Autor Tópico: openSUSE 11.1 Final  (Lida 3793 vezes)

Flávio Luís Alves

• Membro Jr.
  • **
openSUSE 11.1 Final
« Online: Dezembro 21, 2008, 10:40:45 pm »
Instalei hoje o openSUSE 11.1 64 bits, utilizando o DVD de instalação. Eu já havia relatado aqui no fórum um bug, que a meu ver, é muito grave. Tenho dois sitemas instalados: o Windows Vista e o openSUSE. Na tela de apresentação do GRUB o openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE

openSUSE 11.1 Final
« Online: Dezembro 21, 2008, 10:40:45 pm »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: openSUSE 11.1 Final
« Responder #1 Online: Dezembro 22, 2008, 10:52:09 am »
Desculpe, mas seu texto não nos diz nada...
Tente reformular sua dúvida :)
--
Marcelo Vivan Borro

Flávio Luís Alves

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Dezembro 22, 2008, 01:40:59 pm »
Desculpem, houve uma falha na hora de enviar. O problema é o seguinte: tenho o Windows Vista e o openSUSE instalados no meu notebook. Na tela do GRUB aparece a lista de sistemas que podem ser inicializados. O openSUSE aparece em primeiro lugar. Consegui colocar o Windows Vista como sistema padrão, mas queria trocar a ordem que são apresentados na tela do GRUB. Então acessei o Yast e depois Carregador de Boot. Alterei a ordem, como eu Gostaria que ficasse. Até aí tudo bem. Então reinicializei o notebook. Não consegui entrar mais em nenhum dos dois sistemas. Parece que o Yast destruiu o GRUB. Tentei utilizar o DVD para recuperar o GRUB, mas não deu. Um outro problema que encontrei no sistema foi quando tentei usar os efeitos do Desktop 3D. Simplesmente travou. Isto mesmo travou o sistema. Primeira vez que eu vejo um sistema Linux travar. O efeito que eu utilizei é aquele para alternar os aplicativos, em que eles aparecem de forma circular. Muito estranho mesmo.

draconfla

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Janeiro 06, 2009, 12:48:25 pm »
Amigo.. o sistema linux travar.. isso eu nunca vi. o que pode ter travado foi só o servidor X. Mas o sistema em si não... quando o servidor x travar, faz o seguinte aperte

ctrl+alt+F1

Vai abrir a tela de console e pedir usuário e senha..se vc conseguir logar vc verá que o sistema não travou..hehe..

com isso vc pode rebootar a sua maquina e etc....

Travar?? Quem trava é o Windows...eheheh..

vlw
"Antigamente o forte que devorava o fraco, o rico que superava o pobre. Mas hoje o bem informado que engole o ignorante"

"Deus deu os nossos parentes, mas teve a bondade de nos deixar escolher nossos amigos"

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #4 Online: Janeiro 06, 2009, 09:19:57 pm »
Vc tentou dar boot com o DVD e na tela "Instalation Mode" selecionar "Repair Instaled System"?

[off] com relação a travar, já vi travar muitas vezes que não havia como dar reboot nem com SysRq. Pode até ser problema de hardware e não de s.o., mas que pode travar, pode sim. Claro que é raríssimo. Mas não impossível.

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Janeiro 06, 2009, 11:00:14 pm »
Ainda com o dvd, você pode tentar carregar o sistema com a opção "carregar sistema instalado".

Existem muitas formas de recuperar o grub, algumas delas são através de livecds, no caso do opensuse, pode utilizar o dvd.

Mas você informa que perdeu o grub, mas falta informação, onde acontece o erro, o grub carrega alguma coisa? para em alguma tela?

Quanto a um sistema linux travar, isso acontece com qualquer sistema, afinal, são máquinas burras que não sabem tomar decisões por si só!
O que determina a qualidade, é a frequência e situação que isso ocorre, o sistema que uso por padrão, no qual não fico arriscando experiências e nem instalando pacotes que ainda estão em testes, nunca travou!!

Abs!
carlos.lubas.com.br

Ricardo K.

• Membro
« Responder #6 Online: Fevereiro 04, 2009, 01:08:46 am »
Tive o mesmo problema.
Como não sou só eu que utilizo o PC, alterei a ordem para que o Windows Vista fosse carregado por padrao depois da espera. E nessa alteração o grub nao é carregado mais. Quase todas as recuperações automaticas não resolvem. (pelo menos as que eu tentei). Já até desinstalei o openSUSE 11.1 esperando com que apareça uma "luz no fim do túnel"
Asus M3A78-EM
AMD Athlon II X2 245
ATi Radeon HD 4850
8159 MB RAM DDR2 800
HD 500 GB Seagate

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Fevereiro 04, 2009, 01:08:46 am »

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #7 Online: Fevereiro 04, 2009, 10:36:49 am »
Olá!

Você disse que já removeu o opensuse. Qual a real situação atual?
Reinstalou o linux? O grub não voltou?
Está só com o windows? Conseguiu fazer o windows iniciar?

Descreva o problema como está atualmente que a lista certamente poderá lhe ajudar.

Abraços!

Ricardo K.

• Membro
« Responder #8 Online: Fevereiro 09, 2009, 02:14:07 am »
Tipo.
Se eu instalar o openSUSE 11.1 e até mesmo depois da instalação eu mudar a ordem de inicialização no GRUB, depois que reiniciar, o GRUB não carrega...fica lá aquele "_" piscando eternamente. A reinstalação limpa resolve, se nao alterar nada no GRUB.

Para remover, eu tive que usar um DVD do Debian que eu tenho guardado.
Asus M3A78-EM
AMD Athlon II X2 245
ATi Radeon HD 4850
8159 MB RAM DDR2 800
HD 500 GB Seagate

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #9 Online: Fevereiro 09, 2009, 09:35:49 pm »
Bom, já observei que as opções "enviar para cima" ou "enviar para baixo" para alterar o menu do grub durante a instalação não funciona, mas no meu caso, o único inconveniente, é que preciso fazer tal alteração depois de instalado, mas o grub funciona normal, isso instalando a partir do DVD.

Abraços!
carlos.lubas.com.br

Ricardo K.

• Membro
« Responder #10 Online: Maio 30, 2009, 03:27:59 pm »
Depois de muito tempo, vendo os forums, eu consegui resolver.
Não lembro se foi nesse forum, mas a instalaçao coloca o grub na partiçao extendida, e quando mudar o menu.lst ia tudo a baixo. Resolvi colocando pra salvar o grup no MBR e agora ta tudo normal aqui.
Asus M3A78-EM
AMD Athlon II X2 245
ATi Radeon HD 4850
8159 MB RAM DDR2 800
HD 500 GB Seagate