma comunidade muito participativa mesmo tendo em vista de que no Brasil não há muitos usuário do openSuse.

Sim e muito. Apesar de algumas incompatibilidades o openSuse é uma distribuição excelente.

Sim, apesar de não acompanhar isso de perto.

Com certeza. Basta mais divulgação para que as pessos conheceçam o openSuse.

Com certeza. Com um pouco de esforço (pois no começo há a dificuldade em mudar) todos podem usar o openSuse.

Sim.

Sim.

Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?
Sim.

Com certeza. Como disse acima, basta um pouco mais de divulgação.

Sua estrutura robusta, sua facilidade  e a capacidade de usá-lo como um simples Desktop ou um Servidor forte é o que torna atraente, segundo o meu ponto de vista.

abraços

usuário openSUSE

Allan Spindola

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Março 17, 2009, 12:19:59 am »

Sim... até hoje não fiquei sem respostas as minhas dúvidas.

Versão 11.0 pra mim foi a melhor a 11.1 estou tendo alguns problemas.

Sim

Não tenho certeza!

Para experimentar e tirar sua próprias conclusões

sim.

sim

Legal Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?

acredito que sim

Com certeza tive essa impressão na versão 11.0

Me deixa a vontade instalação fácil, a ferramenta YaST,  robustez, quantidade de pacotes disponíveis nos repositórios a organização dos repositórios.

Me deixa pouco a vontade os problemas com o KDE 4 no 11.1, espero que resolvam na próximas versões.

gabrielstein

• Newbie
  • *
    • Site
« Responder #9 Online: Junho 20, 2009, 09:18:12 am »
Sim e Não. A comunidade internacional é bem ativa, porém do Brasil está dispersa, poucas pessoas fazendo algo e quando fazem são atividades isoladas, não existe uma união, um apoio, um consentimento.

Sim. Sou usuário de SuSe desde a versão 7.0.

A internacional, tá bem encaminhada. A brasileira falta muito feijão-com-arroz.

Sim. Falta um suporte mais adequado dos próprios usuários, e nisso até eu peco, poderia ajudar mais. Mas acredito que é bem fácil, é questão de costume apenas.

Sim. A todos os usuários de computador que estivessem dispostos a experimentar o linux.

Sim. É um dos melhores times que já vi funcionando.

Sim e Não. Os motivos foram expostos nas respostas acima.

Você acha que os desenvolvedores do openSUSE prestam suficiente atenção aos usuários e suas necessidades?
Sim.

Com certeza. Como disse acima, basta um pouco mais de divulgação.

Compatibilidade de hardware, estabilidade, muitos blogs gringos com boa documentação.
O que me deixa (MUITO) passado é o Mono e o pulseaudio, mas acredito que o pulseaudio é um mal de várias distros.
--- gabrielstein