Autor Tópico: Problema com instalação da impressora SCX-4200  (Lida 5256 vezes)

adassoft

• Newbie
  • *
Problema com instalação da impressora SCX-4200
« Online: Fevereiro 14, 2009, 08:40:12 pm »
Bom, passei uns dois dias tentando fazer essa impressora SAMSUNG SCX-4200 funcionar o OpenSUSE 11.0, usei o CD que veio junto com a impressora, quando uso o CD a impressora funciona, mas o scanner não, então resolvi baixar os drives dos site da SAMSUNG, quando uso os drives dos site ai quem funciona é o scanner. Acho que deve haver um erro nos drives, o drive que veio junto com a impressora, quando tento usar a parte do scanner o programa fecha.

Alguém poderia me dar uma luz... pois já fiz de tudo que conheço, apesar de conhecer bem pouco...

Comunidade de Usuários do openSUSE

Problema com instalação da impressora SCX-4200
« Online: Fevereiro 14, 2009, 08:40:12 pm »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Problema com instalação da impressora SCX-4200
« Responder #1 Online: Fevereiro 14, 2009, 09:54:30 pm »
Colega, o scanner e a impressora são considerados dispositivos diferentes no opensuse, use o yast para instalar ambos separadamente.

Vá para yast -> Hardware -> impressoras

instale a impressora, em seguida

Yast -> Hardware -> Scanner

Caso não obtenha sucesso, tente a dica a seguir:

http://dix2dick.blogspot.com/2008/09/samsung-scx-4200-multifuncional-no.html

Mas tenha cuidado com estes drives,  não sei se isso foi corrigido:

http://brsoftwarelivre.blogspot.com/2007/07/drivers-proprietrios-de-impressoras-da.html

Abraços!
carlos.lubas.com.br

adassoft

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Fevereiro 15, 2009, 04:59:21 pm »
Bom, consegui resolver o problema da seguinte forma, primeiro instalei os drives que vem no CD da impressora, com isso posso imprimir, mas o scanner não funciona. Descompactei os drives que havia baixado do site da SAMSUNGE, o procurei pela lib do sane, copiei a lib do sane para a pasta /usr/lib/sane. Assim tudo funciona, tanto o scanner quanto a impressora.

Só que toda vez que ligo o computador tenho que montar a USB manual, o comando para montar a USB é o seguinte:
sudo mount -t usbfs usbfs /proc/bus/usb

Sei que tem como fazer esse comando ser executado automaticamente toda vez que o computador for ligado, mas sou novato no linux, por isso agora gostaria que se possível alguém me ajudasse com isso.

Depois que eu consegui deixa tudo funcionando como deve irei escrever um tuto com todos os detalhes, para poder ajudar aqueles que passam por esse mesmo problema.
« Última modificação: Fevereiro 15, 2009, 05:10:08 pm por adassoft »

adassoft

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Fevereiro 16, 2009, 11:51:16 pm »
Olá pessoal!

Como havia dito anterior, fiz um tutor detalhado dos procedimentos para instalação da SCX-4200 no OpenSUSE 11.0, no entanto falta a parte para automatisar a montagem da USB.

Veja o tutor no link abaixo.

http://www.adassoft.com.br/linux/235-instalar-impressora-scx-4200-no-opensuse-110.html

kahill

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Agosto 26, 2010, 03:37:20 am »
Samsung SCX-4200 impressora, você pode usar o site abaixo para download

GuilhermeT

• Newbie
  • *
Re:Problema com instalação da impressora SCX-4200
« Responder #5 Online: Julho 23, 2011, 11:08:06 pm »
Oi!

Baixei o Driver universal da sansumg "UnifiedLinuxDrivers3.00.80.tar.gz e consegui resolver esse problema. Tenho uma multifuncional scx 4216f, com scanner ADF - que digitaliza automático por uma bandeja - que vinha fazendo funcionar no windows xp pelo VMWare-player.

A Instalação é bem simples. Descompacta na pasta "bin" entra na pasta "bin" e depois na "cdroot" e executa o autorun (./autorun). Segue as instruções e responda as questões apresentadas em janelas gráficas. Fiz instalação em duas máquinas, e nas duas a porta USB onde a multifuncional estava conectada foi localizada automaticamente.

Boa sorte.