Autor Tópico: Intalação de Programa  (Lida 2409 vezes)

arcadyum

• Newbie
  • *
Intalação de Programa
« Online: Janeiro 16, 2009, 09:12:35 am »
Olá comunidade OpenSuse,
Sou novato no Linux, muito novato, e estou com muita dificuladade para instalar um programa. Sou usuário do Metasys que utiliza como base o SuSe. Estou querendo instalar o Gambas mais todas as tentativas que fiz foram em vão. Portanto gostaria que alguém pudesse me ajudar nesta cansativa missão, por que sinceramente demorar mais de um mês para tentar instalar um programa é de dois um: ou Linux é péssimo ou eu sou péssimo. Um Abraço.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Intalação de Programa
« Online: Janeiro 16, 2009, 09:12:35 am »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Intalação de Programa
« Responder #1 Online: Janeiro 16, 2009, 09:55:33 am »
Use o yast2 para instalar e remover programas.
Sugiro bastante leitura na web para que suas perguntas sejam mais precisas :)
--
Marcelo Vivan Borro

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #2 Online: Janeiro 16, 2009, 10:01:40 am »
Olá,

Você deve adicionar este repositório http://download.opensuse.org/repositories/Education/openSUSE_11.1 e depois instalar os pacotes do gamba2 pelo YaST ou zypper

abraços ;)

arcadyum

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Janeiro 16, 2009, 11:49:46 am »
Oi Marcelo,
Pela sua resposta chego a conclusão de que o Linux é péssimo. Por que para mim que sou programador e estudante de programação, programa bom é aquele que é simples e funcional. A partir do momento que as pessoas não entendem como funciona sugiro que seja reestruturado o projeto, senão o Linux não vai alcançar tantos usuário como deveria alcançar.

Bom quanto a segunda resposta no endereço que foi indicado há vários diretórios, qual devo baixar?

No mais muito obrigado pela dicas.

gilbertoca

• Membro Jr.
  • **
    • 100001517565720
    • Vivendo e aprendendo ...
« Responder #4 Online: Janeiro 16, 2009, 12:13:00 pm »
Oi Marcelo,
Pela sua resposta chego a conclusão de que o Linux é péssimo. Por que para mim que sou programador e estudante de programação, programa bom é aquele que é simples e funcional. A partir do momento que as pessoas não entendem como funciona sugiro que seja reestruturado o projeto, senão o Linux não vai alcançar tantos usuário como deveria alcançar.

Bom quanto a segunda resposta no endereço que foi indicado há vários diretórios, qual devo baixar?

Como indicado pelo ¡ElCheVive!, use essa url - a qual é um repositório - para configurar uma fonte de software.
yast2->Software->Repositorios de Softwares, Depois escolha Adcionar e em seguida a opção Especificar URL.  Depois é só aguardar o registro desse repositório.
Com o repositório adicionado, use yast2->Software->Gestão de Software, para instalar seu programa.

Como usuario root, vc faz:
Código: [Selecionar]
zypper ar http://download.videolan.org/pub/vlc/SuSE/11.0 vlc
Adicionando repositório 'vlc' [concluído]
O repositório 'vlc' foi adicionado com sucesso
Habilitado: Sim
Atualização automática: Não
URI: http://download.videolan.org/pub/vlc/SuSE/11.0

Fonte: http://pt.opensuse.org/Zypper/Uso#Gerenciamento_de_reposit.C3.B3rios

Gilberto

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Janeiro 16, 2009, 01:56:05 pm »
Oi Marcelo,

Se o Linux não te atende, use outro sistema operacional.   Para mim entrar em um painel de controle, selecionar o programa que quero instalar e clicar em um botão é simples e funcional.
Não sei com o que você está acostumado, mas não consigo imaginar algo que seja mais fácil do que isso.  Inclusive tenho vários casos de implementação para crianças de menos de 8 anos que usam perfeitamente.
Já que você é programador, sugiro pensar sobre o que realmente é simples e funcional e sobre o que é paradigma ultrapassado de um sistema operacional comum.
O Elchevive lhe indicou que adicionasse a url ( o repositório) pelo yast2, e não para abri-lo com um browser. 
--
Marcelo Vivan Borro

arcadyum

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Janeiro 16, 2009, 03:41:23 pm »
Oi Marcelo,
Não vou prolongar a discussão por que não compensa. Manda as suas crianças instalarem e utilizarem a última versão do Metasys. Há não esqueça de pedi-las para postarem a ajuda referente a pergunta. Se há críticas eu acredito que seja para melhorar o sistema para usuário final ou quem está começando agora. Se você não enxerga assim, paciência, sinal claro, pelo menos para mim que o sistema precisa ser melhorado em alguns aspectos. Aliás em vez de recomendar muita leitura eu perguntaria qual é a dúvida uma vez que você achou minha pergunta vaga. Mesmo assim obrigado pela sugestão. Um Abraço.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Janeiro 16, 2009, 03:41:23 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #7 Online: Janeiro 16, 2009, 05:06:23 pm »
Olá,

Este Metasys é o mesmo que em: http://www.metasys.com.br?

Se for, no próprio site existe uma seção de suporte técnico onde eles podem/devem tirar suas dúvidas sobre a instalação de pacotes/programas no Metasys

abraços ;)

arcadyum

• Newbie
  • *
« Responder #8 Online: Janeiro 16, 2009, 05:11:19 pm »
Valeu ElChevive, vou dar uma olhada.

Rigoldi

• Membro
    • Blog
« Responder #9 Online: Janeiro 16, 2009, 05:55:36 pm »
Olá!

Sem querer prolongar mas já prolongando, vou aproveitar para fazer um comentário sobre metasys. Eu comprei um laptop da Microboard (Evolution) e veio com o metasys instalado. Me cadastrei no site da metasys com o n° de série e de registro e quando tive a primeira dúvida, o suporte do metasys disse que eu devia instalar o windows, mesmo pq todos os drivers e alguns programas oem para windows, acompanhavam a caixa do meu laptop.

Não tive dúvidas, formatei o hd e instalei outra distro.

PS.: escrevi isto pq quem sabe alguém da metasys ou da microboard leia esta lista e tome alguma atitude respeitando seus clientes. Pois se eu não tivesse um mínimo de conhecimento de linux provavelmente estaria usando um s.o. "piratão" como sugerido pelo suporte.

Abraços!