Autor Tópico: Opensuse, instalar grub na mesma partição?  (Lida 1888 vezes)

josef

• Newbie
  • *
Opensuse, instalar grub na mesma partição?
« Online: Fevereiro 04, 2009, 09:06:21 pm »
Pessoal, vou instalar o opensuse 11.1, só que tenho já instalado o ubuntu8.10 e windows, o boot hoje e feito pelo Ubuntu, e quero que continue assim,não estou conseguindo encontrar a opção no instalado do opensuse de instalar seu grub na mesma partição que ele esta instalado e não na mbr....ele e diferente das outras distros... ???

Outra: Parece que o instalador que usar uma partição para o home e outra para o sistema, mas quero tudo na mesma partição...como procedo?

Grato
« Última modificação: Fevereiro 04, 2009, 09:21:55 pm por josef »

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Opensuse, instalar grub na mesma partição?
« Online: Fevereiro 04, 2009, 09:06:21 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: Opensuse, instalar grub na mesma partição?
« Responder #1 Online: Fevereiro 04, 2009, 09:53:20 pm »
Olá,

Na parte de particionamento é só você não utilizar o sugerido (com o /home separado) e criar um na mão e sobre o grub antes de instalar aparece uma tela com o resumo das configurações, clique sobre a parte do 'carregador de inicialização' e altere conforme você queira.

abraços ;)

josef

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Fevereiro 05, 2009, 11:20:10 am »
Obrigado pela resposta, ta meio confuso pois nao vejo claramente estas opcoes que voce citou, tem algum tuto do instalador?

Grato mesmo.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #3 Online: Fevereiro 05, 2009, 11:28:01 am »
Olá,

Sobre o particionador tem um meu da versão anterior no próprio forum, e sobre o GRUB:

Neste screenshot é onde está escrito "Booting" (no caso procure pelo correspondente em português na sua instalação). Clique neste link verde e altere conforme você quer.

abraços ;)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #4 Online: Fevereiro 23, 2009, 02:02:38 am »
Olá amigo,

O que você está querendo fazer foi o que fiz outro dia, colocar 3 sistemas em um disco. Meu menu.lst ficou assim:

title openSUSE 11.1
    root (hd0,5)
    kernel /boot/vmlinuz root=/dev/disk/by-id/part6    resume=/dev/disk/by-id/ata-part5 splash=silent showopts
    initrd /boot/initrd

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name:  CentOS (2.6.18-92.el5) (/dev/sda8)###
title CentOS
    root (hd0,7)
    configfile /boot/grub/menu.lst

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: windows 1###
title Vista
    rootnoverify (hd0,0)
    chainloader +1

Observe que no CentOS também foi instalado um Grub, sendo que o primeiro a startar é do openSUSE, o Grub do CentOS só é ativado se a distro for selecionada.

O que você deve fazer é o seguinte:
1. Instale o openSUSE no disco
2. Usando um super grub disc, Gparted Clonezilla ou até mesmo uma distro liveCD, reinstale o grub na partição do seu Ubuntu

Não tem complicação. Faço isso direto e não recomendo utilizar o Editor de Inicialização do openSUSE, é uma ferramenta SUPER BUGADA =\