Oi galera.
Bom, vamos situar vcs no q eu tenho aqui em casa.
A minha impressora é uma Epson Stylus CX7300.
Não, ela não tem driver pra linux dentro do opensuse padrão.
Sim, podemos utilizar drivers alternativos, de outras printers da epson.
Sim, os drivers alternativos dão problema, especificamente nas figuras.
Sim, existe um driver oficial (pq diabos o pessoal do suse não colocou ele é um grande mistério).
Não, ele não é produzido pela epson.
Sim, ele é autorizado como oficial pela Epson.
Não, ele não está diretamente no site da Epson.
Sim, tem um link do site da epson pro site de quem fabrica pra eles.
Não, ele não é uma coisa lindinha de fazer funcionar, MUITO PELO CONTRÁRIO (gastei uma tarde a fio).
Sim, depois de instalado ele funciona que é um relógio, com direito até a configuração da printer pelo browser.
Sim, ele permite tbm que o scanner funcione.
Não, ele não funciona com qq programa, só com o iscan produzido pela epson exclusivamente para as suas multifuncionais e scanners.
Sim, ele tbm funciona direitinho depois de gastar a tarde pra instalar o driver q vem do site.

Passado isso tudo, qual o meu problema? Bom, é o seguinte ridículo: a impressora por padrão informa qual o bendito cartucho de tinta q se esgotou dos 4 via o driver no rwindows, NÃO TEM UMA LUINHA PRA DIZER EXATAMENTE QUAL ACABOU. Resultado, é q a impressora tá com um dos cartuchos vazios (sei disso pq pra ISSO tem luzinha!

), e eu não sei qual. Tipo, alguém aqui tem uma sugestão diferente de eu criar uma máquina virtual inteira só pra instalar do rwindows só pra saber qual o cartucho dela q acabou e eu poder trocar?